sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Até o final de maio de 2017, o parque abrangia uma área de 65 514 ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás.

O parque foi criado através do Decreto Nº 49.875, emitido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 11 de janeiro de 1961.

Em dezembro de 2001 o parque foi incluído na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. Atualmente sua administração está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Apesar de ter sido criado com 625 mil hectares, ele teve seu tamanho diminuído até atingir 65 mil hectares. Em 2017, no entanto, o parque foi ampliado por meio de um decreto no Dia Mundial do Meio Ambiente para os atuais 240 mil hectares.


Turismo
O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada asfaltada de 36 km. Guias para o acompanhamento dos visitantes do parque podem ser encontrados no povoado próximo à entrada do parque, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de São Jorge. A visitação do parque, acompanhada por guias é, contudo, opcional. Entre as principais atrações do parque estão os dois saltos do rio Preto, com respectivamente 80 e 120 m de altura, os canyons do rio Preto, quedas d'agua em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e as cachoeiras carioquinhas, uma formação de piscinas naturais ideal para banhos leves e hidromassagem.

Além das trilhas do próprio parque, há diversas atrações turísticas em terras particulares, no entorno do parque. Elas incluem:


Vale da Lua: formações rochosas cinzentas esculpidas pelo rio São Miguel, que possuem um aspecto "lunar".






Cachoeiras Almécegas: Duas cachoeiras, uma de 50 e outra de 15 metros, em que a água escorre por rochas íngremes. Próximo ao centro de Alto Paraíso.






Raizama: conjunto de cachoeiras ideal para a prática de canyoning e rapel.





Águas termais: piscinas naturais com água a cerca 38 graus de temperatura






Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela: cachoeira com vista para um vale e um mirante com formação rochosa que se assemelha a uma janela, com vista para os Saltos I e II.



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - PNCV -  é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia criada para gerir as unidades de conservação  federais. Saiba mais sobre o ICMBio no portal: http://www.icmbio.gov.br/


O Parque pode ser visitado durante o ano todo. Normalmente, o período de seca vai de maio a outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril.

Saiba Mais entre no site! LINK AQUI


Globo Repórter — Parque da Chapada dos Veadeiros, 02/03/2018


Confira as principais atrações:

Aldeia Engenho: é formada pelos Calungas, descendentes de escravos das minas de ouro do Brasil, que vivem a mais de duzentos anos isolados em regiões remotas e formando comunidades auto-suficientes. Está localizada a 25 km de Cavalcante, a cidade mais antiga da Chapada.

Cachoeira da Água Fria: possui 50 metros de queda, rodeada por campos floridos e pedrinhas de cristal. Localizada a 7km de Alto Paraíso. É possível praticar cascading de 45 metros (iniciantes) ou ainda 90 metros (experientes).

Cachoeira das Almécegas I e II: o córrego Almécegas percorre campos de flores e buritizais até chegar em belas quedas, de 45 metros de altura. Localizado na Fazenda São Bento, a 8 km de Alto do Paraíso.

Cachoeiras das Cariocas e Cânions: cânions com formações de piscinas naturais e quedas d`água, localizados dentro do Parque Nacional.

Cachoeira da Santa Bárbara: possui 30 metros de altura, formando um rio de água verde-esmeralda com grandes piscinas naturais. Este atrativo fica dentro da área de preservação Calunga.

Cachoeira São Bento: formada pelo Rio dos Couros, possui belíssima piscina natural, ideal para a prática de mergulho e natação, além de uma caverna semi-submersa em uma das margens. Está localizada a 7,5 km de Alto do Paraíso. 

Cavalcante: Fundada em 1740 com o descobrimento do ouro, a cidade é porta de entrada para a Chapada dos Guimarães e marco de todo o povoamento feito na região. Cerca de 70% da área do Parque Nacional que protege a Chapada está dentro do município. Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade que fica circundada por cânions, local ideal para esportes de aventura. O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.

Cataratas dos Couros: a 51 km de Alto Paraíso, é um rio que se desdobra em várias quedas d’água, formando um imponente conjunto de cachoeiras.

Jardim de Maytrea: Um dos lugares mais fotografados da Chapada, rico em flores, veredas e buritizais. Está localizado a 20 km de Alto Paraíso, pela Estrada do Parque. É valorizado por espiritualistas que afirmam existir no local campos de força magnética. 

Morada do Sol: o local é formado por um conjunto de corredeiras pequenas, cachoeiras e piscinas no rio São Miguel, ao sul do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Localizadas a 6 Km de São Jorge, o local está rodeado por lajes de pedras polidas formando um local imperdível para visitação. 

A trilha da Morada do Sol leva a outro atrativo: o Vale das Andorinhas. 

Mirante do Aeroporto: um dos pontos mais bonitos da cidade de Alto Paraíso e lugar bastante disputado para apreciar o pôr-do-sol.

Morro da Baleia: é um local estimado pelos espiritualistas para realização de vigílias, celebrações e meditações. Em certa época do ano, existe a possibilidade de banho no alto do primeiro platô. Localizado a 18 km de Alto Paraíso.

Ponte de Pedras: acesso através de caminhada de 7 km, com grau de dificuldade médio-pesado. É um impressionante arco de pedras de 30 metros de altura, que passa pelo Rio São Domingos. Da parte de cima do arco, é possível avistar o final da Chapada, através das escarpas da Serra Santana e do Vão do Paranã.

Raizama: santuário de beleza selvagem, onde os rios São Miguel e Raizama se encontram, formando belas quedas e piscinas naturais. Localizado a 5 km de São Jorge.

Saltos do Rio Preto: Um dos principais atrativos da Chapada, com quedas d´agua deslumbrantes de 80m e 120m de altura, tendo a última se tornado o mais bonito cartão postal da região com visual  inesquecível. O Rio Preto é afluente do Rio Tocantins e o principal da região.

Terra Ronca: um dos mais belos e significativos conjuntos espeológicos do mundo, com mais de 200 cavernas de formações calcárias raras e preservadas. Fica a 300 km de Alto Paraíso.

Trilha do Sertão Zen: percurso de 16 km até a Cachoeira do Sertão Zen, com 200 metros de queda. Pedras e flores compõem o cenário deste místico ponto por onde passa o Paralelo 14, a mesma linha que corta Machu Pichu, no Peru.

Trilha dos Cristais: trilha que passa por um antigo garimpo de cristais. É possível observar as pedras durante o todo percurso.

Vale da Lua: o Rio São Miguel percorre formações rochosas que impressionam pelas cores e formas, desembocando em belas piscinas naturais. A referência à lua vem dos tons diferentes de cinza e o formato curioso das rochas, esculpidas pela força das águas. Está localizado a 5 km de São Jorge.

Vale do Rio Macaco: o rio Macaco apresenta um belíssimo complexo de cachoeiras e cânions. Na região existe uma comunidade rural, a Aldeia Arco-Íris, que oferece infra-estrutura de alojamento para visitantes e alimentação natural. Está localizado a 40 km de Alto Paraíso, com acesso feito em veículos 4 x 4.

Vale do Rio Macaquinho: afluente do Rio Macaco, pela margem direita. São 300 metros de desnível, onde se formam grandes cachoeiras e lindos cânions, com piscinas de águas coloridas e paredes de quartzito. A região oferece uma pequena estrutura para almoço e compra de bebidas. O acesso é feito em veículos 4 x 4.

Fonte: www.ciaeco.tur.br







0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.