Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área da Hotelaria? Então consulte o nosso glossário! Escolha abaixo a letra desejada.
A ------------------------------------------------------------------------------------------------
A & B – Alimentos e Bebidas. Área responsável pela produção de preparações alimentícias a serem servidas nos diversos pontos de venda de empreendimentos
ALLOTMENT – regime de venda de espaço, num hotel, que consiste em bloquear, a favor de um agente ou operador, um número de quartos, para venda direta, sem consulta ao hotel.
APARTAMENTO – UH constituída de quarto de dormir com local apropriado para guarda de roupas e objetos pessoais e banheiro privativo.
Aptº DBL – Duplo
Aptº SGL – Solteiro
Aptº STANDARD ( STD ) – Aptº básico do hotel
Aptº TPL – Triplo
APTO. DUPLO – UH com capacidade para 2 pessoas.
APTO. DUPLO- DUPLO – UH com 2 camas de casal.
APTO. QUÁDRUPLO – UH com acomodação para 4 pessoas.
APTO. SINGLE – UH para 1 pessoa.
APTO. TRIPLO – UH com capacidade para 3 pessoas.
APTOS. COMUNICANTES – UHs conjuntas e com ligação direta, não separados por porta de comunicação.
APTOS. CONJUGADOS – UHs conjuntas, mas separadas por uma porta de comunicação.
AVISO DE ENTRADA – impresso utilizado à entrada do hóspede, circulante por vários setores do hotel, para conhecimento dos funcionários.
AVISO DE SAÍDA - impresso utilizado à saída do hóspede, circulante por vários setores do hotel, para conhecimento dos funcionários.
B ------------------------------------------------------------------------------------------------
BOH – impresso preenchido mensalmente e enviado ao órgão regulamentador e fiscalizador de hotéis, que traz o n.º de UHs ocupadas, n/º de hóspedes, e n.º de hóspedes por UH.
BED & BREAKFAST - Literalmente, cama e café da manhã. Termo normalmente utilizado para designar hospedagem econômica.
BRIGADA – nome usado para determinar genericamente o conjunto de pessoas que trabalham em um setor.
C ------------------------------------------------------------------------------------------------
CATEGORIA – classe que serve de medida à definição dos padrões de serviços e equipamentos.
Cama e café: Oferecido em residência com no Maximo 3 UH para uso turístico, em que o dono more no local, com café da manhã, serviços de limpeza.
Capitão Porteiro – é o primeiro funcionário com que o cliente entra em contato, ele se encontra na entrada do hotel com a finalidade de acolher o viajante, ajudando-o a sair do automóvel e tomando as providências com relação à bagagem que a acompanha
Check in – Entrada do hóspede no hotel
Check out – Saída do hóspede do hotel. , incluindo o fechamento de sua conta.
CLASSIFICAÇÃO – sistema adotado para diferenciar os diversos tipos de MHs, conforme diversos critérios.
Coffee Break – Lanche composto de café, leite, sucos, petit-fours e outros ingredientes, no intervalo de reuniões
Concierge – O concierge é um profissional que tem um balcão na entrada do hotel, responsável por assistir os hóspedes em qualquer pedido que estes tenham, dos mais extravagantes ao mais simples como chamar um táxi, dar informações sobre o próprio hotel e seus serviços ou sobre a cidade e seus pontos turísticos, venda de passeios na região, locação de carros, reservas e indicações de restaurantes, ingressos para shows, ligar para farmácia ou floricultura.
D ------------------------------------------------------------------------------------------------
DIÁRIA – valor cobrado pela hospedagem em um hotel durante o período de 24 horas.
Day Use – Desfrutar durante um único dia da infra-estrutura e dependências de um hotel
Dead Line – Data pré-estabelecida para confirmação da reserva ou bloqueio sala. Prazo final
E ------------------------------------------------------------------------------------------------
Early Check in – Entrada do hóspede antes do ínicio da diária (12:00)
ESTADIA – período em que o hóspede permanece alojado em um MH.
F ------------------------------------------------------------------------------------------------
Famtour – Viagem de familiarização
FICHA DE HÓSPEDE – registro histórico das estadias de cada hóspede no hotel.
Flat / Apart Hotel – Meios de hospedagem com serviços de front, limpeza e arrumação, constituição por UH que dispõe de dormitório, banheiro, sala e cozinha, com administração e comercialização integrada.
FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hospedes.
Front Desk – Balcão de recepção
G ------------------------------------------------------------------------------------------------
Garantia de No-Show – Pagamento da 1a diária do período reservado não utilizado
Garantia de No-Show Irrevogável de Todo Período – Pagamento de todas as diárias reservadas e não utilizadas por motivo de no-show
GOVERNANÇA – setor encarregado da limpeza e manutenção das UHs, das áreas sociais, das roupas dos hóspedes e do enxoval do hotel.
Guest Relations – Recepcionista de hóspede Vip. funcionário responsável pelo atendimento dos hóspedes, informando-os sobre o hotel e a cidade e se colocando à disposição para resolver eventuais problemas.
H ------------------------------------------------------------------------------------------------
Hotel Fazenda – Instalado em uma fazenda ou outro tipo de exploração agropecuária e que oferece a vivência do ambiente rural.
Hotel Histórico – Em locais com importância histórica. Arquitetura e história do local. Fatos que considerados relevantes com base na memória popular independente de quando aconteceu. O reconhecimento pode ser formal= Por parte do estado Brasileiro ou informal= pop e estudos acadêmicos.
Hotel – Meios de hospedagem com serviços de recepção com modalidade de cobrança por meio de diária.
HÓSPEDE VIP – very important person.
L ------------------------------------------------------------------------------------------------
Late Check out – Saída do hóspede após término da diária ( 12:00 )
LISTA NEGRA – lista de hóspedes indesejáveis.
M ------------------------------------------------------------------------------------------------
Map e Fap – Meia pensão e Pensão inteira
MEIA PENSÃO – ou MAP, inclui na diária, o café da manhã mais uma refeição.
MEIO DE HOSPEDAGEM – empresa licenciada pelas autoridades competentes, a prestar serviços de hospedagem, que sejam administradas ou exploradas comercialmente.
N ------------------------------------------------------------------------------------------------
NIGHT BIRD – termo internacional para designar profissionais do sexo que atendem solicitações de hóspedes.
No-Show – Não comparecimento do hóspede na data de reserva. – termo internacional para designar reserva confirmada e que não tenha sido utilizada, nem cancelada.
O ------------------------------------------------------------------------------------------------
OFERTA HOTELEIRA – n.º total de leitos disponíveis anualmente em um hotel.
Over Booking – Quantidade de apartamentos reservados acima da capacidade do hotel
P ------------------------------------------------------------------------------------------------
PASSANTE – indivíduo, que não sendo hóspede, entra e consome os serviços do hotel.
PAX – Hospede / Cliente.
PENSÃO COMPLETA – ou FAP, inclui na diária as 3 refeições.
Petit Fours – Tipo de biscoitos e folheados doces e salgados
PLANO CONTINENTAL – inclui na diária, café da manhã servido na UH.
PLANO EUROPEU – inclui na diária, café da manhã servido no restaurante do hotel.
Pool de locação – Deixa a chave em uma locadora, para que pessoas utilizem um apartamento com benefícios de um hotel
Pousada – Meios de hospedagem de características arquitetônicas predominante horizontal com até 2 pavimentos, 30 UH’s e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação. Pode ser um prédio único, chalés ou bangalôs.
R ------------------------------------------------------------------------------------------------
Rack Rate – Tarifa balcão
Resort – Hotel com infra-estrutura de lazer e instrumento que oferece serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio, com a natureza no próprio empreendimento. Misto de comodidade de um clube com a infra-estrutura de um hotel.
Room Night – Número de noites
Room Service – Serviço de alimentos e bebidas no quarto
S ------------------------------------------------------------------------------------------------
SKIPPER – termo internacional para designar o hóspede que sai do hotel sem pagar a conta.
SOFT OPENING – período inicial de abertura de um hotel.
STANDARD – designa o tipo de UH mais comumente encontrado.
T ------------------------------------------------------------------------------------------------
TARIFA BALCÃO – tarifa base, a partir da qual se efetuam eventuais modificações.
TAXA DE OCUPAÇÃO – índice de produtividade de um hotel.
TAXA DE SERVIÇO – valor acrescido às despesas efetuadas, como remuneração extra pelos serviços prestados.
U ------------------------------------------------------------------------------------------------
UH – Unidade Habitacional
Upgrade – Acomodação em aptº reservado. UH mais luxuosa ou maior, cobrada pelo preço de uma inferior, por diversos motivos.
VIP – Very important person (hóspede especial)
X ------------------------------------------------------------------------------------------------
Wake Up Call – D
Z ------------------------------------------------------------------------------------------------
W ------------------------------------------------------------------------------------------------
Wake Up Call – Despertador do hóspede
Walk in – Hóspede que dá entrada no hotel sem reserva
Saiba Mais
Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico
Conheça o dicionário de turismólogia que reúne aproximadamente seis mil conceitos e explicações de verbetes, termos e expressões, inclusive alguns em língua estrangeira já incorporados ao nosso vocabulário, usados em atividades com elevado grau de inter-relacionamento e integração, como é o caso do turismo, atividades turísticas, gastronômicas e hoteleiras. Tem por objetivo auxiliar estudantes e pessoas que desempenham trabalhos profissionais ligados a elaboração, análise e acompanhamento de projetos relacionados com estas áreas de conhecimento.
Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
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