quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Turismologia - Ciência centralizada no estudo do turismo.





O QUE É TURISMOLOGIA?

Turismologia é a ciência que tem o turismo como fonte de estudo. Ela empenha-se em entender e analisar o turismo em seu contexto. Associa-se com as ciências sociais e as ciências econômicas que surgiu para que os elementos do turismo não fossem estudados separadamente.

Inicialmente, é importante saber que um turismólogo não é simplesmente um profissional de turismo. Ele é um cientista. Toda palavra terminada em "logia" designa uma ciência, tal como sociologia, geologia, entomologia, tecnologia, psicologia, etc. A terminação "logia" vem da palavra grega "logos", que significa "estudo de". A entomologia, por exemplo, é o estudo dos insetos (do grego, em que "logos" significa "estudo de" e "entomos" significa "insetos"). "Tecnologia" é o estudo das técnicas. Portanto, "Turismologia" não é "turismo", é a ciência dedicada ao estudo de   todas as atividades relacionadas ao turismo.

Turismologia é a ciência centralizada no estudo do turismo. Ela se preocupa em conhecer e estudar o turismo em sua totalidade. Relaciona-se com as ciências sociais e as ciências econômicas, e surgiu para que os componentes do turismo não fossem estudadas isoladamente. O termo "turismologia" surgiu nos anos 60. Mas foi Zivadin Jovicic, o cientista considerado "pai da turismologia", que a popularizou, quando fundou a revista do mesmo nome em 1972. Turismologia foi, para Jovicic e outros científicos, o termo perfeito para o nome da ciência do turismo, porque é simples e acertado, desde o ponto de vista da linguagem.

A turismóloga brasileira Margaritta Barretto, define a turismologia como:
"… o estudo do fenômeno turístico enquanto fato social (no sentido dado a esta expressão por Durkheim no século XIX). O turismo é o fenômeno em si. São duas coisas diferentes: o fenômeno e o estudo do fenômeno".

Na França, e no idioma francês, foi Jean-Michel Hoerner (2000) quem popularizou o termo "tourismologie", com suas obras:
"Traité de tourismologie. Pour une nouvelle science touristique".
"La Science du Tourisme. Précis franco-anglais de Tourismologie".

Ciência do turismo, turismografia e outros termos

Alguns turismólogos preferem falar de "ciência do turismo" (como Alberto Sessa) ou "turismografia" (como o italiano Umberto Fragola). O termo "turistologia", inventado por Pierre Defert, em 1966, foi rechaçado definitivamente pelos cientistas. Igualmente, hoje em dia, o termo turismologia é o termo mais utilizado pelos turismólogos, e é cada vez mais popular na disciplina. Em alemão, é dito Tourismuswissenschaft, que quer dizer wissenschaft=Ciência e Tourismus=turismo, ou seja: “Ciências de/do Turismo”.

TURISMOLOGIA; Termos não preferidos, TURISTOLOGIA
Términos genéricos, ESTUDO DO TURISMO

Uma das premissas da carreira é que esta não demanda rigidez, pelo contrário, demanda uma flexibilidade.  O futuro turismólogo aprende a identificar novos polos de exploração turística, analisar vocações de uma cidade (lazer, negócios, eventos, etc.) e pensar em soluções para o desenvolvimento do setor.

O profissional que se dedica a ciência do turismo é conhecido como Turismólogo. A ele é creditada, conforme a lei nº12.591, a seguintes funções:

- Planejar, administrar e operar como responsável técnico em organizações e empresas voltadas ao turismo.
- Conduzir e auxiliar trabalhos de triagem, classificando os lugares de interesse turístico segundo o seu potencial natural e cultural, para assim analisar corretamente a viabilidade econômica.
- Criar prognósticos sobre as potencialidades e as deficiências para o incremento do turismo em certa localidade.
- Elaborar e fixar roteiros e rotas turísticas.
- Desenvolver e comercializar produtos turísticos inéditos.
- Averiguar, metodizar e renovar informações sobre a demanda turística.
- Dirigir, auxiliar e criar planos e projetos de marketing turístico. Além de elaborar maneiras de divulgar o produto turístico.
- Organizar eventos de todos os tipos e esfera.
- Emitir laudos técnicos sobre a potencialidade de um local e de uma empresa ligada ao turismo receptivo.

O cientista que se dedica ao estudo desta atividade social é chamado de turismólogo ou bacharel em turismo. A função deste profissional é planejar a atividade turística em sua totalidade; analisar os possíveis impactos ambientais e sociais; criar roteiros; organizar eventos; verificar a capacidade de carga; administrar os empreendimentos turísticos; catalogar atrativos; diagnosticar as potencialidades e as deficiências; selecionar qual o melhor segmento a ser trabalhado e criar ações que favoreça a conscientização da comunidade sobre a relevância do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Dentre outras funções, pois é impossível descrever todas, visto que o turismo é uma área diversificada e multidisciplinar. Há varias formas de turismo, de modo que vai se criando varias áreas de acordo com as necessidades profissionais apresentadas.


BRASIL. Lei Nº12.591, de 18 de Janeiro de 2012. Disponível em: Link
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12591.htm

Legislação: ABBTUR - Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo.
Disponível em: Link   -  http://www.abbtur.com.br/abbtur/conteudo.asp?cod=31

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.