sexta-feira, 24 de abril de 2020

PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS (Perfil do Turista) - Turista Psicocêntrico, Turista Alocêntrico, Turista Mesocêntrico



O modelo psicográfico de Stanley Plog desenvolvido em 1972, é um modelo cognitivo-normativo que analisa o comportamento da população, em três categorias de perfil, sendo essas o psicocêntrico, mesocêntrico e alocêntrico. Descrevendo o comportamento do turista, os quais são importante para definirem os segmentos.  O autor também relacionou os perfis de viajantes com  as  características dos  destinos.  Outro pesquisador, Valene L. Smith - 1989, agrupou os turistas em sete grupos.  os autores argumentam que “cada turista participa numa performance que combina aspectos do olhar acompanhados por atividades físicas, intelectuais e cognitivas e sensações corporais”.

Fundamentos do Turismo:  Psicográficos (orientações psicológicas, estilo de vida, atividades, interesses e opiniões). Turista Psicocêntrico, Turista Alocêntrico, Turista Mesocêntrico. 

Plog e a Criação da Tipologia de Turistas
Começou seus estudos em 1980, observando locais de visitação turística em cidades na Europa, depois, fez pesquisas em países exóticos como Índia e China, sempre observando os turistas que encontrava nos locais.

De acordo com PLOG

– Turista Alocêntrico - Turismo Existencial – Tipo de turista que busca novas realidades. A viagem por si é o principal fator que o motiva;

– Turista Para-Alocêntrico – Revela um especial interesse por destinos pouco conhecidos e visitados. Gosta, no entanto, de desfrutar das estruturas e instalações turísticas de qualidade;

– Turista Psico-Cêntrico – Apenas se interessa por destinos conhecidos e mais visitados. Aprecia os tipos de serviços estandardizados, criados especialmente a pensar no turista. É por norma, um indivíduo que não gosta de correr riscos e não tem interesse particular em interagir com a população ou contexto local;

– Turista Para-Psicocêntrico – Interessa-se por destinos conhecidos e mais visitados. É apreciador de serviços turísticos de qualidade, mas preocupa-se em interagir com a população local;

– Turista Cêntrico – Por norma é onde se inserem a maior parte dos turistas. Em termos característicos, podemos localizá-los entre o Alocêntrico e o Psico-cêntrico mediante as preferências e motivações pessoais.

De acordo com Smith

– Turistas Exploradores – São o tipo de turistas que não desejam ser identificados como tal. Têm especial gosto por locais pouco visitados e por se envolverem ativamente com a população local do destino, chegando mesmo a partilhar de alguns dos hábitos durante a sua permanência;

– Turistas de Elite – Demonstram preferência em viajar dentro de pequenos grupos e gostam de se envolver na vivência local. As suas viagens de eleição são as viagens exóticas e de preferência acompanhados de um guia;

– Turistas off-beat – Elegem como destino, locais pouco visitados e caracterizam-se por fugir ao rumo mais tradicional de uma típica viagem;

– Turistas Inusuais – Têm como principal motivação o conhecimento e visita de culturas gentílicas associadas a determinadas raças ou grupos étnicos. Apreciam serviços e atividades turísticas de qualidade e valorizam a segurança durante as suas viagens;

– Turistas de Massas Incipiente – Optam, geralmente, por viagens individuais ou em pequenos grupos. Apreciam comodidade e autenticidade. Representam uma forte base da procura turística;

– Turistas de Massas – Representam uma grande fatia do volume turístico. O fluxo de turistas de massa caracteriza-se por ser constante e homogéneo. A relação que estabelecem com o destino e sua população é estritamente comercial;

– Turistas de Charter – São os principais responsáveis pela homogeneização e estandardização dos serviços turísticos do destino. Toda a viagem é pré-organizada em termos dos serviços e atividades incluídas – Packages.



Qualquer pessoa que passe pelo menos uma noite fora de casa (local de vida normal) é considerada turista, independentemente da finalidade da visita. Em outras palavras, os turistas são visitantes temporários que fazem o ato da turnê e o objetivo da viagem é lazer e prazer. A origem da palavra turista remonta ao ano de 1292 dC, que foi derivada da palavra latina 'tornus', que significa uma ferramenta para descrever o círculo.

De acordo com o dicionário oxford, a palavra turista foi usada em 1800 dC A definição mais amplamente aceita e técnica de turista foi proposta pelo sindicato internacional da organização oficial de viagens (IUOTO). Em 1963 dC e aprovado pela organização mundial de turismo (OMC) em 1968 dC, afirma que os turistas são visitantes temporários que ficam pelo menos 24 horas no país visitado e o objetivo da visita pode ser classificado sob um dos seguintes títulos:

1)       Por produto
- Turismo de massa
- Alternativa

2)       Pela natureza da atividade
-  Ativo
-  Passivo

3)       Pela natureza da atividade
-  Rural
-  Cidade
-  Montanhas
-  Lagos

4) Duração da viagem
- Viagem de um dia - Local
- Fim de semana - Nacional
- Feriado anual - Internacional

5) Por idade / socioeconômico
- Mochileiros (turista independente livre de FIT)
- DINKS (renda dupla sem filhos)
- PIAS (Renda única sem filhos)

A pesquisa psicográfica de Stanley Plog (1972) aplicada à indústria do turismo identificou dois grupos diametralmente opostos, ou seja, o viajante alocêntrico e o viajante psicocêntrico, com base no tipo de personalidade básica. O alocêntrico descobre novo destino de boca em boca de outras fontes alocêntricas e geralmente técnicas. O grupo alocêntrico não constitui um segmento de mercado significativo ou lucrativo. Embora um alocêntrico dedique tempo e dinheiro consideráveis ​​a viagens discricionárias, a maioria de suas despesas é destinada ao transporte de e para o destino.
O quase alocêntrico representa o primeiro segmento de mercado capaz de ser atraído para um desenvolvimento turístico planejado. A região alocêntrica próxima terá uma cultura e um clima diferentes dos da casa do visitante. O ambiente construído próximo ao destino alocêntrico deve conter acomodações e instalações de serviço de comida de excelente qualidade. Midcentric são muito mais conservadores do que os contemporâneos alocêntricos. Eles têm uma alta necessidade de segurança e são aprovados e não visitarão nenhum novo destino até que seja totalmente aceito pelo mercado alocêntrico próximo. Um turista centralizado seleciona um destino com um clima marcadamente diferente e algumas pequenas diferenças culturais, mas em todos os outros aspectos bastante semelhantes aos seus.

1.       Alocêntrico:

-           Disposto a explorar nova sociedade, cultura, clima
-           Tenha alto risco e evite fortemente a área altamente desenvolvida
-           Cobre pequena parte, portanto não contribua para o mercado
-           Envolver-se em atividades de aventura e adotar situações de mudança
-           Aberto ao itenário (rotina) e não prolonga sua duração

2.       Psicocêntrico:

-           Nunca corra riscos sozinhos
-           Assuma o risco das atividades somente depois de realizadas pelo turista alocêntrico
-           Abrir e prolongar sua duração
-           Não contribua para o desenvolvimento do mercado
-           Explore o destino desenvolvido
-           Mostrar atividades comuns
-           Planeje a duração da viagem com foco e flexibilidade
-           Acredite no mercado de cadeias (por exemplo, Mc Donald)

3.       Mesocêntrico:

-           Possuir as características tanto alocêntricas quanto psicocêntricas
-           Às vezes evitam riscos e às vezes não
-           Abrange parte alta e contribui para o desenvolvimento do mercado
-           Plano fixo de viagem

Outros tipos de turista:

Ø   Turista cultural: interessado em cultura e explorá-los
Ø   Turista de lazer: lazer, férias, saúde, estudo, religião, esportes etc.
Ø   Turista de negócios: missão especial, reuniões, seminários, conferências, workshops etc.
Ø   Turista de elite: interessado em história e explorar heranças históricas
Ø   Turista ecológico: interessado na natureza e explorar heranças naturais
Ø   Turista agrícola : turista rural e explore a área rural
Ø   Visita em família: turista local e visita famílias

            Não há regras definidas para a divisão de turistas. Diferentes estudiosos dividiram os turistas em diferentes posições. Não existem regras rígidas e rápidas quanto à classificação do turista. Os pesquisadores categorizaram de acordo com a faixa etária, tipo de excursão, tamanho de um grupo, finalidade econômica da visita e duração da estadia etc. Diferentes autores, estudiosos ou especialistas em turismo expressaram suas opiniões e opiniões de maneira muito diferente em relação à tipologia do turismo. Em vez disso, a organização mundial de turismo (OMC) dividiu o turista nas seguintes categorias:

1.       Turista de lazer: turista que viaja para aproveitar seu tempo de lazer a lazer
2.       Turista de lazer: turista que viaja para lazer ou lazer e entretenimento
3)      Feriadoturista: turista que viaja para férias.
4.       Turista de estudo: passeios educativos, viajando para fins de estudo
5.       Turista de missão especial: o turista que viaja para missões especiais gosta de fazer compras, reuniões, seminários, oficinas etc.
6.       Turista de peregrinação: turistas que viajam para fins religiosos.
7.       Turista VFR: turista que viaja para visitar amigos e parentes.

            A tipologia turística pode ser agrupada em categorias gerais, ou seja, tipo interacional e modelo normativo cognitivo. O primeiro enfatiza a maneira de interação entre visitantes e áreas de destino, onde os modelos normativos cognitivos enfatizam a motivação por trás das viagens. Por outro lado, Valene Smith em 1989 identificou 7 tipos de turistas que podem ser listados abaixo:

1.       Explorador: Eles viajam em um número limitado, procurando descobertas de novos lugares e envolvimento com a população local. Eles se adaptam facilmente às normas locais de moradia, alimentação e estilo de vida da população local.

2.       Elite: Esses tipos de turistas geralmente viajam por prazer e entretenimento. Eles são turistas motivados individualmente. Eles são cônsul da cultura dos nativos e seu interesse é ver o estilo de vida da população local.

3.       Fora do ritmo: Eles desejam se afastar da multidão e aumentar a emoção de suas férias fazendo algo além das normas. Esses tipos de turistas incluem aqueles que atualmente visitam a regência de Toraja para ver os funerais, Nepal ir sozinho na esperança, como parte de uma turnê no Alasca.

4.       Incomum: eles não querem seguir os destinos reconhecidos. Seus objetivos de fazer uma turnê são correr mais riscos. Eles são mais aventureiros. Eles visitam com objetivos peculiares, como perigo físico ou isolamento. Esses grupos tendem a se interessar pela cultura primitiva, mas ficam muito mais felizes com o almoço seguro e o refrigerante em vez de um banquete nativo.

5.       Massa incipiente: esses são os indivíduos de um pequeno grupo organizado e fazem um tour usando alguns serviços compartilhados. Esses tipos de turistas preferem ir juntos e pagar em separado.

6.       Turista em massa: São indivíduos de um grande grupo que pode incluir um pacote turístico no exterior. Economicamente, eles são classificados como turistas de classe média. Há um fluxo contínuo de visitantes que inundam o Rio de janeiro a maior parte do ano e outras áreas pelo menos sazonalmente, incluindo resorts europeus e praias do hemisfério sul, como João Pessoa, Florianópolis e Maragogi.

7.       Massa falada: Esse tipo de turista compreende uma viagem em massa ao destino de realocação, que incorpora muitas instalações ocidentais padronizadas, na medida do possível. Esses tipos de turistas chegam em massa como em Itajaí SC e, para cada 10 aviões, há uma frota de pelo menos três grandes ônibus esperando para transferi-los do aeroporto para o hotel designado no saguão, do qual é um balcão de turismo especial para fornecer itinerários outros serviços do grupo.

Segundo VL Smith, a tipologia do turismo pode ser a seguinte:

1.       Turismo étnico:
            Nesse tipo de turismo, os turistas geralmente se interessam em visitar grupos étnicos independentes de diferentes partes do mundo. O objetivo da visita é aprender um modo de vida particular ou estilo de vida de pessoas primitivas. A natureza da visita é aprender. O turista fica em casas nativas e leva a comida. Há uma interação frequente entre o turista e a comunidade local.

2.       Turismo cultural:
            Nesse tipo de turismo, o turista vê o comportamento do dia a dia da comunidade local. Os turistas não são incentivados a interagir com os locais e o intérprete ou guia é usado para que o comportamento do host não seja alterado. As unidades de alojamento são construídas fora da vila como um grupo cultural.

3.       Turismo histórico:
            O objetivo da visita neste tipo de turismo é conhecer e estudar as glórias do passado. Assim, os turistas visitam vários sítios arqueológicos e museus de locais históricos, etc., como a praça Kathmandu durbar, a praça Patan durbar, a pirâmide emEgito.

4.       Turismo ambiental:
            Nesse tipo de turismo, os turistas são motivados a visitar ou viajar por lugares exóticos / emocionantes, para que possam ver apreciar, desfrutar da relação homem-terra. Também pode incluir alguns impactos negativos. Portanto, é necessária a devida consideração prévia e o gerenciamento adequado.

5.       Turismo de lazer:
                        Nesse tipo de turismo, os turistas visitam especialmente os locais onde podem desfrutar de cassinos, praias marítimas e outros locais de lazer e entretenimento. Esses turistas geralmente preferem sua própria culinária ou comida nacional. O objetivo da visita é obter mais relaxamento e recreação, em vez de aventura. Por exemplo, cassino de Las Vegas, Esselworld etc.


Bom, esses são os três tipos de turistas estabelecidos por Plog. Podemos ver que cada turista tem o seu jeito na escolha, vai depender de diversos fatores para decidir um destino que queira. Cada momento é decisivo de cada personalidade para ter o local definido e cada turista também tem o seu período mais tranquilo ou mais agitado, só ou coletivo. Mas, aqueles que são alocêntricos, mesocêntricos ou psicocêntricos já sabem muito bem para onde ir.


PLOG, Stanley C. Why destination areas rise and fall in popularity.  Cornell hotel  and restaurant administration quarterly, v. 14, n. 4, p. 55-58, 1974.
Smith, V. (1989). Hosts and Guests. The Anthropology of Tourism. Philadelphia: University Press.

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