A Resex Chico Mendes é uma Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável, situada na região sudeste do Estado do Acre. Foi criada através do Decreto N.º 99.144, de 12 de março de 1990 e é gerenciada pelo ICMBio. Com uma área aproximada de 970.570 ha (documento oficial) e área shape11 de 931. 459 ha, abrange sete municípios: Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Seu clima é quente e muito úmido, com temperatura média anual em torno dos 26º C. “O bioma dominante é a floresta tropical aberta, com subgrupos diferenciados: floresta tropical aberta com bambu, floresta tropical aberta com palmeiras e floresta tropical aberta com cipó” (ACRE, 2010, p.22).
A valorização da história e da identidade dos extrativistas é uma das apostas do turismo na Resex. E se antes os seringueiros se colocavam de prontidão diante das motosserras, nos chamados empates, hoje o interesse turístico por essas populações é como uma nova forma de empate contra o desmatamento.
Atrações
O principal atrativo da Resex, inaugurado em agosto de 2017, é a Trilha Chico Mendes. A trilha de longo curso possui 90km de extensão, mas o projeto é estendê-la até a marca dos 300km. A trilha percorre diversas colocações, onde vivem os moradores tradicionais que hospedam os visitantes e contam suas histórias, desde as do movimento dos seringueiros para criação da reserva quanto as histórias da floresta.
A Unidade exibe um dos cenários mais exuberantes em meio à floresta amazônica, com árvores centenárias, gigantescas onde é possível ouvir o canto dos pássaros, ver flores raras e de cores variadas e também, as pegadas dos animais silvestres. Com os nativos é possível aprender o uso das plantas medicinais, as técnicas para escapar dos ataques dos animais e conhecer seu modo de vida peculiar.
O turismo praticado na Resex Chico Mendes busca a interação dos turistas com a natureza e a inserção da comunidade local com práticas sustentáveis de desenvolvimento assegurando que a atividade econômica praticada além de gerar renda seja capaz de promover desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, por não poluir o meio ambiente como a atividade industrial, e nem degradar a natureza como faz a agricultura.
A sinalização direcional de uma trilha tem dois objetivos básicos:
1 - Indicar a direção correta aos visitantes, evitando que se percam;
2 - Facilitar ações de manejo do interesse da respectiva Unidade de Conservação, evitando processos erosivos, impedindo a criação de atalhos e desestimulando o pisoteio de áreas sensíveis, entre outros benefícios ambientais.
Aspectos naturais
A Resex Chico Mendes está inserida dentro do bioma Amazônia.
As atividades produtivas geradas e desenvolvidas nas Reservas Extrativistas, considerando o perfil, estão intrinsecamente focadas para uma economia voltada à sustentabilidade da população tradicional ali residente, que, se bem organizada e trabalhada de forma coletiva, tem um cardápio de várias possibilidades que a floresta oferece: sementes florestais, óleos de copaíba e andiroba, manejo florestal comunitário, produção de mel a partir de abelhas nativas, látex e castanha, entre outros produtos advindos da floresta. As atividades exercidas pelas famílias, além do extrativismo, são: agricultura de subsistência; criação de pequenos e grandes animais; e sistemas agroflorestais.
Relevo e clima
De acordo com a classificação do Projeto RADAMBRASIL, duas grandes unidades morfoestruturais abrangem a área da Reserva, a Depressão do Rio Acre e o Planalto Rebaixado da Amazônia, onde o controle da erosão é exercido primordialmente pelas condições geológicas.A depressão do Rio Acre está representada na Reserva pelo interflúvio entre o Rio Acre e Rio Branco e pela depressão à margem direita do Rio Iaco. Tal unidade representa o nível topográfico mais baixo da área com média altimétrica em torno de 200 metros. O relevo é caracterizado por colinas onde as dimensões dos interflúvios são inferiores a 259 metros de altutude. O Planalto Rebaixado da Amazônia esta representado na porção mais central da Reserva,compreendendo uma faixa na direção norte-sul, cortando o Rio Xapuri. Como característica apresenta áreas aplainadas e relevos dissecados em interflúvios tabulares. Forma o nível topográfico mais elevado da área, com altimetrias entre 250 a 300 metros.
Quanto ao clima, a temperatura média é de 28°. Com uma pluviosidade média anual de 2.054 mm.
Fauna e flora
Reserva Extrativista Chico Mendes situa-se na região zoogeográfica para primatas e peixes, sendo considerada como centro de endemismo para aves e anfíbios, além de refúgio para borboletas e aves.Entre a diversidade da fauna destacam-se como fontes de proteína animal o porquinho do mato, o veado campeiro, o macaco prego, a queixada e a anta, considerados os principais produtos de caça consumidos pelas populações tradicionais da floresta.
Histórico
A Reserva Extrativista Chico Mendes foi uma das pioneiras na categoria. A unidade, criada em 1990, atualmente abriga cerca de 25 mil pessoas, que sobrevivem do extrativismo tradicional.
Origem do Conceito
A ideia de Reserva Extrativista surgiu em 1985 durante o 1o. Encontro Nacional dos Seringueiros como uma proposta para assegurar a permanência dos seringueiros em suas colocações ameaçadas pela expansão de grandes pastagens, pela especulação fundiária e pelo desmatamento. O conceito surgiu entre populações extrativistas a partir da comparação com as reservas indígenas e com as mesmas características básicas: as terras são da União e o usufruto é das comunidades. Uma espécie de reforma agrária apropriada para os moradores da floresta.
Na Amazônia as Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, federais e estaduais, totalizam 92 unidades, cobrem uma área de 24.925910 hectares, representando 4.8% da Amazônia Legal, 19% das UCs da Amazônia e 8% das florestas da região, beneficiando 1.500.000 pessoas.
Objetivos específicos da unidade
A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.
Ingressos
Visitação não manejada, porém o acesso é possível de domingo a domingo. A melhor época para conhecer a Resex é durante os meses de abril a outubro, quando os rios que dão acesso a UC oferecem melhores condições de trafegabilidade.
Localização
Localizado na porção sul do estado do Acre, próximo à fronteira com o Peru e com a Bolívia.
O acesso a essa Unidade de Conservação pode ser feito tanto por via fluvial (rios e igarapés) quanto terrestre (estradas, ramais e varadouros), sendo o segundo o mais utilizado pelos moradores.
Como chegar
Endereço: R. Henrique Dias, 130 - Bosque, Rio Branco - AC, 69908-410
Área: 9.315 km²
Estabelecido: 12 de março de 1990
Telefone: (68) 3224-3749
Administração: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Fonte:
https://www.wikiparques.org/wiki/Reserva_Extrativista_Chico_Mendes
http://www2.ufac.br/editora/livros/reserva-extrativista-chico-mendes.pdf
0 comentários:
Postar um comentário