A principio, o nome do lugar era Arraial de São Miguel e Almas. Algum tempo depois tirou-se Arraial de São Miguel, ficando como nome da cidade como Almas e São Miguel como seu padroeiro.
Não se tem memória da data da elevação do povoado à categoria de distrito, mas pela lei do Estado de Goiás n° 2.094, de 14 de novembro de [1958], foi elevado à categoria de município, pertencente a Comarca de Natividade. Sua instalação oficial, como município, se deu em 30 de janeiro de 1959.
História
A cidade de Almas situa-se a sudeste do Estado do Tocantins, sendo um dos municípios mais antigos do estado. Data de 29 de setembro de 1734, a chegada ao lugar dos primeiros moradores, tendo a frente o português Manoel Rodrigues de Araújo, que percorria a região a procura de ouro. Tempos depois chegou outro português, Bernardo Homem, que se estabeleceu na região por volta de 1920, dedicando-se a exploração de ouro e empregando largamente mão de obra escrava. Terminada, porém, a fase febril da extração do outro, o povoado entrou novamente em decadência por um longo tempo. O português Bernardo Homem é considerado o fundador do município, construiu a primeira igreja católica, trazendo de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel. A recuperação demográfica e econômica somente aconteceu decadas depois, com a introdução e criação de gado em algumas fazendas da região. Pela Lei do Estado de Goiás, nº 2094, de 14 de novembro de 1958, foi elevado à categoria de município, pertencente à comarca de Natividade. No dia 30 de janeiro 1959 foi instalado o município de Almas.
Pontos Turísticos - Almas do Tocantins
Cânion do Chupé
A 700 m de altitude (o ponto mais alto da região) o Córrego Chupé corta a serra, deslizando em cascata sobre paredões de rochas negras, de uma altura de 250 m. Ao longo do percurso vai formando poços de água cristalina. Do alto do cânion, há um mirante com a vista do vale onde se observa o precipício e a bela paisagem. Cânion do Chupé está localizado a 50 km da cidade.
Cânion do Encantado
São quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70 m de altura. A beleza do local compensa o esforço para chegar até lá, que exige caminhada. Na base, as águas formam um pequeno lago ao redor de uma pequena praia com areia. Em volta, as águas minam nas veredas e se encontram no fundo do vale, formando um córrego que alimenta a vegetação. Por conta da força da queda d'água não é permitido tomar banho no local. O Vale do Encantado está localizado a 70 km do Centro da cidade de Almas.
Serra do Gambá
Diferente das outras serras da região que possuem a característica arenítica, a Serra do Gambá tem um terreno cristalino com rochas firmes. É a região com a maior média de altitude, entorno de 650 metros. As águas nascem no alto da serra e deslizam em cascata pelos paredões de pedra, se acumulando em poços. A tonalidade das águas varia de azulada para o verde esmeralda. A Serra do Gambá está a 30 km do Centro da cidade de Almas.
Serra Negra
Na região da Serra Negra, com altitude média de 550 metros, se concentram a maioria dos atrativos do município de Almas. No local, a natureza está em ótimo estado de conservação, com amplos horizontes de veredas, lagoas, córregos, cânions, cachoeiras e formações rochosas, como a Pedra Furada. ASerra Negra fica a 60 km do Centro da cidade de Almas.
Cânion do Encantado
Fonte: Prefeitura Municipal de Almas
0 comentários:
Postar um comentário