Entre as principais atividades que se encaixam na categoria estão bungee jumping, parapente e rafting.
Toda atividade que envolve superação de limites e desafios pessoais pode ser considerada uma modalidade no turismo de aventura. No Brasil, as práticas mais comuns são:
rafting; rafting norturno; tirolesa; bike trail; caiaque; trilhas; exploração de cavernas; escalada.
Principais destinos de turismo de aventura
Como você já deve ter percebido, existem várias atividades turísticas que podem ser enquadradas na categoria de turismo de aventura, como observação de pássaros e até mesmo visitas mais voltadas para conhecer a cultura local.
Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito não é apenas um dos principais destinos de turismo de aventura no Brasil, ele foi ele mais de 15 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. E o título não é vão, pois são mais de 30 atrativos para os turistas que vão para a cidade.
Entre as principais práticas estão flutuação, trilhas, tirolesa, mergulho, além dos balneários equipados para receber os turistas que queiram aproveitar um dia mais tranquilo.
Capitólio, Minas Gerais
Capitólio é um destino que entrou de maneira relativamente recente no imaginário do turismo nacional. Famoso pelo cartão-postal do mirante Janela do Céu, emoldurado em todas as fotos turísticas da região, fica a cerca de 280 km de Belo Horizonte, 450 km de São Paulo e 600 km do Rio de Janeiro – recebendo visitantes frequentes das três maiores capitais do Sudeste.
O Lago de Furnas se tornou uma verdadeira praia artificial formada na represa da hidrelétrica, e rende não só mergulhos como também passeios de barco para explorar seus cânions. Ainda há muitas cachoeiras e grutas nos arredores.
Os esportes radicais aparecem bastante por lá, com as trilhas para mirantes se destacando. O local é perfeito para fugir da correria da cidade grande e entrar em contato com a natureza enquanto se aventura da maneira que mais gostar.
Chapada Diamantina, Bahia
O visual deslumbrante da Chapada Diamantina é composto por cânions, grutas, cavernas, paredões enormes, cachoeiras e rios. A região engloba 28 cidades e outros mais de 150 vilarejos. O município mais importante da região é Lençóis. Ali, a infraestrutura turística é excelente. Costuma-se partir desta cidade para iniciar o turismo de aventura.
Vale destacar o Morro do Pai Inácio, a 1.120 metros de altitude. Dele, você pode visualizar panoramicamente a Chapada. Também são visíveis dali o complexo arqueológico Serra das Paridas, com suas pinturas rupestres, e o Poço Encantado.
Chapada dos Guimarães (MT)
Outra chapada famosa no Brasil, a Chapada dos Guimarães fica no Mato Grosso e impressiona de cara com seus paredões rochosos de coloração avermelhada.
A facilidade de acesso ajuda, já que fica a apenas 70 km da capital Cuiabá. São 330 km de parque, que se destaca pelas enormes formações de pedra, mas oferece muito mais em sua paisagem de cerrado, com cachoeiras e cânions de tirar o fôlego.
A principal atividade é fazer as trilhas para os mirantes naturais, seja a pé ou de bicicleta. Quedas d’água e poços de águas cristalinas também aparecem com frequência. Rapel e flutuação livre são esportes praticados por muitos na região, que favorece pelos paredões e pelos rios. Ainda há grutas e cavernas, com direito a pinturas rupestres de milhares de anos.
Foz do Iguaçu (PR)
As Cataratas do Iguaçu foram eleitas entre as Sete Maravilhas da Natureza e isso por si só já valeria a visita.
A exuberância das quedas d’água de até 90 metros, junto à imponência da força com que chegam lá embaixo, encanta qualquer turista que para nas famosas pontes, cobertos por capas de chuva, para observar esse espetáculo. Mas a cidade de Foz do Iguaçu ainda oferece mais para quem gosta de aventura e de ecoturismo.
Percorrer a região de bike, por exemplo, é um programa bastante recomendado por lá. O Parque Nacional onde ficam as cataratas também é ponto para trekking. Há ainda o Campo de Desafios, onde existem muitas opções de atividades, como arvorismo, rapel, rafting e escalada. Para os mais corajosos, saltar de paraquedas para observar de cima toda a beleza de Foz é uma opção bastante popular.
Ilha Grande, Rio de Janeiro
Ilha Grande é parte do litoral do Rio de Janeiro. Naturalmente, já é um paraíso: mar de um azul belíssimo, brancas areias e área ensolarada na maior parte do ano. Mas a Ilha também permite aos turistas atividades belíssimas como o mergulho. Local mais que ideal para apreciar de perto a diversa vida marinha da região.
Parte de Angra dos Reis, apresenta excelente infraestrutura. Para o turismo de aventura é perfeito, pois é possível mergulhar em diversas partes da Ilha. É referência nacional, tanto para o mergulhador com mais experiência, quanto para quem mergulha pela primeira vez.
Jericoacoara Ceará
Os bons ventos que sopram em Jeri esculpiram as diversas formações rochosas que se espalham à beira-mar. O destaque é a Pedra Furada, a meia hora de caminhada da vila. Também foram os responsáveis pela formação das dunas que descortinam o pôr-do-sol e indicam o caminho em direção às lagoas de águas cristalinas. São eles, ainda, que fazem da região uma das preferidas dos adeptos do wind e do kitesurf, que invadem a área entre os meses de julho e novembro.
O Kitesurf é o novo esporte radical da moda. E Jericoacoara é o melhor ponto para praticá-lo, porque além de você garantir um passeio pela região, os ventos fortes te proporcionam o aprendizado de uma atividade totalmente nova. Esse é um dos tipos de turismo de aventura que vale a pena experimentar.
Lençóis Maranhenses (MA)
A ideia de visitar oásis no meio do deserto não parece muito próxima da realidade brasileira. Mas pode chegar perto, muito perto, disso nos maravilhosos Lençóis Maranhenses.
E não por acaso a região é considerada uma das mais belas e exóticas de todo o país: são mais de 150 mil hectares de dunas de areias brancas, pontuadas por lagoas de água doce com coloração azul ou verde. Parece miragem, mas não é.
Parque do Jalapão, Tocantins
O Parque Estadual do Jalapão, no Estado de Tocantins, é uma região dedicada completamente à preservação de nossa natureza. Os campos limpos formam a geografia de tipo cerrado. Como o acesso não é tão fácil, o Jalapão ainda não é tão desbravado e conhecido. Mas o turismo de aventura por ali realmente vale a pena.
É uma região habitada pelo lobo-guará e pelo veado-mateiro, visualmente maravilhosa. Fica difícil não se encantar com as suas cachoeiras, grandes dunas e poços de água de um verde inigualável.
Pico da Ibituruna, Minas Gerais
O Pico da Ibituruna fica em Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. Com 1.123 metros de altitude, a vista do lugar impressiona qualquer um. Devido a esses aspectos, é consagrado no mundo inteiro pela prática de voo livre. Também é incrível para outros esportes de aventura.
A cidade mineira é acolhedora e hospitaleira. Além de aproveitar esta particularidade, o viajante pode praticar, por exemplo, o voo de parapente. A adrenalina está garantida, enquanto aproveita a vista impressionante da região.
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
O sonho de voar sobre a Cidade Maravilhosa faz parte do imaginário de muitos aventureiros. Assim, nada melhor do que um voo de parapente (ou asa-delta) para ter a mais privilegiada das vistas da paisagem única da capital carioca.
Um dos pontos de decolagem mais famosos é a pista da Pedra Bonita, em São Conrado, dentro da área do Parque Nacional da Tijuca. Aliás, grande parte dos aventureiros sobre pela trilha da Pedra Bonita, por cerca de meia hora, que tem uma vista incrível da Barra da Tijuca e do Morro Dois Irmãos.
A dica é fazer um salto duplo, acompanhado por um instrutor treinado e relaxar para apreciar o visual.
Serra da Bodoquena e Pantanal (MS)
O Parque Nacional da Serra do Bodoquena fica no coração do Pantanal do Mato Grosso do Sul, e até perto de Bonito – 50 km de distância.
O Rio Perdido é um dos destaques da região, que ainda é bastante preservada e intocada, pouco explorada pelo turismo. As trilhas para observar o cenário de tirar o fôlego são a principal atividade, mas existem outras perfeitas para quem curte turismo de aventura: rapel, bóia-cross, rafting e até mergulho em cavernas ou salto de parapente.
Imagina tudo isso na paisagem do Pantanal, um dos maiores paraísos brasileiros. Visitar as cachoeiras e as grutas é passeio imperdível, tudo cercado por um ecossistema dos mais ricos do mundo.
Onde praticar essas aventuras?
No Brasil, existem diversas opções para quem deseja viver uma vida de aventura. Na sua cidade também é possível fazer este turismo, basta ter criatividade e lugares ao ar livre.
O turista que se apaixona pela aventura normalmente evolui para alguma modalidade esportiva. Isto é, o turismo representa uma das principais portas de entrada para criação de novos esportistas. O fato é que este indivíduo continuará realizando viagens com perfil aventureiro, mas demandará cada vez menos das agências locais, pois a sua evolução esportiva virá acompanhada de uma maior autonomia em lidar com os ambientes naturais. Sua demanda será por infraestrutura de transporte, hospedagem e alimentação e em algumas situações por condutores locais que conheçam a região.
Dicas para quem vai fazer turismo de aventura
Antes de partir para a sua viagem de aventura você precisa saber de algumas dicas que vão deixar a sua viagem ainda mais especial.
Pesquise bem sobre as atividades que são feitas em cada um dos locais, se são para iniciantes ou se exigem um preparo antecipado para serem realizadas.
Se possível, entre em contato com uma agência de turismo local para ter essas informações e também para organizar os passeios que você queira fazer.
0 comentários:
Postar um comentário