quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Parque Nacional do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu PR



Criado em 1939 e dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes de vários lugares do mundo que tem como objetivo conhecer a fauna e flora local além de se encantar com as Cataratas do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza além de ser um patrimônio natural da humanidade.

O parque teve seu primeiro Plano de Manejo elaborado em 1981, tendo sido revisado somente no ano de 1999. O parque protege toda a bacia do rio Floriano, um dos afluentes do Rio Iguaçu, uma raridade na Região Sul do Brasil pela qualidade da água, cujas nascentes ficam próximas à rodovia BR-277, entre Céu Azul e Santa Terezinha de Itaipu. As Cataratas do Iguaçu, junto com a Floresta Amazônica.

As quedas são compartilhadas pelo Brasil e pela Argentina. O Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e o Parque Nacional Iguazú na Argentina foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO nos anos de 1986 e 1984 respectivamente.

Um dos grandes destaques do lado brasileiro são as passarelas projetadas sobre a água, em que os visitantes caminham muito próximos das quedas e veem de um ângulo incrível, junto a um precipício, a Garganta do Diabo. Na época de cheia, as passarelas podem até ser fechadas por conta da vazão de água, que chega a tomar o lugar por onde passam os turistas. A sensação de estar próximo a tantas cachoeiras é inexplicável. Não há como não se sentir extasiado e, ao mesmo tempo, pequeno diante de tamanha beleza. 



Turismo

O Parque Nacional do Iguaçu é hoje exemplo de sustentabilidade, onde é realizado o desenvolvimento socioambiental com integração entre a proteção e conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

A área abriga grande quantidade de sítios arqueológicos. A origem da palavra Iguaçu é indígena-guarani e significa "água grande". O Parque Nacional do Iguaçu foi incluído na "lista dos Patrimônios Naturais da Humanidade", em Novembro de 1986.

Historicamente foi cenário das missões jesuítas para a catequese dos Tupi-Guaranis, posteriormente os Bandeirantes paulistas expulsaram os jesuítas espanhóis, permanecendo assim sob o domínio de Portugal toda aquela região.

A UC foi o segundo parque nacional a ser criado no Brasil. As Cataratas do Iguaçu têm o maior sistema de quedas d’água do mundo depois das Cataratas do Niágara.

As rochas do Parna do Iguaçu se originaram de processos vulcânicos – chamado vulcanismo de fendas que ocorreu na região entre aproximadamente 165 a 120 milhões de anos. Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas.

O Programa Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu é composto por três roteiros: 1) Caminhos rurais e ecológicos; 2) Caminhos das águas e 3) Caminhos da colonização; os quais mostram todas as riquezas naturais da região lindeira ao Lago de Itaipu, formada por 16 municípios que tiveram parte de seus territórios alagados pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Infraestrutura: Foz do Iguaçu conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, além do Aeroporto Internacional Cataratas, servido pelas principais companhias aéreas nacionais e algumas internacionais.


Atrações

As Cataratas do Iguaçu estendem-se numa frente semicircular de 2.700 metros de extensão, dos quais 800 metros estão do lado brasileiro e 1.900 metros do lado argentino. São compostas por um número variado de saltos e quedas que oscilam entre 150 e 270, de acordo com o volume de água do rio.

A altura máxima das quedas é de 80 metros. Os saltos têm nomes próprios como Floriano, Deodoro, Benjamim Constant, mas, o mais famoso é a Garganta do Diabo.

Além das exuberantes cataratas e seus arco-íris, poderá conhecer outros motivos de interesse: o Centro de Visitantes, a Linha Martins, o Parque das Aves, a Trilha do Poço Preto, o Salto do Macuco, a Trilha das Bananeiras, Rafting, Cachoeirismo, a Praça e Estátua de Santos Dumont, homenagem feita pela VASP ao "Pai da Aviação", que usou todo seu prestígio junto ao Governo do Estado do Paraná na transformação da Área das Cataratas do Iguaçu num Parque Nacional. O local que era propriedade particular, é então declarado público.

CURIOSIDADES:

As Cataratas do Iguazú têm uma largura de 2,7 km (ou 1,7 milhas). A sua altura varia entre 60 metros (200 PES) e 82 metros (ou 269 PES) e a sua média de fluxo de água de 1.800 m ³/s.

Uma grande parte da água das cataratas cai na Garganta do Diabo- um grande abismo de 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. Este abismo e em forma de “U.”

Dois terços das Cataratas do Iguazú estão no lado Argentino.

As Cataratas do Iguazú se formaram como resultado de uma erupção vulcânica.

O #CataratasDay é um dia para conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu e toda região. Acontece sempre em 11 de novembro, no mesmo dia em que as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

As Cataratas do Iguazú podem ser vista em muitos filmes, incluindo: "A Missão"," Indiana Jones e o Reino da caveira de cristal "," Mr. Magoo", " Miami Vice " e muitos mais.

Diz a lenda indígena que o M’boy, um deus em forma de cobra planejava se casar com uma bela índia chamada Naipi. Para o azar do deus, no dia do casamento Naipi fugiu com seu amado Tarobá, um jovem guerreiro, em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cataratas e condenando os amantes a uma queda eterna.


Atrativo Turístico

Cataratas do Iguaçu:

São formadas pelas quedas do rio Iguaçu, que em tupi-guarani significa água grande. Percorre 18 quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná.

O rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 metros. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800 metros e, no lado argentino, de 1.900 metros. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros.Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão.

São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Trilha das Cataratas

Caminhada moderada ao longo de 1.200 metros de extensão, a trilha oferece uma visão panorâmica do conjunto de quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu. No percurso, existem mirantes de contemplação que permitem uma visão mais próxima de alguns saltos.

Durante o passeio, é possível observar algumas espécies da fauna e da Flora do Parque. Ao Final da trilha, acesso à Garganta do Diabo, a mais deslumbrante das quedas, com aproximadamente 90 metros de altura.



Trilha do Poço Preto:

A trilha relembra o caminho que os índios da região usavam para contornar as Cataratas do Iguaçu. São 9 kms que podem ser feitos com caminhada, bicicleta ou carro elétrico. A trilha é realizada com guias bilíngues que falam sobre a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu.





Trilha das Bananeiras:

Uma caminha de 1,5 km, que pode ser feito à pé ou em veículo elétrico. É possível avistar pequenas lagoas onde são encontrados pássaros de hábitos aquáticos e exuberante vegetação.

Durante o caminho existem vários quatis, que andam soltos pelo parque.





Central do visitante

Algumas opções para quem chega ao parque. Como o museu interativo, o qual conta a história do Parque Nacional do Iguaçu desde sua descoberta até a criação oficial do Parque.

Também é possível encontrar uma cafeteria, loja de lembranças com produtos personalizados, que utilizam as belezas do parque como marca oficial. Por último, nesta área é possível também pegar um helicóptero da Helisul para fazer o voo de 10 minutos sobre o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu.


Macuco Safari + Cachoeirismo:

Neste passeio, o visitante irá percorrer uma trilha de 2km em meio a mata conduzidos por um transporte elétrico, em seguida pode desfrutar de uma experiência singular, o Cachoeirismo: uma descida de rapel de 20 metros nas águas do Salto Macuco, cachoeira que brota de rochas milenares, no coração da floresta do Parque Nacional do Iguaçu, seguida de uma trilha de 600 metros de caminhada até chegar em um deck que possui loja de souvenirs, banheiro, vestiário, e nosso acesso ao cais de onde saem os passeios de barco.

As atividades terão início após a execução de todos os procedimentos de segurança necessários. Obs: Idade mínima para realização do cachoeirismo é 12 anos.

Macuco só Selva:

Para os amantes da natureza, que querem ter um contato direto com a rica biodiversidade da Mata Atlântica e conhecer um pouco mais da floresta do Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safari oferece a opção de passeio “Só Selva”, onde, com o acompanhamento de um guia especializado, o visitante pode contemplar e conhecer a flora e fauna local.

O passeio tem duração de uma hora, com inicio em um moderno jipe elétrico, por um percurso de 3km, com informações sobre história do parque, animais e árvores que se destacam na floresta.

Na próxima etapa, uma trilha suspensa em uma caminhada de aproximadamente 600 metros mata a dentro, considerada de dificuldade fácil e possível para todas as idades, para que o visitante tenha um contato mais estreito com a Mata Atlântica. Nessa trilha é possível ver o Salto Macuco, uma cachoeira de cerca de 20 metros que brota de rocas milenares, um verdadeiro espetáculo.

O passeio tem término em nossa estrutura que antecede o barco, onde se encontra uma lanchonete, loja e banheiros, além de uma vista privilegiada do Rio Iguaçu. Para essa caminhada recomendamos o uso de sapatos confortáveis, roupas leves, repelentes e o uso de protetor solar.

Sobrevoar as Cataratas

Sobrevoar as Cataratas de Helicóptero é uma experiência incrível. O passeio é realizado pela Concessionária Helisul Taxi Aéreo, para mais informações acesse o site: LINK

O sobrevoo permite que o visitante tenha uma noção da dimensão dessa paisagem, fazendo surgir as mais diferentes sensações.

Observações: - Duração do passeio: 10 minutos - Diariamente das 9h às 17h - O voo depende das condições climáticas e quantidade mínima de 3 pessoas.


Dicas adicionais

Para quem visita o parque, uma capa de chuva pode ser de grande valia, principalmente se houver vento no dia da visita. No inverno, os respingos das cataratas podem deixá-lo com frio, então vale não só reforçar a roupa como ter a capa de chuva ou um casaco impermeável para se proteger. Calçados e roupas confortáveis são primordiais para não ter chateação ao longo das caminhadas. 


Mapa turístico Parque Nacional do Iguaçu



Serviços Turísticos

Parque Nacional do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu PR

WHATSAPP: +55 45 9 9137 3444 / TELEFONE: +55 45 3521 4400

E-MAIL: contato@catarataspni.com.br / imprensa@cataratasdoiguacu.com.br

Para contato direto com nossa equipe de comunicação ligue: Telefone: 45 3521 4433 

ENDEREÇO: Br 469, Km 18 – Foz do Iguaçu / Paraná / Brasil

Site: LINK / Facebook: LINK

FUNCIONAMENTO: Todos os dias, das 8h às 16h, nesta alta temporada.

TRANSPORTE: Saída do primeiro ônibus do Centro de Visitantes às 8h Retorno do Espaço 

Porto Canoas, última saída às 17h30 / ESTACIONAMENTO: Todos os dias, das 7h às 18h


Histórico

No ano de 1542, o espanhol Alvar Nuñez, nomeado Governador do Paraguai, seguia viagem rumo à cidade de Assunção, quando se deparou com a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu. Ele foi o primeiro europeu a conhecer a região, onde na época viviam apenas os índios tupi-guaranis. Foi no ano de 1876, o engenheiro André Rebouças faz a primeira proposta ao Imperador D. Pedro II sobre a criação do Parque Nacional. Em 1916, Santos Dumont, ao conhecer as Cataratas do Rio Iguaçu, ficou tão impressionado com a sua beleza que pressionou com o seu prestígio o então governador do Paraná, Afonso Camargo, para que ali fosse criado um Parque Nacional. O local que era então propriedade particular, é declarado local de interesse público. Em 1930, foi ampliada a área desapropriada em 1916, para criar o Parque Nacional do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu foi efetivamente criado em 10 de janeiro de 1939, através do Decreto-Lei nº 1 035 do então Presidente da República, Getúlio Vargas. Em 1º de dezembro de 1981, por meio do Decreto-Lei 86 676 assinado pelo Presidente João Figueiredo, a área do parque teve um acréscimo, sendo então fixado novos limites.


Aspectos naturais

O Parque Nacional do Iguaçu foi a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 1986.

A UC abriga as Cataratas do Iguaçu que está no extremo oeste do Paraná, na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, a 17 km do centro de Foz do Iguaçu e az fronteira com a Argentina.

É uma das maiores reservas florestais da América do Sul e apenas a parte onde ficam as Cataratas está liberada à visitação. A unidade abriga a maior remanescente da floresta Atlântica.

Relevo e clima

O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18ºC e 20ºC. As são chuvas frequentes o ano todo e abundantes.

Foz do Iguaçu está localizado no extremo oeste do terceiro planalto paranaense, sendo o município mais a oeste do Paraná. O relevo é suavemente ondulado, o que contribui muito para o desenvolvimento da agricultura. Sua altitude varia em torno dos duzentos metros. 

A oeste do município corre o rio Paraná, ao sul o rio Iguaçu, ao norte fica o Lago de Itaipu e a sudeste o Parque Nacional do Iguaçu, uma das últimas reservas de mata nativa intacta que existem no Paraná. No sudoeste de Foz os Rios Iguaçu e Paraná se unem formando a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Fauna e Flora

A fauna é bastante diversificada e apresenta mais de 340 espécies de aves, 50 espécies de mamíferos, 60 de répteis, 12 de anfíbios e 700 de borboletas. Das 70 espécies de peixes estimadas para os rios, foi identificada pouco mais da metade.

É possível observar a presença de um expressivo número de espécies da avifauna associadas aos ambientes da vertente atlântica, como a jacutinga, a jandaia, o surucuá-de-peito-azul, o tucano-de-bico-verde, o flautim e a saíra-sete-cores.

Há ainda a presença do grimpeirinho – uma espécie endêmica da Floresta Ombrófila Mista, enquanto o tucunaçu e o arapaçu-do-cerrado representam exemplos de aves típicas do Cerrado.

Muitas dessas espécies – aves como macuco, jacutinga e cisqueira, mamíferos como o guariba, a onça pintada, a lontra, a onça parda e o gato do mato maracajá – já estão incluídas em listas de fauna ameaçada de extinção e dependem da conservação do seu habitat no Parque Nacional do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu abriga a maior e mais importante área de floresta Estacional Semidecídua (floresta tropical subcaducifolia) do país.




Objetivos específicos da unidade

Proteger amostra do bioma mata atlântica e conservação da paisagem das Cataratas do Iguaçu.

Ingressos

O parque está aberto diariamente das 9h às 17h e pode ser visitado durante o ano todo. Os meses de menor fluxo de visitantes são junho e julho.

Valor do ingresso integral para adultos a partir de 12 anos é R$ 47. Menores de 12 anos de idade e maiores a partir de 60 anos são isentos de taxas.

O brasileiros obtêm 50% de desconto do valor integral (R$ 34), já cidadãos do Mercosul pagam (R$ 50), Estrangeiros - Adultos: a partir de 12 anos (R$ 67)

Além disso, o transporte dentro da UC custa R$ 11 e R$ 2 para o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu.

Localização

O parna abrange 14 municípios: Capanema, Capitão, Leônidas Marques, Santa Lúcia, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Diamante do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Ramilândia, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinhde Itaipu e Foz do Iguaçu.

Como chegar

Existem inúmeras companhias aéreas que operam na cidade de Foz do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu está a cerca de 14 km do centro de Foz do Iguaçu. Esse percurso pode ser feito em ônibus (linha 120), transporte compartilhado das agências turísticas (cerca de R$ 45 por pessoa), táxi e com Uber — tanto no táxi como no Uber, o valor varia de acordo com o local de embarque. A partir do Aeroporto de Foz do Iguaçu são apenas 3 km até o Parque Nacional. 


Fonte:

https://www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_do_Igua%C3%A7u

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_do_Igua%C3%A7u


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.