O Parque Nacional do Alto Cariri é um parque nacional brasileiro, localizado na Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 19.264 hectares, protegendo remanescentes de Mata Atlântica da Bahia. Juntamente com a Parque Estadual do Alto Cariri e Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, ambos em Minas Gerais, forma um dos maiores trechos contínuos do sudoeste da Bahia e extremo nordeste de Minas Gerais. É o último lugar na Bahia onde ainda ocorre o muriqui-do-norte.
O Parque Nacional do Alto Cariri é uma Unidade de Conservação Federal criada pelo decreto presidencial s/nº em 11 de Julho de 2010, formando um complexo de serras separadas por vales profundos, com uma área que abriga o último conjunto de fragmentos de Mata Atlântica de grande porte da região leste do sul da Bahia e nordeste do Estado de Minas Gerais como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. O parque está localizado totalmente no município de Guaratinga/BA limite com o Estado de Minas Gerais na microrregião de Porto Seguro.
Um grande número de espécies endêmicas, que só existem ali, pode ser encontrado nas unidades. A região possui uma grande área de floresta, o Parque, e diversos fragmentos menores, nos quais está inserido o Refúgio, assim protegidos para facilitar a recuperação e o restabelecimento da conexão entre elas. Juntas, somam cerca de 8,8 mil hectares de áreas protegidas.
O Refúgio da Vida Silvestre é uma das categorias de unidades de conservação definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). No local é permitida a presença de propriedades particulares que deverão compatibilizar a utilização da terra com a preservação dos recursos naturais, observando os a legislação vigente e o Plano de Manejo do Refúgio.
É uma região de mega biodiversidade de aves”, afirma a bióloga. Répteis, como os lagartos, e cobras, como as jararacas, têm no parque seu habitat. “Existe uma diversidade muito grande de anfíbios, inclusive com suspeita de espécies novas, o que, para o meio científico é ótimo.
No que tange ao uso do parque em atividades de recreação e turismo ecológico - que já vem sendo feito -, que são permitidas, a unidade de conservação oferece muitas opções. Uma delas é o turismo de observação, que tem inúmeros atrativos, como vales lindíssimos, montanhas, fendas, aves, e a exuberância da mata nativa, com exemplares seculares do jacarandá-da-bahia, vinhático e jequitibá, entre outras espécies nativas da mata atlântica. Há ainda as trilhas, e muitos córregos – alguns bastante volumosos - de águas límpidas, com várias cachoeiras e quedas d’água menores.
Atrações
Apesar de apresentar grande potencial para ecoturismo, ainda não há informações disponíveis sobre atrativos turísticos no Parna.
Está sendo feito uma pesquisa por um grupo de praticantes de esportes radicais já temos inclusive a Rampa Alto do Cariri para a prática de VOO Livre na fazenda Reunidas ao lado de Monte Alegre que tem quase 1000 metros de altitude e também já se fazem muitas atividades de Mountain Bike na fazenda Serra da Divisa de propriedade de Tio Lucas que fica no coração do parque inclusive um grupo de atleta de MTB já realiza a mais de 5 anos o Desafio do Cariri 95km que consiste em subir por Tio Lucas e sair em Minas Gerais e voltar por União Baiana ou subir por Minas Gerais e sair em Tio Lucas.
Atrativo Turístico
Além da exuberante beleza cênica proporcionada pelo conjunto de serras, belíssimos rios e cachoeiras e a biodiversidade de fauna e flora, a região abriga nas fazendas e povoados patrimônios históricos e culturais que oportunizam o desenvolvimento do turismo como uma fonte de renda para as comunidades da localidade.
Atrativos para a prática de esportes radicais, como o mountain bike, o voo livre e o rapel, entre outras modalidades.
VOO Livre - Asa delta ou Parapente
Considerada referência nacional no âmbito do voo livre, a Bahia tem atraído cada vez mais a atenção de profissionais e amadores.
Voar de asa delta ou parapente é uma experiência inesquecível. A sensação de ter o vento na cara em alta velocidade e e uma paisagem deslumbrante a seus pés fica na memória por muito tempo.
De lá de cima, a paisagem destampada é impressionante. A mistura de vegetação característica da caatinga com pontos de mata atlântica e cachoeiras são o diferencial da Rampa Alto do Cariri. A época com melhores condições climáticas para a prática do voo livre na região é entre setembro e dezembro.
Serviços Turísticos
Endereço: Rua Otto Laure, 213 - Marajoara - Teófilo Otoni
Telefone: (33) 3087-2240
E-mail: moacyr.figueiredo@meioambiente.mg.gov.br
Escritório de Apoio
Endereço: Rua Intendente Djalma Rodrigues de Carvalho, 303-A - Centro - Santa Maria do Salto
E-mail: moacyr.figueiredo@meioambiente.mg.gov.br
Telefone: (73) 3288-1633 - FaceBook:
Histórico
A região abriga um importante remanescente de Mata Atlântica no Sul da Bahia e é responsável pela preservação de espécies ameaçadas como o mono-carvoeiro, maior primata das Américas – que consta na lista nacional das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente.
Em razão de seus atributos naturais da região e alta relevância biológica, desde 2005, foram realizados estudos para propor a criação de uma UC na área do Cariri.
Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do município de Guaratinga - LINK
Aspectos naturais
Tamanduá mirim (Tamanduá tetradactyla)
No Parna, existe um grande número de espécies endêmicas. A região possui uma grande área de floresta.
A região tem como ecossistemas de alto valor ambiental que abrigam centenas de nascentes, formações rochosas raras, habitat de uma grande variedade de pássaros, répteis e mamíferos, cuja preservação aumenta o potencial turístico de Guaratinga.
Na área do parque, predominam as pequenas propriedades agrícolas, onde a população rural dedica-se à agricultura de subsistência em pequenas roças de mandioca, milho, feijão, banana e outras fruteiras em substituição ao cacau.
As áreas de pastagens estão presentes, mas são reduzidas, destinadas à manutenção de pequenos rebanhos.
Relevo e clima
O Parna é composto por um complexo de serras e morros íngremes separados por vales profundos de aproximadamente 30 Km de comprimento e 10 km de largura, na divisa com o estado de Minas Gerais. Os topos das serras ultrapassam 1.000 metros de altitude.
Clima úmido e subúmido. A precipitação pluviométrica média é de 1 100 milímetros anuais. E a temperatura fica em torno de 24 graus. O período mais chuvoso acontece entre abril e outubro, e o de maior insolação nos meses de dezembro a março.
Fauna e Flora
A área tem alta diversidade biológica caracterizada pela transição de diferentes tipologias da Mata Atlântica, incluindo animais e plantas típicos da floresta do sul da Bahia e do sul e sudeste do Brasil.
Já foram registradas na área várias espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, com destaque para o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), considerado uma das espécies de primatas mais ameaçados do mundo.
Objetivos específicos da unidade
Antes de ser criado como Unidade de Conservação federal, o Alto Cariri era um parque estadual e já tinha como objetivo proteger espécies da fauna e flora, nascentes e cursos d'água, bem como dinamizar a economia local com o desenvolvimento do ecoturismo, turismo científico e turismo de aventura de forma compatível com a proteção da biodiversidade.
Com 148 mil metros quadrados, o Parque tem como principal objetivo preservar o complexo de serras formado por remanescentes contínuo de Mata Atlântica e garantir a manutenção de populações de espécies de e aves ameaçadas de extinção, especialmente o muriqui-do-norte.
Ingressos
Não há cobrança de ingressos na unidade.
Localização
O Parque Nacional do Alto Cariri fica localizado no município baiano de Guaratinga e possui área de cerca de 19,3 mil hectares. O Parna abriga o último conjunto de fragmentos de Mata Atlântica de grande porte da região leste do sul da Bahia e nordeste do estado de Minas Gerais.
Como chegar
Pela cidade da Guaratinga 28 km de asfalto em péssimas condições depois seguir para são João do Sul até o distrito de Monte Alegre ai são várias opções podem subir pra fazenda Reunidas do Sr. Jonasci e dona Natalina 07 km de subida ou então seguir em direção a fazenda da Beleza antes de chegar na sede entra a esquerda tem uma plaquinha com os seguintes dizeres Fazenda Serra da Divisa - Tio Lucas da entrada na sede da fazenda são 10km com uma bela serra pra subir eventuais visitantes não devem se aventurar com carros pequenos só CAMINHONETEs com tração nas quatros rodas e observar a previsão do tempo.
Levar alimentação pois lá não tem onde comprar se abastecer em Monte Alegre, pra quem gosta de esportes radicais tem muitas montanhas apropriadas para a modalidade de voo livre
Fonte:
https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_do_Alto_Cariri
http://www.ief.mg.gov.br/unidades-de-conservacao/573
0 comentários:
Postar um comentário