Enquanto cidadãos precisamos entender que homem e natureza têm vida, e que transformar ou modificar um desses elementos significa fazer o mesmo com o outro.
O turismo pode ser encarado de várias perspectivas:
A primeira consiste numa abordagem horizontal, onde se analisa em função de todas as áreas do conhecimento como este fenómeno se relaciona, mas sempre sem o considerar autónomo. Por sua vez, esta abordagem garante uma dimensão turística às várias atividades turísticas, mas por outro lado, não lhe reconhece a identidade própria e ainda lhe limita o reconhecimento das suas verdadeiras dimensões.
A segunda abordagem é institucional e esta relaciona-se com as instituições ou organizações que estão ligadas à atividade turística que por sua vez garantem o seu desempenho e esta tem como vantagem a existência de fontes de informação para estudo.
A terceira é a abordagem histórica retrata a evolução das actividades turísticas e das instituições, permitindo apurar o que despoletou a sua inovação, crescimento e declínio. Isto possibilitará o reconhecimento dos erros cometidos bem como os acontecimentos que foram de facto relevantes para o turismo.
O turismo costuma ser analisado através de uma série de métodos. Entretanto, existe pouco ou nenhum consenso sobre como o estudo deste campo deverá ser desenvolvido. A seguir alguns métodos que têm sido usados segundo Goeldener et al( 2002).
• Abordagem institucional
Essa abordagem leva em conta os vários intermediários e as instituições que desenvolvem atividades turísticas. Enfatiza instituições como a agencia de viagem. Essa abordagem requer uma investigação da organização, dos métodos operacionais, dos problemas, dos custos e da posição econômica dos agentes de viagem que atuam em nome do cliente, adquirindo serviços de companhias aéreas, locadoras de veículos e assim por diante. Uma vantagem dessa abordagem é que se desenvolve uma pesquisa a cada cinco anos sobre determinados serviços, que inclui agentes de viagem e locais de hospedagem, proporcionando, assim, um banco de dados para estudos mais profundos.
• Abordagem do produto
Envolve o estudo de vários produtos turísticos e de como eles são produzidos, colocados no mercado e consumidos. Por exemplo, pode-se estudar um lugar em um avião, como ele é criado, a pessoa envolvida em sua comercialização e no seu consumo, como é financiada, como é feita sua publicidade e assim por diante. A repetição desse processo para locadoras de veículos, apartamentos de hotel, alimentação e outros serviços turísticos criam o quadro geral dessa área. Infelizmente, a abordagem de produto tende há consumir muito tempo,não permitindo ao estudante compreender rapidamente os fundamentos do turismo.
• Abordagem histórica
Essa abordagem é pouco utilizada, consiste em uma análise das atividades e instituições turísticas a partir de uma perspectiva evolucionista. Ela busca a causa das inovações, do seu crescimento e declínio, e das mudanças de interesse. Como o turismo de massas é um fenômeno recente, essa abordagem tem utilidade limitada.
• Abordagem gerencial
É orientada para as empresas e também para instituições públicas que tem por objetivos fomentar o desenvolvimento no turismo. Nas empresas essa abordagem concentra-se nas atividades de gerenciamento necessárias para a operação de uma empresa turística, como planejamento, pesquisa, política de preços, publicidade, controle e similares. É muito utilizada e aproveita ideias de outras abordagens. Quanto às instituições publicas essa abordagem é bastante interessante, pois determina de que forma será feito o monitoramento das políticas públicas delineadas para fomentar o turismo em uma cidade, estado ou país.
• Abordagem econômica
Em função de sua importância para as economias doméstica e mundial, o turismo tem sido examinado de perto por economistas, que concentram sua atenção na oferta, na demanda, na balança de pagamentos, no cambio, no emprego, nas despesas, no desenvolvimento, nos multiplicadores e em outros fatores econômicos. É útil proporcionar uma estrutura para a análise do turismo e suas contribuições para a economia e o desenvolvimento econômico de um país. A desvantagem dessa abordagem é que, ao mesmo tempo em que é um importante fenômeno econômico, o turismo gera impactos não econômicos. A abordagem econômica não costuma prestar a devida atenção aos enfoques ambiental, cultural, psicológico, sociológico e antropológico.
• Abordagem sociológica
O turismo tende a ser uma atividade social. Consequentemente atraiu a atenção dos sociólogos, que estudaram o comportamento turístico de indivíduos e grupos e o impacto da atividade na sociedade. Essa abordagem examina as classes sócias, os hábitos e os costumes de anfitriões e visitantes. A sociologia do lazer é um campo pouco desenvolvido, mas promete progredir rapidamente e tornar-se mais utilizado. À medida que o turismo começar a ter um impacto maior na sociedade, mais ele será estudado do ponto de vista social.
• Abordagem geográfica
Trata da localização de áreas turísticas, dos deslocamentos de pessoas em função das localidades turísticas,das mudanças que a atividade traz para a paisagem por causa das estruturas turísticas, da dispersão do planejamento físico do desenvolvimento turístico e dos problemas econômicos,sociais e culturais.
Abordagens interdisciplinares
O turismo aborda praticamente todos os aspectos de nossa sociedade. Há o turismo cultural, em geral tratado em uma abordagem antropológica. Como as pessoas se comportam de formas diferentes e viajam por razões diferentes, é necessário utilizar a abordagem psicológica para determinar a melhor maneira de promover os produtos turísticos e coloca-los no mercado. Como os turistas cruzam fronteiras e solicitam passaportes e vistos de órgãos governamentais, e como a maioria dos países tem departamentos de desenvolvimento do turismo operados pelo governo, consideramos que as instituições públicas estão envolvidas. Sendo assim é necessária uma abordagem de ciência política. Qualquer setor que se torne um gigante econômico,afetando as vidas de muitas pessoas,atrai a ação de organismos legislativos,os quais criam as leis,as regulamentações e o ambiente legal no qual o setor turístico deve operar. Assim sendo temos também uma abordagem jurídica. O fato é que o turismo é tão amplo, tão complexo e tão multifacetado que são necessárias diferentes abordagens para estudar esse campo, cada uma delas adaptada a uma tarefa ou objetivo diferente.
• Abordagem de sistemas
O que realmente é necessário para estudar o turismo é uma abordagem de sistemas. Essa abordagem integra as outras abordagens em um método abrangente, lidando tanto com as questões macro como com as micro. Pode-se examinar o ambiente competitivo de uma empresa turística, seu mercado, seus resultados, seus vínculos com outras instituições, o consumidor e a interação da empresa com ele. Além disso,um sistema pode assumir o ponto de vista macro ao examinar toda a estrutura turística de um país,estado ou área e como ela opera internamente,relacionando-se com outros sistema,como o legal,o político,o econômico e os social.
Planejamento do Turismo: conceitos básicos, abordagens e técnicas: LINK
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