A vegetação do parque é complexa e diversificada, pertencendo ao bioma Cerrado, com diferentes aspectos, com árvores que podem atingir 12 metros, desde o Cerradão, Campo-Cerrado, até Matas Ciliares e Buritizais. Algumas da espécies encontradas são: o pequi, o ipê, a amoreira, a mangaba, o jacarandá-do-mato e o pau-santo.A fauna possui mais de 60 espécies de mamíferos e aproximadamente 211 espécies de aves.
Entre as espécies raras e/ou ameaçadas de extinção, se destacam o veado-campeiro, a jaguatirica, a onça-pintada, a lontra, o tatu-bola, o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira. Entre os representantes da avifauna, estão o gavião-real, da arara-azul, da jacucaca, do colhereiro e do beija-flor-de-rabo-branco.
Turismo
Dentro desta extensa região selvagem há um dos melhores cenários do país para observação de animais selvagens: o Vale das Araras Pretas, Serra Vermelha e Vale dos Macacos, localizados no coração do ecossistema do cerrado que cobre grande parte do Brasil Central. O lodge e os acampamentos oferecem uma possibilidade para a observação próxima de Araras Pretas, Araras Vermelhas, dos Macacos-pregos e do espetacular Lobo Guará. Visando o turismo responsável, o projeto da Fundação Bio Brasil contribui diretamente à manutenção e à expansão de reservas privadas e das comunidades locais.
O fato de o parque estar situado no segundo maior rio do nordeste já o torna um grande atrativo, mas, além disso, o local tem um grande potencial ecoturístico, o que atrai os amantes deste tipo de turismo.
Atrações
A cachoeira do Pintado é formada pela queda das águas do Rio Pintado. Ele tem 6 metros de altura e fica no alto das chapadas das Mangabeiras. A queda d’água escorre por um leito entre a mata e a água cristalina.
Atrativo Turístico
Serviços Turísticos
Av. Homero Castelo Branco, 2240 - Jockey Club 64048-400 - Teresina -PI
Fone: (86) 573-1479 - Fax: (86) 232-5323 / 232-2599
FaceBook: https://www.facebook.com/ParquedasNascentes/
Histórico
Sua criação atendeu às demandas de diversos segmentos da sociedade piauiense e maranhense, principais interessados na preservação do rio.
O local abrange os municípios de Alto Parnaíba (MA), Barreiras do Piauí (PI), Corrente (PI), Gilbués (PI), Formosa do Rio Preto (BA), Lizarda (TO), Mateiros (TO), São Félix do Tocantins (TO) e São Gonçalo do Gurguéia (PI).
Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba - LINK
Aspectos naturais
A nascente tradicional é preservada por um emaranhado de árvores frondosas e altas, palmeiras e pequenas plantas, onde vivem borboletas de diferentes tons, as que mais se destacam são as vermelhas com negro.
A nascente tem uma cor avermelhada por causa de uma capa rosa formada pela cor do terreno e das folhas e flores das árvores. O Rio Parnaíba desce em pequenas corredeiras, que são protegidas por uma densa vegetação. Em torno da nascente existe uma grande biodiversidade de animais e plantas do cerrado.
Relevo e clima
A região se enquadra nos domínios dos Chapadões Tropicais compostos por vastas superfícies de aplainamento. A parte alta é formada por superfícies de platôs, localizada na Chapada das Mangabeiras, com altitudes médias de 800 metros.
Já a parte baixa, formada pelo processo erosivo da Chapada das Mangabeiras, origina a Serra da Tabatinga. A altitude média é de 400 metros e corresponde à maior porção do Parque. Nesta área localizam-se as nascentes (formadas a partir de ressurgências na Chapada das Mangabeiras) e veredas, marcadas pela grande presença de brejos, tributários dos principais rios protegidos pelo Parque.
Fauna e Flora
Jaguatirica (nome científico: Leopardus pardalis)É possível avistar o veado-campeiro, o tamanduá-bandeira, a onça pintada, o porco-do-mato, o gavião-rei, araras de várias espécies, lagartos e uma infinidade de pássaros. A fauna é muito diversificada com um grande número de animais como emas, araras vermelhas, pretas, amarelas, papagaios, veados, seriemas, bicudos, curiós, pombas verdadeiras, mais conhecidas como asas brancas, perdizes, gralhas, onças pintadas, suçuaranas, gatos como jaguatiricas, veados mateiros, catingueiros e cervos do Pantanal.
A vegetação do parque forma grandes jardins com as serras da Chapada das Mangabeiras.
Próximo as nascentes existe um emaranhado de capim, que forma um imenso novelo. Quanto à flora há também uma grande variedade como buritis, pequis, cajus, faveiras, jatobás, mangabas, e plantas com flores muito belas como a sempre viva.
Objetivos específicos da unidade
Como objetivo específico a UC pretende proteger as nascentes do Rio Parnaíba, assegurando a qualidade das águas e as vazões de mananciais da região.
Ingressos
O Parque ainda não está aberto a visitações.
Localização
Como chegar
A partir de Corrente (PI), na sede administrativa do parque, distante 910 km de Teresina, o acesso é feito pela BR-135 até São Gonçalo, onde se pega uma estrada sem pavimentação em bom estado de conservação até chegar no município de Barreiras do Piauí. Segue-se por 15 Km por uma estrada sem pavimentação de difícil acesso até chegar no Parque.
Pelo Maranhão, o acesso é feito pela MA-006 até Alto Parnaíba, seguindo 120 km por uma estrada sem pavimentação, de difícil acesso. Já pelo estado de Tocantins, o acesso é feito por São Félix do Tocantins.
Fonte:
https://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-
brasileiros/cerrado/unidades-de-conservacao-cerrado/2100-parna-nascentes-do-rio-
parnaiba
https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_das_Nascentes_do_Rio_Parna%C3%ADba
https://www.codevasf.gov.br/noticias/2019/parceria-entre-a-codevasf-e-orgaos-
ambientais-no-piaui-promove-acoes-no-parque-nacional-das-nascentes-do-rio-parnaiba
http://www.barreirasdopiaui.pi.gov.br/fotos/galeria/parque-das-nascentes-do-rio-parnaiba-categoria,184,184.html
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/2002/dnn9609.htm
0 comentários:
Postar um comentário