O Turismo Étnico constitui-se das atividades turísticas decorrentes da vivência de experiências autênticas em contatos diretos com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos.
Busca-se estabelecer um contato próximo com a comunidade anfitriã, participar de suas atividades tradicionais, observar e aprender sobre suas expressões culturais, estilos de vida e costumes singulares. Muitas vezes, tais atividades podem articular-se como uma busca pelas próprias origens do turista, em um retorno às tradições de seus antepassados.
O Turismo Étnico envolve as comunidades representativas dos processos imigratórios europeus e asiáticos, as comunidades indígenas, as comunidades quilombolas e outros grupos sociais que preservam seus legados étnicos como valores norteadores em seu modo de vida, saberes e fazeres.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, o conceito de turismo étnico:
Conceituação: Constitui-se das atividades turísticas decorrentes da vivência de experiências autênticas em contatos diretos com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos. Busca-se estabelecer um contato próximo com a comunidade anfitriã, participar de suas atividades tradicionais, observar e aprender sobre suas expressões culturais, estilos de vida e costumes singulares. Muitas vezes, tais atividades podem articular-se como uma busca pelas próprias origens do turista, em um retorno às tradições de seus antepassados.
O Turismo Étnico envolve as comunidades representativas dos processos imigratórios europeus e asiáticos, as comunidades indígenas, as comunidades quilombolas e outros grupos sociais que preservam seus legados étnicos como valores norteadores em seu modo de vida, saberes e fazeres.
Tão complexo em sua compreensão conceitual, o turismo étnico implica a promoção do modo de vida de comunidades ou grupos étnicos. Para que o turismo étnico possa ser desenvolvido de forma exitosa, é necessário o cumprimento de requisitos, entre eles, o acompanhamento dos debates em busca de um conceito que possa abrangê-lo, considerando suas particularidades.
Desenvolvê-lo não é tão simples, pois trabalhar com elementos da identidade étnica de determinado povo constitui um desafio muito grande, já que existem grupos étnicos fechados e muito restritos com relação ao visitante.
Na própria história do turismo, no “boom” da atividade, muitos lugares foram explorados, alguns destinos planejados e várias ações acrescidas para darem origem às regiões turísticas com seus respectivos zoneamentos. A grande problemática de todo esse longo processo foi a não inclusão das populações locais, que consideravam que a atividade turística apenas trazia danos e impactos às suas comunidades.
De fato, ao debater osconceitos do turismo étnico, se faz necessário aprofundar o tema, considerando as consequências deixadas pela atividade turística em vários destinos, em especial àquelas relacionadas a determinado grupo ou comunidade étnica.
Por essa razão, qualquer atividade destinada ao turismo étnico tem de ser muito bem estudada, discutida, avaliada, para depois ser aplicada aos anseios e necessidades de comunidades indígenas, quilombolas, judias, italianas, japonesas, dentre outras.
Etnoturismo
Etnoturismo é o tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas.
Este tipo de turismo é uma fonte de renda para as aldeias, que conseguem se sustentar financeiramente através deste tipo de negócio.
Etnoturismo é uma denominação para o segmento do turismo que trata a etnicidade como um produto turístico. Esse conceito apresenta ainda diversas vulnerabilidades epistemológicas pois se caracteriza por ser uma atividade estritamente relacionada a alternativa para geração de renda. Estudos apontam a partir de uso de ferramentas que mensuram o ciclo de vida de localidades turísticas, apresentam aceleração de saturação social e degradação de recursos naturais.
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Saiba Mais
Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico
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Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
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