segunda-feira, 6 de julho de 2020
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Turismo Rural - Segmento do Turismo
A partir de 1990 o turismo rural surge no Brasil como campo do turismo ao interessa-se pela dinâmica do espaço rural. A prática do turismo em área rural propõe ao produtor rural uma alternativa de renda, dando-lhe condições econômicas para a permanência na propriedade. As potencialidades turísticas encontradas nas comunidades rurais têm caráter histórico e cultural que podem ser agregados à visitação de turistas as suas propriedades. O turismo rural na agricultura familiar é o segmento que propicia a inclusão do homem do campo em sua instância participativa com o agricultor rural. Dentre as atividades não agrícolas destacam-se: os serviços e equipamentos turísticos, hospedagem, transporte e alimentação
Embora a visitação a propriedades rurais seja uma prática antiga e comum no Brasil, apenas há pouco mais de vinte anos passou a ser considerada uma atividade econômica e caracterizada como Turismo Rural. Esse deslocamento para áreas rurais começou a ser encarado com profissionalismo na década de 80, quando algumas propriedades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, devido às dificuldades econômicas do setor agropecuário, resolveram diversificar suas atividades e passaram a receber turistas.
O Turismo Rural pode ser explicado, principalmente, por duas razões: a necessidade que o produtor rural tem de aumentar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos; e a vontade dos moradores urbanos de encontrar e reencontrar raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.
Sendo assim, a conceituação de Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais, à sociedade, e ao campo afetivo. Com base nesses aspectos, define-se que
Conceituação: Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade
No Brasil, o turismo rural passa a ser conceituado a partir de 1999 com forte influência europeia. As definições sobre TR são voltadas a sua inserção no mercado com a prática de diversos segmentos do turismo em caráter de complementação, por isso, o conceito se torna amplo.
Assim, entende-se o Turismo no Espaço Rural como um recorte geográfico, no qual o Turismo Rural está inserido,18 posição também adotada pelo Ministério do Turismo, que considera por Turismo no Espaço Rural ou em Áreas Rurais:
“Todas as atividades praticadas no meio não urbano, que consiste de atividades de lazer no meio rural em várias modalidades definidas com base na oferta: Turismo Rural, Turismo Ecológico ou Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Saúde, Turismo Cultural, Turismo Esportivo, atividades estas que se complementam ou não”.
A definição de Turismo Rural adotada pelo Ministério do Turismo é resultado de uma ampla discussão com diversos representantes do setor e fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade.
Para melhor entendimento do conceito, são esclarecidos os termos a seguir:
Atividades turísticas no meio rural: As ati
vidades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de:
• hospedagem
• alimentação
• recepção à visitação em propriedades rurais
• recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural
• outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.
Obs: o agenciamento e o transporte turístico emissivo e a operação,
que de modo geral ocorrem em ambientes urbanos, são considerados
operadores de mercado que viabilizam a prática do Turismo Rural.
Meio rural
A concepção de meio rural aqui adotada baseia-se na noção de território, com ênfase no critério da destinação da terra e na valorização da ruralidade. Assim, considera-se território um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo cidades e campos, caracterizados por critérios multidimensionais, como ambiente, economia, sociedade, cultura, política e instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial. Nos territórios rurais, tais elementos manifestam-se, predominantemente, pela destinação da terra, notadamente focada nas práticas agrícolas, e na noção de ruralidade, ou seja, no valor que a sociedade contemporânea concebe ao rural. Tal valor contempla as características mais gerais do meio rural: a produção territorializada de qualidade, a paisagem, a biodiversidade, a cultura e certo modo de vida, identificadas pela atividade agrícola, a lógica familiar, a cultura comunitária, a identificação com os ciclos da natureza.
Comprometimento com a produção agropecuária
É a existência da ruralidade, de um vínculo com as coisas da terra. Desta forma, mesmo que as práticas eminentemente agrícolas não estejam presentes em escala comercial, o comprometimento com a produção agropecuária pode ser representado pelas práticas sociais e de trabalho, pelo ambiente, pelos costumes e tradições, pelos aspectos arquitetônicos, pelo artesanato, pelo modo de vida considerados típicos de cada população rural.
Agregação de valor a produtos e serviços
A prestação de serviços relacionados à hospitalidade em ambiente rural faz com que as características rurais passem a ser entendidas de outra forma que não apenas focadas na produção primária de alimentos. Assim, práticas comuns à vida campesina, como manejo de criações, manifestações culturais e a própria paisagem passam a ser consideradas importantes componentes do produto turístico rural e, conseqüentemente, valorizadas e valoradas por isso. A agregação de valor também faz-se presente pela possibilidade de verticalização da produção em pequena escala, ou seja, beneficiamento de produtos in natura, transformando-os para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.
Resgate e promoção do patrimônio cultural e natural
O Turismo Rural, além do comprometimento com as atividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, na definição de seus produtos de Turismo Rural, devem contemplar com a maior autenticidade possível os fatores culturais, por meio do resgate das manifestações e práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, os “causos”, a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural.
Considerado uma derivação do Turismo Rural, o termo Agroturismo é adotado em alguns locais como o Estado do Espírito Santo, sendo respeitado os dois termos – Turismo Rural e Agroturismo. O que se denomina Agroturismo compreende as atividades turísticas internas à propriedade, que geram ocupações complementares às atividades agrícolas, as quais continuam a fazer parte do cotidiano da propriedade, em menor ou maior intensidade.
Outras terminologias são utilizadas pelo País afora para se referirem ao Turismo Rural ou ao Turismo no Espaço Rural: turismo na natureza, turismo de interior, de granja, de aldeia, alternativo, endógeno, verde, campestre, sertanejo, agroecoturismo, ecoagroturismo, agroecológico, dentre outras.
Essas modalidades são criadas por diferentes abordagens e classificações e definidas por múltiplos critérios, variando “ao sabor da criatividade e da imaginação de empresários e especialistas”.22 Além das já descritas, outras duas merecem destaque por serem bastante representativas no segmento de Turismo Rural.
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Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.
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Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)
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