Turismo de negócio apresenta grande importância para crescimento da economia, pois esse tipo especifico de turista agrega a localidade além da receita financeira, quando satisfeito passa a proporcionar visitas com maior frequência, além do fato de ser um multiplicador de opiniões positivas que atrairão novos turistas ao local.
Fato é que alguns tipos de eventos podem, também, proporcionar a concretização de negócios, o que dificulta a tarefa de distingui-los. Além disso, podem pressupor a utilização de estruturas comuns, como centros de convenção, hotéis, salas e outros espaços específicos. Tal quadro levou a (Mtur) consolidar a denominação “Turismo de Negócios e Eventos” como um único segmento, caracterizando ainda mais essa inter-relação, embora possam ocorrer de forma independente. Turismo de Negócios e Eventos
Desta forma:
Turismo de Negócios e Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.
Conceituação: Conjunto de atividades turísticas decorrente de encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social, decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, ou para conhecer mercados, estabelecer contatos, firmar convênios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços.
É definido como um "conjunto de atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos diversos setores da atividade comercial ou industrial ou para conhecer mercados,estabelecer contatos, firmar convênios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços, ou seja, é o turismo cujo foco principal é revertido ao profissional ou as reuniões de caráter corporativo.
Apesar das reuniões de negócios acontecerem esporadicamente, há um grande interesse por parte das ofertantes de serviços de hospedagem e companhias aéreas neste segmento turístico. As viagens de negócios tornaram-se parte importante da indústria do turismo e da hospitalidade. As empresas aéreas e as de aluguel de carro e de hospedagem têm um interesse particular nesse segmento porque ele não é tão inconstante quanto às viagens de lazer. Apesar de a demanda por viagens de negócios ser elástica, ou seja, apesar de ela flutuar conforme as condições econômicas, ela não é tão elástica quanto a demanda por viagem de lazer.
É interessante colocar que o turismo de negócios atualmente tem passado por momentos inovadores, acrescentando-se nos tempos livres dos executivos, durante as viagens de trabalho, opções de entretenimento direcionadas, além de outras formas de tirar das reuniões a sensação cansativa que os locais padrões muitas vezes causam, utilizando-se para este fim a mudança de ambiente.
O segmento é amplo. Nele incluímos o turismo corporativo, convenções, congressos, eventos mistos e eventos socioculturais. É um dos segmentos que mais favorece financeiramente a atividade turística, pois faz uso de equipamentos adicionais ao turismo como: tecnologia; profissionais capacitados; espaços para feiras e congressos; e etc. Seu grande impacto gera milhares de postos de trabalho e desenvolve regiões de forma significativa. Hoje, não temos como não considerar a cidade de São Paulo quando falamos de negócios. O destino recebe milhares de viajantes do segmento e é um dos principais destinos do país quando falamos de turismo de negócios.
Assim entende-se que o turismo de negócios busca abarcar a população que viaja a trabalho, fornecendo a eles acomodação, entretenimento e serviços em estilos personalizados. A identificação desta atividade se dá pela compreensão de todos os elementos que caracterizam o deslocamento voluntário com propósito de desenvolver empreendimentos com fins lucrativos. E como pôde ser percebido, trata-se de uma atividade com crescimento acelerado, uma vez que o progresso profissional ainda ocupa lugar de destaque na busca de realizações do indivíduo.
Os turistas de negócios, apesar de estarem viajando a trabalho, acabam fazendo uso dos mesmos serviços daqueles que vão a passeio. Além disso, podem usufruir dos mesmos atrativos de lazer nos seus momentos livres e de descontração, o que gera benefícios para o local de destino. Sendo assim, o turista de negócios, possui os mesmos encantos para as empresas de hospedagem, ou seja, utilizam passagens, lazer, alimentação, entre outros.
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Saiba Mais
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Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.
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