O Turismo de eventos é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, cientifico ou profissional, cultural incluindo ainda o consumo e entretenimento. Tendo como principais sub-categoria o turismo de congresso e o turismo de convenção.
O turista deste segmento caracteriza-se pela sua efetiva presença como ouvinte, “participante” ou palestrante em congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, reuniões, ciclos, sínodos, concílios, feiras, festivais, encontros culturais entre outras tipologias de evento.
Conceituação: Segmento do turismo que cuida dos vários tipos de eventos que se realizam dentro de um universo amplo e diversificado, com importante expressão da atividade humana, gerando benefícios para o local que os sedem, atraindo visitantes, acarretando impacto econômico significativo, entre outros.
Esta modalidade de Turismo pode ser sub-categorizada observando a relação da tipologia de evento e o seu público alvo, entidade organizadora ou finalidade.
Classificação
Congresso - Sub-categoria que tem como membros de uma entidade de classe, profissional, setorial de uma mesma área do conhecimento.
Convenção - O público focado neste segmento é exclusivamente interno. Participantes de um partido, empresa, religião com o objetivo de motivar, treinar, integração de grupos ou mesmo lazer.
Feira - Tendo caráter comercial focado habitualmente em um específico segmento de mercado consumidor.
Festival - Evento artístico cujo espectador é atraído por um estilo artístico podendo ser musical ou mesmo literário.
Para o planejamento do Turismo o mercado de eventos constitui-se como uma atividade que agrega valor ao produto turístico permitindo minimizar os efeitos da sazonalidade em destinos que antes viviam exclusivamente de temporadas turísticas.
O setor do turismo pode ser considerado segundo uma visão sistêmica, como um conjunto de serviços complementares e que englobam negócios diversos relacionados diretamente com: atividades ou características motivadoras dos deslocamentos ou viagens (esportes, praias, cultura, etc.); os serviços de alojamento (apartamentos, pousadas, hotéis, etc.); a alimentação (restaurantes e outros estabelecimentos relacionados); o comércio em geral; o sistema de transportes (táxis, comboios, metrôs, cruzeiros, carros de aluguel, aviões etc.); os serviços de intermediação entre o núcleo emissor e o destino turístico (agências de viagens, operadores turísticos etc.); instituições financeiras e imobiliárias; serviços de assistência (seguradoras, serviços médicos, assistência a veículos etc.); serviços de apoio aos visitantes, e outros mais que compõe o amálgama dos serviços do setor do turismo em seus diversos tipos e formas.
O turismo de eventos é um dos segmentos turísticos que mais cresce no mundo, representando um dos maiores e mais importante segmento da economia ligada ao turismo, negócios e lazer. Assim, Andrade (2002, pág. 90) afirma que este tipo de atividade será sempre considerado como a que “proporciona o maior retorno econômico e social sobre o investimento”. O produto evento tem cada vez mais importância porque não está submetido às normas da sazonalidade da indústria turística, constituindo-se até mesmo na área menos atingida nos períodos de crise. Em decorrência, torna-se um grande gerador/distribuidor de renda/divisas, estimulando paralelamente a criação de empregos. (ANDRADE, 2002, pág. 152)
Sendo o oposto do turismo convencional, o turismo gerado pela realização de eventos ou turismo de eventos, como tem sido denominado por estudiosos, vem como uma solução para o grande problema da sazonalidade que atinge os hotéis no período considerado de baixa temporada. Eventos bem produzidos garantem a chegada de turistas de várias regiões do país e até do mundo, que na sua maioria irá consumir todos os tipos de serviços oferecidos. Fica clara, com isso, a importância sócio-econômica de um evento para um determinado município.
.
Saiba Mais
Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico
Conheça o dicionário de turismólogia que reúne aproximadamente seis mil conceitos e explicações de verbetes, termos e expressões, inclusive alguns em língua estrangeira já incorporados ao nosso vocabulário, usados em atividades com elevado grau de inter-relacionamento e integração, como é o caso do turismo, atividades turísticas, gastronômicas e hoteleiras. Tem por objetivo auxiliar estudantes e pessoas que desempenham trabalhos profissionais ligados a elaboração, análise e acompanhamento de projetos relacionados com estas áreas de conhecimento.
Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.
0 comentários:
Postar um comentário