quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Parque Nacional do Caparaó - Turismo no Espírito Santo (ES)



O 'Parque Nacional do Caparaó' foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado então pelo presidente Jânio Quadros. Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Parque possui 31.800 hectares de área.

O parque está localizado na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais e ocupa sete cidades do lado capixaba e quatro do lado mineiro. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. O Pico da Bandeira, com 2.891 metros, ponto mais elevado do parque, localiza-se na divisa dos estados. O Pico do Cristal, com 2.769 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), a Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.

Este parque é uma das mais representativas áreas de Mata Atlântica em território capixaba, que além de cobrir boa parte da Serra do Caparaó, também é encontrada nas encostas das Serras do Castelo, do Forno Grande e da Pedra Azul. A Serra do Caparaó é uma ramificação da Serra da Mantiqueira, se interligando com as Serras do Brigadeiro e do Pai Inácio em Minas Gerais.

Atrações
Os principais atrativos do parque são caminhadas em áreas de floresta, campos de altitude e observação de aves. As trilhas, banhos em cachoeira e piscinas naturais são opções para o turismo no local.



Cachoeira Bonita
- A cachoeira Bonita: localizada no rio José Pedro a uma altitude de 1.750 m, encontra-se nas proximidades do acampamento da Tronqueira e a cerca 5,5km da Portaria de Alto Caparaó.

O rio José Pedro é o marco divisório entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O acesso é realizado por estrada e trilha. A cachoeira tem 80 m de queda e é preciso fazer uma trilha de 300 metros. A meio caminho da trilha existe um mirante natural, com plataforma de madeira.

Cachoeira da Farofa
- Cachoeira da Farofa: tem acesso a partir da Portaria de Pedra Menina, da qual dista cerca de 6 km. A cachoeira localiza-se no rio São Domingos e o acesso é feito por estrada parcialmente pavimentada e uma curta trilha de fácil acesso. Consiste em uma série de quatro cachoeiras associadas a poços de água muito límpida.

Da portaria, são 6 km de percurso até a cachoeira. O acesso é fácil e você caminhará em meio a espécies da fauna e flora típicas da Mata Atlântica. Ao chegar, é só aproveitar as quatro quedas d'água e se deliciar com um banho nos poços de águas limpas e claras do rio São Domingos.

Cachoeira do Aurélio
- Cachoeira do Aurélio: é possível ser alcançado a partir da Portaria de Pedra Menina (ES) por estrada parcialmente pavimentada (cerca de 4 km) e um trilha de 1 km. A cachoeira é formada pelo rio São Domingos, com sequência de quedas e poços.

O local é de grande interesse paisagístico devido à cachoeira de consideráveis proporções, mas também devido à diversidade de tipos de vegetação no caminho de acesso, alguns dos quais, no entanto, de grande fragilidade, especialmente por encontrarem-se sobre solo alagado.


Vale Encantado
- O Vale Encantado é formado pelo Rio José Pedro, a montante da Cachoeira Bonita, e localiza-se a 500 metros do acampamento da Tronqueira, em bifurcação da trilha que leva ao Pico da Bandeira. Situado a 7 km da Portaria de Alto Caparaó.

O vale é formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais e pode ser atingido facilmente por trilha com cerca de 400 m, ou 10 a 15 minutos de caminhada.

Caparaó significa “águas cristalinas que rolam das pedras” em tupi, o nome faz juz ao lugar.




Vale Verde
- O Vale Verde localiza-se no Rio Caparaó próximo à administração do Parque e a cerca de 800 metros da Portaria de Alto Caparaó.

O acesso ao local é possível, inclusive para automóveis de passeio em qualquer época do ano.

O vale é formado por uma série de cachoeiras e poços naturais ao longo do Rio Caparaó. A área possui infraestrutura para fazer churrascos e piqueniques.
Gruta do Jacu
- A Gruta do Jacu é uma trilha de 200 metros de comprimento e um metros de largura e começa em escadaria de concreto na área de piquenique do Vale Verde. Existem alguns poços naturais.

Pedras Duas Irmãs
- A Pedras Duas Irmãs é um maciço rochoso de 2.600 metros de altitude, localizado nas proximidades do acampamento da Casa Queimada, a partir da entrada de Pedra Menina do Parque e a 60 km da sede do Parque em Alto Caparaó.

Para chegar ao local, é necessário percorrer a estrada que leva da Portaria Pedra Menina ao acampamento da Casa Queimada com trechos de difícil transposição por automóveis de passeio.

Depois o local deve ser atingido a pé, por trilha com sinalização deficiente.


Pico da Bandeira:
- O Pico da Bandeira tem 2.892 metros de altitude e é o terceiro ponto mais alto do Brasil. É possível avistar o Pico do Cristal, Pedra Menina e Pico do Calçado. O Pico da Bandeira é o principal atrativo do Parque e frequentado especialmente nos meses de inverno. O caminho é realizado a pé, a primeira parte da trilha, entre a Tronqueira e o Terreirão poder ser percorrida entre duas e três horas.
A partir daí, uma trilha mais curta, porém íngreme, leva ao cume do Pico da Bandeira, em cerca de 2hs de caminhada (cerca de 4 hs ida e volta). 

No ano de 1859, o imperador Dom Pedro II,pediu que fosse hasteada uma bandeira do império no ponto mais alto do Brasil, surgiundo no nome Pico da Bandeira (2.892m). Até o ano de 1968, foi considerado o ponto mais elevado do Brasil, perdendo o titulo para os picos: Neblina(3014m) e 31 de Março (2992m) após nova demarcação na fronteira brasileira com a Venezuela.



Pico do Cristal
- O Pico do Cristal também está situado próximo aos outros picos e tem 2.798 metros de altitude. Para acessar ao Pico do Cristal, deve-se tomar o caminho que parte da porção final da trilha que leva ao Pico da Bandeira. A primeira parte do percurso passa por brejos, parte deste trajeto possui vegetação de campos alagados sobre solo de turfa, que permanece alagada grande parte do ano e é, portanto, bastante sensível ao pisar. Após este local, existem três pequenas lagoas naturais (as Três Lagoas), onde se formam lâminas de gelo nos períodos mais frios.

Ainda há uma laje de pedra plana e de fácil transposição, seguida por uma pequena descida. A subida final passa por lajes de pedras íngremes e lisas de acesso difícil e bastante perigoso.

Aspectos naturais
Além das trilhas, os visitantes podem aproveitas os banhos de cachoeiras e piscinas naturais, além de apreciar a vista da Serra do Caparaó.



Dentro do Parques
(Portaria do Parque por Espírito Santo)

O parque dispõe de áreas de educação ambiental, acampamento, escaladas ao Pico da Bandeira, visitação, estudos e pesquisas. Nem todo o parque é aberto ao público, pois ali tem recuperação de áreas degradadas e áreas destinadas a vida selvagem. O parque é um interessante ponto de visitação, possui vistas lindas de diversos pontos.

O Parque Nacional do Caparaó possui duas portarias de acesso, localizadas no município de Alto Caparaó – MG, onde também funciona a sede administrativa da UC e em Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto – ES, pelas quais o visitante pode conhecer o Pico da Bandeira e diversos outros atrativos do Parque, entre, mirantes, vales, cachoeiras e piscinas naturais belíssimas, que estão abertos ao público para visitação durante todo o ano.

(Portaria do Parque por Minas Gerais)

No parque o visitante pode contar ainda com quatro áreas de acampamentos localizadas na parte alta da Unidade de Conservação, sendo pela portaria de Alto Caparaó em MG, os acampamentos da “Tronqueira” e “Terreirão” - e pela Portaria de Pedra Menina no ES – os acampamentos da “Macieira” e “Casa Queimada”.

Os acampamentos do parque são estruturados com postos de funcionários, banheiros públicos, lava-pratos, mesas, bancos e churrasqueiras, estas últimas disponíveis apenas no acampamento da “Macieira”.


Poço Encantado
Uma das mais belas paisagem é o Poço Encantado, no Parque Nacional do Caparaó, na divisa com Minas Gerais. É parada obrigatória a todos os turistas, beleza exuberante acima de 1.970 metros de altitude, considerados por todos que lá visitam a piscina de Deus.



Topônimo
"Caparaó" é uma referência ao Rio Caparaó e à Serra do Caparaó.

Relevo e Clima
A UC tem variações de altitude de 900 metros na sua cota mais baixa, atingindo 2.890 metros no Pico da Bandeira.
O clima na região é de temperaturas amenas, entre 19° e 22ºC. Nos locais mais elevados, durante os meses de junho e julho, as mínimas podem atingir 4º C negativos com a ocorrência de geadas.
O período de novembro a janeiro é mais chuvoso e de abril a setembro ocorre intensa estiagem no local.

Fauna e flora
"Papagaio-de-peito-roxo"

No parque são conhecidas 350 espécies de aves, 67 de mamíferos (como morcegos, preá, gambá, jaguatirica, lontras, veados, antas e pumas), mais de 50 mil espécies de insetos, répteis e 64 espécies de anfíbios.

Na lista de espécies ameaçadas e protegidas da UC, estão: o papagaio-de-peito-roxo, o gaviã-pomba, o muriqui-do-norte, o gato-do-mato, o mato-maracujá, o tamanduá-bandeira, a onça-parda e a rãzinha.

A UC contém um número significativo de espécies que constam da lista brasileira e ou das listas estaduais de espécies ameaçadas de extinção, assim como contém um número significativo de espécies cujas populações estão sobre-explotadas.

A flora é característica da Mata Atlântica e campos de altitude. Destacam-se espécies como angicos, quaresmeiras, palmeiras, jequitibás e outras exclusivas desse ecossistema.

Geografia - Localização
Situa-se na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que 79,4% de sua área está dentro do território capixaba. Suas coordenadas estão entre 20º19’ e 20º 37’ S de latitude e entre 41º43’ e 41º53’ O de longitude.

A região do parque está situada a 300 km da capital capixaba Vitória, com acesso pela localidade da Pedra Menina em Dores do Rio Preto, e a 340 km da capital mineira Belo Horizonte, com acesso pelo município de Alto Caparaó.

Altitude
A elevação média é de 997 metros na sua cota mais baixa, atingindo 2.891 metros no Pico da Bandeira, sendo este o terceiro maior desnível do Brasil.

História
Por volta de 1859, o imperador Dom Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do império no pico mais alto da Serra do Caparaó. Acredita-se que a denominação Pico da Bandeira se deva a este fato.

A Serra do Caparaó ainda foi palco da Guerrilha do Caparaó, instabilidade política ocorrida em 1964. Em 1967, a Guerrilha do Caparaó foi debelada pela Polícia Militar de Minas Gerais e não pelas Forças Armadas, que lá chegaram após comunicado da Polícia Militar relatando a prisão dos revolucionários.

Os guerrilheiros, já enfraquecidos e doentes devido ao clima e a dificuldades de sobrevivência num local tão inóspito, foram delatados por um dono de farmácia de Espera Feliz, na época pertencente ao município de Carangola. Os policiais comunicaram o fato ao comando do batalhão, que enviou apenas mais um pequeno efetivo, que foi ao local e os prendeu. Há relatos de que diversos feridos na Guerrilha foram levados ao hospital Casa de Caridade em Carangola.

Histórico
A origem do nome Caparaó é indígena e significa “águas que rolam das pedras”.
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na Unidade de Conservação (UC) cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.

A Unidade abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. Os maiores picos ficam na divisa dos estados, destacando-se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.


Ingressos
Valor do ingresso individual é R$ 11 para brasileiros ou cidadão do MERCOSUL, para estrangeiro o valor é R$ 22,00 e o pernoite por pessoa é R$ 6,00
Menores de 12 anos de idade e maiores a partir de 60 anos são isentos de taxas.

Localização
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo, a 280 km de Belo Horizonte. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Por isso a região é muito procurada por montanhistas.

O parque abrange os municípios de Ibitirama, Iúna, Irupi, Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço no Espírito Santo e Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Espera Feliz e Caparaó em Minas Gerais.

Acessos
O parque atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno. Os turistas vêm principalmente em busca do clima frio, e para chegarem ao cume do Pico da Bandeira por conta da sua conhecida vista do nascer do Sol no cume da montanha, do Pico do Cristal. Também há quem venha em busca de tranquilidade.

Os municípios possuem paisagens intocadas, tanto do lado mineiro, quanto do lado capixaba.

Seus principais acessos são o Portal Pedra Menina no município de Dores do Rio Preto(ES) por onde se chega a Casa Queimada, início da trilha via Caparaó-Capixaba para o Pico da Bandeira, e o Portal Alto Caparaó no município de Alto Caparaó(MG) com estrada até o mirante do acampamento Tronqueira, origem da trilha pela vertente mineira ao referido Bandeira.



O QUE FAZEMOS

MISSÃO:
“Preservar o ecossistema do Parque Nacional do Caparaó e sua zona de amortecimento, para as gerações atuais e futuras, por meio da integração permanente e harmônica com as comunidades do entorno, promovendo à educação ambiental, o apoio a pesquisa cientifica e estrutura para as atividades de lazer em contato com a natureza.”

VISÃO DE FUTURO:
“Ser reconhecido pela comunidade do entorno como um projeto da própria comunidade.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proteger o pico da bandeira,
Proteger amostras representativas de ecossistemas de "campos de altitude", e da floresta sub-caducifolia tropical.
Proteger espécies endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora
Assegurar uma visitação de qualidade e atividades de lazer em contato com a natureza.

Contato
Vale Verde, Zona Rural - Alto Caparaó (MG)
CEP: 36.979-000
Telefones:
32 3747 2086 (Setor de Reservas)
32 3747 2943 (Sede Administrativa)
Secretaria de Turismo de Caparaó Tel: 32 3747 2507

Fontes:
https://www.altocaparao.mg.gov.br
http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/
https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_do_Capara%C3%B3

Um comentário:

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.