quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Canela na Região das Hortênsias - Turismo Serra Gaúcha - RS



Canela é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, e faz divisa com as cidades de Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Três Coroas. A cidade é conhecida por atrações turísticas como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.

Um dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Sul, a cidade de Canela teve seu primeiro núcleo urbano formado em 1903, quando o Coronel João Ferreira Corrêa da Silva se instalou no local. Em 28 de dezembro de 1944, a Lei Estadual nº 717 criou o município, que foi instalado quatro dias depois em 1º de janeiro de 1945.

Localiza-se a uma latitude 29º21'56" sul e a uma longitude 50º48'56" oeste, estando a uma altitude de 837 metros. Sua população estimada em 2018 foi de 44.489 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Possui uma área de 252,91 km², representando 0,0947 por cento do território gaúcho.

As cidades, Gramado e Canela, possuem arquitetura Européia e as temperaturas abaixo de zero as deixam ainda mais pitorescas. “Gramado não é Gramado sem Canela”

Turismo

Ao lado de Gramado — cidade distante 6 km de Canela —, o município é um dos principais destinos turísticos brasileiros, contando com rede hoteleira abrangente, desde pequenas hospedarias até hotéis confortáveis. A cidade começou a despontar para o turismo com a abertura de um cassino, no Palace Hotel, em 1944, atraindo visitantes do centro do país e de países vizinhos. No ano seguinte, com a proibição do jogo no Brasil, o turismo sofreu um duro golpe, reduzindo por anos a atividade turística no município.

Em 2004, é criado o Grupo de Pousadas da Serra Gaúcha, em uma iniciativa capitaneada pelo Sebrae, com o intuito de fortalecer os hotéis e pousadas da região e melhorar seus serviços e a qualificação de seus colaboradores. O grupo reúne 14 pousadas, de Canela, Gramado e Nova Petrópolis, facilitando promoções conjuntas, permitindo um planejamento e uma racionalização na divulgação do município, além de oferecer vantagens para os hóspedes, com um cartão chamado de Hóspede Vip, que dá descontos em diversos estabelecimentos da região.



As principais atrações turísticas são: Parque do Caracol, Catedral de Pedra, Mirante Laje de Pedra, Museu do Automóvel de Canela, Alpen Park, Mundo a Vapor, Parque da Ferradura, entre outras.

Catedral de Pedra
A Catedral de Pedra de Canela, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo portal de noticias Terra. Após a eleição, ela ganhou um sistema de iluminação externa. A noite quando as luzes são acessas, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, uma vista deslumbrante para os moradores e turistas de Canela.

Na época que antecede o Natal, a Catedral de Pedra, ganha uma decoração esplêndida, momento marcante é a descida do Papai Noel do alto da torre da Catedral.Esse momento é aguardado por milhares de turistas que estão na cidade de Canela. Diariamente, a noite de Canela é iluminada por um espetáculo de luzes e som ao redor da igreja mais visitada da Serra gaúcha: a Catedral de Pedra.

A enorme e majestosa estrutura ganha cores projetadas em sua fachada, enquanto uma música toca acompanhando o movimento das luzes.
O espetáculo é gratuito e acontece em dois horários, sempre com duração de 15 minutos: às 20h30 e 21h30.

A paróquia de Nossa Senhora de Lurdes foi criada em 1937, mas a construção da catedral começou somente em 1953 e foi finalizada em 1987. O impactante estilo gótico inglês, desenhado pelo arquiteto Bernardo Sartori, oferece uma vista memorável para quem está na Avenida Felisberto Soares, uma das principais do centro da cidade. No seu interior, vitrais com Nossa Senhora, Via Sacra e uma grande escultura da Santa Ceia ornamentam uma nave que pode abrigar até 800 pessoas sentadas. A torre, com 65 metros de altura, possui um carrilhão de 12 sinos de bronze
trazidos da Itália. Está aberta diariamente das 8h às 18h e vale uma visita.
A Catedral de Pedra fica na Praça da Matriz, 69, Canela – RS.

Natal de luzes na Catedral de Pedra.


 Bondinhos aéreos Parque da Serra
O Bondinhos Aéreos Parques da Serra possibilita ao visitante contemplar a Cascata do Caracol pois fica 750 metros acima do nível do mar e está inserido no Bioma da Mata Atlântica, recheada de pinheiros (araucárias) por todos os lados. E para apreciar tudo isso, o Bondinhos Aéreos é a melhor alternativa, já que proporciona uma vista espetacular do lugar, sob um ângulo diferente.
Estação Central – O visitante embarca (e desembarca) na Estação Central, a 60 metros de altura. É neste local também que está à praça de alimentação, lojas de souvenirs e um mirante que permite uma vista espetacular.

e a natureza do vale que cerca todo o empreendimento por um ângulo privilegiado. Inédito no Rio Grande do Sul os 12 Bondinhos Aéreos teleféricos são fechados e transportam até oito pessoas no trajeto total de 840m, tendo a vista para a Cascata do Caracol como ponto alto do passeio.

Estação Campos de Canella
Resgatando a história de Canela e sua relação direta com trens e trilhos, a Estação Campos de Canella revitaliza a histórica Estação Férrea de Canela e constrói uma nova referência turística no coração da cidade com espaços de cultura e entretenimento, além de quiosques comerciais e de um centro de gastronomia com cafés, cervejarias e restaurantes. O projeto deve ser totalmente finalizado até julho de 2020.

A locomotiva original foi restaurada e agora tem seus vagões abertos ao público. Esse é o mais novo destino turístico da cidade, que reúne ao mesmo tempo o passado e o futuro da cidade.

Laje de Pedra
O Mirante Laje de Pedra está localizado dentro de um condomínio com belas casas e junto ao Hotel Laje de Pedra.

Você poderá fazer caminhadas relaxantes no Laje de Pedra, entre as ruas arborizadas com lindas flores, aproveitar desses momentos junto a natureza para revigorar suas energias.

Faz um convite especial para quem gosta de contemplar a natureza e visite o Laje de Pedra, para sentir a paz dentro do coração, sentir o perfume que as flores e árvores exalam, sentir a brisa suave do vento e o sol batendo em seu rosto.

Mundo a Vapor
O Mundo à Vapor é um lugar que encanta adultos e crianças de todas as idades. Uma história onde o impacto dramático causado pela perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura, é apenas o início das surpresas que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor, localizado na rodovia Canela-Gramado.

Aqui, os visitantes podem encontrar diversas atrações como: a menor fábrica de papel do mundo, siderúrgica, olaria, ferraria, granja de arroz, trator agrícola, serraria, moinhos de ventos e muito mais. 

Mundo de Chocolate
Imagine um mundo inteiro de chocolate sim o Mundo de Chocolate, Inaugurado em 2015 o primeiro parque das Américas dedicado à iguaria. Ao todo são mais de 200 peças, distribuídas em 3 mil m², que juntas somam 30 toneladas de chocolate, entre estátuas (que chegam a quatro metros de altura e uma tonelada), réplicas de monumentos, objetos e atrações turísticas, como a Casa Branca, a Torre Eiffel e o Monte Rushmore são as atrações do parque, que ainda tem um rio de chocolate.

História – O parque conta a história dos personagens Sr. Suisse e sua neta Avelã, antigos moradores de uma fábrica de chocolate, na cidade de Lugano, na Suíça. Para realizar o sonho da menina de conhecer o mundo, o avô conta a história de outros países, recriando as paisagens em chocolate. Depois de visitar diferentes destinos, os dois chegam a Gramado, local escolhido para que Avelã possa recriar suas próprias esculturas do doce, lembrando-se dos lugares por onde passou, criando assim, seu próprio mundo de chocolate.

Museu do Automovel
Inaugurado em Julho de 2016, o Museu do Automóvel de Canela, é mais recente ponto turístico da cidade, trazendo aos admiradores de carros antigos, inúmeros modelos de carros de várias épocas que marcaram gerações e fizeram história no meio automobilístico.

A idéia do Museu de carros antigos em Canela foi dos irmãos Azambuja, colecionadores de carros antigos, que possuem grande acervo contando a história da industria automotiva nacional e mundial, além das motocicletas da época. Dentro do Museu de Carros de Canela, há uma loja onde os visitantes podem comprar, camisetas, bonés, carrinhos, entre outros.

Museu dos Beatles
O 1º Museu dos Beatles do Brasil, convida a viajar pelo universo dos 4 garotos de Liverpool, através de um tour organizado cronológico e geográfico, pela vida e obra dos integrantes da maior e mais fantástica banda de todos os tempos. Com mais de 1000 itens, que vão desde material discográfico (como LP's, K-7's, DVD's, CD's, Magazines), revistas, livros, instrumentos, e até mesmo figurinos, entre outros. O visitante terá a oportunidade de entender a importância e o legado da banda na música e no cotidiano do mundo todo.

Parque da Ferradura
A natureza presenteou a cidade de Canela com o Parque da Ferradura, uma natureza exuberante, que enche nossos olhos com suas belezas naturais, e nos surpreende com seus animais silvestres que habitam no Parque Vale da Ferradura.

No alto do canyon de 420 metros de extensão está localizado o Vale da Ferradura - onde o Rio Santa Cruz forma a ferradura que dá nome ao lugar. A vista privilegiada da cascata do Arroio Caçador, o verde e o ar puro são complementos perfeitos para as 4 trilhas, os 3 mirantes e a estrutura de 8 churrasqueiras, playground e lanchonete, numa área total de aproximadamente 200 hectares. O Vale da Ferradura possui variados micro-habitats, com áreas mais expostas a incidência solar, aos ventos e sujeitas a interferência humana, bem como áreas totalmente protegidas, sombreadas, úmidas e sujeitas a inundações periódicas. A preservação destes remanescentes aliada à atividade de educação ambiental ao mesmo tempo que ao ócio, como forma de lazer recreativo, é extremamente importante. O parque é denominado de Vale da Ferradura, porque há uma curva em forma de ferradura que o rio cai. Quando você ouvir a expressão: “lá onde o rio faz a curva”, lembre-se que esse lugar existe e está em Canela.

Parque das Sequoias
O Parque das Sequóias destina-se àqueles que apreciam a natureza, especialmente espécies de árvores de cinco continentes. O Parque foi destaque na afiliada da Rede Globo do Rio Grande do Sul.

O Parque das Sequóias é considerado uma das maiores coleções de coníferas (árvores que possuem frutos em forma de cone) do mundo. Muitas espécies de árvores foram trazidas dos cinco continentes, para serem admiradas e principalmente preservadas.

Ao entrar no Parque das Sequóias, você receberá um mapa com indicativos das trilhas que passam por cascatas com 20 metros de queda e as principais árvores do parque. São mais de 100 tipos todas com placas indicativas, entre elas as que recebem maior destaque são:

Sequóias – as árvores sequóias do parque, já passam dos sessenta anos e possuem 35 metros de altura e um diâmetro de um metro e meio. Elas podem atingir 3.000 mil anos, com 120 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Essa espécie é nativa dos Estados Unidos, é considerada a árvore mais alta do mundo.

Parque do Caracol
O parque do caracol fica a sete quilômetros do centro possui 25 hectares de área. Venha desfrutar, tirar fotos e filmar nesse parque cheio de atrações com passeio em trilhas, cachoeiras e trem, que é realizado com o maquinista Zé do Apito que vai contanto a história da imigração do sul do país e as viagens iniciais de trem na região.

O parque está localizado em uma área de preservação onde foram instalados modernos bondinhos em meio à natureza. Os visitantes têm a opção de desembarcar em 2 estações:
A primeira oferece uma trilha que leva ao espaço “Esculturas que Falam” e a um mirante superior; A segunda oferece um mirante para o cânion na área frontal da Cascata do Caracol e para o Vale da Lageana. O Parque da Serra se localiza 500 m após o Parque do Caracol, a 7,5 km do centro.

Passeio de Trem
Você irá visitar junto ao trem, a Vila dos Imigrantes, onde os animais vivem os hábitos dos imigrantes alemães e italianos.

Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol é o maior simbolo natural da cidade e um cartão postal. O parque fica a sete quilômetros do centro possui 25 hectares de área.

Tem uma queda livre de 131 metros e há uma escada ecológica com 927 degraus que leva até a base da cascata. A água percorre por uma formação basáltica, até despencar do topo. Acima da base há um espaço para adquimirar o mirante. Fica a mais de 150 metros.

Essa beleza tem sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Canela, que recebe anualmente mais de 2.500.000 turistas.

O Parque do Caracol tem placas indicativas e é fácil passear seguindo as setas indicativas que proporcionam escolher o roteiro interno no parque.

O mirante é estruturado com segurança e cercado e é a parada principal dos turistas. Com os mapas dos locais do parque expostos, você pode se localizar melhor nos passeios. A vegetação pode ser identificada pela placas de nomes de árvores. Também pode ser apreciado os lanches e pratos no restaurante e com crianças nada melhor que um play groud. Um outro atrativo é a Escadaria da Perna Bamba.

Para descer até a cachoeira é preciso descer 700 degraus numa escadaria de ferro. Não é indicado para pessoas sem preparo físico. Na descida há lugares estratégicos para descansar e apreciar a paisagem.

Passar o dia no parque pode se desfrutar das churrasqueiras cobertas com mesa e bancos, próximas a banheiros, envolta um imenso gramado dando vida e paz interior.

Nas caminhadas, as trilhas ajudam muito em meio da mata. Não se preocupe, elas são bem sinalizadas com placas que orientam os turistas com segurança.

Há Uma torre de 30m localizada dentro no parque e é chamada de observatório, podendo admirar uma vista panorâmica de 360 graus da Cascata do Caracol. Para chegar a plataforma de vidro de 27 metros, pegue o elevador.



Parque Terra Mágica
Inaugurado em 2011, o Parque Florybal oferece atrações que remete aos tempos da pré historia. São 67 mil m² de um mundo de magia com atrações para todas as idades.
Tem esculturas de bonecos gigantes, dinossauros, e uma infinidade de tamanhos e formas. Já na entrada, há uma escultura de um boneco com 15 metros de altura.

As atrações do Parque Florybal se dividem em diversas áreas temáticas diferentes e conta com excelente estrutura para receber os turistas.

Vale dos Dinossauros
Inspirado no filmes do Jurassic Park, o Vale dos Dinossauros oferece um cenário com os mais incríveis dinossauros animatrônicos em tamanho real que se movimentam e emitem sons.

O parque é um dos mais recentes da região, inaugurado em julho de 2014, em uma área de 35,000 m², entre grandes árvores formando um cenário incrível.

Incríveis dinossauros animatrônicos que se movimentam e fazem sons, semelhantes aos seres que habitaram a Terra há milhões de anos. Mais de 30 espécies de dinossauros animatrônicos, que se movimentam e emitem sons semelhantes aos que existiram há milhões de anos atrás. No local, há também uma loja com souvenirs e materiais relacionados ao período jurássico e uma lanchonete temática.

Alpen Park
Alpen Park é diversão, esportes radicais e muito lazer para toda família. Um lugar ideal onde adrenalina, emoção e aventura irá tomar conta de você, proporcionando momentos inesquecíveis.

O Alpen Park, está localizado em Canela, uma área com 60.000 m², com vista para o vale da Serra Gaúcha. São mais de 15 brinquedos para adultos e crianças. O difícil será escolher em qual ir primeiro. Seque a lista - Trenó, Alpen Blizzard; Super Salto; Bungee Trampolim; Muro de Escalada; Tirolesas; Arvorismo; Torre de Rapel; Quadriciclo; Touro Mecânico ; Alpen Interactive; Simulador Mini Rider 2; Alpen Kids; Cinema 4D; Cineminha 6D; Snappy Draw; Caricaturas; Galpão Gaúcho e muito mais.

Responsabilidade Social - O Alpen Park abre suas portas para receber crianças carentes e portadores de deficiência física, possibilitando à todos diversão e momentos de alegrias.



Visita TUR Bustour


Outra boa alternativa se não for alugar carro é usar o serviço do BusTour, o transporte coletivo turístico oficial de Canela e Gramado.

Os ônibus panorâmicos de dois andares tem um roteiro que passa por mais de 35 pontos turísticos entre os dois municípios.

História

A Serra Gaúcha foi habitada, antigamente, pelos índios caingangues. Nos séculos XVIII e XIX, estes foram desalojados violentamente por ação de matadores de indígenas, os chamados "bugreiros". Estes foram contratados, pelo governo imperial brasileiro, para abrir espaço para a instalação de imigrantes europeus na região, visando a um "embranquecimento" da população brasileira, que, na época, era predominantemente negra ou mestiça[6]. Ao mesmo tempo, a região era desbravada por descendentes de açorianos, os chamados "tropeiros", que utilizavam a região para o descanso do gado.

Histórico
O primeiro proprietário do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve em 1821 da Coroa Portuguesa o título de “Campestre Canella”.

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1924, ligando Canela a Taquara.

Em 1913, foi criada a “Companhia Florestal Riograndense”, esta Companhia comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração desses pinheiros foram instaladas cinco serrarias. Foi contratado por esta Companhia o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, e por conta da Companhia Florestal, este mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura, Tubiana, etc. Em 02 de março de 1926, Canela foi catalogada pelo Ato nº 302 como 6º Distrito do Município de Taquara. O movimento emancipacionista tomou maior vulto a partir de 1942.

Em 28 de dezembro de 1944, pelo Lei Estadual nº 717, foi criado o Município de Canela, tendo sido instalado 1º de janeiro de 1945, sendo nomeado como primeiro prefeito o Sr. Nelson Schneider.

Emancipação
Um dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Sul, a cidade de Canela teve seu primeiro núcleo urbano formado em 1903, quando o coronel João Ferreira Corrêa da Silva se instalou no local. Foi sob sua organização que se construiu a estrada para Taquara, de cujo território Canela fazia parte, e se instituíram os principais serviços. A principal praça de Canela recebeu o nome em homenagem a esse desbravador. O clima saudável e as belezas naturais deram sustentação à procura da cidade como centro de veraneio desde os anos 1930 e especialmente a partir dos 1940.

Foi nessa época também que surgiu o movimento emancipacionista liderado por Pedro Sander, Nagibe da Rosa, Danton Corrêa da Silva, Attilio Zugno e Pedro Oscar Selbach. Em 28 de dezembro de 1944, a Lei Estadual nº 717 criou o município, que foi instalado quatro dias depois em 1º de janeiro de 1945. A estrada de ferro e as usinas de Canastra e Bugres colaboraram para consolidar a importância de Canela.

Clima
O município de Canela pertence à zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropical úmido. No verão, temperatura amena, em torno de 20 graus centígrados, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos, com temperaturas abaixo de 0 grau Celsius, fortes geadas e ocasionais nevadas.



Geografia
A geografia de Canela é bastante variada, o município conta com relevo bastante acentuado e vegetação variada. Localiza-se a uma latitude 29º21'56" sul e a uma longitude 50º48'56" oeste, estando a uma altitude de 837 metros. Sua população estimada em 2018 foi de 44.489 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Possui área de 252,91 km², representando 0,0947 por cento do território gaúcho, 0,0452 por cento da área da Região Sul do Brasil e 0,003 por cento de todo o território brasileiro. Está a 123 quilômetros de Porto Alegre por via asfáltica (via RS-020), e 84,20 quilômetros em linha reta. Localizada na Encosta Inferior do Nordeste, no Rio Grande do Sul, faz divisa com Três Coroas (ao sul), Gramado (a sudoeste), Caxias do Sul (a noroeste) e São Francisco de Paula (a nordeste).

Relevo
Canela está localizada na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias. Possui um relevo bastante acidentado, tendo sua área urbana localizada a 837 metros de altitude. A combinação desse relevo com a hidrografia abundante proporciona à Canela diversas cascatas e vales, sendo que entre os mais conhecidos estão a Cascata do Caracol e o vale do Quilombo e do Parque da Ferradura.

Hidrografia
O município é cortado pelo rio Santa Cruz, pelo Rio Paranhana e por vários riachos e nascentes (inclusive a nascente do rio Paranhana). O município também conta com diversos lagos artificiais e açudes, utilizados como pontos turísticos, para a irrigação das lavouras e como locais para pesca.

Canela possui duas usinas hidrelétricas em seu território, a Usina Hidrelétrica de Canastra, com 44,00 MW de potência instalada, e a Usina Hidrelétrica Bugres, com 11,50 MW de potência instalada. Ambas estão localizadas no curso do rio Paranhana e contam também com águas do rio Santa Cruz, desviado por um túnel de 2 080 metros de comprimento e 2,2 metros de diâmetro desde a Barragem do Salto, em São Francisco de Paula.

Vegetação
A vegetação típica de Canela é a mata atlântica, com grandes bosques de araucária.

Economia
A população do município em 2014 era estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 42 057 habitantes, sendo o 49° município mais populoso do estado, apresentando densidade populacional de 157,7 habitantes por quilômetro quadrado.



Localização
A cidade é cortada pela RS-235, ligando-se a Gramado ao sul e a São Francisco de Paula a nordeste. Também estão no município as rodovias RS-466 que liga a cidade ao Parque Estadual do Caracol e a RS-476 que liga a localidade de Saiqui ao distrito de Cazuza Ferreira, pertencente a São francisco de Paula. Contudo, há outras vias de menor importância e que ligam Canela aos seus vizinhos ou até mesmo a suas localidades distantes da cidade. Também existe um grande número de ruas e avenidas importantes em sua zona urbana.

Fontes:
http://canela.com.br/
http://www.portalcanela.com.br
http://www.gramadocanela.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.