O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) se localiza no sul do estado de São Paulo, entre os municípios de Apiaí e Iporanga. Foi criado com o objetivo de melhorar o conceito de meio-ambiente do público, com inciativa dos estudos ecológicos da USP,que fizeram com que o governo decretasse a lei n° 32283, que permitiria fechar aquela área para turismo nas cavernas, cachoeiras e florestas e para estudos de universidades e laboratórios de pesquisa ecológicos sobre a Mata Atlântica.
Parque com mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos… é realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.
Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de SP), com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada, tornou-se depois da década de 90 um dos locais mais perfeitos para a prática de esportes de aventura com espeleo, rapel, bóia cross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza.
Turismo
O PETAR recebe cerca de 2.600 turistas no verão, e aproximadamente 1.500 no período do inverno. Este turismo é praticado na maioria das vezes por escolas e faculdades, que buscam aumentar o conhecimento de seus alunos. No PETAR é possível praticar desde exploração de cavernas (Espeleo), Cascading (rapel em cachoeiras), Rapel em Abismos à Bóia Cross nas águas cristalinas do Rio Betari.
O PETAR possui quatro “Núcleos” para a visitação turística: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra, Núcleo Caboclos. Os mais freqüentados são o Núcleo Santana e o Núcleo Ouro Grosso.
Atrações
A UC tem como principais atrativos as trilhas: Portal Casa de Pedra, Figueira, do Chapéu, do Betari, do morro Preto-Couto, Retorno da Caverna Couto.
Outros atrativos como: Casa de Pedra: sítios arqueológicos;
Ouro Grosso: Museu da cultura tradicional, casa de tráfico de farinha, monjolos e moenda de cana;
Santana: Sambaquis na Caverna Morro Preto vestígios de habitação de povos primitivos;
Caboclos: Ruínas da primeira usina de fundição de chumbo do Brasil.
O Parque ainda conta com várias cavernas que podem ser visitadas como: a Caverna de Santana, Morro Preto, Couto, Água Suja, Ouro Grosso, Alambari de Baixo, do Chapéu, Temimina.
É obrigatório estar com Monitor Ambiental Local credenciado em todas as cavernas e na grande maioria dos atrativos;
Aspectos naturais
O Parque tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica e integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera. Considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil.
O PETAR faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, composto ainda pelo Parque Estadual Intervales, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, Estação Ecológica Xitué e Área de Proteção Ambiental Estadual da Serra do Mar.
O parque é dividido em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso e Casa de Pedra, em Iporanga, e Caboclos, em Apiaí, todos possuem a finalidade de facilitar o controle dos visitantes e de proteger de forma mais organizada esse rico patrimônio. Eles estão localizados estrategicamente pela área total o parque, como o Núcleo do Ouro Grosso, que fica no Bairro da Serra (Iporanga) e serve de base de apoio para cursos de monitoria ambiental, seminários, reuniões e de alojamento para escolas públicas.
A grande maioria dos passeios do parque pode ser feita apenas com Monitores Locais credenciados.
Atualmente, somente 12 cavernas do PETAR estão abertas pra visitação.
Cavernas abertas para Visitação
As cavernas abertas para visitação separadas por núcleos são:
Núcleo Santana
Caverna de Santana
Sem dúvida é a caverna mais linda do PETAR. Possuí cerca de 8km de extensão, com salões magníficos. É muito utilizada para aulas de Educação Ambiental e para fotografias. Nela estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o ‘Buraco do Segredo’, ‘Pata do Elefante’ e ‘Cabeça do Cavalo’. Muitos desses Salões são de visitação extensiva ou restrita.
Somente 800 metros abertos à visitação.
Está no Núcleo de Santana. • Caminhada externa: Fácil / 5 min. • Caminhada interna: Fácil / 2 hs
Caverna da Água Suja
Para se chegar até ela é necessário utilizar a Trilha do Rio Betari, outro atrativo à parte. Ela é uma caverna gigantesca, com grandes salões e cortada por um rio.
Tem aproximadamente 1.800 metros de desenvolvimento, sendo 800 metros turísticos.
O desafio é chegar até sua cachoeira interna. Um banho na escuridão o espera.
Está no Núcleo de Santana • Caminhada externa: Médio / 40 min. • Caminhada interna: Médio / 2 hs
Caverna do Morro Preto
Esta caverna tem um dos mais belos pórticos de entrada de caverna do PETAR.
A imagem do seu mirante interno, vista da boca, na contraluz faz com ela torne-se um cartão postal do parque.
Em sua boca foi encontrado vestígios que ela servia de abrigo para o homem primitivo.
Está no Núcleo de Santana. • Caminhada externa: Média / 15 min. • Caminhada interna: Média / 1 hs
Caverna do Couto
Esta caverna é praticamente um conduto de drenagem de águas provenientes da serra da Onça Parda.
É um conduto único de 600 metros que atravessa o morro, até sair do outro lado em outra boca. A visão da mata de dentro da caverna é algo espetacular. Tem ligação com a Caverna do Morro Preto (Travessia do Aborto – área de visitação extensiva).
Está no Núcleo de Santana • Caminhada externa: Fácil / 5 min. • Caminhada interna: Fácil / 1 hs
Dicas e imagem do nucleoterra.com.br
1ª Existe uma travessia que liga a Caverna Couto a Caverna Morro Preto chamado travessia do aborto, ela não é aberta ao público pois ainda está passando por um processo de avaliação. 2ª A caverna Couto é a unica caverna do Núcleo Santana que tem como fazer passagem de um lado para o outro da caverna, pois possui duas entradas e as duas tem o acesso liberado ao público. 3ª Ela é a única caverna que permite uma atividade de sensibilização, onde os monitores pedem para apagar as luzes e caminhar no escuro, tudo isso em segurança é claro!
Caverna do Cafezal O acesso às cavernas é muito fácil. Sendo a Caverna do Cafezal as mais distantes da base do núcleo, cerca de 40 minutos de caminhada pela Trilha do Rio Betari. Mas a trilha é um atrativo à parte (faz parte do Programa Trilhas de SP).
Núcleo Ouro Grosso
Caverna do Ouro Grosso
É formada por uma seqüência de cachoeiras, sendo que algumas têm a necessidade de serem vencidas com a ajuda de cordas. A caverna possui vários poços com águas profundas que fazem com que o visitante tenha algumas intimidades com água em movimento.
Apenas um trecho de 200 metros encontrasse aberto à visitação.
Está no Núcleo do Ouro Grosso • Caminhada externa: Fácil / 15 min • Caminhada interna: Difícil / 2 hs
Caverna do Alambari de Baixo
Esta caverna proporciona uma das experiências mais emocionantes que o visitante pode levar do Petar. Sua entrada é gigantesca, com bela vista dos raios solares ao amanhecer.
Um rio no seu interior dá a emoção desejada pelos aventureiros.
Está próxima ao Núcleo Ouro Grosso • Caminhada externa: Fácil / 40 min. • Caminhada interna: Médio / 2 hs
Núcleo Caboclos
Caverna Chapéu
O acesso as Cavernas do Chapéu, Chapéu Mirim I, Chapéu Mirim II e Aranhas é por trilha bem demarcada e sem dificuldades que sai ao lado do Camping. É a chamada Trilha do Chapéu. As Cavernas Chapéu Mirim I e II são as mais próximas do Camping e no seu interior segue um pequeno riacho. Nas duas é possível entrar por um lado e sair pelo outro. Abaixo a relação das cavernas permitidas à visitação:
Caverna Chapéu Mirim II; Muito tranquila e com extensão de uns 70 metros. A caminhada é sempre pelo leito de um pequeno riacho, mas com muito pouco de espeleotemas.
Caverna Chapéu Mirim II; Bem tranquila seguindo por um estreito corredor com extensão de uns 60 metros. O final da caverna termina em uma área de mata, por isso o ideal é entrar e sair pelo mesmo acesso. Possui um pequeno riacho que segue de uma ponta a outra da caverna. Poucos espeleotemas no interior da caverna. Nessa caverna encontramos uma fêmea de opilião com inúmeros filhotes. Parece uma mãe abraçando seus filhos.
Caverna das Aranhas
Fica permitida a visitação na Caverna das Aranhas somente até ao salão dos blocos de granito, não sendo autorizado a passagem entre os blocos desmoronados;
Na Caverna das Aranhas, o caminhamento será apenas sobre bancos de areia, rocha e córrego, não sendo permitida a passagem dos visitantes sobre os espeleotemas
(represas de travertinos, entre outros)
Caverna Teminina
As dolinas (aberturas no teto) que ela possuí tornam ela uma caverna muito diferente, exótica. Ótima para fotografias.
A Caverna Temimina é considerada por muitos como a mais bela do PETAR. Possui imensos salões com enormes aberturas no teto, que desmoronaram e formaram imensas clarabóias, permitindo a entrada de luz para o sustento de diversas espécies de plantas. que formam lindos jardins ornamentados. No seu interior, existe uma curiosa formação natural, o famoso chuveiro e também outras belas formações.
Está no Núcleo Caboclos • Caminhada externa: Dificil / 2 hs • Caminhada interna: Difícil / 2 hs
Caverna Desmoronada (fechada para visitação)
Uma das cavernas mais lindas do PETAR. Ela faz uma travessia numa montanha, dando de ‘cara’ para o Vale da Ilusão. Está localizada no Núcleo Caboclos. Os raios de luz que entram pela sua maior boca são de causar arrepios.
Seu portal é o maior do mundo, cerca de 250 metros de altura.
Ela é formada pelo Rio Maximiniano, que corta a montanha.
Sua travessia é Restrita. Podendo somente ser feita a trilha que leva até sua boca. Vale a pena fazer a trilha, o final é surpreendente.
Está no Núcleo Casa de Pedra • Caminhada externa: Díficil / 3 hs
Outras Atrações
• Núcleo Santana
Cachoeira Andorinhas
Sem dúvida a cachoeira mais bonita que há no PETAR. Tem um ar de exótica. Localizada num cânion no final da Trilha do Rio Betari.
Não é permitido nadar na sua piscina devido à forte queda d’água. (35 metros):
Acesso pelo Núcleo de Santana – Trilha do Betari. São 3 horas de caminhada. Nível médio.
Apreciação da natureza Rodeada de verde e natureza intacta, ela presenteia o turista com uma piscina natural formada abaixo da sua bela queda d’água. Cachoeira do Betarizinho ou Beija Flor
Fica a 100 metros da Cachoeira das Andorinhas. Com menos água que sua vizinha, ela permite que o visitante entre debaixo de sua queda. Tem uma bela piscina natural. (45 metros):
Acesso pelo Núcleo de Santana – Trilha do Betari. São 3 horas de caminhada até ela. Nível médio.
Mata Atlântica. Águas cristalinas, corredeiras, canteiros naturais, bocas de cavernas, cannyons, calcáreos e duas enormes cachoeiras próximas uma da outra justificam o esforço dessa caminhada.
Cachoeira do Couto
Com uma queda, mas muito bonita para se fazer fotos e tomar um banho em sua piscina.
Sua água é muito gelada, pois ela sai diretamente da Caverna do Couto. (05 metros)
Acesso pelo Núcleo de Santana. São 05 minutos de caminhada até ela. Nível fácil.
Cachoeira da Caverna do Ouro Grosso
Primeira de uma sequência de até 4 cachoeiras dentro de uma das cavernas mais ‘radicais’ do PETAR. Chegar até ela é uma aventura única cheia de adrenalina.
O banho é merecido, nem se percebe a baixa temperatura da água. (06 metros)
Acesso pelo Núcleo Ouro Grosso, fica dentro da Caverna do Ouro Grosso.
10 minutos de caminhada até a entrada da caverna e depois mais 1 hora de caverna. Nível médio.
• Núcleo Ouro Grosso
Cachoeira Arapongas
É a cachoeira mais alta do PETAR. Ótima para o rapel ou cascading. O acesso também é muito fácil. Está temporariamente proibido fazer atividades de cascading. (65 metros)
Acesso pela Rota das Cavernas – SP 165, em direção à cidade de Apiaí. São 20 minutos de caminhada até sua base.
A sua trilha passa inicialmente por uma propriedade particular onde é cobrado um ingresso de R$ 5,00 por pessoa. Nível médio.
• Núcleo Caboclos
Cachoeira Maximiano
Se localiza no mesmo rio da Cachoeira 7 Reis, mas a caminhada até lá é bem mais tranquila e curta.
A queda é bem pequena e no local existe uma piscina natural.
Acesso pelo Núcleo Caboclos. São 2 horas e meia de caminhada até sua base. Nível médio.
Cachoeira Sete Reis
Está localizada no Núcleo Caboclos. É uma das cachoeiras mais lindas do PETAR.
Rodeada de árvores nativas encravada no meio da Mata Atlântica. Lugar ímpar. (10 metros)
Acesso pelo Núcleo Caboclos. São 2 horas e meia de caminhada até sua base. Nível médio.
• Núcleo Casa de Pedra
Canyon Castelo
O principal atrativo do Núcleo Casa de Pedra é a Caverna Casa de Pedra que consta no guiness book (livro dos records) como o maior pórtico de caverna do mundo com 215 metros de altura. A visita limita-se a entrada da caverna, pois a entrada não é permitida, mas é suficiente para fazer valer a pena as 4 horas de caminhada de nível difícil.
A visita limita-se a entrada da caverna, pois a entrada não é permitida, mas é suficiente para fazer valer a pena as 4 horas de caminhada de nível difícil.
Objetivos específicos da unidade
Promover a preservação das belezas naturais existentes na região abrangida pelos Municípios de Apiaí e Iporanga bem como de possibilitar a formação de um refúgio para a defesa do remanescente da fauna e da flora que aí se encontram.
Histórico
As bases para a criação do PETAR datam desde o início do século XX, ocasião em que foram iniciados os levantamentos e pesquisas sobre o riquíssimo patrimônio espeleológico existente na região do Vale do Ribeira, resultando na aquisição de 10 grutas pelo Governo do Estado de São Paulo. O parque foi criado pelo Decreto Estadual nº 32.283 de 19 de maio de 1958, com área de 35.772,5 hectares, abrangendo os municípios de Apiaí e Iporanga, O nome Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR) só surgiu em novembro de 1960, quando uma Lei Estadual decretou que a área eram terras e de conservação permanente.
Suas montanhas, vales, cachoeiras, rios de águas cristalinas, cavernas, fauna e flora exuberantes tornaram o PETAR um ponto muito importante para o estudo da Mata Atlântica e para o ecoturismo brasileiro. A presença das cavernas em conjunto com a Mata Atlântica preservada propicia ao visitante conhecer diversos ambientes, passar por alguns obstáculos, tomar banho de cachoeiras fora e dentro de cavernas. Sua grande diversidade de roteiros permite agradar desde aos iniciantes até aos veteranos.
Relevo e clima
O relevo é montanhoso e o clima é subtropical, com temperaturas médias: verão, 25ºC; inverno, 18ºC.
Fauna e flora
No Petar encontram-se várias espécies de aves (Socó Boi Escuro – Tigrisoma fasciatum, Gavião de Penacho – Spizaetus ornatus), mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e uma das espécies mais importantes da Mata Atlântica, o Palmito Juçara – Euterpe edulis.
Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.
Palmito Juçara
Normas de visitação
- 01 monitor local a cada 08 pessoas (visitantes, guias de fora, professores...);
- Intervalo de 20 minutos entre cada grupo (30 minutos nas caverna de Santana e Ouro Grosso);
- Cada integrante do grupo deve possuir uma lanterna alimentada por baterias elétricas ou similares;
- É proibido o uso de carbureteiras (visitantes, monitores locais...);
- O visitante deverá utilizar calçado adequado, calça e camiseta com manga (curta ou longa) que proteja os ombros;
- Todos deverão preencher uma ficha com dados pessoais no posto de controle de cada caverna
Aventuras e Outros Atrativos
Opções para a pratica de esportes de aventura (também chamados de esportes radicais) no PETAR são muitas.
Há rapeis de mais de 130 metros de altura, dentro e fora de cavernas, tirolesas, bóia cross, acqua ride, duck, rafting, bike, trekking, escaladas e mergulhos dentro de cavernas (apenas para pesquisadores, com as devidas autorizações), cascading, canyonig, corrida de aventura e espeleo. São algumas das atividades que a região oferece.
O Bóia Cross / Acqua Ride nasceu no PETAR. Surgiu no início da década de 80. Com exploradores que utilizam câmaras de “pneus de fuscas ou caminhões” para levar seus equipamentos (câmera fotográfica, carbureto e roupa seca) para dentro das cavernas. Até que um dia um grupo de amigos resolveu seguir as águas do Rio Betari, que passa pelo Núcleo de Santana, até o bairro. Bom, pra que vir andando pelo rio?! Só deitar nas bóias e deixar o rio levar.
A partir de então, todos que vinham ao PETAR queriam fazer o mesmo. Aí nasceu esse esporte. (Reconhecido pela Associação Brasileira de Esportes Aquáticos e pela Associação Brasileira de Acqua Ride – ABAR).
Algumas dessas atividades como rapel, mergulhos e o bóia cross nível III encontram-se impossibilitadas de se praticar atualmente dentro das áreas do parque. Por isso havendo interesse, deve-se comunicar com antecedência a direção do PETAR para verificar a possibilidade.
De qualquer forma essas atividades devem ser feitas por pessoas experientes e acompanhas sempre por um monitor local.
Localização
Vale do Ribeira/SP – Sede esta localizado em Apiaí/SP – 330km da capital 330km de SP.
Como chegar
O Parque está situado a 330 km de São Paulo e 196 km de Curitiba, podendo ser alcançado tanto pelo Vale do Ribeira, pela Rodovia Régis Bittencourt, ou pelo Vale do Alto Paranapanema, pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares (SP-280 e SP-270).
Até a sede em Apiaí: asfalto via SP-250 e asfalto e terra via Régis Bittencourt. Da sede em Apiaí para os Núcleos Santana, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Caboclos o acesso é por estrada de terra.
Ingressos e Outras informações sobre o PETAR:
O Parque funciona de terça-feira a domingo das 8 às 17h.
Valor do Ingresso (cobrado apenas nos Núcleos Santana, Caboclos e Ouro Grosso): R$ 13,00 por pessoa – maiores de 60 anos e menores de 12 anos de idade são isentos. Estudantes com comprovante escolar possuem 50% de desconto; (ano base 2016)
Taxa da pernoite no Camping do Núcleo Caboclos: R$ 18,00 por pessoa. Há necessidade de agendamento prévio na administração do PETAR (15 3552 1875);
O pagamento dos ingressos, camping ou taxas do veículo é apenas em moeda local (Real) e é aceito apenas em dinheiro. Não são aceitos cartões, cheques ou qualquer outra forma de pagamento.
Acesso pela Av. Isidoro Alpheu Santiago, 364-Fepasa - Apiaí/SP
Contato
Para conversar com a Administração do PETAR, localizada em Apiaí – SP entre em contato através do telefone: 15 3552 1875 Link Facebook
Itacoatiaras do Rio Ingá (PB) A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um ter...
Compartilhe essa ideia!
O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.
Compartilhe essa ideia! Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.
Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021
Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.
LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
Ficha catalográfica para livros e afins do Turismo
Ficha Catalográfica - Livros e afins do Turismo| Uma ficha catalográfica é um registro bibliográfico padronizado que contém informações descritivas sobre uma obra, incluindo autor, título,...
Estação Ecológica da Serra das Araras | Parques do Brasil
Na borda norte do Pantanal matogrossense existe um corredor de montanhas de topos planos formado há milhões de anos: a Província Serrana. Num pequeno trecho desta serra, entre os municípios de Porto...
Parques nacionais do Brasil - (Parques, Florestas e Reservas naturais do Brasil.)
O Brasil possui, atualmente, 73 parques nacionais, uma das categorias de unidades de conservação de proteção integral da natureza definidas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da...
Livros de Turismo - Biblioteca Digital
Biblioteca digital Livros de Turismo - Blog de TurismoBiblioteca digital (também conhecida como biblioteca online, biblioteca eletrônica, ou mediateca, é a biblioteca constituída por documentos...
Glossário de Termos TURISMÓLOGO
Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área do turismo? Então consulte o nosso glossário!Glossário de Termos AcadêmicoGlossário de Termos AcessibilidadeGlossário de Termos Alfabeto...
Conceitos e Definiçoes do Turismo - Blog Ciência do Turismo
Para padronizar o uso de alguns dos termos e melhorar o entendimento sobre todos os processos, disponibilizamos este post com os Conceitos e Definições mais relevantes no turismo. Continue a leitura...
Turismo - Filmes para inspirar sua próxima viagem. dica da Equipe Ciências turismo
Os filmes sempre nos inspiram e nos influenciam, até porque a vida imita a arte. Quando se trata de viagem, a vontade de fazer as malas e sair correndo é ainda maior, porque além de um bom...
Saudação de boas-vindas em diferentes idiomas ao Blog Ciência do Turismo
Seja muito bem-vindo ao nosso local de trabalho! Que suas experiências profissionais sejam tão produtivas quanto a aventura e qualidade de vida que terá aqui conosco. No Blog disponibilizaremos...
Contado Ciência do Turismo
Se você deseja entrar em contato com o Blog Ciência do Turismo para sugestões de pauta, propostas comerciais e quaisquer outros assuntos relacionados ao site. Fique à vontade, a casa é...
Grupo no WhatsApp - CIÊNCIA DO TURISMO BLOG ( código QR)
Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do TurismoBlog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo! Quem somos...
Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!Guiados pelo objetivo em comum de disseminar o conhecimento, especialmente no contexto universitário, a fim de transcender os limites epistêmicos e...
Florianópolis - Beleza singular Brasileira. Turismo Santa Catarina Br
Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas...
Parque Nacional do Superagui - Turismo em Guaraqueçaba PR
Localizado no litoral paranaense, o Parque Nacional do Superagui protege belíssimas paisagens de restinga, manguezal e floresta, emolduradas ao longe pelas montanhas da Serra do Mar, de um lado, e...
O que é Circuito turístico? - Estudo do Turismo (Circuitos Turísticos)
Os Circuitos Turísticos são entidades sem fins lucrativos que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo. Cabe aos Circuitos Turísticos o papel de articular as entidades públicas,...
Comitê Global de Crise da OMT discute reativação do turismo mundial
Governo Federal participa, de forma online e presencial, da 113ª Reunião do Conselho Executivo da OMT. O Ministério do Turismo e a Embratur participaram, nesta segunda e terça-feira (18 e 19.01), da...
Parque Nacional do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu PR
Criado em 1939 e dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes de vários lugares do...
MTur estuda criação da primeira Escola Nacional de Turismo em Alagoas
A convite da prefeitura de Maceió, comitiva da Pasta esteve na capital alagoana para discutir o formato e a operacionalização do empreendimento. A primeira Escola de Turismo do Brasil deve ser...
Parque Nacional Viruá - Turismo em Caracaraí RR
O Parque Nacional do Viruá foi criado em 29 de abril de 1998, em atendimento a compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica. Localizado no município de Caracaraí,...
Políticas Públicas em Turismo - O papel do setor público no desenvolvimento turístico.
O turismo é um setor bastante amplo e multidisciplinar, por isso necessita de ações que visem a seu desenvolvimento coerente e adequado, por vez, almejado intrinsecamente de um planejamento perspicaz...
Trabalho de Campo - Estudo do Turismo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.
Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho...
Brasil - Índice de atividades turísticas cresce 7,6% em novembro, aponta IBGE
Alta na movimentação econômica do setor é registrada pelo sétimo mês consecutivo no país. Nove das 12 unidades da Federação onde o índice é investigado apresentaram alta. O índice de...
Fundamentos do Lazer - A relação entre turismo e lazer
O lazer é um dos fatores ma1s constantes que tem influenciado no desenvolvimento social da humanidade. O Lazer, que vem do latim ‘licere’ – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como...
MTur lança cartilha com os principais programas e benefícios ofertados pela Pasta
Documento digital tem o objetivo de ampliar o acesso às informações e a adesão dos prestadores de serviços turísticos. A fim de facilitar o acesso e o entendimento dos prestadores de serviços...
Parque Nacional Restinga de Jurubatiba - Turismo em Macaé RJ
O Parque Nacional da Restinga da Jurubatiba (ou PARNA de Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema...
Turismo de Negócios - Vantagens e orientações
O turismo de negócios pode ser considerado um conceito relativamente novo. Afinal, há alguns anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. Entretanto, para as indústrias de hotelaria,...
Governo recebe propostas para concessão de parques do Sul com investimentos de R$ 260 milhões
O Governo Federal abriu, nesta segunda-feira (11.01), seis propostas de empresas interessadas na concessão dos Parques Nacionais de Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC). Com um lance mínimo de...
Esportivo - Turismo de EsporteO Brasil é repleto de paisagens lindas, diversas, com cultura e culinária própria nos quatro cantos do país. Aqueles que se consideram mais radicais e destemidos podem...
Parque Nacional do Itatiaia - Turismo em Itatiaia RJ
O Parque Nacional do Itatiaia faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade...
Turismo Esportivo: Renda, Educação e Lazer
Analisar o homem e seus movimentos seja pelo lado de deslocamento como pela realização de atividades físicas, em qualquer circunstância pode ser um instigante e expressivo exercício na busca pela...
Turismo e Gestão Ambiental - Ações "socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas".
A proteção do meio ambiente tornou-se um dos grandes desafios atualmente para todos os setores, e a atividade turística por ser uma prestadora de serviços, geradora de impactos positivos quanto...
A potencialidade do Brasil em turismo de natureza - “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”
“Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”, reforça ministro do Turismo. Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Gilson Machado destacou a abundância de destinos de...
Ministério do Turismo e UFT vão ofertar capacitação para Guias de Turismo em atrativos culturais
Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins vão ofertar capacitação gratuita para Guias de Turismo que atuam nos 10 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país e no Distrito...
Parque Nacional do Alto Cariri - Turismo em Guaratinga
O Parque Nacional do Alto Cariri é um parque nacional brasileiro, localizado na Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 19.264 hectares, protegendo remanescentes de Mata Atlântica da...
Estudo do turismo - Abordagens básicas
Uma preocupação bastante atual é a problemática que envolve as variáveis ambiente e sociedade. A idealização de qualquer projeto seja de construir hotéis, resorts, até mesmo projetos de abordagem...
Floresta Nacional do Aripuanã - Turismo no Mato Grosso
A floresta está no bioma amazônico. Possui grande riqueza biológica, com pelo menos três espécies de primatas e duas de aves descobertas na década anterior à sua criação. A vegetação é principalmente...
Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba PARNA - Turismo no Piauí PI
O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaiba preserva uma rica fauna dentro de extensa região, ainda remota do nosso país. É uma das maiores e mais conservadas extensões de cerrado do Brasil, três...
Parque Nacional Grande Sertão Veredas "O Oásis do Sertão" - Turismo em Chapada Gaúcha
O Parque Nacional Grande Sertão Veredas tem uma área de 230.854,42 hectares. O Parque foi criado em maio de 2004, e o nome é uma homenagem a uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o...
Parque Nacional de Ilha Grande - Turismo no Paraná e Mato Grosso do Sul
O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Seu território abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná,...
Formula Hubbart - Seu hotel gera lucro? Gestão Hoteleira
A Fórmula de Hubbart possui uma abordagem que permite ser utilizada no cálculo da tarifa média de quartos em empresas hoteleiras. É considerada uma abordagem de baixo para cima para preços de quartos...
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim - Turismo em Governador Celso Ramos SC
A lha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina e pertence ao município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Nela está localizada a...
Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA - Turismo no Piauí
O Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. O território do parque...
Parque Nacional da Serra das Lontras - Turismo na Bahia
O Parque Nacional da Serra das Lontras é um parque nacional (PARNA) brasileiro, localizado no estado da Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 11.343,69 hectares protegendo...
Trem turístico centenário volta a ligar cidades históricas no litoral paranaense
Após 3 décadas sem operar, atração retoma as atividades adotando todos os protocolos de biossegurança. Trem Caiçara é a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no país. Crédito: Divulgação...
Nova low cost entra com pedido para operar voos regionais no Brasil
Nella Linhas Aéreas pretende atuar em regiões não alcançadas pela malha tradicional e deve começar a voar no primeiro semestre de 2021. A companhia Nella Linhas Aérea busca, junto à ANAC, iniciar...
Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna - O "REI" dos hoteleiros
Na história da moderna hospitalidade e gestão hoteleira, ninguém se igualou a César Ritz. De um começo pouco promissor, Ritz alcançou o topo da indústria hoteleira e depois a transformou. Introduziu...
Código Numérico IATA, Código ICAO e País de Origem - Lista de companhias aéreas em atividade
Esta é uma lista de companhias aéreas em atividade, incluindo seu código IATA.Os indicativos são códigos usados pelas companhias aéreas para identificação em comunicações de rádio, horários,...
O que é milha de viagem - Quanto vale uma milha em reais - Turismo
Milhas aéreas: o que são?- Milha é o nome que as companhias aéreas dão à pontuação gerada por seus programas de fidelidade, que foram criados para estreitar o relacionamento entre as empresas e...
Segmentação do Turismo Náutico - Subsegmentação por Tipo - Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre, Turismo Marítimo
O mistério das águas oceânicas (motivação de muitos turistas na escolha desse tipo de viagem), a complexidade do mercado, a qualidade no atendimento visando sempre a excelência, a ludicidade a bordo...
Ministério do Turismo vai ofertar capacitação para guias turísticos " Guia de Turismo"
Qualificação é voltada para guias regionais e tem como foco atrativos culturais e naturais de todas as regiões do país. São mais de 21.600 guias regionais em todo o país que atuam no receptivo e...
Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Turismo no Rio Grande do Sul
O Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul, que deles...
Parque Nacional da Furna Feia (Parna)- Turismo no Rio Grande do Norte
O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Rio Grande do Norte, na Mesorregião do Oeste Potiguar e Microrregião de...
Capitólio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos por conta de suas belas cachoeiras e rios de...
Turismo Étnico - Desenvolvido a partir do enaltecimento da cultura
O turista que o pratica é um indivíduo que busca conhecimentos relacionados ao legado cultural do homem em diferentes épocas e manifestações. Assim sendo, o turismo étnico é uma subdivisão do turismo...
Sítio Arqueológico Pedra do Ingá - Turismo em Paraíba
Itacoatiaras do Rio Ingá (PB) A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha,...
Parque Estadual do Ibitipoca - Turismo em Minas Gerais
Um dos parques mais visitados de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb) recebe milhares de turistas anualmente que buscam conhecer o encanto de suas cachoeiras, trilhas, picos, piscinas...
Sabores de Norte a Sul para fazer Turismo Gastronômico no Brasil - O prazer de comer bem
Associar o deleite gastronômico com a possibilidade de conhecer outros lugares e culturas acabou resultando numa fórmula tão bem sucedida que deu origem a um novo segmento do mercado turístico...
São Paulo se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo
Ao longo das últimas décadas o mundo passou por diversas transformações, dentre as quais se destacaram as de cunho social, econômico e tecnológico. O fenômeno de globalização, que se consolidou como...
Com novo formato, rally Sertões 2020 foca no social e adia expedições
Largada será em Mogi Guaçu (SP) no próximo sábado (31.10) e chegada em Barreirinhas (MA), no dia 07.11 - Por causa da pandemia de coronavírus, o Sertões 2020, o maior rally das Américas, traz...
Termos Técnicos do meio Turístico - Dicionário de Turismo - 3T oficial
Dicionário de Turismo. Termos Técnicos do meio Turístico. 3T oficialConceito Definições Siglas & Tipologias.Aplicações em Gestão de Turismo.Autor: Luis Falcão.Nº de...
Aqui tem Quilombo: passeio virtual pela Cidade Baixa
Originalmente previsto para ocorrer no 1° Semestre de 2020, como parte integrante das comemorações da Virada Sustentável, o roteiro "Aqui tem quilombo" agora está reformulado. Propomos um passeio...
Destinos de Pesca Esportiva - Principais pontos de pesca esportiva no Brasil
O turismo de pesca vem sendo importante no cenário do turismo nacional (Brasil), pois além de movimentar a economia, tem trazido benefícios como o estímulo à pesca esportiva (pesque e solte) e a...
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque - Turismo no Amapá
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) é uma Unidade de Conservação (UC) brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído...
Turismo antirracista na prática: conheça a iniciativa que resgata a história afro-brasileira
Enraizado em nossa cultura e sociedade, ainda que mais da metade da população seja representada por negros e negras, o racismo está aí. Velado, muitas vezes ignorado. Mas basta você se colocar no...
Por economia e menos burocracia, Ministério do Turismo digitaliza mais de 40 serviços
Em todo o setor público federal, mil serviços ficaram mais acessíveis à população de forma on-lineEm um esforço de facilitar a consulta e de popularizar o acesso on-line, o Ministério do Turismo já...
Parceria entre MTur e Organização das Cooperativas Brasileiras visa ampliação da rede do Fungetur
Com o foco na atração e credenciamento de novas cooperativas de crédito junto ao Ministério do Turismo, OCB lança cartilha online com informações sobre o FundoCom o objetivo de ampliar a participação...
Experiência brasileira de turismo sustentável é reconhecida pelo G20
Pousada Uacari, do Amazonas, é um dos destaques de iniciativas modelo para o desenvolvimento comunitário inclusivo por meio do turismo. Cinco bangalôs que flutuam sobre as águas do rio Solimões no...
VII Jornada de Estudos Turísticos UERN - Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19
Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 será realizada a VII Jornada de Estudos Turísticos, com o tema: "Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19” organizada pelo...
MTur vai criar TV Turismo para qualificar e capacitar profissionais do setor
Canal irá possibilitar o desenvolvimento da carreira de profissionais, além de aprimorar a oferta de serviços e o atendimento a turistas no país. Ideia é capacitar profissionais do Turismo com cursos...
“A regulamentação dos turismólogos está na pauta”, diz secretário
Durante o Abav Collab, William França pontuou medidas do MTur e reforçou o papel da profissão para a retomadaDurante evento virtual, MTur ouviu o pleito de turismólogos e garantiu que está...
Brasil terá portal de investimentos em turismo até o final do ano, afirma Ministério do Turismo
Em live na ABAV Collab, secretário de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur destacou as ações da Pasta para a retomada do setorO secretário Nacional de Atração de Investimentos,...
Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021
Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.
LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
0 comentários:
Postar um comentário