Foz do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o sétimo mais populoso, com 263 782 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto de 2015. A distância rodoviária até a capital do estado é de 643 quilômetros. Sua área é de 617,701 km², dos quais 61,200 km² estão em perímetro urbano. Segundo artigo publicado pela revista Exame em março de 2014, é o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.
Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
A cidade tem uma temperatura média anual de 20,4°C. A vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,00%, o município contava em 2009 com 55 estabelecimentos de saúde. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,751.
Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira. Iguaçu é topônimo indígena, podendo ser decomposto originalmente em Y (água) e guazú (grande), ocorrendo, por acréscimo de uma vogal, a atual denominação. Seus moradores são designados usualmente pelo gentílico iguaçuenses
Expansão
A estrada que liga Foz do Iguaçu a Curitiba tomou sua primeira forma em 1920. Era precária e cheia de obstáculos. Na segunda metade da década de 1950 iniciou-se o asfaltamento da estrada que cortaria o Paraná de leste a oeste, ligando Foz do Iguaçu à Paranaguá, que foi inaugurada em 1969.
Em 1924 os revoltosos da Coluna Prestes saíram da capital paulista iniciando sua marcha pelo interior do estado na direção sudoeste. Ao ingressar no Paraná, conquistaram muitas cidades fronteiriças ao Paraguai e estabeleceram seu quartel-general em Foz do Iguaçu. Permaneceram até 1925, quando atravessaram o rio Paraná penetrando no Paraguai rumo a Mato Grosso.
A história do Parque Nacional do Iguaçu começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação.
A área pertencia ao uruguaio Jesus Val. Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público. No dia 28 de julho, através do decreto nº 63, foi declarada de utilidade pública, com 1008 hectares. Em 1939, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, a área foi expandida para 156.235,77 hectares.
Em 1994 os decretos nº 6506 de 17 de maio e de nº 6587 de 14 de junho consolidam e ampliam a área do Parque Nacional dando-lhes os limites propostos pelo chefe da seção de Parques Nacionais; hoje os limites atuais são 185.000 hectares.
Com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade (Brasil - Paraguai) em 1965 e inauguração da BR-277, ligando Foz do Iguaçu a Curitiba e ao litoral, em 1969, Foz do Iguaçu teve seu desenvolvimento acelerado, intensificando seu comércio, principalmente com a cidade paraguaia de Ciudad del Este.
A construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, iniciada na década de 1970, causou fortes impactos em toda a região, aumentando consideravelmente o contingente populacional do município, passando de 33.970 habitantes em 1970 para 136.320 habitantes em 1980, registrando um crescimento de 385%. O Censo de 2010 indicou uma população de 256.081 habitantes.
Geografia: Relevo
Foz do Iguaçu está localizado no extremo oeste do terceiro planalto paranaense, sendo o município mais a oeste do Paraná. O relevo é suavemente ondulado, o que contribui muito para o desenvolvimento da agricultura. Sua altitude varia em torno dos duzentos metros. A oeste do município corre o rio Paraná, ao sul o rio Iguaçu, ao norte fica o Lago de Itaipu e a sudeste o Parque Nacional do Iguaçu, uma das últimas reservas de mata nativa intacta que existem no Paraná. No sudoeste de Foz os Rios Iguaçu e Paraná se unem formando a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Demografia
Foz do Iguaçu é considerada um dos municípios mais multiculturais do Brasil, onde estão presentes mais de 72 grupos étnicos, provenientes de diversas partes do mundo, e dentre dos principais estão os italianos, alemães, hispânicos (argentinos e paraguaios), chineses, ucranianos, japoneses. Destaca-se que está presente a segunda maior comunidade libanesa do Brasil. Em termos proporcionais, possui a maior comunidade islâmica do Brasil.[30]
Devido a sua localização de fronteira com o Paraguai e a Argentina, Foz do Iguaçu apresenta uma grande circulação de mercadorias contrabandeadas, drogas e armas, o que gera diversos problemas sociais, principalmente a violência, fazendo com que a taxa de homicídios seja muito alta em proporção ao número de habitantes. O município lidera o ranking de homicídios entre adolescentes no país.
Governo e política
Foz do Iguaçu é uma das Mercocidades brasileiras. Juntamente da cidade paraguaia de Ciudad del Este e da argentina Puerto Iguazú, formam uma área urbana conhecida na região como Tríplice Fronteira, sendo caracterizadas portanto como Tri-Cidades.
Estado da Palestina Jericó - Palestina (24 de abril de 2012)
Argentina Puerto Iguazú, Misiones, Argentina;
Paraguai Ciudad del Este, Alto Paraná, Paraguai;
Turismo
O Programa Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu é composto por três roteiros: 1) Caminhos rurais e ecológicos; 2) Caminhos das águas e 3) Caminhos da colonização; os quais mostram todas as riquezas naturais da região lindeira ao Lago de Itaipu, formada por 16 municípios que tiveram parte de seus territórios alagados pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Infraestrutura
Foz do Iguaçu conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, além do Aeroporto Internacional Cataratas, servido pelas principais companhias aéreas nacionais e algumas internacionais.
Além das conhecidas atrações turísticas, conta com uma grande variedade de restaurantes, churrascarias, bares e casas noturnas eshopping center.[30]
O acesso rodoviário é feito pela BR-277, cujo término se dá na Ponte da Amizade.
Cataratas do Iguaçu
Descrição: As Cataratas do Iguaçu são uma das mais belas paisagens do mundo e são visitadas por mais de um milhão de turistas todos os anos. São 275 saltos, por onde escoam em torno de um trilhão de litros de água por segundo. Independente do clima da época, essa maravilha da natureza desperta diversas sensações em quem a contempla.
Curiosamente, segundo dados do Convention&Visitors Bureau de Foz do Iguaçu, apenas 20% dos turistas brasileiros visitam o parque argentino também. Talvez porque sejam raros os pacotes que contemplem uma visita a ambos os lados das cataratas. Pois saiba que para ter a experiência completa da grandiosidade das quedas é preciso atravessar a fronteira para ver de perto a Garganta do Diabo.
Além disso, a Argentina detém dois terços de todo o conjunto de quedas, que no total soma 2.700 metros de extensão. Visitar o parque dos hermanos é bem fácil e não leva mais do que 20 minutos de Foz até a entrada do parque.
O parque brasileiro, por sua vez, embora tenha apenas 1,5 km de passarelas, tem a vantagem de oferecer a vista mais ampla das cataratas e oferece acesso mais fácil. O ronco das quedas já pode ser ouvido no estacionamento, e basta caminhar poucos metros para estar diante de um panorama incrível. A estrutura oferecida é muito boa, com mirantes, restaurante de ótimo nível construído na margem do rio e comodidades como quiosques e elevador.
Quem gosta de esportes na natureza pode aproveitar 11 km de trilhas em meio à mata atlântica e uma série de atividades de aventura, como rapel, arvorismo e rafting no Rio Iguaçu.
Parque das Aves
Descrição:
O Parque das Aves é um passeio essencial para quem visita Foz do Iguaçu, localizado próximo às Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu. No Parque das Aves você vivenciará um contato direto com mais de 1320 aves, abrangendo cerca de 143 espécies diferentes. São 16,5 hectares de exuberante Mata Atlântica mantidos para formar o melhor habitat para nossos animais.
Esse não é um passeio como qualquer outro, é uma experiência única e inesquecível na qual você encontrará incríveis aves dos quatro cantos do Brasil e de diversas partes do mundo, muitas delas ameaçadas. Adentre em nossos viveiros de imersão para sentir o bater das asas das vibrantes araras e olhar nos olhos de um tucano.
O Parque das aves é um parque particular que conta com mais de 200 espécies de animais. Cerca de 50% das aves foram resgatadas de maus tratos e tráfico e o principal trabalho do Parque é ser um santuário para elas.
Gastronomia
A comida típica da cidade é o Pirá de Foz, porém o Dourado (peixe de escamas encontrado no Rio Paraná) Assado faz grande sucesso na gastronomia local. Anualmente, acontece o Concurso do Dourado Assado, atraindo milhares de pessoas. Em Foz do Iguaçu, encontram-se diversos estilos de restaurantes, de variadas gastronomias, inclusive os tradicionais fast foods.
A culinária libanesa também recebe o seu destaque em Foz do Iguaçu, que possui vários estabelecimentos neste segmento, com destaque para o shawarma, um sanduíche feito com carne ou frango, muito apreciado por moradores e turistas. . Saiba mais Link
Passeios Turísticos Foz do Iguaçu
0 comentários:
Postar um comentário