Turismo
Destinos Turísticos
CENTRAL
No interior do Rio Grande do Sul há uma região que merece a sua atenção: localizada no coração do estado, a Região Central é definida por cenários que encantam pela diferença. A Depressão Central, com paisagem marcada pelas coxilhas, ambienta o panorama sociocultural do Gaúcho que habita as extensas áreas de terras que formam os municípios da Rota Caminho das Origens. A um passo destes locais, pode-se subir a serra e deparar-se com a ponta do Planalto Brasileiro, que oferece um rebordo geográfico bastante acidentado, onde a natureza extrapola toda sua exuberância, por meio de belvederes e quedas naturais d’água. Cidades pequenas pontuam a paisagem marcada pela cultura imigratória, tão presente na Quarta Colônia Italiana, criada em 1877 por D. Pedro II. Contextualizada neste cenário, bem no coração do estado, localiza-se Santa Maria, contornada pelas fascinantes montanhas azuis que deslizam até encontrar-se com o portal da planície pampiana. Testemunhos de um longo processo histórico, repousam nos solos da Região Central os mais antigos fósseis zoobotânicos e paleontológicos do mundo, provando que os resquícios mais primordiais da origem da vida no planeta Terra situam-se neste território. Em meio a tão diversificados atrativos que expressam o patrimônio natural e cultural desta importante região turística do estado do Rio Grande do Sul, onde destaca-se a religiosidade, o visitante estará a caminho de encontros e emoções a serem registradas na memória, na qual boas lembranças são sempre revividas!
LITORAL E COSTA DOCE
Litoral e Costa Doce são destinos para serem vividos o ano todo, aproveitando o que cada estação é capaz de oferecer. Uma planície única se forma no litoral do Rio Grande do Sul. Sua costa reta revela uma região rica em natureza e cultura. As dunas se estendem guardando segredos naturais e possibilitando aventuras incríveis. As cidades vivem intensamente o dia e a noite, com estrutura completa e diversificada. O Litoral Norte gaúcho revela as belezas do encontro da serra com o mar e preserva a herança açoriana em sua cultura e gastronomia. A Costa Doce, localizada em torno da Laguna dos Patos, oferece roteiros turísticos que unem a beleza das praias locais à tradição do povo gaúcho. São diversas opções de lazer, cultura e diversão o ano inteiro. Conhecer a Costa Doce é se encantar com a natureza exuberante do Mar de Dentro, apreciar o pôr do sol refletido em espelhos de água doce, tomar um banho de sol na beira da praia ou descansar tranquilamente à sombra de figueiras.
MISSÕES
Conhecer as Missões é uma verdadeira viagem no tempo, percorrendo caminhos que contam a história dos Sete Povos. É viajar na magia Guarani e vivenciar os mistérios dessa terra onde se tornou real a Utopia Cristã pela construção em solo gaúcho dos Sete Povos das Missões. Região rica em patrimônios culturais da humanidade que ainda hoje possibilitam a sensação de fazer parte do cenário que unia a antiga província jesuítica do Paraguai, hoje distribuída pelas fronteiras do Mercosul. Pelo caminho, a Rota Missões irá orientar sua visita por esse mundo de magia.Cidades modernas, com um povo orgulhoso de sua história e uma estrutura pronta para receber o visitante tornam cada passo, cada olhar, cada sentimento, coberto pela magia dos povos guaranis que cruzaram esse chão.Tão rica e importante quanto sua história é sua natureza, que encontra sua maior expressão nas águas do Rio Uruguai, percorrendo mais de 150 quilômetros onde balneários, esportes náuticos e pesca esportiva complementam a beleza das barrancas do rio. No interior, propriedades de turismo rural, parques aquáticos, trilhas e agroindústrias possibilitam uma maior integração com essa região, desbravada por imigrantes e fazendo fronteira com a Argentina. A Rota das Missões com sua história, sua imagens sacras, seus museus e seus prédios que ecoam a narrativa dos grandes feitos do passado e a Rota do Rio Uruguai banhada pelas águas abundantes do orgulhoso limite da fronteira brasileira, abundante em festas, atividades de lazer e natureza, são destinos certos de sua viagem. Viagem pelo tempo, viagem pela força da água do Uruguai, viagem pelo cheiro da natureza e pelo olhar dos herdeiros da grande epopéia jesuítico-guarani. Bem-vindo às Missões. (texto Álvaro Machado)
PAMPA
Em nenhum lugar do mundo se pode experimentar a imensidão e a característica marcante do Pampa. Região de olhar vasto, marcada pela história de liberdade e garra do povo gaúcho ainda viva nos caminhos e paisagens do local. Aqui, o Turismo Rural tem características marcantes, vivenciando a gastronomia típica, trabalhando a terra e dividindo as histórias com um povo marcante e hospitaleiro. As pradarias, verdes e imensas, escondem uma rica diversidade natural nos Cerros, Serras e Restingas. Essas características naturais, únicas no Brasil, estão protegidas em áreas especiais como na APA do Ibirapuitã e no Parque Estadual do Espinilho, cenário diferenciado e próprio para o relaxamento.Em Caçapava do Sul, há um tesouro da natureza ainda a ser descoberto nas guaritas, grandiosas, únicas e impressionantes que possibilitam uma emoção à parte. Descubra essa imensidão em trilhas a pé, de bicicleta ou escalando suas rochas.Palco das páginas mais marcantes de nossa história, o Pampa Gaúcho mantém prédios históricos em diversas cidades, capitais farroupilhas, aliando um artesanato rico em couro, lã e madeira e a máxima expressão de seu povo nas danças e na cultura mais típica do Estado.Danças embaladas pelas canções dos diversos festivais nativistas e pelo som característico dos artistas locais.Povo determinado que lutou pelo seu território e que hoje vive irmanado com seus vizinhos nas fronteiras de Santana do Livramento, Quarai, Itaqui e Uruguaiana. Aqui também está São Borja, palco inicial da extraordinária história Jesuítica que criou os Sete Povos das Missões e nas demais cidades que compõem a região a história revive nos caminhos do Mundo Gaucho, uma rota com a cara e o coração do gaúcho pampeano. É essa rica e única paisagem que desde muito abriga a figura do gaúcho, o cheiro inconfundível que vem do churrasco, o prazer de repartir o chimarrão de mão em mão, a imagem do campo vasto e emoldurado pelo gado e a presença do centauro brasileiro na inseparável figura do pampeano a cavalo, que tornam o Pampa Gaúcho um destino diferenciado. Viva por alguns momentos a mágica sensação de ser gaúcho no mais autêntico cenário.
PORTO ALEGRE E REGIÃO
Às margens do Lago Guaíba, Porto Alegre é diversidade. É a cidade moderna dos negócios e eventos, da gastronomia internacional e alta qualidade nos serviços e é a Porto Alegre da tradição gaúcha, do churrasco e do chimarrão. É a Porto Alegre do Centro Histórico com prédios centenários, e também da arquitetura contemporânea do Museu Iberê Camargo. À noite, cada bairro se distingue por um estilo próprio, com bares e restaurantes que vão da sofisticação, à tradição e à boemia. De dia, 1.300.000 árvores nas ruas, além dos parques e praças, cobrem a cidade de verde. No seu entorno, além das belezas naturais, há o polo industrial, comercial e de serviços do Delta do Jacuí e Vale do Rio dos Sinos.
SERRA
Paisagem, cultura e determinação. Valores expressos nos diversos encantos da Serra Gaúcha. Seus caminhos conduzem a ares diversificados, herança da colonização italiana e alemã expressa em sua arquitetura e em seu povo. A Serra Gaúcha é um mosaico de cenários. Essa é a Serra Gaúcha, natureza exuberante, força do povo que marcou suas origens, profissionalismo e determinação, gastronomia rica e sobretudo, atenção ao receber. Conheça a região ou, melhor dizendo, as regiões, pois a Serra do Rio Grande do Sul é capaz de surpreender a cada nova chegada.
VALES
A região dos Vales é mais que um destino. É um mundo formado por cenários repletos de atrativos naturais e por uma história capaz de cativar a quem chega. Seus vales e montanhas, de clima agradável, possibilitam momentos de encantamento e satisfação em admirar os encantos desses vales. Vale do trabalho, com cidades prósperas e infra-estrutura preparada para o visitante. Vale da cultura, resultado do encontro dos imigrantes açorianos, alemães e italianos que criaram um cenário único na arquitetura marcante expressa, em moradias, capelas, armazéns e escolas. Vale da gastronomia, com um cardápio farto e diferenciado, herança da formação de seu povo. Vale da natureza, com seus três rios que criam cenários fantásticos em meio a várzeas, morros e altas montanhas. Um Vale formado por três destinos.Começamos pelo Vale do Rio Caí, próximo à região metropolitana. Ponto de chegada dos imigrantes alemães e italianos, ainda guarda verdadeiras preciosidades desse período marcante da formação do povo gaúcho. Hoje, as festas populares como os famosos “Kerbs” atraem cada vez mais turistas. É momento de desfrutar dos sabores da gastronomia local e dos encantos da natureza, de vivenciar o convívio com os habitantes e seus dialetos, através dos mais de trezentos eventos da região. Momento de provar morangos e amoras e, como resultado do trabalho de seu povo, aproveitar o local que é o maior produtor do Estado de frutas cítricas, morangos de mesa e rosas. Seguindo o passeio, chegamos no Vale do Rio Pardo, com um passado grandioso e pleno de histórias, presentes principalmente nas ruas e prédios do município de Rio Pardo, palco de lutas e conquistas heróicas. Aqui, o encontro dos imigrantes deixou suas marcas a cada passo da estrada, emolduradas por belas paisagens de campos, morros, grutas, rios e cascatas que constantemente remetem a visão pra o longe, criando sensações únicas de encantamento e alegria. Alegria de estar aqui e poder experimentar também o Vale do Taquari, considerado o terceiro vale mais fértil do mundo.O Vale do Taquari guarda as lembranças dos imigrantes que criaram um mosaico étnico-cultural expresso no roteiro “Delicias da Colônia”, em Estrela, Colinas e Imigrantes, na “Rota Germânica” em Teutônia com seu casario enxaimel, no “Roteiro dos Moinhos” em Ilópolis e, para completar a visita, a"Rota da Erva Mate” apresenta uma das características mais marcantes do povo gaúcho, o chimarrão, em seu esplendor, levando o visitante por paisagens deslumbrantes da parte alta do vale. Os municípios de Lajeado e Estrela comercializam pedras preciosas e integram o “Roteiro de Gemas e Jóias”.Essa é a região dos Vales, um local diferente para ser vivenciado a cada detalhe.(texto Álvaro Machado)
PARQUES
O Rio Grande do Sul é um estado que dispõe de parques de aventura, naturais, temáticos, aquáticos. Por suas características culturais, históricas e geográficas, o estado converte-se em um autêntico paraíso para o turismo.
Leia mais: Link:
Regiões turísticas do Rio Grande do Sul
Conheça o que há de melhor em cada região turística do RS, seus atrativos e destinos fascinantes. Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho de chão desse Rio Grande do Sul? Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas. E assim nos recebe esse Rio Grande... Conversando com nossa gente, com um mate bem cevado às mãos e a tradição gaúcha no coração... Aventure-se!
Lazer, Esportes e Aventura no RS
O Rio Grande do Sul reserva um universo fantástico de atrativos turísticos para você se divertir na natureza, seja em belas cachoeiras e cascatas, descendo as corredeiras de um rio fazendo rafting, ou em muralhas e montanhas fazendo rapel, caminhada, arborismo ou voo livre ou se banhando em belas praias e balneários. Opções de turismo de lazer, esportes e aventura por aqui é o que não falta. Escolha o roteiro, clique em uma das cidades e curta o que há de melhor no Turismo RS.
Saiba Mais Link: Turismo Rio Grande do Sul
0 comentários:
Postar um comentário