terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Turismo de Negócios - Vantagens e orientações



O turismo de negócios pode ser considerado um conceito relativamente novo. Afinal, há alguns anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. Entretanto, para as indústrias de hotelaria, transporte aéreo, locação, entre outras, as necessidades desses colaboradores em deslocamento são muito semelhantes às de quem está ali apenas para lazer e descanso.

Turismo é a atividade que envolve diversas áreas com o objetivo de prestar um serviço para alguém que possui um desejo ou uma necessidade.

Entende-se por turismo de negócios o conjunto de atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos diversos setores da atividade comercial ou industrial ou para conhecer mercados, estabelecer contatos, firmar convênios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços. (ANDRADE, 1997, P. 73). 

As viagens corporativas, que correspondem ao deslocamento para o desenvolvimento de atividades profissionais, possuem datas pré-estabelecidas e dificilmente são alteradas durante o percurso; as atividades durante a viagem também são programadas com antecedência e, geralmente, envolvem apenas um indivíduo, ao contrário do turista de lazer, que possui horários mais flexíveis.

Outro aspecto que acentua a importância do turismo de negócios para a indústria é o fato de que esse conceito nunca esteve tão presente dentro das empresas quanto hoje.

Além da globalização, isso também acontece por causa das crescentes facilidades para planejar e investir nessas viagens, como novas ferramentas para otimizar o custo-benefício e a produtividade desses deslocamentos.

Com o crescimento do turismo de negócios, evolui também a forma com que os colaboradores se deslocam em nome da empresa.

Tendências como as bleisure trips, por exemplo, que misturam “business” (negócios) e “leisure” (lazer), fazem com que os viajantes profissionais formem uma relação mais aprofundada com a sua cidade de destino, aproveitando mais os momentos de descanso.

Isso, por consequência, faz com que a infraestrutura turística e os espaços ao ar livre das cidades visitadas sejam frequentados mais regularmente por esse tipo de viajante.  Ou seja, eles ampliam o leque de espaços e serviços que se beneficiam da presença e do fortalecimento do turismo de negócios.

Turismo de Negócios e Eventos (TNE)

O TNE atrai pessoas de todos os cantos do Brasil, favorecendo a diversidade, a integração e a mistura das culturas: quem vai ensina um pouco da sua região local e quem está lá apresenta os seus costumes, história e tradição. Além disso, os eventos trazem para o país diversos públicos internacionais.

Promoção à economia

O TNE proporciona alta rentabilidade, já que a empresa investe em hospedagem, alimentação, cursos e translado. O turista, por sua vez, aproveita o seu tempo livre para conhecer os pontos turísticos e investir na economia local. Um dos aspectos mais importantes é que essa demanda não reduz exacerbadamente em períodos de crise econômica.

Arrecadação de impostos

Para ser ressarcido pela empresa, o turista normalmente precisa de notas fiscais para comprovar a sua estadia, alimentação e translado. Por esse motivo ele acaba favorecendo a arrecadação de impostos.

Setor hoteleiro

O turista de negócios possui um alto poder aquisitivo, aquecendo a economia local durante os dias em que está hospedado. Enquanto a média de ocupação hoteleira de um hóspede é de dois dias, o turista de negócios possui um tempo de permanência de quatro dias.

Portanto, é justo dizer que as empresas que utilizam viagens a negócios, causam grande impacto positivo no turismo de forma geral.

Bleisure - portfólios de "negócios" e "lazer" 

Uma tendência que vale ressaltar são os Bleisures, que abrangem negócios e lazer ao mesmo tempo. A expressão tem origem nas palavras em inglês: business e leisure, que significam negócios e lazer. Para alguns profissionais, a viagem de negócios se torna mais prazerosa. Então, a grosso modo, bleisure é viagem a negócios que é aproveitada para lazer.

O networking proporcionado pelo deslocamento dos seus colaboradores para outras partes do país e do mundo os coloca em contato com os diferentes métodos de trabalho. Ele também fornece uma visão diferente dos negócios, fator que pode beneficiar o seu negócio e aumentar a competitividade da sua empresa.

Fazer parcerias com certa frequência

Caso você planeje incluir o turismo corporativo no orçamento da sua empresa, uma boa forma de reduzir os custos envolvidos no processo é fazer parcerias com as empresas envolvidas em uma viagem de negócios.

Se a sua companhia tem o costume visitar determinadas regiões com certa frequência, você pode usar essa regularidade para estabelecer convênio com alguns hotéis, restaurantes, teatro de eventos, coworkings e lojas de aluguel de carro.

Coworking - compartilhando o ambiente

Traduzindo literalmente, coworking significa compartilhar o ambiente de trabalho. Mas o conceito vai muito além disso. Trata-se de uma solução criativa que envolve economia, inovação, tecnologia, network, design e empreendedorismo. Não é tão isolado quanto o home office e nem tem o movimento e o barulho de uma cafeteria.

Os espaços de coworking oferecem serviços de escritório com qualidade e sob a demanda do cliente. O atendimento é personalizado para garantir que o profissional se sinta confortável, seguro e com o bem-estar garantido para exercer seu trabalho em alto nível. 



Manter a produtividade e, ao mesmo tempo, a motivação e o bem-estar do funcionário é sempre uma tarefa difícil. Com isso, algumas empresas passaram a atrelar formas de lazer às viagens corporativas. Tomando como exemplo, imagine que um funcionário participe de um evento de negócios em uma cidade e que, ao finalizar, possa desfrutar por um ou dois dias a mais do destino.

Esse tipo de agrado, ou recompensa, tem sido uma tendência cada vez mais comum dentro do turismo de negócio, e já é ofertado com frequência por agências do ramo. Para a empresa e o funcionário, é um tipo de ação com um apelo motivacional incomparável.

Este cenário comprova que o turismo é um segmento cheio de oportunidades para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Como vimos, o turismo de negócios tem um impacto cada vez mais significativo na indústria do turismo, o que é resultado também de sua crescente importância para as empresas que enviam seus colaboradores para outras cidades e países. Portanto, é fundamental investir nesse segmento e planejar as viagens a negócios da sua equipe com cuidado.





0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.