O termo circuito turístico identifica no Brasil um produto do setor turístico, fruto da implementação de um planejamento integral que envolve mais do que um município baseado em uma parceria local para explorar de forma mais eficiente o conjunto patrimonial regional.
Os circuitos turísticos são a soma de diferentes produtos turísticos disponíveis em uma dada região. A função dos circuitos é a estruturação do conjunto de elementos que formam o sistema turístico (atrativos, equipamentos e serviços, infraestrutura). Graziloni (2004)
Circuito turístico é um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional. Os circuitos compreendem determinada área geográfica, caracterizada pela predominância de certos elementos da cultura, da história e da natureza, que são forte elemento de sedução para o viajante, além da identidade entre os municípios que se consorciam para complementar os atrativos e equipamentos turísticos com objetivo de ampliar o fluxo e a permanência dos turistas, com consequente geração de emprego e renda
Para Beni (2006), o conceito de circuitos turísticos envolve a utilização de um conjunto de vias que possibilitem um acesso circular aos atrativos de uma determinada região. Para ele, neste caso o turista não passa duas vezes pelo mesmo local, uma vez que a via de acesso aos atrativos termina em sua própria origem. Além disso, o autor ressalta que “a destinação do turista passa a ser, então, o circuito como um todo, o qual apresenta grupos de atrativos ao longo de suas vias, que podem se caracterizar como subdestinações” (Beni, 2006:125).
Ele compreende um conjunto de municípios com relativa proximidade em determinada área geográfica, caracterizado pela predominância de certos elementos da cultura, da história e da natureza, com possibilidades de atrair e seduzir turistas.
Os municípios pertencentes aos circuitos podem ser classificados em: centros turísticos e unidades turísticas. Os centros turísticos são os municípios pólos, onde a cadeia produtiva do turismo é mais completa e que possuem o maior número de equipamentos turísticos, como hotéis, restaurantes, lanchonetes, serviços, comércio, aeroportos, rodoviária, postos de informação turística, acesso fácil e que exercem influência dos municípios do entorno.
É esta inter-relação entre os centros turísticos e as unidades turísticas que é responsável pela dinâmica dos circuitos. É o que se pode chamar de “complementaridade”
A formação de um circuito pressupõe a identidade e o associativismo entre esses municípios que, na verdade, se consorciam para somar os atrativos, equipamentos e serviços turísticos, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes naquela área geográfica, gerando trabalho, renda e qualidade de vida.
Para que ocorra a necessária integração regional entre os municípios de um mesmo circuito, vias de acesso compatíveis são imprescindíveis à complementaridade entre os atrativos, os meios de transporte, os equipamentos e os serviços e para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor turístico.
É também indispensável a existência, no conjunto de municípios que integram um circuito turístico de, pelo menos, uma cidade com infra-estrutura necessária para acolher os turistas e estes, a partir dela, poderem se deslocar para outros pontos de visitação do circuito.
Características, funções e atividades dos circuitos turísticos
Os circuitos turísticos podem ser caracterizados da seguinte maneira:
• aspectos geográficos: região geográfica limitada com características culturais, físicas e sociais que criam uma sensação de identidade regional;
• aspectos multitemáticos: os circuitos oferecem uma diversidade enorme de atrativos, pois os municípios têm características distintas (rural, ecológico, saúde, eventos, religioso, negócios, cultura, gastronomia e outras)
• aspectos da oferta diversificada de infraestrutura e serviços: possuem infraestrutura turística variada e com diversas opções de preços. Os centros turísticos possuem equipamentos e serviços mais sofisticados, enquanto as unidades turísticas são mais rudimentares nesse quesito (hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, postos de informação turística, sinalização turística etc.);
• aspectos da demanda diversificada: possuem demanda variada e atendem a todas as classes sociais, de acordo com as características locais. Em sua maioria, os turistas são domésticos e a localização estratégica cria condições favoráveis para visitação de pessoas de diversas partes do país.
Os circuitos turísticos deverão exercer funções e atividades, que são:
• promover a integração e a participação social das comunidades locais, gerando troca de experiências e conhecimentos para a elaboração do planejamento turístico regional;
• sensibilizar a comunidade local para a importância do turismo como atividade econômica do município;
• diminuir as distâncias burocráticas entre os municípios e o Estado;
• mobilizar a sociedade local no sentido de engajamento, educação, hospitalidade e na compreensão da atividade turística;
• induzir a conscientização dos autóctones para preservação dos patrimônios históricos, culturais e ambientais;
• promover a integração econômica por meio das ações compartilhadas da iniciativa privada regional, potencializando o receptivo local;
• promover a integração entre governos e empresários;
• assegurar reserva de mercado para mão-de-obra local;
• elaborar plano de marketing e promoção da região;
• interagir com instituições diversas de ensino, capacitação profissional e
terceiro setor, possibilitando parcerias lucrativas nos diversos setores do turismo;
• auxiliar na proposição de novas oportunidades de negócios para os investidores;
• reunir e disponibilizar dados e informações sobre a região;
• dinamizar a comunicação entre os diversos setores envolvidos na cadeia produtiva do turismo regional;
• canalizar demandas por melhorias na infra-estrutura turística regional.
São considerados pré-requisitos essenciais para se implementar um cluster turístico:
1. vontade de promover mudanças e/ou inovações;
2. ter a presença de lideranças locais comprometidas;
3. contar com certa infra-estrutura;
4. densidade sócio-institucional;
5. quantidade e qualidade dos atrativos locais;
6. capacidade para alavancar ações coletivas.
Os circuitos turísticos são um conjunto de espaços territoriais que constituem a mesma oferta de bens e serviços turísticos. É um percurso circular ou semicircular que parte de um centro emissor ou receptor e que possui atrativos e facilidades ao longo de seu percurso. Entende-se também por circuito turístico aquela rota turística que retorna ao mesmo local, sem passar duas vezes pelo mesmo local.
As Características dos Circuitos Turísticos. segundo Bolson (2004) os Circuitos Turísticos podem ser identificado conforme as características e funções como mostram os quadros abaixo:
Aspectos geográficos:
Região geográfica limitada com características culturais, físicas e sócias que criam uma sensação de identidade regional.
Aspectos multitemáticos:
Os circuitos oferecem uma diversidade enorme de atrativos pois os municípios tem características distintas (rural, ecológico, saúde, eventos, religioso, negócios, cultura, gastronomia e etc).
Aspectos da oferta diversificada de infra-estrutura e serviços:
Possuem infraestrutura turística variada e com diversas opções de preços. Os centros turísticos possuem equipamentos e serviços mais sofisticados, enquanto as unidades turísticas são mais rudimentares nesse quesito (hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, postos de informação turística, sinalização turística, etc.).
Aspectos da demanda diversificada:
Possuem demanda variada e atendem todas as classes sociais de acordo com as características locais. A maioria dos turistas é doméstica e a localização estratégica do estado cria condições favoráveis para visitação de pessoas de diversas partes do país.
Os circuitos turísticos podem ser:
Local: Duração não superior a um dia. De interesse apenas para a população interna e articula atrativos da mesma localidade.
Regional: tem duração máxima de 3 dias e durante o passeio são visitadas atrações de diferentes regiões ou localidades.
Nacional: Duração mínima de 3 dias, cujo percurso é feito dentro do mesmo país em várias regiões e / ou localidades.
Continental: Duração de 6 ou mais dias, de interesse interno ou internacional e realiza-se em países do mesmo continente.
Intercontinental: Duração de 10 ou mais dias e ocorre em diferentes países ou continentes.
As fases de elaboração dos circuitos turísticos são as seguintes:
Fase I: Estruturação do Circuito
Defina se o circuito será temático (cultural, natural, divertido, etc.) ou geral (temas diferentes).
Determinação ou inventário dos recursos turísticos do lugar ou lugares.
Escolha os pontos de:
Saída.
Paradas técnicas.
Pára com estadia em centros turísticos .
Chegada.
Defina horários.
Faça uma análise do número de pessoas que podem participar em cada circuito.
Elaboração de alternativas no que diz respeito aos pontos intermediários da rota.
Determine as rotas internas de interesse, se houver, nos diferentes centros turísticos.
Fase II: Determinação e seleção de serviços a incluir na Rota ou Circuito
Transporte.
Alojamento.
Alimentando.
Serviço de guias e visitas.
Atividades recreativas.
Fase III: Determinação dos custos e despesas operacionais
Custos fixos.
Custos variáveis.
Gastos gerais.
Imprevisto.
Orçamento total.
Fase IV: Determinação de preços e lucros operacionais líquidos
Cálculo do preço por pessoa.
Determinação do lucro líquido.
O circuito turístico é, portanto, uma associação juridicamente constituída, formada, por, pelo menos, um representante de cada município participante. Essa associação tem direção própria e é coordenada por um gestor. Além disso, é focada na implementação de atividades que objetivam o desenvolvimento turístico dos municípios que a integram e amparada por empresas públicas e privadas que se dedicam ao turismo. Minas Gerais é pioneira nesse sentido de certificação nacional em CIRCUITOS TURÍSTICOS. LINK: A formação dos circuitos turísticos mineiros
Os circuitos turísticos representam hoje uma grande alternativa para que municípios de pequeno e médio porte possam se organizar e explorar suas belezas naturais e culturais, bem como sua produção agropecuária, artesanal e outros, garantindo dessa forma a inclusão social e, principalmente, uma alternativa para a geração de renda
Exemplo: Divulgação do que é Circuito turístico... Minas Gerais / Caminhos Gerais
Exemplo: Divulgação do que é Circuito turístico... São Paulo / Águas Paulista
ALVEAS, A.S. A importância do circuito turístico para o fomento da economia e da preservação ambiental - caso “São Roque de Minas” / Anderson Alves Santos. -- Lavras : UFLA, 2004
Beni, M. C. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo 2006.
BOLSON,Jaisa,G.H. Histórico e Análise das Políticas Públicas de Turismo no Brasil – 1930/ 2004 - Estudo de caso Minas Gerais .Anais.VIII Encontro de Turismo com Base Local. Curitiba.2004
GRAZILONI, B. M. “ Circuitos turísticos mineiros: uma alternativa para o desenvolvimento do turismo”. 2004.
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