Conhecer esses lugares é uma oportunidade de se aproximar um pouco mais da vida política do Brasil, e entender como funcionam essas instituições, por isso julgamos que principalmente os estudantes de todo o Brasil precisariam visitar Brasília e conhecer como funciona a política do nosso país.
Em Brasília, é muito comum encontrar estudantes cujas escolas se organizam em caravanas para conhecer os pontos turísticos da capital, é importante fazer uma visita monitorada ao Salão Negro da Câmara, o Salão Verde, ao Plenário, ao corredor das comissões e a outros pontos importantes também do Senado Federal, pois isso nada mais é do que uma verdadeira aula prática de política e cidadania.
Brasília traz todo esse sentimento cívico patriótico de que o país precisa, e os brasileiros têm que conhecer a capital do país, “Estimular os jovens é fortalecer a consciência cidadã”.
Entre as ações de destaque estão a participação de crianças nas solenidades de Troca da Bandeira, que ocorrem todo primeiro domingo do mês, e a visitação semanal à Residência Oficial de Águas Claras
Brasília, Capital Federal, é muito rica em tudo isso, afinal trata-se do centro do centro do poder, onde encontra-se o poder Executivo, Legislativo e Judiciário, lugar onde todas as autoridades se reúnem para decidir os rumos de todo o País!
Dia dos Símbolos Nacionais é comemorado nesta sexta-feira. Crédito: Clauber Cleber Caetano/PR
Comemorado nesta sexta-feira (18.09), o Dia dos Símbolos Nacionais homenageia quatro ícones do nosso país: o hino, a bandeira, o selo e o brasão. A data relembra parte da nossa história, realça o nosso orgulho como nação e reforça a importância do turismo cívico para o Brasil. Reconhecendo a importância de tal segmento, o Ministério do Turismo assinou recentemente um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Governo do Distrito Federal para despertar o interesse dos jovens de todo o país em conhecer Brasília por meio do Roteiro Cívico Pedagógico.
O turismo cívico é um dos principais motivos de visitas a Brasília. O ACT busca a valorização da memória política e da história do Brasil, com vistas a fortalecer a conscientização cidadã dos jovens brasileiros. O programa “Brasília, nossa Capital - Turismo Cívico Pedagógico para o Brasil e para o mundo” está inserido no conjunto de ações da Secretaria de Turismo do DF voltadas a estimular o espírito cívico nos cidadãos.
Dentre as várias atrações da capital federal, o Pavilhão Nacional traz um gigantesco símbolo brasileiro: a Bandeira Nacional. Ela tem um mastro de 110 metros de altura, 286 metros quadrados de tecido e pesa 90 quilos, medidas que já a fizeram figurar no Livro dos Recordes como a maior bandeira hasteada do mundo. A tradicional cerimônia de Troca da Bandeira Nacional, realizada no primeiro domingo de cada mês, segue temporariamente suspensa ao público, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
O Pavilhão Nacional é composto por 24 hastes metálicas com 100 metros de altura, cada uma representando um dos 24 estados brasileiros existentes em 1972, época de sua criação. Em sua base está gravada a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria”.
0 comentários:
Postar um comentário