O turismo pedagógico é um segmento da atividade turística que visa desenvolver a aprendizagem através da vivência dos participantes. O turismo pedagógico deve ser compreendido como uma forma de tirar o aluno do restrito espaço de uma sala de aula, para um contexto mais amplo: o da realidade turística de seu município.
Envolvem atividades ligada ao ensino. "consiste na organização de viagens culturais mediante o acompanhamento de professores especializados da própria instituição de ensino com programas e aulas e visitas a ponto de interesse para o desenvolvimento educacional dos estudantes" BENI
No Brasil devido à diversidade do patrimônio natural e cultural, torna-se um dos maiores potenciais turísticos do mundo, sendo assim um grande “laboratório” para o desenvolvimento do turismo pedagógico utiliza-se dos mais diversos meios e com as mais diversas finalidades, independente da localização geográfica em que seja praticado.
Conceituação: O turismo pedagógico é uma maneira de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor uma determinada região e vivenciar a história, as tradições, os hábitos e os costumes da população local, por meio de aulas práticas no próprio destino receptor.
O Turismo Pedagógico se apresenta como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. A viagem é o elemento motivador para dar encanto à educação. No Turismo Pedagógico, os diversos saberes e realidades são articulados como necessidade de reconhecer e conhecer os problemas do mundo, em um ambiente de divertimento e prazeres. Trata-se de uma das atividades que mais se harmonizam ao conceito de turismo sustentável, uma vez que sua motivação é puramente educativa, e a educação ambiental é praticada nas três dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais. Além do mais, conhecendo localidades da sua região ou do seu país, o aluno-turista passa a desenvolver um sentimento de valorização e conservação dos patrimônios sociais, culturais e ambientais das comunidades, o que torna possível o desenvolvimento do turismo sustentável. (SETUR – RN, 2010)
É uma ferramenta de educação ambiental que, na prática demonstra a teoria das salas de aula, vivenciando assim junto à natureza ao campo e o meio rural um contato direto com as comunidades locais, onde poderão observar a realidade se sensibilizar e interagir com os atrativos turísticos visitados. Sendo assim, o educador atinge de forma lúdica os objetivos didáticos através de atividades pedagógicas desenvolvidas como brincadeiras e entretenimento, utilizando os conhecimentos empíricos e multidisciplinares.
O turismo pedagógico possibilita, entre outras coisas, a observação e a vivência dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, a oportunidade de conhecer e se integrar a novas culturas é fundamental na formação para a cidadania, na medida em que oferece oportunidade de conviver e interagir respeitosamente com o diferente. Em relação à aprendizagem, a motivação e o prazer proporcionados por atividades extraclasse são excelentes ingredientes para a construção do conhecimento.
O turismo, qualquer que seja sua modalidade, é uma atividade educativa, na medida em que “todo turista aprende sobre os diversos aspectos que o destino lhe oferece” (OMT, 2003). A atividade turística pode ser o agente para a preservação dos valores culturais, onde podem ser considerados fatores motivacionais para a prática do turismo pedagógico.
Os bens culturais postos à disposição do consumo turístico, generalizando, compreende: acervo dos monumentos históricos e registro dos legados que expressam os valores da sociedade; as galerias de arte, museus, que reúnem as várias modalidades de expressão artística; as manifestações populares de caráter religioso e profano; o folclore – que constitui as manifestações do meio ambiente vivido e das etnias formadoras da população; a cultura popular, que caracteriza cada região, podendo gerar fluxos turísticos específicos.
O que a área do turismo chama de turismo pedagógico é normalmente denominado como estudo do meio pela Pedagogia. Com o grande aumento desse tipo de atividade pelas escolas nos últimos anos, esses termos assumiram definições específicas, como mostrado no post TURISMO E EDUCAÇÃO – DEFINIÇÃO DE TERMOS, diferenciando estudo do meio, com duração máxima de um dia, de viagem pedagógica, quando há pernoite, ambos enquadrados na categoria turismo pedagógico. Independentemente da duração, o turismo pedagógico se refere a toda atividade ditático-pedagógica que acontece fora do ambiente escolar, tendo como princípios norteadores o conhecimento, a vivência, a convivência, o respeito, o aprendizado e o lazer.
Numa época de globalização e enorme avanço tecnológico, em que é muito fácil obter informações sobre qualquer assunto, o turismo pedagógico se destaca como uma excelente forma de consolidar e ampliar os conhecimentos dos alunos, pela possibilidade de integração entre teoria e prática dos conteúdos abordados.
O turismo pedagógico, apesar de ser uma modalidade ainda pouco explorada, é uma atividade turística que se assemelha ao conceito de ecoturismo por utilizar, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivar a sua conservação, e buscar a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, preocupando-se com a promoção do bem-estar das populações envolvidas.
Portanto apresenta uma grande diferenciação em relação às demais modalidades de turismo existentes, uma vez que não são os recursos, produtos, serviços e organizações que conformam a sua oferta, mas as possibilidades de exploração pedagógica que uma localidade oferece.
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Saiba Mais
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Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
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