segunda-feira, 6 de julho de 2020

Turismo Religioso - Segmento do Turismo



O turismo religioso pode ser entendido como uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.

É um segmento que pode contribuir para a valorização e a preservação das práticas espirituais, enquanto manifestações culturais e de fé que identificam determinados grupos humanos. A sustentabilidade do turismo religioso pode ser enfocada sob dois aspectos: em primeiro lugar para que a cultura religiosa não venha perder o seu sentido enquanto manifestação de fé e em segundo lugar para que essas atividades não se transformem em um movimento de massa, descaracterizando a sua essência.

Conceituação: Configura-se como uma atividade realizada por pessoas que se deslocam por motivos e eventos de significado religioso ou para vivenciar locais religiosos que contenham valor histórico, cultural e que expressem alguma singularidade da localidade.


O turismo religioso pode ser entendido como atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Quanto ao segmento do turismo religioso, constata-se que não é de hoje que as pessoas viajam em busca de graças, de paz, de conforto espiritual, desde os tempos bíblicos que isso acontece. Atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas.

O Turismo Religioso está relacionado à religiões institucionalizadas tais como as afro-brasileiras, espírita, protestantes, católica, as de origem oriental, compostas de doutrinas, hierarquias, estruturas, templos, rituais e sacerdócio.

A busca espiritual e a prática religiosa, nesse caso, caracterizam-se pelo deslocamento a espaços e eventos para fins de:

• Realização de peregrinações e romarias
• Participação em retiros espirituais
• Participação em festas e comemorações religiosas
• Contemplação de apresentações artísticas de caráter religioso
• Participação em eventos e celebrações relacionados à evangelização de fiéis
• Visitação a espaços e edificações religiosas (igrejas, templos, santuários, terreiros)
• Realização de itinerários e percursos de cunho religioso
• Outros

Subdivisão: Turismo de peregrinação
Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico-religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.

O turismo religioso surge como uma nova opção de segmentação do mercado turístico, onde o produto turístico pode ser vendido a diferentes grupos sociais de diferentes localidades, destacando-se os festejos, que movimentam fiéis de vários lugares, em busca de realização espiritual, objetos e pessoas sagradas e geram fluxos contínuos de turistas de todas as crenças e religiões.

Muitos locais que representam importante legado artístico e arquitetônico das religiões compartilham interesses sagrados e profanos dos turistas. Destaca-se, assim, que as viagens motivadas pelo interesse cultural ou apreciação estética do fenômeno ou do espaço religioso serão consideradas simplesmente Turismo Cultural.

No turismo religioso essa experiência torna-se mais evidente, visto que o peregrino-romeiro-turista, está quase sempre envolvido com os aspectos emocionais que o sagrado pode proporcionar: o sentimento de melhores condições físicas e psíquicas que, muitas vezes, move os visitantes aos lugares, aos eventos religiosos e não o prazer da viagem como fim

O segmento do turismo religioso está em franco crescimento. No Brasil, esse tipo de segmento se fortalece, na medida em que como maior país católico do mundo, existe sobremaneira uma demanda para o desenvolvimento dessa prática.


.

Saiba Mais

Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico

Conheça o dicionário de turismólogia que reúne aproximadamente seis mil conceitos e explicações de verbetes, termos e expressões, inclusive alguns em língua estrangeira já incorporados ao nosso vocabulário, usados em atividades com elevado grau de inter-relacionamento e integração, como é o caso do turismo, atividades turísticas, gastronômicas e hoteleiras. Tem por objetivo auxiliar estudantes e pessoas que desempenham trabalhos profissionais ligados a elaboração, análise e acompanhamento de projetos relacionados com estas áreas de conhecimento.

Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.

Cortesia: Divulgação de download Blog Dicionário de Turismo

 Baixe o PDF Google Drive & Mega Drive.
Download PDFAtualizado em 27/09/2021
URL direta do Arquivo - Link



0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.