quarta-feira, 22 de maio de 2019

Turismo - Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - Januária - MG



O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma Unidade de conservação criada em 1999 que tem como principal objetivo proteger este valioso patrimônio geológico e arqueológico existente nesta região. Com uma área de 56 448,32 ha, está localizado a aproximadamente 45 km do município de Januária e 15 km de Itacarambi, na região norte de Minas Gerais. Com acessos fáceis, estradas pavimentadas e em boas condições é possível chegar até a sua sede. Abriga mais de 140 cavernas, mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres, além da tribo indígena dos Xakriabás. Foi criado em 1999; e está no Vale do Peruaçu, região com evidências humanas que datam há 11 mil anos. Também é deste período, o registro de pinturas nas grutas e cavernas locais.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal.

A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui área de 56.400 hecatares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.


O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é mais um daqueles lugares incríveis que poucas pessoas já visitaram no Brasil. Localizado ao norte de Minas Gerais, possui sítios arqueológicos milenares que deixou pesquisadores de todo o mundo boquiabertos com a qualidade e quantidade das pinturas rupestres pré-históricas encontradas em suas cavernas gigantes.


CAMINHOS QUE REVELAM OS TESOUROS PROTEGIDOS PELO PARQUE
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu oferece diversas opções aos visitantes e está em constante evolução. Para conhecer todas elas é necessário mais de um dia de visita. Escolha de acordo com o seu interesse e seu condicionamento físico.


Para conhecer todas as trilhas, cavernas, sítios arqueológicos e “galerias de arte pré-histórica” (as pinturas rupestres), é preciso ficar pelo menos 3 dias fazendo os roteiros do Peruaçu. Ficamos apenas 1 dia caminhando por lá e já deu pra ficar bastante impressionado com tudo o que vimos.

Trilha do Arco do André
Caminho da Gruta do Janelão
Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio
Caminho da Lapa do Boquete
Caminho da Lapa dos Desenhos
Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio


Melhores épocas do ano para visitação

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu pode ser visitado o ano todo. 
Possui duas estações bem definidas, com algumas nuances entre elas:

- De Novembro a Abril, época das chuvas, o verde predomina na paisagem. 

- De Maio a Outubro, época da seca, a floresta perde completamente suas folhas e a paisagem fica bastante acinzentada.





Como chegar?
O acesso até a entrada do Parque pode ser feito de ônibus ou carro, sendo que para acessar os roteiros do Parque é necessário veículo motorizado, próprio ou alugado.
- De avião
O aeroporto mais próximo é o de Montes Claros, que fica a 200 km da entrada do Parque. Há vôos regulares partindo do Aeroporto de Confins para Montes Claros, sendo que a partir de lá, é possível ir de ônibus de linha até Januária ou Itacarambi.
- De ônibus
É possível chegar a Januária ou Itacarambi, vindo de Brasília, Belo Horizonte ou Montes Claros.
- De carro
A sede do Parque fica na comunidade do Fabião I, às margens da BR 135, km 155. Partindo de Januária, são 45 km.

Endereço
BR 135, km 155, Comunidade do Fabião I, Januária – MG
Coordenadas 
Lat. -15.172464° e Long. -44.191932°
Fonte: icmbio.gov.br     Link: 

Origem
A origem data de milhões de anos, ainda quando parte do Brasil estava submersa pelas águas de um mar interior e que com a elevação do nível da Terra fez secar esta água. Este processo deixou inteiros grandes maciços de calcário que hoje abrigam milhares de cavernas espalhadas pelo Brasil. O Rio Peruaçu, um dos afluentes do Rio São Francisco, teve seu curso natural fechado por um desses maciços e com o tempo a ação erosiva das águas foi esculpindo o calcário, em busca de uma saída.

A ação do tempo resultou num conjunto de cavernas, muitas ainda virgens, que tem atraído espeleólogos em busca de grutas ainda não catalogadas. A visitação pública deve ser feita com muito cuidado para não danificar os espeleotemas que levaram milhões de anos para se formarem.

O parque não está aberto para visitações de turistas, somente para pesquisas mediante autorização do ICMBIO.

Turismo -Documentário | (2015) Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - Januária - MG



LINK do Folder do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu: AQUI


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.