A alimentação pode assumir diversos papéis para um viajante. Para alguns, o ato de comer durante a viagem é rotineiro, no sentido de que em algum momento será necessário fazer uma refeição, assumindo um papel meramente funcional. Entretanto, para outros, a alimentação tem adquirido importância, tornando-se um momento especial, no qual o viajante busca experimentar pratos típicos da culinária local e frequentar empreendimentos gastronômicos onde a refeição será diferenciada, resultando em uma experiência turística.
Conceituação: Turismo Gastronômico é proporcionar prazer através da degustação, além de expressar a cultura, refletindo a história do um povo ou nação, proporcionando a inter-relação entre o turista com a realidade visitada, seus ritos, valores e tradições locais.
O turismo culinário, gastronômico parte da premissa de que a gastronomia de um destino turístico (país ou região) é um ativo sempre presente na cultura local. o turista gastronômico é aquele que planeja suas viagens parcial ou totalmente pensando em experimentar uma nova gastronomia ou atividades relacionadas a ela.
A gastronomia pode ser o motivo principal, ou inicial, para se conhecer um determinado local através de experiências sensoriais que permitem vivenciar outras culturas. Atrativo gastronômico consiste em todo lugar, iguaria (comida e bebida), modo de preparo, produção ou serviço, acontecimento programado, estabelecimento destinado aos serviços de alimentação fora de casa ou qualquer outro empreendimento vinculado à alimentação que tenha interesse turístico e gere deslocamento de grupos humanos com objetivo de conhecê-los.
Os participantes desta modalidade procuram saciar o apetite degustando a comida local. Apesar de nem sempre ser bem explorada, a gastronomia vem se firmando como um produto de grande importância. Esse segmento não tem foco apenas nas qualidades nutricionais dos alimentos, mas também em aspectos ligados à cultura, religião, tradição e, logicamente, ao prazer.
A criação de rotas turísticas e de roteiros integrados pode ser uma ação significativa para desenvolvimento das regiões. A promoção do turismo de forma regionalizada potencializa a oferta turística local, proporcionando um produto de maior valor agregado, beneficiando tanto os turistas ou visitantes, como a comunidade local. Ações municipais isoladas limitam o desenvolvimento turístico, diferentemente do que ocorre com ações conjuntas ou regionalizadas. A menos que um município tenha um potencial turístico extraordinário, situação favorável que lhe permitirá a exploração turística de forma isolada, acredita-se que não há melhor maneira de potencializar a oferta turística que não seja dentro de um contexto regional.
A diversidade regional gastronômica evidencia-se em inúmeros produtos-chave e pratos símbolos, que constituem um rico patrimônio cultural imaterial, de inegável potencial turístico.
Embora incipiente, o turismo gastronômico pode significar um potencial de sustentabilidade do turismo para diversas localidades, mesmo se associado a outras formas de exploração da atividade turística. A eficácia e a eficiência do processo dependem de organização prévia e da contribuição de atores públicos e/ou privados com vistas a dinamizar o turismo local, regional, nacional e internacional.
A gastronomia típica merece relevância não apenas por se constituir em um bem cultural, mas no olhar do turismo, por proporcionar uma importante inter-relação entre o turista com a realidade visitada, seus ritos, valores e tradições locais.
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Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
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