Embora encontre raízes remotas no esporte (a Grécia antiga era repleta de “turistas” que participavam ou assistiam os jogos em Olímpia), o ato de viajar por razões esportivas e seus desdobramentos começa a ser tratado como atividade turística particularmente no século XX. Foi impulsionado pela propagação da prática esportiva associada à imagem de vida saudável, pelo pesado investimento da indústria de materiais esportivos e outros setores envolvidos, especialmente com o processo de globalização e culminando com a popularização mundial das grandes competições esportivas - Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, Jogos de Inverno, etc.
Com a tarefa de unificar a compreensão em torno do tema - sua abrangência e interfaces -, apresenta-se a definição de um marco conceitual e as principais características desse tipo de turismo no Brasil, como “pontapé inicial” para incentivar seu desenvolvimento de forma organizada. A delimitação da abrangência do segmento ainda está em discussão e pressupõe a abordagem a seguir.
Pode-se afirmar que tanto o turismo quanto o esporte presumem, de modo geral, inter-relação e congraçamento. Sendo assim, considerando o movimento turístico motivado pelo esporte, estabelece-se que
Conceituação: Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.
Para fins de delimitação desse segmento são esclarecidos os termos a seguir:
Prática, envolvimento e observação de modalidades esportivas Modalidades esportivas
Refere-se a atividades esportivas praticadas sob regras, normas e esquemas técnico e tático. Uma modalidade esportiva é, geralmente, institucionalizada e tem como elemento principal a competição. Toda competição presume disputa e rivalidade - faz parte da lógica do jogo “o princípio da incerteza”. Nesse caso - para fins turísticos -, são consideradas de caráter competitivo as disputas oficiais (torneios, campeonatos), organizadas por entidades representativas (associações, federações, confederações) e as disputas ditas “amistosas”, sejam praticadas por profissionais ou amadores.
Prática - é a realização física da modalidade esportiva propriamente dita.
Envolvimento – são as atividades e serviços diretamente relacionados à organização e operacionalização da prática e da apresentação esportiva
Observação – significa a participação do turista como espectador, torcendo ou assistindo a apresentação de alguma modalidade esportiva.
O Turismo de Esportes possui algumas características que o destaca, como:
• Estímulo a outros segmentos e produtos turísticos, uma vez que a estada do turista em um destino em função de determinado evento esportivo permite a visitação a outros atrativos e o consumo de produtos diversos caracterizando diferentes tipos de turismo
• Incentivo a eventos e calendários esportivos, já que a organização do segmento assenta-se primordialmente na realização de eventos esportivos de qualidade e com potencial de atratividade. Assim, quanto maior a movimentação turística em função de determinado esporte, maior é a necessidade de organização do setor estimulando a elaboração de calendários bem definidos e compartilhados, e do fortalecimento dos eventos tradicionais e a ampliação da oferta a partir da criação e inovação de outros eventos
• Não depende, de modo geral, da utilização de recursos naturais para exercer atratividade, mas de equipamentos e estruturas específicas construídas para a prática do esporte
• Induz a implantação de estruturas esportivas também para o uso da comunidade receptora, como “legados”18
• Funciona como indutor da infra-estrutura urbana
• Não depende, necessariamente, do clima ou épocas do ano, mas principalmente da elaboração de calendário
• Estimula a comercialização de produtos e serviços agregados (roupas e artigos esportivos, suplementos, etc)
• Estimula o sentimento de pertencimento2 e fortalece a auto-estima de quem pratica e de quem assiste a apresentação.
• Estimula práticas e estilos de vida saudáveis
• Valoriza o ser humano e a prática do esporte
• Promove a confraternização
• Tem a capacidade de transformar as competições esportivas em fatores de sociabilidade.
Turismo de eventos esportivos
O turismo de eventos esportivos se refere aos visitantes que visitam uma cidade para assistir a eventos. Os dois eventos que mais atraem turistas do mundo são as Olimpíadas e a Copa do Mundo da FIFA. Estes eventos acontecem uma vez a cada quatro anos, em uma cidade diferente do mundo.
É qualificado como Turismo de Esportes o conjunto de atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.
O impacto do turismo esportivo
Os grandes eventos esportivos exigem investimentos em novos prédios esportivos e muitas vezes o governo ou organizações esportivas internacionais contribuem com parte desse dinheiro. Esses investimentos também apóiam a economia local até certo ponto, já que esses edifícios continuarão a ser usados após eventos esportivos e também podem ser uma atração turística. Cada vez mais, vários eventos esportivos fazem parte de uma estratégia maior para aumentar a atratividade da cidade como destino turístico. Os eventos geralmente ajudam a tornar o perfil da cidade mais atraente e contribuem para o desenvolvimento da economia local e do turismo. As cidades estão dispostas a receber grandes eventos esportivos, pois são benéficas a longo prazo, tanto em termos econômicos quanto sociais. "O turismo de esporte contempla diversos segmentos, mas os principais beneficiados são: restaurantes, hotéis/hostels, agências de turismo e entretenimento"
O conceito de turismo esportivo descreve um segmento constituído por programas e atividades com fins específicos de promover a prática de esportes por amadores ou profissionais, sendo uma atividade tradicional no tempo livre e de férias. Contando ainda com a incorporação de novos esportes, sobretudo os de aventura.
Há que ressaltar que o turismo aliado ao esporte pode proporcionar uma mudança radical no estilo de vida das pessoas que até então, não faziam da prática esportiva, uma atividade de resgate de fatores motivacionais, emocionais e de conservação ambiental. Da mesma forma que faz com que obrigatoriamente os turistas se adaptem as condições impostas pelo meio, e não o inverso, que por sua vez poderia vir a promover mudanças de ordem ambientais com conseqüências sociais muitas vezes irreparáveis. Sendo assim, é nosso dever sustentar a promoção do turismo esportivo como nova fonte de renda, saúde e educação a toda uma população que vê no lazer uma forma inspiradora para enfrentar os desafios que aparecem no dia a dia.
A POTENCIALIDADE À ATRATIVIDADE TURISTICA
Pode-se dizer que a potencialidade turística depende de um conjunto de fatores, onde cada equipamento apresenta o seu potencial. Ainda podem ser apresentados como recursos turísticos, que também são definidos como elementos com potencial de atração turística não aproveitado, ou em fase incipiente de desenvolvimento. Ressaltando que estes podem vir a tornar-se atrativos turísticos efetivos, sendo necessárias ações de desenvolvimento de curto, médio ou longo prazo (BOULLÓN, 2002).
Já o atrativo turístico é entendido como “o lugar, objeto, ou acontecimento de interesse turístico que motiva o deslocamento de grupos humanos para conhecê-los”. Assim, podemos entender como atrativos turísticos as paisagens naturais ou não, fenômenos da natureza, prédios históricos, parques, monumentos, morros, museus, elementos da natureza, templos, igrejas, passeios de barco, shows musicais ou outros tipos de eventos, etc (OLIVEIRA, 2000, p.53).
Para Boullón (2002) atrativos turísticos são elementos de utilização turística efetiva, com potencial de atração já aproveitado total, ou parcialmente. Sendo caracterizado por fluxo turístico significativo e por estrutura receptiva minimamente desenvolvida. O autor destaca ainda que estes são como a matéria-prima do turismo, uma vez que são a principal causa que motiva uma viagem de turismo.
Para Bahl (2004, p.34), os atrativos turísticos constituem o componente principal e mais importante do produto turístico. “É considerado como elemento básico para a determinação turística de uma localidade. No mais, torna-se o referencial do próprio local onde estão localizados ou se manifestam.”
Corroborando com o acima exposto, Dias (2008), destaca que os seres humanos se deslocarão cada vez mais por motivos e interesses diversificados. Em relação a isso, exige-se segmentar a atividade turística, ou seja, criar a oferta de produtos turísticos direcionados para demandas específicas. Desta forma, defende que a segmentação ajuda a desenvolver estratégias de planejamento, gestão e promoção que ajudam a satisfazer as necessidades desses diferentes perfis de visitantes, de acordo com as particularidades de cada localidade receptora.
O Ministério do Turismo Brasil (2010), compreende a segmentação turística como maneira de estruturação do turismo para fins de planejamento, gerenciamento e mercado. Com este intuito, determinou como prioritários para o desenvolvimento do turismo no país, os segmentos de: Turismo Social, Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Pesca, Turismo Náutico, Turismo de Aventura, Turismo de Sol e Praia, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo Rural, Turismo de Saúde e o Turismo de Esportes ou Esportivo, que será abordado na próxima seção.
BOULLÓN, R. C. Planejamento do Espaço Turístico. Bauru – SP: Edusc, 2002.
BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação do Turismo e o Mercado. Brasília: Ministério do
Turismo, 2010b.
BAHL, Miguel. Legados Étnicos & Ofertas Turísticas. Curitiba: Juruá, 2004.
DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2008.
OLIVEIRA, A. P. Turismo e Desenvolvimento: Planejamento e organização. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2000
PERSSON & MORAIS. O Turismo Esportivo, como Novo Atrativo e Inovação de Serviços, p97, 2016
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Saiba Mais
Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico
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Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.
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