segunda-feira, 22 de junho de 2020

Psicologia do Turismo - A arte de conhecer o cliente.



Se a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento  humano, então, o turismo pode ser também percebido como um fenómeno  psicológico, onde a psicologia tem como objecto de estudo a natureza das  motivações do turista, das suas atitudes, das suas experiências, da sua  satisfação ou insatisfação, da sua personalidade e da imagem mental que ele faz  do destino.

Partindo do pressuposto de que a Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento do homem, Silva (2001) afirma que o psicólogo “[...] é o profissional com formação superior e geralmente volta seus estudos e trabalhos para o conhecimento da personalidade e do comportamento do ser humano” (SILVA, 2001. p. 18). O estudo da Psicologia nos cursos de Turismo nos auxilia na compreensão do comportamento dos turistas. Evangelista (2008) concorda que:

[...] estudar o turismo na perspectiva disciplinar da Psicologia é
extremamente importante e necessário, pois a Psicologia, através do estudo
do comportamento e da experiência dos indivíduos, além de pesquisas na área
do turismo e do lazer, procura descrever, explicar e entender o
comportamento do turista (EVANGELISTA, 2008. p. 11)

A atividade turística abrange um vasto campo de conhecimento dinâmico e em expansão e, como tal, é de grande complexidade. Essa necessidade de utilizar um grande leque de saberes faz com que o turismo tenha dificuldade em encontrar seu lugar entre os saberes científicos, o que vem resultar numa variada gama de tipos de investigação científica, métodos de pesquisa e enfoques paradigmáticos.

Posto isto, percebemos a importância da Psicologia dentro da grade curricular do curso de graduação em Turismo e o desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Você deve estar se perguntando por que é preciso estudar Psicologia do Turismo. Estudar o turismo na perspectiva disciplinar da Psicologia é extremamente importante e necessário, pois a Psicologia, através do estudo do comportamento e da experiência dos indivíduos, além de pesquisas na área do turismo e do lazer, procura descrever, explicar e entender o comportamento do turista. Segundo Andrade (2002, p.12-13), o homem é o elemento principal no ato de viajar. Ao viajar, o homem se desloca no espaço e utiliza certa quantidade de tempo.

Por isso esses três requisitos são fundamentais para que se possa fazer uma reflexão sobre o turismo: homem, espaço e tempo. Em outras palavras, o autor afirma que a viagem só se caracteriza como um ato turístico por seus objetivos, por sua temporalidade, fora do local de residência e pela utilização de serviços e de equipamentos turísticos com fins de lazer e recreação.

Turismo um tempo de vivência para alívio das pressões
As afirmações de Aguirre (1993,1998) e Munnè (1980) contidas aqui, quando nos referimos à questão do uso do tempo do turismo, sugerem um sofrimento humano originado na forma atual de o homem direcionar sua existência. Sabemos que nossa sociedade elegeu como tempo principal de viver o tempo voltado para o trabalho, esta ação sugere uma posterior necessidade de recarregar o corpo e a mente para mais uma vez se voltar ao trabalho.

A história revela a luta dos trabalhadores em busca de mais tempo fora do trabalho, frente ao cansaço e aos desgastes sociais provenientes de um contexto em que famílias inteiras estariam inseridas em fábricas produzindo as riquezas do capital, muitas vezes por tempo superior a 14 horas.

Atualmente o trabalho, em geral, toma oito horas das vinte e quatro que o dia dispõe; outras oito se voltam para as obrigações sociais e cuidados com o corpo e mais oito se destinam ao resgate proporcionado pelo sono. Se pensarmos bem, ao homem comum resta-lhe pouco tempo e condições para  vivenciar um tempo de elaboração sua.

As classes mais privilegiadas criam novas necessidades, direcionando a ciência a produzir novas tecnologias para satisfazê-las. A globalização, o consumo proporcionam estilos de vida, novos hábitos, num tempo de significados impressos pela aparência e consumo, novas formas de turismo surgem, demonstrando novos sintomas sociais do sofrimento humano.

Nesse contexto, são muitas as mazelas causadas por este heterocondicionamento do tempo; basta verificar as pesquisas que demonstram as patologias laborais como stress, burnout, Dort, Ler e outras mais.

Pelo exposto, o homem enquanto se esforça no trabalho na busca da sobrevivência, sonha com um tempo de encontro consigo, com um paraíso tranqüilo, sem pressa, sem tempo de acordar ou dormir. Com festas, com exotismo, beleza, arte, poesia.

Johan Huizinga em seu Homo Ludens já falava da necessidade de ludicidade e sobretudo de vivê-la enquanto dimensão humana. O tempo que o turismo promete, promove, na sociedade que se organizou em torno do tempo de trabalho voltado para o consumo, os encontros que lhe são negados, a busca do que lhe falta, a restauração da fadiga psíquica, um tempo para se vivenciar o caos e motivar-se para a ordem do cotidiano, um tempo de extravasar o contido pelas pressões que o dia-a-dia no contexto contemporâneo inibe e castra.

Novos tipos de turismo surgem no terceiro mundo como atrativos para o primeiro mundo. Por exemplo, o chamado turismo de saúde, a partir das viagens motivadas por tratamentos odontológicos e cirurgias plásticas, eficazes e baratas, segundo a ótica dos turistas do primeiro mundo.

Patologias se expressam nos comportamentos dos seres humanos através do consumo generalizado. Tal sintoma está expresso na lotação das clínicas de cirurgia plástica do Brasil onde turistas do exterior buscam no paíis da pobreza e marginalidade o alento para seu ego por meio de cirurgias plásticas para dar sentido a algo que resultará numa melhor auto-estima.

Num paradoxo, o país que gerou essa tecnologia de ponta que satisfaz a vaidade de visitantes forasteiros, não consegue alentar a necessidade da população interna que mingua nas filas dos hospitais por falta de leitos, de aparelhagem de médicos, parece isto ser um dado importante para estudos!

Enfim, turistas, clientes ou pacientes, plenos de coisas, buscam em suas viagens preencher os vazios de si,  de seu lugar, de seu  corpo e de sua alma.

Pelo que refletimos estamos convencidos da necessidade e da importância do estudo do turismo, justificado não apenas pela visão do consumo, das divisas que promovem emprego e renda, do desenvolvimento que gera macro e microestruturas, dos choques culturais que os encontros entre comunidades emissoras (hospedes) e receptoras (anfitriãs) promovem, mas, principalmente como um estudo para compreensão do homem em sua forma de viver sem tempo de ser.

A psicologia, como área de estudo, consiste em teorias e métodos  que examinam sistematicamente o comportamento e a experiência humana (Pearce e  Packer, 2013). Para os estudiosos do turismo, a amplitude e o intenso  escrutínio do comportamento humano e a experiência realizada na psicologia  representam tanto um recurso quanto um desafio (Pearce e Packer, 2013). 

A  Psicologia do Turismo é um novo campo de pesquisa multidisciplinar (Barrios et al, 2008: 453). No entanto, não existe um ponto de  partida para os estudos psicológicos no turismo (Pearce, 2011). Segundo este  autor, o interesse pela psicologia do turismo surgiu primeiramente com alguns  trabalhos académicos de geógrafos, economistas, sociólogos e antropólogos. Na  falta de um impulso psicológico vigoroso na disciplina do turismo, geógrafos,  sociólogos e investigadores do lazer fazem muitos estudos que, no fundo,  pertencem ao campo da psicologia (Pearce e Stringer, 1991; Ross, 2002). Para  Pearce e Stringer (1991: 150), “talvez um imperativo territorial seja um  conflito suficiente para activar mais a investigação psicológica”. Um pequeno  estudo sobre a motivação turística publicado na “Psychology Today”, em 1980, de Rubenstein, pode ser um indicador de  que alguns psicólogos começavam a explorar o mundo das viagens e do  comportamento do turista (Pearce, 2011). 

No campo da psicologia, os estudos do turismo têm empregado  de uma forma extensiva teorias psicossociais da motivação, personalidade e  percepção (Rejowski, 1999). “A maioria dos psicólogos dirige a sua atenção para  o comportamento e a experiência dos indivíduos e procuram descrever e explicar  todo o padrão ou estrutura observado naquele comportamento e naquela  experiência” (Ross, 2002: 21). De facto, algumas pesquisas sobre a experiência  do turista têm-se concentrado, cada vez mais, no lado mais simbólico, emotivo e  estético do comportamento do consumidor. Para Farias (2005), a psicologia e o  turismo dirigem as atenções para os motivos e preferências dos turistas.  Segundo a autora, a psicologia pode enriquecer o conhecimento sobre o lazer e o  imaginário, o quotidiano, as relações interpessoais entre diferentes culturas,  a reacção do turista diante de algo interpretado (Farias, 2005).

Pearce e Stringer (1991) analisaram a contribuição da  psicologia para a pesquisa em turismo e identificaram uma ampla gama de estudos  psicológicos dentro do referido campo. Os autores argumentam que a investigação  da psicologia nos estudos turísticos inclui estudos focados nas funções  cognitivas como, por exemplo, a memória, o processamento de informação, a  tomada de decisão, a atenção ou a resolução de problemas; nas abordagens às  diferenças individuais como, por exemplo, nas relações entre  tipos de personalidade e os tipos de  experiência turística procurada, bem  como nas ligações entre motivações e necessidades; nos estudos ambientais e,  ainda, na psicologia social como, por exemplo, nos comportamentos  interculturais. Ou seja, na psicologia social que considera o turismo como um  exemplo de comportamento significativo por um indivíduo num contexto social (Barrios  et al, 2008). Para Neto e Freire (1990:6), a psicologia social “tem um  papel importante quando pretendemos abarcar o fenómeno turístico como um todo,  significando isto uma análise, não só do turismo mas também do turistas e das  suas experiências pessoais”. De facto, esta disciplina pode contribuir  bastante para o conhecimento do comportamento do turista e da sua interacção  com os diversos contextos que visita (Neto e Freire, 1990). Todavia, os autores  sublinham que é importante enquadrar a referida disciplina no contexto geral  das diversas ciências sociais para que “através de um movimento  interdisciplinar, resulte uma maior compreensão do fenómeno turístico” (Neto e Freire,  1990:6).

Numa perspectiva sociopsicológica, o turista pode ser  interpretado de acordo com o papel social que desempenha e as motivações que o  levam a ser um turista num determinado momento. A sociopsicologia também pode  analisar as relações estabelecidas com a comunidade anfitriã, outros turistas e  profissionais do sector turístico (Lohmann e Netto, 2017). Assim, segundo estes  autores, “a psicologia social apresenta, portanto, uma área - psicologia do  consumidor - que usa construções da psicologia social e cognitiva e analisa as  atitudes dos consumidores e, portanto, a sua relação directa com o turismo como  prática de consumo” (Lohmann e Netto, 2017:69).

A psicologia positiva também tem dedicado alguma atenção à  área do turismo. “Um pequeno grupo de investigadores de turismo já começou a  criar vínculos entre estudos de turismo e psicologia positiva” (Filep, 2012: 36).  Para este autor, as ligações da psicologia positiva com o turismo estão,  particularmente, associadas às investigações dos turistas e às suas  experiências, à análise de valores como, por exemplo, os valores da educação em  turismo e, ainda, às questões dos recursos humanos no turismo como, por  exemplo, o papel do humor. No entanto, o autor considera que a pesquisa da  psicologia positiva no turismo ainda está numa fase de infância (Filep, 2012).

A decisão de viajar é do turista. Ao viajar, ele quer satisfazer suas necessidades e seus desejos. Costuma-se dizer que as necessidades são de origem fisiológica e os desejos de origem psicológica. É necessário compreender esses processos de necessidades, de desejos e atitudes de decisão, pois, dessa forma, será possível prever o comportamento do turista, quando, então, se poderá desenvolver novos
produtos e equipamentos de turismo.
Na sociedade pós-moderna, os desejos passam a ser encarados como necessidades. Em tempos antigos, as necessidades eram de natureza biológica, de sobrevivência, porém, no momento atual, elas envolvem também o social e o cultural.

Entender o comportamento do turista traz inúmeras vantagens, pois podemos compreender o motivo de escolha de determinados produtos e serviços, do destino turístico, etc

Não devemos entender o turismo como sendo um fenômeno puramente econômico, pois, agindo assim, teríamos uma visão estreita a respeito dele. Da mesma forma, não devemos adotar uma postura única e exclusivamente psicológica, já que o turismo deve ser compreendido e estudado como sendo uma atividade complexa e multidisciplinar.

Victor Middleton e Jackie Clark: Motivações básicas de modelos comportamentais
Middleton, profissional e pesquisador do marketing, juntamente com Clark, em 2001, apresentaram como os principais motivos de viagens:

-Trabalho ou negócios: Viagens para fins relacionados ao trabalho, seja ele no setor público ou privado, incluindo conferências, exposições, cursos curtos, funcionários de companhias aéreas, motoristas de caminhão, etc.
- Físicos ou Psicológicos: Atividades esportivas ou que visam saúde, estética, recuperação e relaxamento.
- Educacionais e Culturais: Visa tomar parte como espectador em festivais, teatros, museus, patrimônio natural, cursos e outras atividades de interesse pessoal.
- Sociais, Interpessoais e Étnicos: Visita a amigos e parentes, participação em eventos sociais como casamentos, aniversários, funerais.
- Entretenimento: Abarca compras, parques temáticos, ver jogos e outros eventos.
- Religiosos: Peregrinação, retiros, meditação.

Esta teoria é muito semelhante à OMT (2010), apresentando “descanso”, “recreação”, “elemento interpessoal”, “aprendizado” e elemento “espiritual”.

Philip Pearce: Escada das necessidades de viagem e teoria da carreira de viagens

O pesquisador Philip Pearce tem trabalhos dedicados a diversos tópicos relacionados à psicologia aplicada ao turismo, entre eles, a motivação básica para viagens de lazer. Atua na Universidade James Cook na Austrália, onde fundou o Curso de Turismo na Escola de Negócios.

Seu estudo é reflexivo e abrangente porque parte da avaliação da necessidade de uma teoria de motivação turística adequada. Com esses pré-requisitos criou a teoria da Escada das Necessidades de Viagem (Travel Career Ladder – TCL) que congrega os mesmos cinco elementos da pirâmide de Maslow – necessidades de realização; necessidades de autoestima e desenvolvimento; necessidades de relacionamento; necessidades de proteção e segurança; e necessidades fisiológicas (Pearce, 1988 apud Pearce, 2005), como mostra a Figura


Assim como em Maslow há uma hierarquia, ou seja, os níveis inferiores devem ser satisfeitos para que a pessoa avance aos seguintes. Nota-se que um patamar inclui os níveis abaixo, mas não os graus acima. Por exemplo, um viajante no terceiro degrau (relacionamentos) também terá necessidades de segurança e fisiológicas, mas pode não estar especialmente preocupado com autoestima e realização. Embora vários planos possam funcionar juntos, espera-se que um nível seja dominante

Contudo, Pearce (1991, apud Goeldner et al., 2002) admite a possibilidade de que o indivíduo permaneça na mesma fase devido a contingências ou fatores limitantes como saúde e finanças pessoais, embora o movimento de elevação seja o esperado.

A fase em que alguém se encontra em sua carreira
de viagens, semelhantemente à carreira profissional,
é influenciada por experiências prévias de viagem,
estágio do ciclo de vida e fatores contingentes. Um
padrão de motivações de viagens poderá ser
associado ou caracterizará a fase em que cada
indivíduo se encontra (PEARCE, 2005, p. 14).

Por último, o modelo de McIntosh, Goeldner e Ritchie, conforme exposto por
Cooper et al. (2007), fundamenta-se em quatro diferentes elementos motivadores:

1. Motivadores físicos: aqueles que se referem ao descanso do corpo e da mente, às questões da saúde, ao esporte e ao prazer. Acredita-se que esse grupo de motivadores esteja ligado às atividades capazes de reduzir a tensão.

2. Motivadores culturais: aqueles que se identificam com o desejo de conhecer mais sobre outras culturas, de saber a respeito dos nativos de um país, do seu estilo de vida, sua música, arte, folclore, dança etc.

3. Motivadores interpessoais: esse grupo inclui um desejo de conhecer outras pessoas, de visitar amigos ou parentes e de buscar experiências novas e diferentes. A viagem é uma forma de fugir dos relacionamentos rotineiros com amigos ou vizinhos, ou do ambiente doméstico, ou ainda satisfaz motivos espirituais.

4. Motivadores de status e de prestígio: entre eles, encontra-se um desejo de dar continuidade à educação (ou seja, desenvolvimento pessoal, elevação do ego e satisfação sensual). Acredita-se que esses motivadores refiram-se ao desejo de ter o reconhecimento e a atenção dos outros, a fim de enaltecer o próprio ego. Essa categoria também inclui o desenvolvimento pessoal em relação à prática de hobbies e à educação.

Analisando estes quatro modelos expostos, podemos ter uma breve ideia dos fatores que motivam as pessoas a viajar. Apesar de o estudo das motivações para viagens e turismo ainda estar em fase embrionária, é muito importante o aprofundamento e também o estudo de teorias e modelos de outras áreas, pois a interdisciplinaridade com outros campos de estudo é que fornece subsídios para aprofundar o tema no turismo.

A psicologia tem um papel relevante no  auxílio à compreensão das motivações e experiências turísticas, e que as  atitudes dos turistas e dos anfitriões, bem como o comportamento e valores do  consumidor em turismo constituem temas importantes para a psicologia do turismo  (Jafari, 2003). A escolha do destino, a imagem mental do destino, o grau de  satisfação e a memória também são temas abordados pela Psicologia do Turismo.  No entanto, todas as referidas temáticas também são investigadas no campo da economia,  sociologia, antropologia e geografia. Mas, pode-se concluir que o estudo do  comportamento social do turista é um tema chave da psicologia do turismo. Assim  sendo, “a psicologia tem um lugar muito específico no turismo e…deve ser  respeitada” (Simková, 2014: 321).

Para Ross (2002), o estudo do turismo segundo a perspectiva  da psicologia constitui um elemento de peso no processo educacional. Segundo  Pearce e Packer (2013) já existe muita teoria que relaciona psicologia e  turismo, mas em algumas escolas este assunto ainda é excluído. No caso dos  Cursos de Turismo em Portugal verificou-se que a psicologia não apresenta  grande relevância na estrutura curricular.

Tendo como base principal a Psicologia, considera-se que a mesma é imprescindível para a formação acadêmica e profissional do bacharel em Turismo e tecnológica em gestão de turismo, partindo do pressuposto de que o Turismo é fomentado pela sua interdisciplinaridade, ou seja, ele próprio se apropria dessa ciência.

O propósito da Psicologia, enquanto disciplina, é auxiliar o profissional a conhecer “quem” e “com quem” ele irá trabalhar, analisando os tipos existentes de personalidades, comportamentos, motivações e atitudes do turista, proporcionando, assim, um planejamento mais estruturado e uma experiência sistematizada dos serviços.

Dessa maneira, torna-se necessário destacar a importância da Psicologia para a grade curricular dos cursos com ênfase em turismo e, com base nessa reflexão, é fundamental relacionar a importância de se conhecer dados motivacionais da demanda turística para que haja a possibilidade de melhoria dos serviços no turismo.




Referências bibliográficas 

ANDRADE, J. V. ET. AL. Turismo: fundamentos e dimensões. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002.

BAZTAN, A.Aguirre. Dicionário Temático de Antropologia. 2ª ed. Barcelona/España; editorial Boixareu Universitária, 1993

BARRIOS, M. et al (2008): “A bibliometric study  of psychological research on tourism”.

COOPER, C.; FLETCHER, J.; WANHILL, S; GILBERT, D.; SHEPHERD, R. Turismo: princípios e práticas. Porto Alegre: Bookman, 2007.

EVANGELISTA, I. M. Psicologia do Turismo. Fortaleza: UAB/IFCE, 2008.

FARIAS,  E. (2005): “A construção de atrativos turísticos com a comunidade”. In STELA,  M. e ALBANO, C. (Eds.). Interpretar o Património: um exercício do olhar, UMFG,  Belo Horizonte, pp. 59-74. 

FILEP, S. (2012): “Positive Psychology and  Tourism”. In UYSAL, M.; PERDUE, R.; e SIRGY. M. (Eds). 

GOELDNER, C. R.; RITCHIE, J. R. B.; MCINTOSH, R. W. Turismo, princípios, práticas e filosofias. Porto Alegre: Bookman, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999

JAFARI, J. (2003): “Encyclopedia of Tourism”. Routledge, London. 

LOHMANN, G. e NETTO, A. (2017). “Tourism Theory: Concepts, Models and Systems”, Cabi  Publications, Wallingford. 

MIDDLETON, V.; CLARK, J. Marketing in travel and tourism. Oxford: Butterworth Heinemann, 2001.

MUNNE, F. Psicosociologia del tiempo libre. Ed.Trilhas, Ciudad de Mexico/Mexico

NETO,  F. e FREIRE, T. (1990): “Contribuições da psicologia social para a compreensão  do fenómeno turístico”. 

PEARCE, L. P. Tourist behaviour: themes and conceptual schemes. Clevedon: Channel View Publications, 2005.

PEARCE, P. (2011): “Preparation and prospects”. In  PEARCE, P. (Ed.),  The study of tourism: foundations from psychology, Emerald Group Publishing Limited, London.

PEARCE, P. e PACKER,  J. (2013): “Minds on the move: new links from psychology to tourism”.

PEARCE, P. e STRINGER, P. (1991): “Psychology and  tourism”. Annals of Tourism Research,  Vol. 18 (1), p. 136-154.

REJOWSKI,  M. (1999): “Turismo e pesquisa científica”.3.ª Ed., Papirus, Campinas, São  Paulo.  Papirus. 

ROSS,  G. (2002). “Psicologia do Turismo”.  Contexto,São Paulo.

SILVA, F. B. A Psicologia aplicada ao turismo e hotelaria. 3. ed. São Paulo: Cena, 2001

SIMKOVÁ, E.  (2014): “Psychology and its application in tourism”. Procedia – Social and  Behavioral Sciences, 114, p.317-321.

Postagens Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
  • Ficha catalográfica para livros e afins do Turismo

    Ficha Catalográfica - Livros e afins do Turismo| Uma ficha catalográfica é um registro bibliográfico padronizado que contém informações descritivas sobre uma obra, incluindo autor, título,...
  • Estação Ecológica da Serra das Araras | Parques do Brasil

    Na borda norte do Pantanal matogrossense existe um corredor de montanhas de topos planos formado há milhões de anos: a Província Serrana. Num pequeno trecho desta serra, entre os municípios de Porto...
  • Parques nacionais do Brasil - (Parques, Florestas e Reservas naturais do Brasil.)

    O Brasil possui, atualmente, 73 parques nacionais, uma das categorias de unidades de conservação de proteção integral da natureza definidas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da...
  • Livros de Turismo - Biblioteca Digital

    Biblioteca digital Livros de Turismo - Blog de TurismoBiblioteca digital (também conhecida como biblioteca online, biblioteca eletrônica, ou mediateca, é a biblioteca constituída por documentos...
  • Glossário de Termos TURISMÓLOGO

    Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área do turismo? Então consulte o nosso glossário!Glossário de Termos AcadêmicoGlossário de Termos AcessibilidadeGlossário de Termos Alfabeto...
  • Conceitos e Definiçoes do Turismo - Blog Ciência do Turismo

    Para padronizar o uso de alguns dos termos e melhorar o entendimento sobre todos os processos, disponibilizamos este post com os Conceitos e Definições mais relevantes no turismo. Continue a leitura...
  • Turismo - Filmes para inspirar sua próxima viagem. dica da Equipe Ciências turismo

     Os filmes sempre nos inspiram e nos influenciam, até porque a vida imita a arte. Quando se trata de viagem, a vontade de fazer as malas e sair correndo é ainda maior, porque além de um bom...
  • Saudação de boas-vindas em diferentes idiomas ao Blog Ciência do Turismo

     Seja muito bem-vindo ao nosso local de trabalho! Que suas experiências profissionais sejam tão produtivas quanto a aventura e qualidade de vida que terá aqui conosco. No Blog disponibilizaremos...
  • Contado Ciência do Turismo

     Se você deseja entrar em contato com o Blog Ciência do Turismo para sugestões de pauta, propostas comerciais e quaisquer outros assuntos relacionados ao site. Fique à vontade, a casa é...
  • Grupo no WhatsApp - CIÊNCIA DO TURISMO BLOG ( código QR)

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do TurismoBlog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo! Quem somos...

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!Guiados pelo objetivo em comum de disseminar o conhecimento, especialmente no contexto universitário, a fim de transcender os limites epistêmicos e...
  • Florianópolis - Beleza singular Brasileira. Turismo Santa Catarina Br

    Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas...
  • Parque Nacional do Superagui - Turismo em Guaraqueçaba PR

    Localizado no litoral paranaense, o Parque Nacional do Superagui protege belíssimas paisagens de restinga, manguezal e floresta, emolduradas ao longe pelas montanhas da Serra do Mar, de um lado, e...
  • O que é Circuito turístico? - Estudo do Turismo (Circuitos Turísticos)

    Os Circuitos Turísticos são entidades sem fins lucrativos que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo. Cabe aos Circuitos Turísticos o papel de articular as entidades públicas,...
  • Comitê Global de Crise da OMT discute reativação do turismo mundial

    Governo Federal participa, de forma online e presencial, da 113ª Reunião do Conselho Executivo da OMT. O Ministério do Turismo e a Embratur participaram, nesta segunda e terça-feira (18 e 19.01), da...
  • Parque Nacional do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu PR

    Criado em 1939 e dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes de vários lugares do...
  • MTur estuda criação da primeira Escola Nacional de Turismo em Alagoas

    A convite da prefeitura de Maceió, comitiva da Pasta esteve na capital alagoana para discutir o formato e a operacionalização do empreendimento. A primeira Escola de Turismo do Brasil deve ser...
  • Parque Nacional Viruá - Turismo em Caracaraí RR

    O Parque Nacional do Viruá foi criado em 29 de abril de 1998, em atendimento a compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica. Localizado no município de Caracaraí,...
  • Políticas Públicas em Turismo - O papel do setor público no desenvolvimento turístico.

    O turismo é um setor bastante amplo e multidisciplinar, por isso necessita de ações que visem a seu desenvolvimento coerente e adequado, por vez, almejado intrinsecamente de um planejamento perspicaz...
  • Trabalho de Campo - Estudo do Turismo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.

    Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho...
  • Brasil - Índice de atividades turísticas cresce 7,6% em novembro, aponta IBGE

    Alta na movimentação econômica do setor é registrada pelo sétimo mês consecutivo no país. Nove das 12 unidades da Federação onde o índice é investigado apresentaram alta. O índice de...
  • Fundamentos do Lazer - A relação entre turismo e lazer

    O lazer é um dos fatores ma1s constantes que tem influenciado no desenvolvimento social da humanidade. O Lazer, que vem do latim ‘licere’ – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como...
  • MTur lança cartilha com os principais programas e benefícios ofertados pela Pasta

    Documento digital tem o objetivo de ampliar o acesso às informações e a adesão dos prestadores de serviços turísticos. A fim de facilitar o acesso e o entendimento dos prestadores de serviços...
  • Parque Nacional Restinga de Jurubatiba - Turismo em Macaé RJ

    O Parque Nacional da Restinga da Jurubatiba (ou PARNA de Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema...
  • Turismo de Negócios - Vantagens e orientações

    O turismo de negócios pode ser considerado um conceito relativamente novo. Afinal, há alguns anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. Entretanto, para as indústrias de hotelaria,...
  • Governo recebe propostas para concessão de parques do Sul com investimentos de R$ 260 milhões

    O Governo Federal abriu, nesta segunda-feira (11.01), seis propostas de empresas interessadas na concessão dos Parques Nacionais de Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC). Com um lance mínimo de...
  • Destinos Turísticos Esportivos Brasileiros - Turismo Esportivo

    Esportivo - Turismo de EsporteO Brasil é repleto de paisagens lindas, diversas, com cultura e culinária própria nos quatro cantos do país. Aqueles que se consideram mais radicais e destemidos podem...
  • Parque Nacional do Itatiaia - Turismo em Itatiaia RJ

    O Parque Nacional do Itatiaia faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade...
  • Turismo Esportivo: Renda, Educação e Lazer

    Analisar o homem e seus movimentos seja pelo lado de deslocamento como pela realização de atividades físicas, em qualquer circunstância pode ser um instigante e expressivo exercício na busca pela...
  • Turismo e Gestão Ambiental - Ações "socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas".

    A proteção do meio ambiente tornou-se um dos grandes desafios atualmente para todos os setores, e a atividade turística por ser uma prestadora de serviços, geradora de impactos positivos quanto...
  • A potencialidade do Brasil em turismo de natureza - “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”

     “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”, reforça ministro do Turismo. Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Gilson Machado destacou a abundância de destinos de...
  • Ministério do Turismo e UFT vão ofertar capacitação para Guias de Turismo em atrativos culturais

    Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins vão ofertar capacitação gratuita para Guias de Turismo que atuam nos 10 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país e no Distrito...
  • Parque Nacional do Alto Cariri - Turismo em Guaratinga

    O Parque Nacional do Alto Cariri é um parque nacional brasileiro, localizado na Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 19.264 hectares, protegendo remanescentes de Mata Atlântica da...
  • Estudo do turismo - Abordagens básicas

    Uma preocupação bastante atual é a problemática que envolve as variáveis ambiente e sociedade. A idealização de qualquer projeto seja de construir hotéis, resorts, até mesmo projetos de abordagem...
  • Floresta Nacional do Aripuanã - Turismo no Mato Grosso

    A floresta está no bioma amazônico. Possui grande riqueza biológica, com pelo menos três espécies de primatas e duas de aves descobertas na década anterior à sua criação. A vegetação é principalmente...
  • Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba PARNA - Turismo no Piauí PI

    O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaiba preserva uma rica fauna dentro de extensa região, ainda remota do nosso país. É uma das maiores e mais conservadas extensões de cerrado do Brasil, três...
  • Parque Nacional Grande Sertão Veredas "O Oásis do Sertão" - Turismo em Chapada Gaúcha

    O Parque Nacional Grande Sertão Veredas tem uma área de 230.854,42 hectares. O Parque foi criado em maio de 2004, e o nome é uma homenagem a uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o...
  • Parque Nacional de Ilha Grande - Turismo no Paraná e Mato Grosso do Sul

    O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Seu território abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná,...
  • Formula Hubbart - Seu hotel gera lucro? Gestão Hoteleira

    A Fórmula de Hubbart possui uma abordagem que permite ser utilizada no cálculo da tarifa média de quartos em empresas hoteleiras. É considerada uma abordagem de baixo para cima para preços de quartos...
  • Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim - Turismo em Governador Celso Ramos SC

    A lha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina e pertence ao município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Nela está localizada a...
  • Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA - Turismo no Piauí

    O Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. O território do parque...
  • Parque Nacional da Serra das Lontras - Turismo na Bahia

    O Parque Nacional da Serra das Lontras é um parque nacional (PARNA) brasileiro, localizado no estado da Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 11.343,69 hectares protegendo...
  • Trem turístico centenário volta a ligar cidades históricas no litoral paranaense

    Após 3 décadas sem operar, atração retoma as atividades adotando todos os protocolos de biossegurança. Trem Caiçara é a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no país. Crédito: Divulgação...
  • Nova low cost entra com pedido para operar voos regionais no Brasil

    Nella Linhas Aéreas pretende atuar em regiões não alcançadas pela malha tradicional e deve começar a voar no primeiro semestre de 2021. A companhia Nella Linhas Aérea busca, junto à ANAC, iniciar...
  • Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna - O "REI" dos hoteleiros

    Na história da moderna hospitalidade e gestão hoteleira, ninguém se igualou a César Ritz. De um começo pouco promissor, Ritz alcançou o topo da indústria hoteleira e depois a transformou. Introduziu...
  • Código Numérico IATA, Código ICAO e País de Origem - Lista de companhias aéreas em atividade

    Esta é uma lista de companhias aéreas em atividade, incluindo seu código IATA.Os indicativos são códigos usados ​​pelas companhias aéreas para identificação em comunicações de rádio, horários,...
  • O que é milha de viagem - Quanto vale uma milha em reais - Turismo

     Milhas aéreas: o que são?- Milha é o nome que as companhias aéreas dão à pontuação gerada por seus programas de fidelidade, que foram criados para estreitar o relacionamento entre as empresas e...
  • Segmentação do Turismo Náutico - Subsegmentação por Tipo - Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre, Turismo Marítimo

    O mistério das águas oceânicas (motivação de muitos turistas na escolha desse tipo de viagem), a complexidade do mercado, a qualidade no atendimento visando sempre a excelência, a ludicidade a bordo...
  • Ministério do Turismo vai ofertar capacitação para guias turísticos " Guia de Turismo"

    Qualificação é voltada para guias regionais e tem como foco atrativos culturais e naturais de todas as regiões do país. São mais de 21.600 guias regionais em todo o país que atuam no receptivo e...
  • Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Turismo no Rio Grande do Sul

    O Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul, que deles...
  • Parque Nacional da Furna Feia (Parna)- Turismo no Rio Grande do Norte

    O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Rio Grande do Norte, na Mesorregião do Oeste Potiguar e Microrregião de...
  • Parque Ecológico Capitólio - Cascata Eco Parque - Turismo em Minas Gerais

    Capitólio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos por conta de suas belas cachoeiras e rios de...
  • Turismo Étnico - Desenvolvido a partir do enaltecimento da cultura

    O turista que o pratica é um indivíduo que busca conhecimentos relacionados ao legado cultural do homem em diferentes épocas e manifestações. Assim sendo, o turismo étnico é uma subdivisão do turismo...
  • Sítio Arqueológico Pedra do Ingá - Turismo em Paraíba

    Itacoatiaras do Rio Ingá (PB) A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha,...
  • Parque Estadual do Ibitipoca - Turismo em Minas Gerais

    Um dos parques mais visitados de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb) recebe milhares de turistas anualmente que buscam conhecer o encanto de suas cachoeiras, trilhas, picos, piscinas...
  • Sabores de Norte a Sul para fazer Turismo Gastronômico no Brasil - O prazer de comer bem

    Associar o deleite gastronômico com a possibilidade de conhecer outros lugares e culturas acabou resultando numa fórmula tão bem sucedida que deu origem a um novo segmento do mercado turístico...
  • São Paulo se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo

    Ao longo das últimas décadas o mundo passou por diversas transformações, dentre as quais se destacaram as de cunho social, econômico e tecnológico. O fenômeno de globalização, que se consolidou como...
  • Com novo formato, rally Sertões 2020 foca no social e adia expedições

    Largada será em Mogi Guaçu (SP) no próximo sábado (31.10) e chegada em Barreirinhas (MA), no dia 07.11 - Por causa da pandemia de coronavírus, o Sertões 2020, o maior rally das Américas, traz...
  • Termos Técnicos do meio Turístico - Dicionário de Turismo - 3T oficial

    Dicionário de Turismo. Termos Técnicos do meio Turístico. 3T oficialConceito Definições Siglas & Tipologias.Aplicações em Gestão de Turismo.Autor: Luis Falcão.Nº de...
  • Aqui tem Quilombo: passeio virtual pela Cidade Baixa

    Originalmente previsto para ocorrer no 1° Semestre de 2020, como parte integrante das comemorações da Virada Sustentável, o roteiro "Aqui tem quilombo" agora está reformulado. Propomos um passeio...
  • Destinos de Pesca Esportiva - Principais pontos de pesca esportiva no Brasil

    O turismo de pesca vem sendo importante no cenário do turismo nacional (Brasil), pois além de movimentar a economia, tem trazido benefícios como o estímulo à pesca esportiva (pesque e solte) e a...
  • Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque - Turismo no Amapá

    O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) é uma Unidade de Conservação (UC) brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído...
  • Turismo antirracista na prática: conheça a iniciativa que resgata a história afro-brasileira

    Enraizado em nossa cultura e sociedade, ainda que mais da metade da população seja representada por negros e negras, o racismo está aí. Velado, muitas vezes ignorado. Mas basta você se colocar no...
  • Por economia e menos burocracia, Ministério do Turismo digitaliza mais de 40 serviços

    Em todo o setor público federal, mil serviços ficaram mais acessíveis à população de forma on-lineEm um esforço de facilitar a consulta e de popularizar o acesso on-line, o Ministério do Turismo já...
  • Parceria entre MTur e Organização das Cooperativas Brasileiras visa ampliação da rede do Fungetur

    Com o foco na atração e credenciamento de novas cooperativas de crédito junto ao Ministério do Turismo, OCB lança cartilha online com informações sobre o FundoCom o objetivo de ampliar a participação...
  • Experiência brasileira de turismo sustentável é reconhecida pelo G20

    Pousada Uacari, do Amazonas, é um dos destaques de iniciativas modelo para o desenvolvimento comunitário inclusivo por meio do turismo. Cinco bangalôs que flutuam sobre as águas do rio Solimões no...
  • VII Jornada de Estudos Turísticos UERN - Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19

    Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 será realizada a VII Jornada de Estudos Turísticos, com o tema: "Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19” organizada pelo...
  • MTur vai criar TV Turismo para qualificar e capacitar profissionais do setor

    Canal irá possibilitar o desenvolvimento da carreira de profissionais, além de aprimorar a oferta de serviços e o atendimento a turistas no país. Ideia é capacitar profissionais do Turismo com cursos...
  • “A regulamentação dos turismólogos está na pauta”, diz secretário

     Durante o Abav Collab, William França pontuou medidas do MTur e reforçou o papel da profissão para a retomadaDurante evento virtual, MTur ouviu o pleito de turismólogos e garantiu que está...
  • Brasil terá portal de investimentos em turismo até o final do ano, afirma Ministério do Turismo

    Em live na ABAV Collab, secretário de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur destacou as ações da Pasta para a retomada do setorO secretário Nacional de Atração de Investimentos,...
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
Previous Next