quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Delta do Parnaíba Turismo - Piauí PI



O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada. É um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. O Delta faz parte de um roteiro integrado chamado Rota das Emoções, o roteiro é composto de três destinos: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

O Delta do Parnaíba ou Delta das Américas corresponde à foz do rio Parnaíba e está situado entre os estados brasileiros do Maranhão e do Piauí. O rio Parnaiba percorre 1450 km ate desembocar no Oceando Atlantico. O rio abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, e sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí. O Delta do Parnaiba comeca na cidade de Parnaiba, onde se encontra a primeira e maior ilha do Arquipelago: a Ilha Grande de Santa Isabel. A Ilha das Canárias, segunda maior ilha do Delta do Parnaíba, está no município de Araioses.

Nessa região, foi criada a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, que abrange 10 municípios, além da Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.



7 pontos turísticos imperdíveis em Parnaíba

1 – Delta do Parnaíba. O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. ...
O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. A aventura começa com uma rápida viagem de 4×4 até a Ilha Grande, de onde saem os passeios de lancha pelo rio. A viagem percorre mangues e florestas e, na maré cheia, pode-se testemunhar o espetáculo do encontro das águas do rio e do mar. 

2 – Praia Pedra do Sal.
Única praia dentro do município de Parnaíba, a Pedra do Sal é uma das melhores opções para quem curte um ambiente bucólico e rústico. Além disso, dizem que tem o pôr-do-sol mais bonito do Piauí!

3 – Praia do Coqueiro.
Considerada a praia mais bonita de Piauí, Coqueiro possui águas calmas e mornas, ondas fracas e areia clara. A maré baixa proporciona o visual de piscinas naturais formadas nos recifes e uma ampla faixa para a caminhada. Além disso, a praia é limpa e sem poluição, ideal para relaxar e desfrutar da natureza.

4 – Catedral Nossa Senhora das Graças.
Construída no tempo do Império Brasileiro, a Igreja leva o nome da padroeira da cidade e está localizada no centro da cidade, que abriga o Monumento da Independência do Brasil no Piauí e reúne, em seu entorno, tanto a Catedral quando a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

5 – Praia Atalaia.
Também conhecida como Armação, Atalaia é a praia mais urbanizada de Piauí e famosa pela noite badalada. A orla abriga diversos restaurantes e convida a caminhadas e até a uma corridinha no final da tarde.

6 – Porto das Barcas.
Um dos lugares imperdíveis de Parnaíba e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Porto das Barcas oferece uma vista incrível da cidade. A combinação de natureza e arquitetura dos séculos XIX e XX conferem todo o charme ao local, que é o ponto de origem de Parnaíba e referência histórica da cidade.

7 – Beira Rio.
Conhecida popularmente como Beira Rio, a Avenida Nações Unidas passa pelo Rio Igaraçu no bairro do Carmo, um dos mais antigos de Parnaíba. O local concentra um grande número de tradicionais bares, pizzarias e restaurantes com pratos da culinária regional, destacando-se a torta de camarão e receitas com frutos do mar

Museu do Trem e Maria Fumaça
Inaugurada em 1920, a estrada de ferro chegou a ligar o litoral ao centro norte do estado. A estação central do município hoje abriga o Museu do Trem, que disponibiliza acervo de fotos, objetos, e ferramentas de trabalho da época, marco do progresso comercial do município. A locomotiva Maria Fumaça prefixo 29, recentemente restaurada, se encontra próximo ao Museu, na Avenida Chagas Rodrigues, servindo de atrativo turístico. A locomotiva de procedência da Estação Ferroviária Nacional, foi fabricada nos Estados Unidos. Em 2006 foi incluída no inventário das locomotivas a vapor do Brasil, sendo a única do Piauí a fazer parte da memória ferroviária nacional.

Fauna e flora da ilha

No tocante à fauna, o visitante vai se deparar com animais silvestres como: tatus, cotias, gatos-maracajás, tamanduaís, tucanos, jacarés de papos-amarelos, guaxinins, veados, raposas, pica-paus, jacus, macacos de várias espécies, guarás, colhereiros, garças, marrecas, tartarugas marinhas (gigante, pente e cabeçuda), botos e muitos outros.




A História
Por volta do século XVI o explorador português Nicolau de Resende em umas das suas aventuras navegando pelo litoral piauense na tentativa de escapar de piratas Nicolau entra em um dos igarapés do Delta do Parnaíba e sofre um acidente próximo a divisa de estados, é salvo por uma tribo de índios, sua caravela com um carregamento pesado de ouro bate em uma bancada de areia e afunda. Na tentativa de recuperar seu tesouro Nicolau de Resende passa 16 anos na companhia dos índios tremembés e relatava nas suas cartas a Portugal que havia descoberto um verdadeiro tesouro mais valioso do que o que havia perdido, o Delta do Parnaíba.

A Origem
Com 344.112km² a Bacia do Rio Parnaíba é representada por um conjunto de terras que faz a drenagem da água das precipitações e a converge para a área banhada pelo Rio Parnaíba e seus afluentes. Considerada uma das três maiores bacias compõe sedimentares do território brasileiro.

A presença do extenso e recortado Delta do Parnaíba, considerado um dos três maiores do planeta, sendo o único em mar aberto das Américas forma uma linda paisagem natural por ser caracterizado como um complexo mosaico de ecossistemas entrecortados por bacias e estuários.

O Delta do Parnaíba é uma área de invernada de aves migratórias. Em regiões tropicais, certos fatores como a precipitação, floração e/ou frutificação de espécies vegetais são os maiores estímulos para tais migrações, no entanto, a reprodução e locais propícios e fartos para a alimentação contribuem significativamente para a instalação das mesmas.

A Ilha das Canárias é um dos maiores atrativos da região, sendo a segunda maior do Delta do Parnaíba, e abriga um povoado de pescadores.

Além disso, essa área conta com a influência da preservação ambiental. Tem-se também pousadas e restaurantes propícios para os interessados no ecoturismo. A importância do Delta deve-se a potencialidade de seus recursos naturais em virtude, de estar apto ao desenvolvimento de inúmeras atividades a exemplo do(a): pesca, navegação, abastecimento urbano e lazer.

Vale ressaltar que esse cenário abriga um mosaico de ecossistemas com elevada importância ambiental e cuja biodiversidade é marcada segundo a transição de ambientes terrestres e marinhos. As dunas costeiras têm função protetora das terras continentais, pois, são os reservatórios naturais de recursos hídricos onde se acrescenta a isso a vegetação com função de bioestabilização das dunas reduzindo, deste modo, o processo geomórfico no qual ocorre o avanço das mesmas por meio do efeito eólico.

A melhor época para conhecer o Delta do Rio Parnaíba é nos meses de maio, junho e julho, quando as temperaturas não são tão elevadas e chove menos na região. Os meses de dezembro e janeiro também podem ser uma boa pedida para quem viaja em férias escolares, já que a quantidade de chuva ainda não é elevada.

Acesso
Para chegar ao delta, um dos portões de partida é a cidade de Parnaíba que fica no litoral do Piauí, ou Araioses e Tutóia no Maranhão que detém 80% das ilhas do delta. Todos os sábados há voos diretos do Aeroporto de Viracopos para Parnaiba pela Azul Linhas Aéreas.



Fontes:
https://parnaiba.pi.gov.br/phb/pontos-turisticos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Delta_do_Parna%C3%ADba
http://www.pureresorts.com/pt/7-pontos-turisticos-imperdiveis-em-parnaiba

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.