quarta-feira, 24 de julho de 2019

Origem do Turismo Rural e seus Princípios



O Turismo Rural surge no Brasil na década de 80 como uma atividade alternativa de promover o desenvolvimento rural, através da revitalização econômica e social dos territórios rurais, da valorização dos patrimônios e produtos locais, além do importante papel que pode desempenhar na conservação do meio ambiente e na gestão da diversidade das paisagens de espaços agrários.

A conceituação de Turismo Rural adotada pelo Ministério do Turismo, citado Ministério de Desenvolvimento Agrário (2004), fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade. Com base nesses aspectos, define-se que:
Segundo Beni (2002, pg. 31) o Turismo Rural como: [...] “o deslocamento de pessoas para espaços rurais, em roteiros programados ou espontâneos, com ou sem pernoite, para fruição dos cenários e instalações rurícolas”
Segundo o documento do Ministério do Turismo do Brasil, "Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural", a conceituação de Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade. Com base nesses aspectos, e nas contribuições dos parceiros de todo o País, define-se turismo rural como: "o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade".

No Brasil  turismo rural foi implantado pioneiramente no município de Lages – SC, desde 1986 e teve origem na necessidade de se criar um produto turístico para o município como alternativa econômica, bem como proporcionar uma nova fonte de renda ao produtor rural.

Muitos moradores urbanos viajam com o intuito de reencontrar suas raízes, interagir com a comunidade local, participar de suas festas tradicionais, desfrutar da hospitalidade e do aconchego nas propriedades, conhecer o patrimônio histórico e natural no meio rural, conviver com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior,  vivenciar novas experiências, buscar novos conhecimentos, saberes, descansar física e mentalmente, fugir da rotina da vida urbana e adquirir produtos típicos. 

Dessa forma, existe uma demanda crescente pelo turismo em que seja permitido aos visitantes observar os eventos locais e os estilos de vida e deles participar de uma forma não artificial.

Em resposta, existem esforços para se mudar de uma mentalidade de massa para outra em que experiências turísticas mais especializadas sejam desenvolvidas e oferecidas de uma forma mais pessoal e culturalmente sensível.

Descobriu-se que existe um anseio generalizado nas grandes cidades por sossego, tranquilidade, silêncio, passeios ao ar livre com amplos horizontes a serem avistados, comprovando assim o movimento do homem de volta às origens, ou seja, à terra, ao campo, ao interior.

O turismo rural é um produto que atende a demanda de uma clientela turística, atraída pela produção e consumo de bens e serviços no ambiente rural e produtivo.




Diferentes nomenclaturas:

Turismo verde; Turismo de interior; Turismo integrado; Agroturismo; Turismo Rural.

Independente da nomenclatura, temos a certeza de que o turismo rural tem, em seu alicerce, duas condições básicas:
1 - A fixação de objetivos claros quanto a razão da implantação deste produto
2 - Aplicação de novas metodologias, nas quais a participação da comunidade e o respeito à realidade local devem ser amplamente considerados.


PRINCÍPIOS  FUNDAMENTAIS - Princípios fundamentais do turismo rural
Identidade Própria,
Autenticidade, 
Harmonia ambiental, 
Preservação das raízes, 
Divulgação dos costumes, 
Atendimento Familiar

TURISMO RURAL - Características do turismo rural
Interioriza o turismo; Oportuniza nova fonte de renda; Promove intercâmbio cultural; Cria uma consciência ecológica; Diversifica os polos turísticos; Diminui o êxodo rural
De quem recebe <-- Satisfaz as necessidades de todos --> De quem oferece


INSUMOS/FATORES

Entende-se como insumos/fatores todos os componentes que integram o produto turístico oferecido.
Atividade Produtiva
É o insumo/fator de maior importância no turismo rural;
O principal atrativo para o público-alvo é a observação e o envolvimento com a atividade rural produtiva.

Gastronomia
No meio rural a gastronomia é muito rica, oferece oportunidades de degustar pratos simples, exóticos e criativos;
Uso de fogão de lenha, panelas de ferro ou de barro, travessas de madeira ajudam na apreciação das iguarias.

Paisagem
Conjunto de belezas naturais, ou mesmo artificiais, desde que não descaracterizem a unidade, promovem um forte chamamento da clientela turística;
Situações de desfrute da paisagem;

Hospedagem
Atendimento personalizado e familiar em um ambiente aconchegante e confortável, que mistura o rústico à simplicidade;
Entenda-se aqui como hospedagem o seu conceito mais amplo, o ato de receber, atender, servir, etc.; 

Acesso
Boa conservação de rodovias asfaltadas ou vias de acesso em terra (estradas de chão), proximidade de aeroportos;
Parceria com a Prefeitura Municipal que poderá dar suporte a nível de infraestrutura.

Cultura
As origens e a cultura devem ser valorizadas e divulgadas das mais diferentes formas.
Artesãos, exposição de peças antigas usadas na região, apresentação de cantadores, músicos e grupos folclóricos.

Clima
Trabalhar em cima de estações mais favoráveis do ponto de vista climático;

Lazer
Passeios a cavalo ou de charrete, trilha para caminhadas, pesca, apresentação de grupos folclóricos, salão de jogos, quadras poliesportivas, parquinho infantil.

Compras
Souvenirs e /ou produtos produzidos na fazenda, que podem ser doces, compotas, frutas in natura, vinhos caseiros e artesanato da região.

Informação
O turista é ávido por saber sobre fatos e acontecimentos fora de seu habitat normal.  Ter informações da área médica e mecânica são válidos para o caso de imprevistos. Os turistas sentem-se perdidos fora de seu espaço.

Na Europa, os principais países que desenvolvem o turismo rural são:
Turismo de habitação ( Portugal);
Hastales ( Espanha);
Agriturismo (Portugal), Giter à la Ferme ( Bélgica) e Gites Ruraux (Dinamarca);
Village Inns Hotéis (Irlanda);
Logis et Aubergs (França);
Monar House Hotéis (Irlanda);
Gites Rureaux ( França e Bélgica)
O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento económico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades económicas que, dele, são tributárias e que, com ele, interagem.



BENI, Mário Carlos. Conceituando turismo rural, agroturismo, turismo ecológico e ecoturismo. In: BARRETTO, Margarita e TAMANINI, Elizabeth. (Org.). Redescobrindo a ecologia no turismo. Caxias do Sul: EDUCS, 2002, p. 31-34.

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