quarta-feira, 19 de junho de 2019

Cânion de Xingó - Sergipe SE



Localizada a 216,5 km de Aracaju, em Canindé de São Francisco, o visitante conhecerá de perto o complexo da monumental Usina Hidrelétrica de Xingó, o imperdível Museu de Arqueologia do Xingó – MAX, e para os amantes do turismo ecológico, vale um passeio à Fazenda Mundo Novo, o Parque Temático da Caatinga. A trilha que leva ao Vale dos Mestres e possibilita o conhecimento da flora local como faxeiro, xique-xique, mandacaru, bromélias além da visita a sítios arqueológicos. 

O Cânion do Xingó é a principal atração turística do estado de Sergipe. O simbólico Rio São Francisco tem sua nascente no estado de Minas Gerais e deságua no sul de Alagoas, passando também pelos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Seu grande destaque é o Cânion do Xingó que possuí uma beleza rara. A atração é formada por enormes paredões em tons alaranjados que se destacam em meio às águas verdes do Rio São Francisco. Cheia de histórias sobre a cultura nordestina e do cangaço, que nos anos 30, teve um grande marco no Brasil, ficando conhecido mundialmente pelos feitos de Lampião, Maria Bonita e seu bando.



O acesso para os cânions está na pequena cidade de Canindé, no sertão sergipano, a 220km de distância da capital Aracaju. A estrada que corta o estado passa por 7 cidades e inúmeras paisagens em meio a caatinga, que vão se transformando com os enormes pedregulhos e cactos típicos da região, como o xique-xique, palma e mandacaru, que brotam do chão em uma vegetação rasteira típicas do sertão. No caminho várias casinhas modestas com famílias sertanejas conversando na calçada, revelam um pouco da calmaria do sertão nordestino.

Com paredões de pedra de 50 metros de altura, o Cânion fica ao redor de um lago formado pelas águas esverdeadas do Rio São Francisco, que foi represado para a construção da hidrelétrica de Xingó.  É formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. É deste ponto que diariamente das 8h30 às 14h saem os catamarãs.

O passeio de catamarã ou escuna pelo Cânion de Xingó, fecha com chave de ouro a rota turística, tornando-se um passeio inesquecível. O trajeto é feito nas águas represadas da Usina Hidrelétrica de Xingó, e o contraste entre os imensos paredões de pedra e as belas águas espelhadas do Rio São Francisco impressionam o visitante. O Cânion do Xingó é considerado o quinto maior cânion navegável do mundo. 

No final do passeio o turista ainda pode dar um gostoso mergulho num dos lugares mais bonitos do Estado, conhecido como Paraíso do Talhado. Além do mergulho é possível fazer um breve passeio de canoa até a Gruta do Talhado.


Os barcos que saem do restaurante Karrancas embarcam todos os dias, sempre as 9:00 / 10:30 / 11:30 / 14:00, podendo aumentar o número de saídas em épocas de alta temporada como nos meses de Junho e Julho, e de Novembro a Fevereiro.


Na volta para Aracaju as agências que realizam o passeio fazem uma parada na Casa de Doces Caseiros da Dona Nena, localizada à margem da rodovia, no município de Nossa Senhora da Glória. Os destaques são os doces queijo e leite, sempre fresquinhos.



Como chegar:

De Ônibus:
Para chegar a Canindé de São Francisco você pega o ônibus na rodoviária velha de Aracaju. Há várias saídas diárias.

Excursões:
Se você não vai visitar a região em um veículo próprio, para facilitar a viagem vale a pena contratar um receptivo que te leve com segurança até local. Saindo de Aracaju indicamos a agência Crystal Tour.

+info:

Restaurante Karrancas
Praia Beiro Rio, 01 – Zona Rural
Canindé de São Francisco
reservas@mturxingo.com.br
Tel:(79) 9869-6428

Crystal Tour
Rua Urbano Neto, 121 – sala 01 – Coroa do Meio
Aracaju – SE
crystalreceptivo@uol.com.br
www.crystalreceptivo.com.br
Tel: (79) 3255-4479 / (79) 99908-001



A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco.

A Usina de Xingó está instalada no Rio São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km² , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km², com extensão de 3.200 km, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.

A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km à jusante do Complexo de Paulo Afonso, constituindo-se o seu reservatório, face as condições naturais de localização, num canyon, uma fonte de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento d’água para a cidade de Canindé/SE.

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.