Planejamento do Turismo: é uma ferramenta de gestão de destinos, focada na percepção do panorama atual em que o destino se encontra nos possíveis panoramas futuros. Construindo metodologicamente um trâmite que possibilite guiar o destino do panorama atual para o futuro desejado utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis para este fim.
O planejamento é, inegavelmente, uma importante ferramenta administrativa. Sua principal função é a construção do caminho para alcançar o futuro desejado. Segundo Rattner (1979) “no âmbito do poder público, o planejamento pode ser definido como uma técnica de tomada de decisão que dá importância para a escolha de objetivos bem determinados e indica os meios mais apropriados para atingí-los” e tendo o Estado a função de construir o bem comum torna-se implícito que o bom planejamento tem como finalidade para o Estado desempenhar a sua primordial função.
A atividade turística possui, como a maior parte das atividades econômicas e sociais, a capacidade de promover impactos de ordem positiva e negativa. È baseado nisto que, diversos estudiosos vem se preocupando em tornar pública a importância da preservação e do planejamento, de forma concreta e permanente.
O planejamento da atividade turística no âmbito governamental ainda é muito recente.Um estudo das políticas públicas federais de turismo em vigor no país até o presente momento mostra que somente a partir de 1991 com a reestruturação da Embratur (BRASIL, 1991), foram iniciadas ações visando o planejamento integrado do setor.
PLANEJAMENTO TURÍSTICO E POLÍTICAS PÚBLICAS.
Aqui vai ser possível observar as tipologias, os tipos de planejamentos, seu desenvolvimento, conceito, etapas e os impactos que positivos e negativos com a atividade no ambiente a ser implantada. O planejamento é importante para o turismo, pois não podemos pensar em turismo, sem antes nos planejarmos para que o "turismo", venha ser reconhecido por todos e expandido por todo o mundo.
Inventário turístico - é o levantamento de toda a oferta turística de uma localidade. Ao realizar o planejamento do turismo na sua cidade, você deverá identificar quais são os aspectos da oferta turística relevantes para serem utilizados como atrativos ou que necessitem de melhorias e, no caso de ausência de alguns fatores, recomendar a criação de estrutura para aumentar o poder de atratividade local.
Oferta turística - é o conjunto de bens e serviços turísticos, atrações, acesso e facilidades, colocados no mercado, à disposição dos turistas, em conjunto ou individualmente, visando atender às suas necessidades, solicitações ou desejos.
Entendendo mais.
Planejar: é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. É um processo intelectual, a determinação consciente de cursos de ação, a tomada de decisão com base em objetivos, fatos e estimativas submetidas à análise. (KOONTZ, Harold, 1974).
Planejamento: é um processo que consiste em determinar os objetivos de trabalho, ordenar os recursos materiais e humanos disponíveis, determinar os métodos e as técnicas aplicáveis, estabelecer as formas de organização e expor com precisão todas as especificações necessárias para que a conduta da pessoa ou do grupo de pessoas que atuarão na execução dos trabalhos seja racionalmente direcionada para alcançar os resultados pretendidos. (ESTOL, Eduardo & ALBUQUERQUE, Stella, 2000).
Planejamento: é a definição de um futuro desejado e de todas as providências necessárias à sua materialização. Planejar é: pré-determinar um curso de ação para o futuro, é um conjunto de decisões interdependentes, é um processo contínuo que visa produzir um estado futuro desejado (que somente acontecerá se determinadas ações forem executadas) e é a atividade anterior á tomada de decisão. O planejamento, pois, contribui para que as tarefas sejam melhor realizadas e objetivos sejam mais facilmente atingidos, por pessoas ou organizações. Ordena as ações e dá prioridade a elas. Permite mapear dificuldades ou obstáculos e, assim, escolher previamente caminhos alternativos (PETROCHI, Mário, 1998).
O Planejamento, do ponto de vista governamental, consiste em um processo que estabelece objetivos, define linhas de ação e planos detalhados para atingi-os sobre o setor, como ele deverá chegar à posição que os administradores públicos almejam, combater os riscos e tirar partido das vantagens previsíveis. Pode-se distinguir os seguintes pontos básicos do planejamento: estabelecer objetivos, definir cursos de ação e determinar as necessidades de recursos. (BENI, Mário Carlos, 1999).
O planejamento deve seguir uma metodologia bem elaborada, isto é, deve estar de acordo com todas as etapas e processos pelos quais deverá passar o plano a ser executado. Depende do envolvimento, esforço e empenho do grupo que o realizará, para não se tornar apenas um elenco de informações dispersas, de ordens e recomendações. É preciso que todos participem de sua elaboração, para que o planejamento obtenha uma sincronia entre todas as tarefas, evitando o acúmulo de funções e desperdício de tempo. (ISSA, 2001).
Estratégia: é um conjunto harmonioso e integrado de objetivos que são de importância fundamental para a sobrevivência satisfatória e a longo prazo de uma organização (PETROCHI, Mário, 1998).
Estratégia: é a forma como se deve conduzir uma atividade, a fim de se alcançar satisfatoriamente os objetos fixados e se aproximar da situação desejada. (EMBRATUR, 1992).
Planejamento Estratégico: procura definir objetivos gerais, estabelece diretrizes e normas para o relacionamento da organização com seu entorno. É voltado para decisões de longo prazo e grandes repercussões, e indica a direção que a organização deve seguir. (PETROCHI, Mário, 1998).
Planejamento Estratégico: consiste na criação de valores e condições que possibilitem à empresa optar por ações diante de oportunidades e ameaças, pontos fracos e fortes, otimizando as relações e vantagens competitivas em relação ao ambiente ou setores envolvidos, relaciona-se aos objetivos de longo prazo e às maneiras e ações para alcançá-los, afetando a empresa como um todo. (KUAZAQUI, Edmir, 2000).
Planejamento Tático: é o processo gerencial cujo objetivo é a otimização de determinado setor da empresa, visando sua eficiência. Transforma objetivos gerais em objetivos específicos para execução de programas ou projetos e é voltado para decisões de curto e médio prazos. (KUAZAQUI, Edmir, 2000).
Planejamento Operacional: Trata da execução, por meio de métodos apropriados de todos os planos e diretrizes traçados, em curto prazo. (KUAZAQUI, Edmir, 2000).
PLANEJAMENTO INTEGRADO O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TURISMO
O planejamento integrado nas localidades receptoras, tem por objetivo:
- Desenvolvimento coerente dos elementos físicos, econômicos, culturais, técnicos e ambientais, para satisfação de turistas e empresários;
SISTUR – Sistema de Turismo – “Conjunto de procedimentos e doutrinas, idéias ou princípios, logicamente ordenados e coesos, com a intenção de descrever o funcionamento da atividade turística como um todo.”
Análise e o estudo da integração dos seguintes conjuntos:
a) Relações ambientais: que envolvam os seguintes subsistemas: ecológico, social, econômico e cultural;
b) Organização Estrutural: que envolva a superestrutura e a infra-estrutura;
c) Ações operacionais que envolvam, no mercado, a oferta e a demanda relacionadas à produção e ao consumo, dependendo ambos do sistema de distribuição;
É preciso que se tenha uma visão abrangente do fenômeno turístico. Relações de interdependência.
Responsabilidade do Planejamento Turístico integrado, é do Organismo Estatal Específico, dispõe de mais recursos financeiros e técnicos.
Caráter Interdisciplinar: a base técnica deverá ser diversificada. Esse Órgão deverá recorrer à participação ou á assessoria de especialistas que participarão da equipe planejadora.
Há quatro áreas que deverão ser levantadas de forma detalhada na região: meio ambiente, população, economia, quadro institucional.
Composição da equipe de trabalho e que atuarão, de acordo com a especificidade da etapa, em conjunto ou isoladamente, analisando dados, redigindo relatórios intermediários e finais, realizando estudo crítico.
Contar com: uma equipe técnica multidisciplinar para a viabilização do desenvolvimento adequado de processos de planejamento e conseqüente implantação do plano proposto.
Desenvolvimento integrado do turismo, tem como objetivos: o desenvolvimento coerente dos elementos físicos, econômicos, sociais, culturais, técnicos e ambientais.
Para: satisfação dos turistas – dos empresários.
Deve estar inserido em uma política global – pelo Governo.
Análise – estudo da integração dos conjuntos:
a) Relações ambientais que envolvam os subsistemas: ecológico, social, econômico, cultural.
b) Organização estrutural que envolva a superestrutura e a infra-estrutura.
c) Ações operacionais que envolvam, no mercado: a oferta e a demanda relacionadas á produção e ao consumo. A responsabilidade do planejamento turístico integrado é incumbência do organismo estatal específico.
Por dispor de mais recursos financeiros e técnicos. Pode ser necessária a participação de assessoria de especialistas que participarão da equipe planejadora.
Quatro áreas que deverão ser levantadas de forma detalhada na região (relatórios e entrelaçamentos). Meio ambiente, população, economia e quadro institucional
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
É o engajamento e cooperação de todos, em todas as esferas municipal, estadual, federal, comunidade, empresas públicas, Associações e entidades de classes, ONG’s, representantes de bairro, entre outros.
Agrupamento de esforços. Municipalidades trabalharem em conjunto. Cabe ao município formar parcerias.
Planejamento Social: o planejamento do turismo envolvendo variados ramos da sociedade e do território, requer que se atue em tantas frentes quantas forem necessárias.
Planejar o país é planejar o país inteiro, de forma correta, ordenada.
Planejamento GLOBAL: planejar o país inteiro em todos os setores, áreas.
Planejamento SETORIAL; cada setor planejando e organizando seu setor: transporte, saúde, educação, cultura, comunicação, ET.
Se de um lado o município optou por facilitar o turismo, tem, em contrapartida, de responder pela urbanização com dignidade e técnica. Além da infra-estrutura, cabe ainda ao município a execução de obras viárias de acesso assim como sua manutenção (estradas, pontes, viadutos, paisagismos, restauração de edifícios ou conjuntos históricos. (YÁZIGI, 1999,171).
Investir na capacitação técnica de seu corpo de funcionários. Vigiar para que os empresários e a população residente não cometam arbitrariedades nocivas à proteção ambiental. (físico, social, cultural, econômico).
CONCEITO DE PLANEJAMENTO
É um processo que consiste em determinar os objetivos de trabalho, ordenar os recursos materiais e humanos disponíveis, determinar os métodos e as técnicas aplicáveis, estabelecer as formas de organização e expor com precisão todas as especificações necessárias para que a conduta da pessoa ou do grupo de pessoas que atuarão na execução dos trabalhos seja racionalmente direcionadas para alcançar os resultados pretendidos. (ESTOL E ALBUQUERQUE).
OS TRÊS DOCUMENTOS DERIVADOS DO PLANEJAMENTO
O que difere? O Grau de abrangência e o grau de detalhamento.
PLANO: mais abrangente possível, engloba o geral. Todas as variáveis turísticas de um município, um estado, ou país.
PROGRAMA: entre o plano e o projeto. É um conjunto de projetos semelhantes ou interrelacionados.
PROJETO: é o documento derivado do planejamento da forma mais detalhada possível.
ETAPAS DO PLANEJAMENTO
1) Análise macroambiental
Etapa: Conhecer o entorno à organização; o mercado e a situação interna.
2) Elaboração do diagnóstico
Etapa: Sumário que reflete os levantamentos da análise macroambiental.
3) Definir os objetivos
Etapa: O que se quer atingir.
4) Determinar as prioridades
Etapa: O que é mais importante, em que ordem.
5) Identificar os obstáculos, as dificuldades.
Etapa: Listar quais são; sua intensidade; influência sobre os resultados.
6) Criar os meios, os mecanismos.
Etapa: Visam minimizar obstáculos, analisar e escolher alternativas.
7) Dimensionar os recursos necessários
Etapa: Quantificar os recursos, em que ordem de necessidade.
8) Estabelecer responsabilidades.
Etapa: Especificar volumes, padrões, fluxos, áreas críiticas, etc.
9) Projetar cronograma
Etapa: Definir prazos de execução, volumes de produção, custos, parâmetros.
10) Estabelecer pontos de controle.
Escolher áreas-chave, estabelecer cirtérios.
Impactos causados pela prática da atividade turísticas a serem considerados no processo de planejamento da atividade num determinado local.
Os impactos do turismo podem ser positivos ou negativos em uma localidade. Podemos classificá-los em impactos econômicos, socioculturais e ambientais.
Impactos Econômicos Positivos
• Primários - referem-se aos gastos dos turistas estrangeiros nos países visitados e às despesas dos moradores locais no exterior. Ingresso e evasão de divisas;
• Secundários - absorção dos gastos dos visitantes estrangeiros em outros setores da economia nacional: diretos, indiretos e induzidos. Os diretos são as comissões dos agentes de viagens, por exemplo. Os indiretos podem ser exemplificados pela contratação dos serviços de alimentação de bordo por companhias aéreas internacionais. Os induzidos são os gastos realizados pelos assalariados das empresas que prestam serviços às empresas turísticas.
Impactos Econômicos Negativos
• Comparação dos resultados entre a atividade turística e outros setores da economia;
• Dependência excessiva do turismo;
• Má distribuição do dinheiro trazido pelos turistas;
• Inflação e especulação imobilária;
• Sazonalidade da demanda turística.
• Valorização do artesanato;
• Valorização da herança cultural;
• Orgulho étnico;
• Valorização e presevação do patrimônio cultural.
Impactos Socioculturais Negativos
• Inserção de hábitos de consumo desconhecidos ou inacessíveis para a comunidade local;
• Alterações na moralidade (prostituição, criminalidade etc);
• Conflitos entre visitantes e comunidade receptora;
• Arrogância cultural;
• Destruição do patrimônio cultural;
• Vulgarização das manifestações tradicionais;
• Descaracterização do artesanato.
Impactos Ambientais Positivos
• Criação de planos e programas de conservação e preservação de áreas naturais;
• Descoberta e acessibilidade de áreas não valorizadas;
• Utilização mais racional dos espaços e recursos naturais;
• Valorização do convívio direto com a natureza.
Impactos Ambientais Negativos
• Ocupação de destruição de áreas naturais;
• Poluição visual, sonora, do ar e da água;
• Destruição da fauna e da flora;
• Congestionamentos;
• Degradação da paisagem, de sítios históricos e monumentos naturais;
• Aquecimento global.
O resultado esperado por parte dos órgãos planejadores do turismo é de que as cidades receptoras consigam a sustentabiliade econômica, preservem a cultura e o meio ambiente e garantam a aprovação por parte da comunidade. E é neste contexto que entra a interpretação e o domínio dos Conceitos e tipologias.
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