Em um mundo cada vez mais globalizado e certamente marcado por um aumento sem precedente da competitividade entre empresas, com o agravante de que os parceiros comerciais estão separados geograficamente, as empresas necessitam estar cada vez mais conectadas a seus clientes e fornecedores. A Internet revolucionou a distribuição de produtos turísticos, demonstrando sua eficiência e buscando um maior grau de agilidade e eficiência em sues negócios. As oportunidades e os desafios sem precedentes estabelecidos pelo comércio eletrônico vêm sendo tratados em grande parte, pelas grandes organizações. No entanto, revelam-se também importantes para as pequenas e médias empresas que operam nos vários segmentos da cadeia de valor do turismo.
De acordo com Alípio Camanzano, CEO no Brasil da Decolar.com “a internet possibilitou uma experiência de compra mais dinâmica e cômoda para o turista, suplantando a indústria tradicional, focada na venda física”.
Neste sentido, visando o uso da internet em um contexto turístico, e indubitável sua utilidade na gestão de turismo. A tecnologia é hoje a principal ferramenta na escolha de destinos, apesar de o setor turístico sempre ter incorporado tecnologia em seus processos de gestão. Atualmente, com a inclusão dessa ferramenta, os profissionais do setor devem buscar nova postura, aprimorando e reciclando seus conhecimentos. Sendo que, a internet é a mídia mais democrática existente. Todas são iguais, na web, não há empresa grande ou pequena, e ter o conhecimento dessa tecnologia faz toda a diferença. Conhecer os Protocolos de Transferência de Hipertexto e suas funcionalidades entre computadores clientes-servidores, se faz necessário na gestão do turismo. As características importantes na hora de planejar e construir um website, é saber como fazer e para que serve, seguindo um Padrão Internacional W3C e suas diretrizes, incluindo tecnologias que sustentam a Web como HTTP e URI, Web Semântica que lida com banco de dados, XML, Web Services, Web de Dispositivos e Navegadores.
Neste contexto, essencialmente virtual, os Web Sites são ferramentas extremamente poderosas para alavancar o sucesso de empresas que desejam acompanhar o ritmo da globalização, aumentando as possibilidades de visibilidade da marca e facilitando a relação com o seu público-alvo.
A empresa turística sempre se apresenta com um conceito tridimensional, formado pela combinação de mercado, produto e tecnologia. (BENI, 2001:155).
A segmentação do turismo, têm como função primordial a redução da pobreza e a inclusão digital e social. Para tanto, é necessário o esforço coletivo para diversificar e interiorizar o turismo no Brasil, com o objetivo de promover o aumento da inclusão digital e social.
"Viajar? Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são." (Fernando Pessoa)
1.1 O QUE É HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL
HTTP é sigla de HyperText Transfer Protocol que em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto". ( hipertexto edit apresentação de informações escritas, organizada de tal maneira que o leitor tem liberdade de escolher vários caminhos, a partir de sequências associativas possíveis entre blocos vinculados por remissões, sem estar preso a um encadeamento linear único.) Que tem comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web (Internet). Hipertexto é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão "http://", definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário. Para que a transferência de dados na Internet seja realizada, o protocolo HTTP necessita estar agregado a outros dois protocolos de rede: TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol). Esses dois últimos protocolos formam o modelo TCP/IP, necessário para a conexão entre computadores clientes-servidores.
1.2 HISTÓRIA DOS NAVEGADORES
Com o advento da Internet, ampliou-se o campo da informação. A Internet é uma grande teia ou rede mundial de computadores. Para utilizarmos todos os recursos disponíveis nesta imensa ferramenta de informação, necessitamos de um software que possibilite a busca pela informação e para isso temos o navegador. Os primeiros navegadores continham apenas texto depois de algum tempo foi aperfeiçoada.
Tim Berners-Lee, Cientista britânico nascido em Londres, o Pai da Web, por ser o inventor da rede mundial de computadores (1989), a rede de documentos HTML na internet, a rede por trás da sigla www, a World Wide Web. que foi um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compartilhar informações, criou o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, em 1990. Ele ainda o introduziu como ferramenta entre os seus colegas do CERN em Março de 1991. D tem sido intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da própria Web.
Os primeiros navegadores suportavam somente uma versão mais simples de HTML. O rápido desenvolvimento do mercado de navegadores, (ver As Guerras dos Navegadores) levou à criação de dialetos não-padronizados do HTML, causando problemas de interoperabilidade na Web. Navegadores mais modernos (tais como o Mozilla Firefox, Opera, Google Chrome, Apple Safari e Microsoft Internet Explorer) suportam versões padronizadas das linguagens HTML e XHTML (começando com o HTML 4.01), e mostram páginas de uma maneira uniforme através das plataformas em que rodam.
Em 1991 – WWW
Criado por Tim Berners-Lee, o WorldWideWeb foi o primeiro navegador da web. Mais tarde, para não confundir-se com a própria rede, trocou de nome para Nexus.
1993 – Mosaic
Mosaic é conhecido por muitos como o primeiro Navegador WWW e cliente Gopher e foi o primeiro navegador a rodar no Windows (além do UNIX), que abriu a web para o público em geral. Foi desenvolvido no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) a partir de 1992, lançado em 1993 e extinto em 27 de Janeiro de 1997 .
1994 – Netscape
O Netscape trouxe todas as características que um browser moderno oferece nos dias de hoje, como por exemplo a navegação por abas, o bloqueio de pop ups, suporte a cookies e histórico de visitas, entre outros.
1995 – Internet Explorer 1.0
Em 1995, a Microsoft entra na briga dos navegadores com seu Internet Explorer 1.0, parte integrante do pacote 'Plus' do Windows 95. Com isso, teve início a ‘guerra dos navegadores’.
1996 – Internet Explorer 3.0
Em agosto, a Microsoft lança a versão do navegador que começaria a ganhar terreno na briga com a Netscape. Entre as novidades estão o suporte a CSS (linguagem de estilo que auxilia no visual e na construção das páginas),.
1997 - Internet Explorer 4.0
A quarta versão do navegador da Microsoft é a primeira a ser incluída no sistema operacional de empresa, o Windows 98. A decisão deu origem a uma ação anti-truste movida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que alegava que a MS estaria utilizando táticas monopolistas para ganhar o mercado de browsers.
1998 – Mozilla
A Netscape anuncia a liberação do código-fonte de seu navegador. Com isso, o download do programa se torna grátis e sua programação, open-source, livre para ser usada e modificada por qualquer um. Para divulgar o código, a Netscape cria a comunidade Mozilla, que anos depois lançaria o Firefox.
2000 – Opera
O Opera é um navegador criado em 1994 pela empresa estatal de telecomunicações da Noruega e foi a primeira alternativa leve para os usuários.
2003 – Safari
Até 2003, a plataforma Mac usava navegadores Netscape. Em 2003, a Apple anuncia seu próprio navegador, o Safari, incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3.
2004 – Firefox
Em 2004 é lançado o Firefox 1.0, que surgiu como uma versão mais simplificada do Mozilla. Além de ser gratuito e de código aberto, o software ficou conhecido por sua navegação por abas, apesar de não ser pioneiro na funcionalidade - o navegador Ibrowse e o Opera disponibilizaram o recurso antes.
2008 – Chrome
Depois de muita especulação, o Google finalmente se lança no mercado de navegadores em setembro do ano passado com o Chrome, um navegador 'projetado do zero' e com a promessa de ser mais rápido, seguro e estável que os concorrentes.
FIGURA 01
Historia dos navegadores WEB
1.3 NAVEGADORES WEB, OU WEB BROWSERS
Os Navegadores Web, ou Web Browsers comunicam-se geralmente com servidores Web (podendo hoje em dia se comunicar com vários tipos de servidores), usando principalmente o protocolo de transferência de hiper-texto HTTP para efetuar pedidos a ficheiros ou arquivos, e processar respostas vindas do servidor. Estes arquivos, são por sua vez identificados por um URL. Houve uma época em que existiam dois navegadores no máximo, limitando a escolha dos internautas, hoje com um maior número deles e a busca frequente por melhorias é possível escolher qual é o melhor para usar no computador ou no celular.
Fazer downloads é um dos recursos mais básicos e necessários de toda Web. Porem para que isso ocorra, e necessário ter um navegador web (browser). A maneira mais fácil é acessar a pagina web do fabricante. Cada “navegante” tem gostos e necessidades peculiares. É por isso que escolher um navegador que preenche essas necessidades pode tornar a experiência pela internet mais rica e eficiente. Os navegadores mais usados na atualidade, exemplos do Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Opera. lideram o setor tecnológico de sua área de atuação, todos em suas últimas versões estáveis ou Beta disponíveis.
1.4 ORGANIZAÇÃO DE PADRONIZAÇÃO DA WORLD WIDE WEB
W3C organização de padronização da World Wide Web Consortium (W3C) é uma comunidade internacional, no qual organizações filiadas de forma conjunta a varias equipes e o público consumidor trabalham juntos em tempo integral, para desenvolver padrões para a Web. Protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo. Liderados pelo inventor da Web Tim Berners-Lee e CEO Jeffrey Jaffe , a missão do W3C é conduzir a Web ao seu potencial máximo.
princípios - Web para todos, Web em tudo
visão - Web dos consumidores e dos autores, dados e serviços, a confiança
<https://www.w3.org/>
Consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros, agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.
FIGURA 02
Timothy John Berners-Lee KBE, OM, FRS físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para sua criação a 25 de março de 1989.
FIGURA 03
O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.
1.5 COMO FUNCIONA O PROTOCOLO DE INTERNET
Uma analogia simples para que todos possam entender. imagine que dois computadores, projetados por engenheiros que jamais se viram na vida, precisam se entender. Como fazer isso? Criando padrões. Na nossa própria linguagem do dia-a-dia temos diversos padrões estabelecidos. Sempre que alguém diz tchau você entende que a conversa acabou, isso é um padrão, um protocolo. Assim quando você digita um endereço no navegador, o mesmo precisa enviar alguma coisa para algum lugar dizendo que você quer ler alguma coisa. Seu navegador prepara uma carta, isso mesmo, literalmente uma carta para o servidor onde fica o site (http://www.fulano de tal... .com) hospedado e solicita a informação desejada. O conteúdo dessa carta é mais ou menos isso:
Como referencia usaremos o modelo google de servidor:
Bom dia Google.com,
Gostaria de ler sua página.
Estou usando o navegador Firefox na versão 3.0.6.
No momento eu aceito HTML.
Gostaria de receber o conteúdo solicitado...
Uso o padrão de caracteres (letras) ISO-8859 e UTF-8.
Enviar ->
Host: www.google.com
User-Agent: Mozilla/5.0 (Windows 8; pt-BR) Firefox/3.0.6
Accept: text/html,application/xhtmlxml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8
Accept-Language: pt-br,pt;q=0.8,en-us;q=0.5,en;q=0.3
Accept-Encoding: gzip,deflate
Accept-Charset: ISO-8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7
Seu navegador vai envelopar essa carta e enviar ao servidor que você solicitou. Com base nas solicitações e especificações, o servidor vai ler sua carta, tecnicamente conhecida como Request HTTP, e então será formulada uma réplica do servidor com a seguinte resposta.
resposta: então
Location: http://www.google.com.br/
Cache-Control: private
Content-Type: text/html; charset=UTF-8
Date: Mon, 08 Feb 2009 22:00:00 GMT
Server: gws
Content-Length: 222
O Google está dizendo o seguinte:
Olá,
Aqui é o Google.com.
Estou enviando a página que pediu.
Estou enviando apenas texto e HTML como você pediu.
Essa carta foi feita as 22:00 horas do dia 08/02/2009 utilizando servidor GWS.
O conteúdo é formado por 222 letras, segue: ...
Esse é um protocolo de comunicação de hypertexto, esse nome estranho nada mais é do que uma página na internet. Nada mais do que a forma codificada do que você vê no navegador. Essa carta de resposta também é conhecida como Response HTTP.
Web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, XHTML ou HTML5 com ou sem linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.
FIGURA 04
Protocolo de Transferência de Hipertexto
1.6 O QUE É WEB
Web é uma palavra inglesa que significa teia ou rede. O significado de web ganhou outro sentido com o aparecimento da internet. A web passou a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW). Web pode ser uma teia de aranha ou um tecido e também se utiliza para designar uma trama ou intriga.
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Os primeiros registros de interações sociais que poderiam ser realizadas através de redes foi uma série de memorandos escritos por J.C.R. Licklider, do MIT - Massachussets Institute of Technology, em agosto de 1962, discutindo o conceito da "Rede Galáxica". Ele previa vários computadores interconectados globalmente, pelo meio dos quais todos poderiam acessar dados e programas de qualquer local rapidamente. Em essência, o conceito foi muito parecido com a Internet de hoje. Licklider foi o primeiro gerente do programa de pesquisa de computador do DARPA, começando em outubro de 1962. Enquanto trabalhando neste projeto, ele convenceu seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de redes computadorizadas.
A web significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) Profissões na Web: Webmaster, Webdesigner, Webdeveloper, etc. Desenvolvimento Web: página Web, Website, servidor Web, Web Services.
Evolução da Web: Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0
Web 1.0: Sites com conteúdos estáticos, produzidos maioritariamente por empresas e instituições, com pouca interatividade entre os internautas.
Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços oferecidos na internet, tendo como conceito a Web e através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação.
A Web 3.0 é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".
Exemplos diversos: Web messenger, Web imóveis, Web torpedos, Webcam, etc.
1.7 O QUE É DEEP WEB
Deep Web é uma expressão em inglês que quer dizer "Internet Profunda", na tradução literal para a língua portuguesa. É uma zona da internet constituída por um conjunto de sites, fóruns e comunidades que não podem ser detectados pelos tradicionais motores de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo. Considerada uma "internet invisível", os endereços eletrônicos que estão na deep web, ao contrário dos disponíveis na "internet convencional", não são construídos em um formato HTML, justamente para dificultar o acesso a estas páginas. Para isso, é necessário a instalação de programas específicos e o uso de "códigos secretos" para finalmente conseguir acessar alguns desses sites. A Deep Web é enorme, chegando a ser 500 vezes maior do que a "surface web" ("web da superfície"), com bilhares de conteúdos excêntricos e "bizarros", surgiu graças ao Laboratório de Pesquisas da Marinha dos Estados Unidos, que criou o The Onion Routing, um sistema de comunicações secreto que seria responsável por enviar dados e análises de sistemas através da internet anonimamente.
No entanto, em 2006, foi lançada uma versão do projeto para fins não-governamentais, intitulada de TOR (sigla de The Onion Routing). A palavra "onion" significa "cebola", em português, fazendo alusão as várias camadas que existem na cebola, semelhantes as camadas que um internauta deve atravessar para se chegar ao conteúdo desejado em algum site da deep web.
2 JUSTIFICATIVA
WEBSITES
Nos últimos anos, com o avanço tecnológico, temos visto uma nova fase da comercialização via WEB. Originalmente, esforços comerciais eram dirigidos aos vendedores que proviam os produtos básicos da rede e aos provedores que ofereciam conectividade e serviços básicos da Internet. A Internet agora se tornou quase uma "commodity" e muita atenção tem sido dada recentemente ao uso de sua estrutura global de informação para suportar outros serviços comerciais. Isto tem sido tremendamente acelerado pela rápida adoção dos browsers e da tecnologia Web, permitindo aos usuários acessar a informação linkada em qualquer lugar do globo. Produtos estão disponíveis para facilitar a provisão desta informação e muito dos últimos desenvolvimentos em tecnologia tem sido no sentido de permitir cada vez mais sofisticados serviços de informação no topo da base das comunicações de dados. Qualquer termo que tenha como prefixo ou sufixo a palavra web, está relacionado com a sua divulgação num meio virtual, neste caso, a internet. E como essa tecnologia é empregada na gestão do turismo.
3 OBJTIVOS
3.1 WEBSITES
Pesquisa realizado no intuito de buscar informações relevantes de HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL em paginas da internet. Com a finalidade de conhecimento de suas utilidades, funcionalidades e conceitos.
4 REFERÊNCIAS
A.I.S.A. - História da Internet: - Disponível em < http://www.aisa.com.br/historia.html> Páginas consultada em 20 de jun de 2016
BENI, M. C. Globalização do Turismo: Megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph, 2003.
Significado de Deep Web - O que é Deep Web: - Disponível em < http://www.significados.com.br/deep-web/> Páginas consultada em 20 de jun de 2016
MIT, ERCIM Keio - W3C Consórcio World Wide Web - Disponível em < http://www.w3c.br/Sobre/ConhecendoW3C> Páginas consultada em 21 de jun de 2016
OFICINADANET - O protocolo HTTP: - Disponível em < O protocolo HTTP> Páginas consultada em 20 de jun de 2016
VIEIRA Danielle - Turismo online: o comportamento do turista na internet: Copyright Consumidores Digitais - Disponível em <http://www.consumidoresdigitais.com.br/turismo-online-o-comportamento-turista-na-internet/> Páginas consultada em 19 de jun de 2016
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