O Bioma Amazônia é uma das regiões mais ricas do planeta em termos de biodiversidade, no Brasil coresponde a 20% do número total de espécies da Terra. Dignificar ao posto de principal nação entre os 17 países megadiversos (ou de maior biodiversidade). A floresta amazônica é singular, também chamada de Floresta Latifoliada Equatorial. Nomenclatura que relaciona-se ao fato da floresta apresentar árvores de folhas geralmente largas (latifoliada) e localizar-se na zona intertropical do planeta (equatorial). a vegetação é caracterizada pela floresta ombrófila densa e ombrófila aberta, Ocupando uma área de 4.196.943 Km², que corresponde mais de 45% do território nacional.
Situa-se entre os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. É formado por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, campos abertos e cerrados. Em constante movimento, as ilhas flutuantes de vegetação típica dos cursos de água da várzea incluem um número significativo de espécies endêmicas e a maior variedade de peixes elétricos no mundo. Com mais de 6.400 km de extensão, o rio Amazonas é o segundo rio mais longo do mundo (o primeiro é o Nilo, na África). Inicia sua origem na nascente do rio Apurímac alto dos Andes (no sul do Peru) até o oceano Atlântico, ( Na região norte do Brasil ) onde deposita suas águas.
Fotografia aérea de uma pequena parte da Amazônia brasileira próxima a Manaus, Amazonas.
A região também é lar de variedade de flora e fauna, incluindo espécies raras e caracterizado por um elevado grau de endemismo, grande parte da vida selvagem é noturno, e representa uma gama das mais diversas na regiões, com espécies ameaçadas, como o uacari careca (Cacajao calvus) e do esquilo preto Saimiri macaco (Saimiri vanzolinii) e algumas espécies de água em vias de extinção como a lontra gigante (Pteronura brasiliensis), o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), Jaguar (Panthera onça) e Harpia (Harpia harpyja), os dois últimos sendo "quase ameaçada" de acordo com a Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). As árvores de grande porte (5.000 espécies maiores que 15cm de diâmetro) e 30 mil tipos diferentes de plantas e vegetais (cerca de 10% das plantas de todo o planeta), além de pequenas faixas de mangue no litoral, e alguns pontos de cerrado, Mata de Igapó: próximas às margens de mananciais (rios, lagos, córregos) característica de vegetação alagada. Mata de Várzea: em áreas mais elevadas aspecto de mata fechada com árvore de 20 metros. Mata de Terra firme: composto por árvores altas que atingem entre 30 e 60 metros de altura, Floresta semi-úmida: vegetação de transição entre outros biomas, no entanto o predomina é a Floresta Amazônica 80% de toda região Norte. Entre elas consta algumas arvores e plantas sujeita a extinção Castanheira, castanhe(Bertholletia excelsa Bonpl), sucupiraverdadeira (Bowdichia nitida Spruce ex Benth.), sangue-dedragão (Helosis cayannensis), totaliza mais de 2 milhões de espécies
O que é Bioma
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas que abrange grandes áreas contínuas, constituído por características ( fauna e flora) fisionômicas de vegetação semelhante. O termo "Bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo) utilizado por Frederic Edward Clements em 1943 definindo-o como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude. Em uma linguagem mais simples, Biomas são área geograficamente que compartilham suas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais. No sentido de assimilar a sua importância para a manutenção de todos ecossistemas brasileiros. É necessário o estudo para compreender e oferecer condições a manutenção da vida. Amazônia retém a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil – ocupa quase metade (49,29%) do território nacional, Sua extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados.
Bacia Hidrográfica Amazônica
Bacia Hidrográfica do Amazonas envolve todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rio Amazonas. Maior bacia hidrográfica do planeta, com uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados, compreendendo terras de vários países da América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil). de sua área total, cerca de 3,89 milhões de km² encontram-se no Brasil, ou seja, 45% do país, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá. A Bacia Amazônica representa 1/5 da água derramada no oceano por todos os rios do planeta.
Rios que formam a bacia:
1. Rio Amazonas
2. Rio Solimões
3. Rio Negro
4. Rio Xingu
5. Rio Tapajós
6. Rio Jurema
7. Rio Madeira
8. Rio Purus
9. Rio Branco
10. Rio Juruá
11. Rio Trombetas
12. Rio Uatumã
13. Rio Mamoré
Solo
Estima-se que na região amazônica há aproximadamente seis tipos de solos, que são: Latossolos, Argissolos, Terra Preta de Índio, Solos de Várzea, Solos de Igapó e Nitossolos. apresentando elevada diversidade geológicas, geomorfológicas, edáficas, climáticas e de vegetação, O ciclo de nutrientes entre a floresta e o solo é quase fechado e contínuo, com a maior parte dos nutrientes localizados na própria biomassa. camadas de decomposição de folhas, galhos e animais mortos, rapidamente convertidos, distribuição acentuada de micorrizas pelo solo, que garantem às raízes uma absorção rápida dos nutrientes, uma intensa radiação solar e água em abundância, favorecem a fotossíntese, o que contribui para a formação e manutenção da floresta para manter-se fértil.
Fauna: Diversidade Faunística
A fauna amazônica é a mais espetacular do planeta, incluindo felinos ( 6 espécies), roedores ( 110 espécies), quirópteros ( 158 espécies de morcegos), (427 espécies de mamíferos entre elas 173 endêmicos), aves (1.300 espécies de pássaros), quelônios (17 espécies de Tartarugas e jabutis ), primatas (81 espécies), estima-se mais de 3.000 espécies de formigas, 1.800 espécies de borboletas, abelhas 2.500 a 3.000 na Amazônia. dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), fauna amazônica é constituída de inúmeras espécies de animais, Os peixes somam mais de 3.000 espécies das quais 1.800 já foram catalogadas pelo INPA - "Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia". Os artrópodes (insetos, aranhas, escorpiões, lacraias e centopeias, etc.) estes animais diversificaram-se de forma explosiva. Apesar de dominar a Floresta Amazônica em termos de número de espécies, número de indivíduos e biomassa animal, e de suma importância para o bom funcionamento dos ecossistemas, totaliza mais de 103.870 espécies animais. A região rica em variedade de espécies raras e caracterizado por um elevado grau de endemismo, grande parte da vida selvagem é noturno. mamíferos arborícola que representa uma gama das mais diversas nas regiões, com espécies ameaçadas, como o uacari careca (Cacajao calvus) e do esquilo preto Saimiri macaco (Saimiri vanzolinii) e algumas espécies de água em vias de extinção como a lontra gigante (Pteronura brasiliensis), o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis). Outras espécies notáveis são o Uakari Preto (Cacajao melanocephalus), Caiman amarelo (Caiman crocodilus), Uirapuru verdadeiro ( Cyphorhinus arada), Jaguar (Panthera onça) e Harpia (Harpia harpyja), os dois últimos sendo "quase ameaçada" de acordo com a Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O "pirarucu" (Arapaima gigas), o maior peixe de água doce da América do Sul, e duas espécies de botos, Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) e Boto-cinza (Sotalia fluviatilis), São milhares de espécies que coabitam de forma extraordinária.
Flora: Diversidade Florístico
A Floresta Amazônica possui características com árvores de grande estatura e copas largas, porém essa cobertura vegetal é definida conforme as variações dos elementos da natureza como relevo, clima e umidade. As espécies mais conhecidas são a castanheira, a seringueira, a vitória-régia e o cacaueiro. As árvores consideradas de grande porte ( 5.000 espécies maiores que 15cm de diâmetro), e 30 mil tipos diferentes de plantas e vegetais (cerca de 10% das plantas de todo o planeta), além de pequenas faixas de mangue no litoral, alguns pontos de cerrado que ocupa grande extensão do estado do Tocantins e um vasto trecho de Rondônia e Roraima, há também alguns pontos de matas galerias. Mata de Igapó: esse subsistema se encontra distribuído em áreas mais baixas do relevo, correspondendo a regiões próximas às margens de mananciais (rios, lagos, córregos etc), a principal característica é que essa vegetação permanece sempre alagada. As árvores que compõe esse tipo de vegetação possuem estatura menor que 20 metros ramificadas, e com grande presença de cipós e plantas aquáticas. Mata de Várzea: se encontra em áreas mais elevadas em relação às matas de igapó, possui aspecto de mata fechada com árvore de 20 metros e galhos repletos de espinhos. Mata de Terra firme: esse tipo de vegetação é composto por árvores altas que atingem entre 30 e 60 metros de altura, geralmente próximas, no qual favorece o agrupamento das copas, dessa forma impede a entrada de luz do sol. Sob essas árvores não se desenvolve árvores de pequeno porte e arbusto, devido à falta de luz que favorece o processo de fotossíntese indispensável para a vida dos vegetais. Floresta semi-úmida: corresponde a um tipo de vegetação de transição entre outros biomas, sua cobertura vegetal é composta por árvores com alturas que variam entre 15 e 20 metros, os troncos são finos e as copas restritas. No entanto o que predomina é a Floresta Amazônica, ocupando aproximadamente 80% de toda região norte. Totalizando 43.020 espécies conhecidas no país.
Algumas das arvores e plantas em extinção na Amazônia: Castanheira, castanhe(Bertholletia excelsa Bonpl), pau-de-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), óleo-de-nhamuí, inhamuhy, lourode-inhamuhy, sassafráz (Ocotea cymbarum Kunth.), ucuuba, ucuubacheirosa, ucuuba-branca(Virola surinamensis (Rol. ex Rottb.) Warb), sucupira, sucupira-damata, sucupiraverdadeira (Bowdichia nitida Spruce ex Benth.), angelim-rajado, ingarana(Pithecellobium racemosum Ducke), sangue-dedragão (Helosis cayannensis), e mogno, águano, araputangá (Swietenia macrophylla King),
REFERÊNCIAS
Biodiversidade
<http://www.mma.gov.br/biodiversidade>e <http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira>
Mata Atlântica
http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica
Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC/Flora)
http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/
Flora da Amazônia tem 87 espécies ameaçadas de extinção
http://amazoniareal.com.br/flora-da-amazonia-tem-87-especies-ameacadas-de-extincao/
Lista Oficial da Flora Ameaçada de Extinção (Ibama)
http://www.mma.gov.br/estruturas/179/_arquivos/179_05122008033646.pdf
bioma Amazônia
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/amazonia.htm
Floresta Ombrófila
http://www.infoescola.com/biomas/floresta-ombrofila/
Fauna da Amazônia
http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=951
Conheça os biomas brasileiros
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros
Por dentro da floresta amazônica
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/bioma_amazonia/
Região Hidrográfica Amazônica
http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/amazonica.aspx
Riquezas amazônicas escondem pobreza dos solos da região
http://acritica.uol.com.br/amazonia/manaus-amazonas-amazonia_0_1073892638.html
Por: Luis Falcão
0 comentários:
Postar um comentário