"O Jalapão, ou Parque Estadual do Jalapão, é um oásis que fica no coração do Brasil, no estado do Tocantins, e abriga centenas de atrativos extremamente exuberantes que fizeram deste um dos maiores destinos de ecoturismo do país – são belas praias fluviais, cachoeiras, fervedouros, dunas, grutas, cânions, entre vários outros encantos naturais de tirar o fôlego, espalhados por uma extensa área de mais de 30 mil quilômetros quadrados.
Os principais atrativos do Jalapão estão concentrados principalmente entre Mateiros e São Félix do Tocantins. Por exemplo, em Mateiros, a 160 quilômetros de distância de Ponta Alta do Tocantins, é onde está concentrada a maioria das atrações, como a Cachoeira do Formiga, as praias fluviais, as belas e altas dunas alaranjadas e o vilarejo de Mumbuca, onde é produzido o artesanato com capim dourado. Já em São Félix do Tocantins, a cerca de 80 quilômetros de Mateiros, estão os fervedouros, que são pequenos e belíssimos poços de águas quentes e cristalinas formadas de uma nascente de um rio subterrâneo.
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, que está situado a cerca de 190 quilômetros do Parque Estadual do Jalapão, recebe voos diários de diversas capitais e das principais cidades brasileiras." - desviantes.com.br/blog/post/jalapao-onde-fica-e-como-chegar/
"Novela da Globo no Jalapão com o título Outro Lado do Paraíso, a novela das 21:00 horas, que estreia no dia 23 de outubro, no qual os trabalhos começaram no meio do ano de 2017.
Elenco, direção e equipe passaram 20 dias no Tocantins gravando cenas nos principais pontos turísticos do Parque Estadual do Jalapão e nas praias de Palmas, capital do estado.
O Jalapão é um atrativo turístico muito procurado para se fazer as locações cinematográficas. As belezas do Jalapão já serviram de background para várias outras produções nacionais e internacionais como os filmes Deus é Brasileiro (2003); e Xingu (2011).
Tivemos também o reality show americano Survivor (2009); da novela das 18 horas, da Globo, Araguaia (2010); da série do canal a cabo Discovery Chanel, Desafio em Dose Dupla (2016); além de documentários e edições especiais de programas jornalísticos como o Globo Repórter, TV NBR.
O Outro Lado do Paraíso história de amor e ambição, estreou no dia 23 de outubro de 2017. Essa novela da globo no jalapão desbravou as riquezas dessa terra mística e dessa terra surpreendente." turismonotocantins.com.br/novela-da-globo-no-jalapao/
Parque Estadual do Jalapão: O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.[1] Criado em 12 de janeiro de 2001,[2] Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas.
Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente. - Origem: Wikipédia
Entre dunas douradas, paisagens grandiosas, fervedouros e cachoeiras o Jalapão cada dia mais conquista os viajantes amantes do ecoturismo.
JALAPÃO
É constituído pelos municípios Mateiros, São Felix, Lizarda, Novo Acordo, Ponte Alta, Lagoa, Rio da Conceição, Rio do Sono e Sta Tereza
A região ainda conserva muitas das espécies típicas do cerrado, como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro e a capivara. Desacostumados a presença humana, eles são um tanto arredios e nada fáceis de ser avistados. A vegetação predominantemente é o cerrado, mas é possível encontrar grandes faixas de campos limpos e campos sujos. Por baixo da vegetação rasteira, o solo é constituído de areia, a mesma areia que forma as estradas de boa parte do Jalapão.
O nome Jalapão originou-se da planta Jalapa, espécie do gênero Ipomea purga Hayne, popularmente conhecida como batata de purga. Mas para os habitantes locais é a Ipomea cuneifólia é que é a Jalapa. Jalapa – raiz medicinal – purgativa
ASPECTOS HISTÓRICOS
Sua origem liga-se as lutas libertistas, que vão desde Joaquim Teotônio Segurado, há mais de 200 anos, a Siqueira Campos, autor da Emenda Constitucional apresentada à Assembléia Nacional Constituinte e que, no seu art. 13 das Disposições Constitucinais Transitórias foi aprovada por unanimidade, criando o Estado do Tocantins, em 05.10.1988. Foi a partir da necessidade da descentralização da administração pública do sul em detrimento dos legítimos interesses do Norte, que nasceram as aspirações de criação do Tocantins. Sua instalação se deu em 1º de Janeiro de 1989, conforme estava previsto no supracitado dispositivo legal e sua primeira Constituição Estadual foi promulgada a 05 de Outubro do mesmo ano.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS - REGIÃO DO JALAPÃO
A Região Leste do estado do Tocantins denominada “Jalapão” está situada entre os paralelos 9 º e 48 º de longitude Oeste, cujas belezas naturais apresentam-se de uma forma exuberante constituídas por chapadões e planaltos, serpenteados por inúmeros rios e ribeirões, possuindo acidentes geográficos tais como: Cachoeira do Jalapinha, Cachoeira do Prata, Cachoeira da Velha, Cachoeira do Sussuapara , as dunas e a pedra da Baliza, considerada o marco de divisa dos estados do Tocantins, Maranhão, Bahia e o Piauí.
A geologia da região é formada por rochas sedimentares datadas da era mesozóica no período cretáceo com aproximadamente 135 milhões de anos. Apresenta textura arenosa e coloração variada entre o branco e o róseo, este varia de acordo com a concentração de argila e óxido de ferro.
RECURSOS HIDRICOS DO JALAPÃO
Com relação aos recursos hídricos, a região do Jalapão está inserida na Bacia Hidrográfica Araguaia – Tocantins. Entre os principais rios destacam-se: Sono, Balsas, Novo, Galhão, Prata, Soninho, Vermelho, Ponte Alta, Caracol.
A região conta ainda com uma grande quantidade de nascentes formadoras de caudais, águas borbulhantes, também chamadas de “fervedouro” pela população local.
Tal característica desta região é devido à formação rochosa do tipo arenítica onde as chuvas abastecem o lençol freático e pelo fenômeno “ressurgência da água”, têm-se essa abundância de nascentes, com uma regularidade de vazão, tanto no período chuvoso quanto na estiagem.
O clima da região é do tipo Tropical-Continental com duas estações bem definidas, uma “chuvosa” compreendida entre outubro e abril e outra “seca”de maio a setembro.A cobertura vegetal da região é formada por savanas nos seus vários gradientes, predominando a savana gramíneo-lenhosa e uma estreita mata ciliar sendo observada eventualmente." - jalapao.com
Guia.html
Para viajar ao Jalapão é altamente recomendável um veículo 4×4 e um motorista experiente em estradas de areia.
Melhor época e quando ir ao Jalapão
O Jalapão pode ser visitado durante todo o ano. A temperatura média na região fica por volta dos 30°C
A preocupação em manter preservada essa incrível riqueza natural é representada pela presença de vários instrumentos de conservação, como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão
imagens:
Ministério Turismo @MTurismo
0 comentários:
Postar um comentário