Thomas Cook é o nome mais conhecido do mundo em viagens, graças à inspiração e dedicação de um único homem. Thomas Cook começou sua empresa de viagens internacionais em 1841, com uma excursão de trem de um dia de sucesso em um xelim uma cabeça de Leicester para Loughborough em 5 de julho. A partir desses humildes começos, Thomas Cook lançou um novo tipo de empresa - dedicada a ajudar os britânicos a ver o mundo.
Uma breve história
Em 9 de junho de 1841, um fabricante de móveis de 32 anos chamado Thomas Cook caminhou de sua casa em Market Harborough para a vizinha cidade de Leicester para participar de uma reunião de temperança. Um ex-pregador batista, Thomas Cook era um homem religioso que acreditava que a maioria dos problemas sociais vitorianos estavam relacionados com o álcool e que as vidas dos trabalhadores seriam muito melhor se bebessem menos e fossem melhor educados. Ao percorrer a estrada para Leicester, lembrou-se mais tarde, "o pensamento subitamente passou pela minha mente sobre a praticabilidade de empregar as grandes potências das ferrovias e a locomoção para o avanço dessa reforma social".
Na reunião, Thomas sugeriu que um trem especial fosse contratado para levar os partidários da temperança de Leicester a uma reunião em Loughborough aproximadamente quatro semanas mais tarde. A proposta foi recebida com tanto entusiasmo que, no dia seguinte, Thomas apresentou sua idéia ao secretário da Midland Railway Company. Um trem foi arranjado subseqüentemente, e no dia 5 de julho de 1841 cerca de 500 passageiros foram transportados em carruagens abertas a distância enorme de 12 milhas e atrás para um xelim. O dia foi um grande sucesso e, como Thomas registrou mais tarde, "assim foi batido o keynote de minhas excursões, ea idéia social cresceu em cima de mim".
Ilustração da primeira viagem de Tomas Cook, em 1841
Early Tours
Durante os três próximos verões, Thomas organizou uma sucessão de viagens entre Leicester, Nottingham, Derby e Birmingham em nome das sociedades locais de temperança e das escolas dominicais. Dentro desses limites, muitos milhares de pessoas experimentaram viagens ferroviárias pela primeira vez, e Thomas pôde estabelecer as bases de seus futuros negócios. Mais tarde, ele descreveu esse período como de "filantropia entusiasta", pois, além da impressão de cartazes e folhetos, ele não tinha interesse financeiro em nenhuma dessas excursões iniciais.
O primeiro empreendimento comercial de Thomas Cook ocorreu no verão de 1845, quando ele organizou uma viagem a Liverpool. Este era um projeto muito mais ambicioso do que qualquer coisa que ele já havia tentado, e fez seus preparativos com grande rigor. Não contente com simplesmente fornecer bilhetes a preços baixos - 15 xelins para passageiros de primeira classe e 10 xelins para o segundo. Thomas também investigou a rota e publicou um manual da viagem. Este livreto de 60 páginas foi um precursor do folheto de férias moderno.
A Grande Exposição
No final de 1850, tendo já visitado o País de Gales, a Escócia e a Irlanda, Thomas Cook começou a contemplar viagens estrangeiras à Europa, Estados Unidos e Terra Santa. Tais pensamentos tiveram de ser adiados, no entanto, quando Sir Joseph Paxton, arquiteto do Crystal Palace, persuadiu Thomas a dedicar-se a trazer trabalhadores de Yorkshire e Midlands para Londres para a Grande Exposição de 1851. Isso ele fez com grande entusiasmo, raramente Passando uma noite em casa entre junho e outubro, e até produziu um jornal, Cook's Exhibition Herald e Excursion Advertiser, para promover seus passeios. Até o final da temporada Thomas tinha levado 150.000 pessoas para Londres, seus trens finais para a Exposição levando 3.000 crianças de Leicester, Nottingham e Derby.
Através do Canal
Thomas continuou a expandir seus negócios na Grã-Bretanha, mas ele estava determinado a desenvolvê-lo na Europa também. Em 1855 uma Exposição Internacional foi realizada em Paris pela primeira vez e Thomas aproveitou esta oportunidade, tentando convencer as empresas comandando o tráfego da Mancha para lhe permitir concessões. Eles se recusaram a trabalhar com ele, no entanto, ea única rota que ele foi capaz de usar foi o que existe entre Harwich e Antuérpia. Isso abriu o caminho para uma grande viagem circular para incluir Bruxelas, Colônia, Reno, Heidelberg, Baden-Baden, Estrasburgo e Paris, retornando a Londres via Le Havre ou Dieppe. Por esta rota, durante o verão de 1855, Thomas escoltou seus primeiros turistas a Europa.
Suíça e Itália
Thomas visitou a Suíça pela primeira vez em junho de 1863. Embora este passeio inicial fosse pouco mais do que uma viagem de coleta de informações, um grupo de mais de 60 senhoras e cavalheiros acompanhou Thomas até Genebra. Entre esses turistas pioneiros estava uma jovem chamada Jemima Morrell, que mantinha um relato escrito dos acontecimentos de cada dia. Seus diários originais podem ser estudados hoje nos arquivos de Thomas Cook. Thomas organizou mais viagens ao continente em 1863 e, no final da temporada, levou cerca de 2000 turistas a Paris, dos quais cerca de 500 haviam continuado para a Suíça. Com a cooperação do Paris, Lyons e do Mediterrâneo Railway, Thomas começou a emitir bilhetes circulares (em inglês e francês) entre Paris e os Alpes. Ele então estabeleceu os primeiros passeios circulares da Suíça, que foram um sucesso tão imediato que ele decidiu estender seus arranjos através dos Alpes. As primeiras turnês italianas tiveram lugar no verão de 1864, quando Thomas escoltou dois grandes grupos, um para Florença e partes da Itália central, o outro para Roma e Nápoles.
Cupões de Hotéis e Notas Circulares
Os viajantes de Thomas para a Suíça e para a Itália eram da classe média em crescimento e esperavam melhores acomodações do que seus antigos clientes da classe trabalhadora. Ele, portanto, para negociar com proprietários e hotel proprietários para fornecer quartos e refeições a bons preços. Sua amizade com os hoteleiros, que ficaram satisfeitos com o negócio, permitiu a Thomas desenvolver dois importantes sistemas de viagem: um era o cupom do hotel, lançado em 1868, que os viajantes podiam usar para pagar hospedagem e refeições em vez de usar dinheiro; O outro foi a nota circular, emitida pela primeira vez em 1874 e precursora do cheque de viajantes, que permitiu aos turistas obter moeda local em troca de uma nota em papel emitida por Thomas Cook.
Além da Europa
Com base em seus sucessos na Europa, Thomas fez uma viagem exploratória para a América do Norte em 1865 e montou um sistema de passeios cobrindo 4.000 quilômetros de ferrovias. Quatro anos mais tarde, em 1869, ele contratou dois vapores e conduziu sua primeira festa no Nilo. O clímax de sua carreira, no entanto, ocorreu em setembro de 1872, quando, aos 63 anos, partiu de Leicester em uma turnê pelo mundo que o manteria longe de casa por quase oito meses. Sua ambição era viajar "ao Egito via China", mas tal viagem só se tornou praticável no final de 1869, após a abertura do Canal de Suez ea conclusão de uma rede ferroviária que liga as costas leste e oeste da América.
Thomas e sua pequena festa cruzaram o Atlântico por navio a vapor e fizeram seu caminho através dos Estados Unidos de Nova York para San Francisco por via férrea. Eles viajaram pelo navio do Pacífico para o Japão, depois atravessaram o Mar Interior para a China, e depois visitaram Cingapura, Ceilão e Índia. Deixando Bombaim, atravessaram o Oceano Índico e o Mar Vermelho até Cairo, de onde a maior parte do grupo viajou de volta para Londres. O próprio Thomas, no entanto, partiu em uma excursão prolongada do Egito e Palestina, finalmente voltando para casa via Turquia, Grécia, Itália e França depois de uma ausência de 222 dias. A excursão mundial conduzida transformou-se rapidamente um evento anual, mas muitos bilhetes adicionais foram emitidos aos viajantes independentes, alguns de quem foram através de Austrália e de Nova Zelândia um pouco do que China e Japão.
John Mason Cook
Enquanto Thomas estava viajando ao redor do mundo, seu filho, John Mason Cook, completou com sucesso a mudança da empresa para uma nova sede no Ludgate Circus. No entanto, pai e filho discutiram sobre certos aspectos do projeto e em 1878 sua parceria terminou. John era um empresário melhor do que Thomas, e ele começou a expandir a empresa internacionalmente. Em uma época em que a telegrafia estava em sua infância e não havia telefones ou aparelhos de fax, isso não era nada fácil.
John criou edições no exterior de O Excursionista, o jornal iniciado por seu pai em 1851, para informar clientes em lugares como França, Alemanha, Índia, Australásia, América e Extremo Oriente sobre os serviços que ele ofereceu. (Este jornal, que ficou conhecido como The Traveler's Gazette em maio de 1902, continuou a ser publicado até 1939.) Ele também manteve um fluxo contínuo de correspondência com seus escritórios no exterior, verificando seu trabalho e reclamando se alguma coisa deu errado. Como muitos empresários de sucesso, John Mason Cook combinou um talento para aproveitar as oportunidades de negócios com uma notável memória para pequenos detalhes.
A expedição de relevo de Gordon
Em 1884 o cozinheiro de John Mason foi pedido pelo governo britânico para organizar uma expedição do relevo acima do Nile para salvar o general Gordon de Khartoum. Foram tomadas providências para o movimento de 18.000 soldados, cerca de 40.000 toneladas de suprimentos, 40.000 toneladas de carvão e 800 baleeiras. Para transportar o carvão de Tyneside para Boulac e Assiout via Alexandria, 28 grandes vapores e 6000 caminhões ferroviários foram necessários. Foram necessários mais 7000 vagões ferroviários para as lojas militares, enquanto no Nilo 27 vapores e 650 barcos de vela foram usados para transportar as tropas e suprimentos. John e seus gerentes egípcios agiram como superintendentes de toda a operação, que contou com o trabalho de 5000 homens e meninos locais, e completou seu lado do contrato em novembro de 1884. Apesar de todos os esforços, no entanto, Khartoum caiu em janeiro de 1885 e Gordon foi morto.
Frank, Ernest e Bert
Thomas e John Mason Cook morreram durante a década de 1890 e o negócio foi herdado pelos três filhos de John: Frank Henry, Ernest Edward e Thomas Albert ('Bert'). Durante o primeiro quarto do século XX - um período que viu a introdução de esportes de inverno feriados, excursões pelo carro de motor e curso aéreo comercial - a empresa de Thos cozinheiro e filho dominou a cena do curso do mundo.
A empresa foi incorporada como Thos Cook & Son Ltd em 1924, e em 1926 a sede se mudou de Ludgate Circus para Berkeley Street, Mayfair, uma vez aristocrática área que agora era o centro da sociedade londrina. Depois, em 1928, os netos sobreviventes, Frank e Ernest (que morreram em 1914), inesperadamente venderam o negócio à Compagnie Internationale des Wagons-Lits et des Grands Express Européens, operadores da maioria dos carros de dormir de luxo da Europa, incluindo a Expresso Oriente.
De Wagons-Lits para British Railways
Pouco depois do início da Segunda Guerra Mundial, a sede da Wagons-Lits, em Paris, foi apreendida pelas forças de ocupação e os bens britânicos de Cook foram requisitados pelo governo britânico. Para salvar a empresa de colapso financeiro completo em seu ano de centenário, um negócio foi negociado e, adequadamente, a organização foi vendida para quatro grandes empresas ferroviárias da Grã-Bretanha. Thos Cook & Son Ltd liquidou seus negócios com a Wagons-Lits (que manteve uma participação de 25% na Cook's no exterior) imediatamente após a guerra, e em 1948 a empresa tornou-se estatal como parte da nacionalizada British Railways.
Os anos 50 e 60
A Thomas Cook & Son Ltd se beneficiou do boom do feriado pós-guerra, que viu um milhão de britânicos viajando para o exterior em 1950. A empresa criou um serviço de viagens de negócios e reformou seu acampamento de férias em Prestatyn (que havia aberto pouco antes do início da guerra) . Embora a Cook continuasse sendo a maior e mais bem-sucedida empresa do setor, sua preeminência agora estava sendo desafiada por novas empresas de viagens que podiam subcotar os preços da Cook e oferecer pacotes baratos. Em 1965, os lucros líquidos da empresa ultrapassaram 1 milhão de libras esterlinas pela primeira vez, mas em um mercado cada vez mais difícil, Thomas Cook começou a cair atrás de seus rivais mais novos
Desnacionalização e além
Em 1972 Thomas Cook voltou à propriedade privada, comprado por um consórcio de Midland Bank, Trust House Forte e da Associação de Automóveis. Seguiu-se uma reorganização radical e um novo logotipo corporativo padronizado (as palavras "Thomas Cook" em "vermelho") foi logo introduzido. Thomas Cook conseguiu sobreviver à recessão da década de 1970 - uma recessão que testemunhou o colapso de várias empresas de viagens - e reforçou a sua reputação de prestar um serviço excelente através do lançamento de um sistema de garantia de devolução de dinheiro em 1974.
Thomas Cook experimentou muitas mudanças durante a década de 1970, incluindo a venda de seu acampamento de férias em Prestatyn eo deslocamento de sua sede administrativa de Londres para Peterborough. A empresa também se tornou uma subsidiária integral do Midland Bank Group. Durante os anos 80, Thomas Cook começou a concentrar-se no seu programa de viagens de longa distância, comprando a Rankin Kuhn Travel em 1982 e abandonando o mercado de passeios de curta distância em 1988 (um mercado ao qual Thomas Cook retornou com sucesso em 1996 quando adquiriu a Sunworld). Entre 1985 e 1990, a Thomas Cook também expandiu sua rede de lojas de rua através da aquisição das cadeias de varejo Frames, Blue Sky e Four Corners.
O sucesso contínuo da empresa foi assegurado em 1992, quando foi adquirido da Midland Bank pelo Westdeutsche Landesbank (WestLB), o terceiro maior banco da Alemanha, e pela LTU Group, a principal companhia aérea de fretamento da Alemanha. A Thomas Cook tornou-se uma subsidiária integral do WestLB em 1995. Seguiu-se um período de expansão - que resultou na aquisição da Sunworld, Time Off e Flying Colors em rápida sucessão - culminando na fusão da Thomas Cook com os interesses de viagens do UK Carlson Leisure Group e subsequentes Formação da JMC (incluindo a JMC Airlines) em 1999.
No século XXI
Em março de 2001, após a venda da divisão de Serviços Globais e Financeiros para a Travelex, a Thomas Cook foi adquirida pela C & N Touristic AG, um dos maiores grupos de viagens da Alemanha. Em questão de meses, a C & N Touristic AG mudou seu nome para Thomas Cook AG e lançou um novo logotipo e identidade de marca. Em 19 de Junho de 2007, a Thomas Cook AG ea MyTravel Group plc fundiram-se para formar a Thomas Cook Group plc.
Outra fusão ocorreu em outubro de 2011, quando a Thomas Cook uniu suas atividades de viagens e câmbio de rua do Reino Unido com as do Co-operative Group e da Midlands Co-operative Society para criar a maior rede de viagens de varejo do Reino Unido, com mais de 1.200 lojas. Em 1 de Outubro de 2013, a Thomas Cook anunciou oficialmente a sua nova marca unificada para o mundo. O "Coração Ensolarado" e "Vamos!" Tagline formará uma parte importante dos planos futuros de Thomas Cook.
Thomas Cook Hoje
Hoje, a Thomas Cook Group plc é um dos principais grupos de viagens de lazer do mundo, com vendas de mais de £ 9 bilhões e mais de 20 milhões de clientes. O grupo é apoiado por c.27.000 funcionários e opera em 17 países. É número um ou dois em todos os seus principais mercados. A visão de Thomas Cook é oferecer experiências de férias confiáveis e personalizadas através da nossa estratégia high-tech e de alto toque. Nós estaremos lá para nossos clientes onde, sempre e no entanto eles querem se conectar conosco.
O espírito intemporal da Thomas Cook de inovação começou em 1841 e é isso que nos faz se destacar da multidão. Ele se reflete em nossos novos produtos confiáveis e no crescente conjunto de ferramentas e aplicativos on-line (como "RepAdvisor" e "DreamCapture"). A inovação deu forma ao nosso passado e continuará a moldar o nosso futuro.
Leitura adicional
W. Fraser Rae, O Negócio da Viagem - Um Registro de Progresso de Cinquenta Anos (Thos Cook & Son, 1891)
John Pudney, A História de Thomas Cook (Michael Joseph, 1953)
Edmund Swinglehurst, The Romantic Journey - A história de Thomas Cook e Victorian Travel (Pica Editions, 1974)
Edmund Swinglehurst, excursões do cozinheiro - a história do curso popular (imprensa de Blandford, 1982)
Piers Brendon, Thomas Cook - 150 Anos de Turismo Popular (Secker & Warburg, 1991)
Robert Ingle, Thomas Cook de Leicester (História de Headstart, 1991)
Derek Seaton, O Legado Local de Thomas Cook (auto-publicado, 1996)
Lynne Withey, excursões grandes e excursões do cozinheiro - uma história da viagem do lazer, 1750 a 1915 (imprensa de Aurum, 1998)
Andrew Williamson, A Era de Ouro da Viagem - Os Anos Românticos de Turismo nas Imagens dos Arquivos de Thomas Cook (Thomas Cook Publishing, 1998)
Paul Smith, A História do Turismo - Thomas Cook e as Origens da Viagem de Lazer [boxed set of four volumes] (Routledge / Thoemmes Press, 1998)
Jill Hamilton, cozinheiro de Thomas - o fabricante do feriado (Sutton, 2005)
Arquivos da empresa
Thomas Cook possui uma coleção única de material de arquivo que abrange todos os aspectos da história da empresa desde a primeira excursão do fundador em 5 de julho de 1841 até o presente. Este material é mantido nos Arquivos da Empresa, que funciona como uma "memória" corporativa, oferecendo um serviço de informação aos vários departamentos da Thomas Cook e a membros interessados do público, além de fornecer recursos de pesquisa para acadêmicos, jornalistas e pesquisadores de imagem de todos pelo mundo.
Coleções Principais
Manuais, programas e brochuras, 1845-presente
Nossa série principal de brochuras começa em 1889 e, além de algumas pequenas lacunas, continua ininterrupta até o dia de hoje. Esta é a coleção a mais extensa nos arquivos, numerando diversos milhares de artigos e cobrindo a maioria de destinos do feriado em torno do mundo. Temos também um pequeno número de 'manuais', precursores do folheto de férias, o mais antigo dos quais foi publicado em conexão com uma viagem a Liverpool em 1845. Estes pequenos folhetos contêm itinerários detalhados, descrições dos principais locais de interesse ao longo da rota E listas de hotéis adequados e pensões.
Cópias do jornal Excursionist de Cook, 1851-1902, e seu sucessor, a revista The Traveler's Gazette, 1902-39
O Cook's Excursionist oferece uma série de itinerários detalhados, tarifas, listas de hotéis e escritórios de Cook, cartas de testemunho, relatos de passeios, anúncios publicitários e comentários editoriais. As edições mensais desta publicação, que foi emitida eventualmente em 13 edições separadas em torno do mundo, documentam não somente a expansão do negócio de Thomas Cook mas também o desenvolvimento adiantado do tourism próprio. Como tal, esta é provavelmente a coleção mais importante nos Arquivos.
Registos acidentais dos viajantes (ephemera), 1870s-present
Uma maravilhosa miscelânea de itinerários, bilhetes, cupons de hotel, rótulos de bagagem, menus, notas circulares e folhetos emitidos aos turistas de Cook.
Diários dos viajantes (originais e cópias), 1855-1980
Muitos dos primeiros turistas de Cook mantiveram relatos escritos de suas viagens e aventuras. Cerca de 35 destes diários, incluindo os de Miss Jemima Morrell (que acompanhou Thomas Cook em sua primeira viagem à Suíça em 1863) e Miss Riggs (que foi na primeira Cook's Tour do Egito e da Terra Santa em 1869), pode ser consultado Nos Arquivos.
Fotografias de instalações, pessoal e viajantes, 1860s-1970s
Temos uma extensa coleção de fotografias históricas dos escritórios de Cook em todo o mundo (principalmente tiros exteriores), a maioria dos quais data da primeira metade do século XX. Também realizamos fotos de turistas de Cook (principalmente no Egito) e funcionários do final do século XIX.
Registros comerciais da empresa, 1870-presente
Relativamente poucos registros de negócios sobreviver nos Arquivos Thomas Cook. A série principal inclui os livros do acordo (1871-1929), a correspondência de John Mason Cook (1870s-1890s), os livros minuciosos da placa (de 1924) e os relatórios anuais (1947). Nós igualmente mantemos a informação detalhada sobre a venda de Thomas Cook a Wagons-Lits em 1928 e os arranjos da companhia com o governo britânico durante e imediatamente depois WW2. Nossa coleção mais extensa de registros de negócios, no entanto, está relacionada com as operações de Thomas Cook no Egito no final do século XIX e início do século XX.
Calendário ferroviário, 1873-2013
Publicado pela primeira vez em março de 1873, as Tabelas de Tempo Continental de Cook e o Manual do Turista listavam detalhes de todas as principais rotas ferroviárias, de diligência e de vapor em toda a Europa. O manual foi inicialmente publicado trimestralmente, mas tornou-se uma publicação mensal em 1883. (NB Thomas Cook parou de produzir o Calendário Europeu em agosto de 2013, embora alguns de seus antigos compiladores tenham retomado recentemente a publicação do título). Um volume complementar , Horário de Thomas Cook Overseas, também foi publicado seis vezes por ano entre 1981 e 2010. Cópias dos calendários mais antigos (1873-75) pode ser consultado nos arquivos, juntamente com quase todos os pós-WW2 questão. Nossa coleção para o período 1909-1939 é também extensa, mas infelizmente nós guardamos somente dois exemplos mais adicionais dos períodos atrasados de Victorian e de Edwardian.
Guias de viagem, 1874-2013
Thomas Cook publicou seus primeiros guias - para "Suíça" e "Holanda, Bélgica e o Reno" - em 1874. Estes guias foram concebidos para fornecer informações relevantes para os turistas, especialmente aqueles que viajam sob os próprios arranjos Thomas Cook, e não se destinavam a rivalizar Os volumes mais abrangentes de Murray ou Baedeker. Guias Cook ainda provou ser muito popular, no entanto, e mais de 30 títulos (alguns revistos muitas vezes) apareceu ao longo dos próximos 65 anos. A maioria destes guias pré-WW2 estão disponíveis para pesquisadores nos Arquivos Thomas Cook, onde eles podem ser estudados ao lado de seus homólogos modernos (publicado por Thomas Cook entre 1993 e 2013).
Detalhes do contato
Para mais informações sobre a história ou arquivos de Thomas Cook, entre em contato com:
Nome: Paul Smith, Arquivista da Empresa
Endereço: Thomas Cook Archives O Thomas Cook Business Park Coningsby Road Peterborough PE3 8SB Reino Unido
Telefone: +44 (0) 1733 417350
Fax: +44 (0) 1733 416255
E-mail: paul.smith@thomascook.com
Acesso aos Arquivos
- Os Arquivos Thomas Cook estão abertos aos pesquisadores, somente com hora marcada, das 10h às 16h30, das terças às quintas-feiras (exceto feriados).
- O espaço é limitado, pelo que é aconselhável contactar os Arquivos pelo menos uma semana antes da visita proposta.
- Todos os investigadores serão convidados a assinar uma cópia do nosso formulário de pesquisa padrão em sua primeira visita.
- Uma cópia de qualquer trabalho resultante da pesquisa nos Arquivos deve ser enviada ao Arquivista após a publicação.
Datas importantes
Veja as datas-chave da história de Thomas Cook
1808 Thomas Cook nasce em 22 de novembro na aldeia de Melbourne em Derbyshire.
1834 John Mason Cook nasce em 13 de Janeiro em Market Harborough, perto de Leicester.
1841 Thomas Cook organiza sua primeira excursão, uma viagem ferroviária de Leicester para uma reunião de temperança em Loughborough. Na segunda-feira, 5 de julho, um comboio especial leva cerca de 500 passageiros a uma distância de 12 milhas e de volta para um xelim.
1845 Thomas Cook realiza sua primeira viagem com fins lucrativos. É uma viagem de comboio para Liverpool de Leicester, Nottingham e Derby. As tarifas são 15 / - primeira classe e 10 / - segunda classe, com uma taxa suplementar para viajar por navio especial a North Wales
1846 Thomas visita a Escócia pela primeira vez. Um grupo de cerca de 350 pessoas viaja de Leicester para Fleetwood, depois para Ardrossan por vapor, e em diante por trem para Glasgow. Viagens especiais são feitas para Edimburgo, Stirling e Ayr.
1851 Thomas Cook promove viagens à Grande Exposição em Hyde Park. Mais de 150.000 pessoas de Yorkshire e Midlands, incluindo um grupo de 3.000 crianças de Leicester, Derby e Nottingham, viajam para Londres sob seus arranjos.
- O Excursionista é publicado pela primeira vez como Anunciante de Exposição de Cook e Anunciante de Excursões.
1855 Primeira turnê continental de Thomas Cook. Ele conduz pessoalmente duas festas de Harwich para Antuérpia, depois para Bruxelas, Colônia, Frankfurt, Heidelberg, Estrasburgo e, finalmente, para Paris para a Exposição Internacional.
1863 Thomas Cook conduz seu primeiro grupo de 62 pessoas para a Suíça, via Paris. Um diário desta viagem, mantido por Miss Jemima Morrell, sobrevive nos Arquivos Thomas Cook.
1864 John Mason Cook, 30 anos, junta-se ao seu pai nos negócios.
1865 Thomas Cook abre um escritório em Fleet Street, Londres, o andar superior do que é usado como uma Casa de Embarque Temperance.
1866 John Mason Cook conduz pessoalmente a primeira turnê americana.
1868 Thomas Cook introduz um sistema de cupões de hotel (que ele tinha testado no ano anterior) na tentativa de obter preços fixos para acomodação em hotéis selecionados em todas as grandes cidades.
1869 Thomas Cook escolta sua primeira festa no Egito e na Palestina.
1871 Thomas Cook & filho se torna o nome oficial da empresa quando John Mason Cook se junta ao seu pai como um parceiro de negócios.
1872/73 Thomas Cook organiza e lidera a primeira volta do mundo. Ele está longe de casa por 222 dias e cobre mais de 25.000 milhas.
1873 Thomas Cook & Filho abre sua nova sede no Ludgate Circus, em Londres. Também é publicada a primeira edição do Cook's Continental Time Tables & Tourist's Handbook.
1874 A nota circular do cozinheiro, uma forma adiantada do cheque dos travellers, é lanç em New York.
1878 É estabelecido um Departamento de Banca e Câmbio Externo.
1879 John Mason Cook torna-se 'sócio-gerente' da empresa.
1884 A força do relevo enviada para salvar o general Gordon de Khartoum é transportada acima do Nile até Wadi Halfa por Thomas Cook & Filho.
1892 Thomas Cook morre, com 83 anos.
1898 A excursão de Kaiser Wilhelm II da Terra Santa é organizada por John Mason Cook e seu filho Frank.
- John Mason Cook morre subitamente aos 65 anos. A companhia passa para as mãos de seus três filhos: Frank, Ernest e Thomas ('Bert').
1908 Thomas Cook & Son emite seu primeiro folheto de esportes de inverno.
1919 Thomas Cook & Son é o primeiro agente de viagens a oferecer viagens de lazer por via aérea.
1922 Thomas Cook & Son organiza a primeira turnê para cobrir todo o comprimento do continente africano. O passeio dura cinco meses e inclui um safari de um mês.
1924 A Thomas Cook & Son Ltd é incorporada.
A sede da Thomas Cook & Son Ltd se muda para a Berkeley Street, em Mayfair, em Londres.
1927 Thomas Cook & Son Ltd organiza a primeira excursão aérea pessoalmente conduzida - de Nova York a Chicago para o concurso de boxe pesado Dempsey-Tunney.
1928 Frank e Ernest Cook, os dois netos sobreviventes de Thomas Cook (Bert morrido em 1914), se aposentam, vendendo o negócio à Compagnie Internationale des Wagons-Lits e aos Grands Express Européens.
1939 Férias por via aérea em aeronaves especialmente fretadas para a Riviera Francesa são incluídas no folheto de verão do cozinheiro pela primeira vez.
1948 A Thomas Cook & Son Ltd passa a ser estatal sob a British Transport Holding Company.
1959 Thomas Cook apresenta aos clientes empresariais um novo esquema de crédito mundial para viagens e serviços relacionados.
Aniversário 1966 de Thomas Cook 125th.
1972 Thomas Cook é privatizado e comprado por um consórcio de Midland Bank, Trust House Forte e da Associação de Automóveis.
1974 Thomas Cook lança uma garantia de proteção ao cliente em lojas de varejo no Reino Unido.
1977 Thomas Cook abre sua nova sede administrativa em Thorpe Wood em Peterborough.
- Midland Bank compra Trust House Forte ea Associação de Automóveis para se tornar os únicos proprietários de Thomas Cook.
1980 Prêmios Thomas Cook livro de viagem apresentado pela primeira vez.
1981 Thomas Cook introduz 'Holidaymaker', um sistema de visualização de dados privado que permite que os agentes de viagens acessem diretamente o sistema de reservas Thomas Cook Holidays.
1982 Thomas Cook compra Rankin Kuhn Travel Ltd
1986 Airfare Warehouse é lançado.
1989 O acordo de longa data com a Wagons-Lits chega ao fim e o desenvolvimento de uma nova rede mundial começa.
1990 Thomas Cook se torna o varejista de câmbio líder mundial quando adquire as operações de câmbio de varejo da Deak International Inc.
1991 Thomas Cook comemora seu 150º aniversário. Uma viagem de 34 dias ao redor do mundo é organizada para comemorar esta ocasião, e uma re-promulgação da primeira excursão ferroviária de Leicester para Loughborough tem lugar em 5 de julho.
1992 O Westdeutsche Landesbank, o terceiro maior banco da Alemanha, e o LTU Group, a principal companhia aérea charter da Alemanha, adquirem o grupo Thomas Cook do Midland Bank.
1994 Thomas Cook adquire Interpayment Services Limited, a subsidiária de cheques de viagem do Barclays Bank plc, para se tornar o maior fornecedor mundial de cheques de viagem fora dos Estados Unidos.
- Após uma grande revisão de suas atividades globais, Thomas Cook vende seu negócio de gestão de viagens para American Express.
1995 A Westdeutsche Landesbank adquire a quota de 10% da LTU no grupo Thomas Cook, tornando a Thomas Cook uma filial a 100% do WestLB. Thomas Cook lança seu próprio site na Internet.
1996 A Thomas Cook adquire a Sunworld, o quarto maior operador de turismo de curta distância da Grã-Bretanha e da Irlanda, e Time Off, a cidade europeia especializada em viagens de turismo.
- Thomas Cook anuncia planos para formar a maior aliança de viagens de lazer do mundo com a Associação Americana de Automobilismo (AAA), sujeita a autorização regulamentar dos EUA.
1997 Thomas Cook On-Line é lançado, tornando Thomas Cook a primeira agência de viagens de varejo no Reino Unido para oferecer aos clientes uma maneira de comprar feriados, moeda estrangeira, cheques de viagem e guias através da Internet.
Thomas Cook Direct Businesses abre um novo call center em Falkirk.
A Sunworld adquire o Flying Colors Leisure Group, um dos operadores turísticos de tamanho médio do Reino Unido e das companhias aéreas de lazer.
Thomas Cook lança seu negócio Global Traveler Services.
A Preussag AG adquire uma participação de 24,9% na Thomas Cook.
1999 A Comissão Europeia aprova a fusão dos interesses de viagem da Thomas Cook e da Carlson Leisure Group no Reino Unido.
A sede mundial da Thomas Cook em Londres sai da Berkeley Street, onde está desde 1926, para novas instalações em Midford Place.
JMC é formada (combinando as marcas anteriores Sunworld, Sunset, Flying Colors, Inspirations e Caledonian Airways) e torna-se o terceiro maior operador de turismo e empresa aérea do Reino Unido.
A Preussag AG passa a ser acionista majoritária da Thomas Cook Holdings Ltd, quando aumenta sua participação de 24,9% para 50,1%. (O WestLB mantém uma participação de 27,9% e as Carlson Companies Inc. detém 22%).
2000 A Thomas Cook anuncia a venda de sua divisão de Serviços Globais e Financeiros para a Travelex em 8 de novembro.
C & N Touristic AG, um dos maiores grupos de viagens da Alemanha, assina um acordo (em 7 de dezembro) para se tornar o único proprietário da Thomas Cook Holdings, sujeito à aprovação da CE.
Thomas Cook completa a venda de sua divisão de Serviços Globais e Financeiros para a Travelex em 27 de março.
A C & N Touristic AG passa a ser a única proprietária da Thomas Cook em 30 de março. C & N Touristic AG muda seu nome para Thomas Cook AG e lança um novo logotipo.
160º aniversário de Thomas Cook.
2002 A Thomas Cook Airlines Belgium começa a funcionar em Março, servindo destinos de férias no Mediterrâneo e nas Ilhas Canárias com uma frota de cinco aeronaves Airbus A320.
Thomas Cook está definido para se tornar a primeira marca de lazer totalmente internacional. A marca Thomas Cook - até então utilizada como nome da empresa, bem como para as suas actividades de vendas e serviços - irá aparecer no futuro em todos os mercados e em todos os níveis da cadeia de valor relacionada com viagens.
2003/2004 .Thomas Cook comemora 150 anos de levar a Grã-Bretanha para o estrangeiro - desde a primeira vez em férias no exterior, e lança férias para o Brasil pela primeira vez.
2004 Thomas Cook anuncia sua parceria com o clube da variedade de Grâ Bretanha como sua caridade escolhida. A relação envolve atividade de angariação de fundos e vôos de Natal para crianças carentes, doentes e deficientes.
- É lançada uma nova marca de 'empacotamento dinâmico', FlexibleTrips, para permitir aos clientes construir suas próprias férias em lojas e on-line.
2005 Thomas Cook Reino Unido e Irlanda anuncia seu maior lucro nunca de £ 50 milhões ao longo do ano fiscal
2006 A companhia anuncia lucros record de £ 83.3 milhão e alcanga o "santo grail" da indústria do curso, uma margem de lucro de cinco por cento. Thomas Cook também é listado como um dos Sunday Times Top 20 Melhores grandes empresas para se trabalhar.
2007 Thomas Cook torna-se parte de Thomas Cook Group plc que foi formado em 19 de junho de 2007 pela fusão de Thomas Cook AG e MyTravel Group plc.
- Em Dezembro, a Thomas Cook UK & Ireland torna-se na Bolsa de Valores de Londres pela primeira vez.
2008 O Thomas Cook Group adquire a TriWest Travel Holdings do Canadá, o operador turístico francês Jet Tours e as empresas de viagens independentes do Reino Unido, hotéis4u, Medalha de Ouro e Resorts Elegantes.
2009 Acionista majoritário da Thomas Cook, a Arcandor AG coloca suas ações remanescentes no mercado de ações, resultando em 100% das ações do grupo sendo livremente flutuadas na Bolsa de Valores de Londres.
Thomas Cook se torna um Supporter oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Jogos Paraolímpicos e o sócio exclusivo para curtas pausas BRITÂNICAS e excursões aos jogos.
O Thomas Cook Children's Charity é lançado para ajudar crianças doentes e desfavorecidas.
2010 Após o terremoto no Haiti, o Grupo Thomas Cook ajuda o Comitê de Emergência de Desastres, UNICEF e várias instituições de caridade para levar ajuda e pessoal de socorro para a área afetada.
Thomas Cook Group adquire 100% do operador turístico alemão Öger Tours GmbH.
Thomas Cook Group e The Co-operative Group anunciam planos para fundir suas redes de varejo de viagens no Reino Unido para criar a maior cadeia de agências de rua do Reino Unido. A fusão está sujeita a autorização antitruste da CE, que está prevista para dezembro de 2010.
Arquivo: https://www.thomascook.com/
Declaração de Falência
A icônica operadora de turismo britânica Thomas Cook, após 178 anos de atividade em turismo, fechou as portas bruscamente na segunda-feira (23) de 2019
O Thomas Cook PLC foi um grupo empresarial britânico de grande porte especializado em viagens internacionais. Fundada em 2007, na fusão entre a Thomas Cook AG (que têm origens em 1841) e a MyTravel Group, a companhia ganhou destaque nos segmentos de turismo e na aeronáutica comercial. Além disso, ela também estava listada nas Bolsas de Frankfurt e Londres. Entrentanto, uma crise ganhou notoriedade em 2007.
A Thomas Cook, composta por uma operadora de viagens e uma companhia aérea que opera em 16 países, conta com 105 aviões e possui 200 hotéis e complexos hoteleiros com sua marca, segundo seu site. Seu faturamento anual no último exercício foi de 10 bilhões de libras (50 bilhões de reais). Há vários anos, ela enfrentava a concorrência de outras empresas e de um ambiente econômico incerto, em particular no Reino Unido, com as incógnitas do Brexit e a queda da libra.
Ao declarar falência por ser financeiramente inadimplente, a empresa deixou 600.000 turistas presos ao redor do mundo. Isso porque ela não conseguiria prosseguir com as as viagens já disponibilizadas. Além disso, com a falência, 22 mil funcionários do grupo foram afetados, 9 mil deles no Reino Unido.
O grupo teve profundas dificuldades para evoluir em um setor de viagens que se distanciou das agências urbanas para procurar reservas on-line. Como resultado, ninguém quis investir mais dinheiro nas negociações. O grupo estava multiplicando os avisos sobre seus resultados e aumentando suas perdas. E suas ações entraram em colapso: sexta-feira (20), no fechamento, valia apenas 3,45 pence, ou seja, 0,0345 libras, em comparação com 1,2 libra no início de 2018.
Mas com a chegada do digital também à área do turismo, a agência começou a perder terreno e a não conseguir competir com os preços e a acessibilidade de outros operadores. O negócio que nasceu nas ruas de Leicestershire não resistiu à globalização.
Retorno as atividades
O operador turístico independente mais antigo do mundo, portanto, que encerraria quase dois séculos de atividade, continuará escrevendo sua história
Não será só a companhia aérea do Grupo Thomas Cook que será salva por outros investidores. A mais velha operadora do mundo também ressurgirá no mercado em breve, após ser adquirida pela Fosun Tourism, também proprietária do Club Med. A unidade de negócio da Thomas Cook, que anunciou falência em setembro deixando mais de 600 mil passageiros no chão e 2,5 mil funcionários desempregados, retornará ao mercado já no fim de 2019.
Declaração de Falência
A icônica operadora de turismo britânica Thomas Cook, após 178 anos de atividade em turismo, fechou as portas bruscamente na segunda-feira (23) de 2019
O Thomas Cook PLC foi um grupo empresarial britânico de grande porte especializado em viagens internacionais. Fundada em 2007, na fusão entre a Thomas Cook AG (que têm origens em 1841) e a MyTravel Group, a companhia ganhou destaque nos segmentos de turismo e na aeronáutica comercial. Além disso, ela também estava listada nas Bolsas de Frankfurt e Londres. Entrentanto, uma crise ganhou notoriedade em 2007.
A Thomas Cook, composta por uma operadora de viagens e uma companhia aérea que opera em 16 países, conta com 105 aviões e possui 200 hotéis e complexos hoteleiros com sua marca, segundo seu site. Seu faturamento anual no último exercício foi de 10 bilhões de libras (50 bilhões de reais). Há vários anos, ela enfrentava a concorrência de outras empresas e de um ambiente econômico incerto, em particular no Reino Unido, com as incógnitas do Brexit e a queda da libra.
Ao declarar falência por ser financeiramente inadimplente, a empresa deixou 600.000 turistas presos ao redor do mundo. Isso porque ela não conseguiria prosseguir com as as viagens já disponibilizadas. Além disso, com a falência, 22 mil funcionários do grupo foram afetados, 9 mil deles no Reino Unido.
O grupo teve profundas dificuldades para evoluir em um setor de viagens que se distanciou das agências urbanas para procurar reservas on-line. Como resultado, ninguém quis investir mais dinheiro nas negociações. O grupo estava multiplicando os avisos sobre seus resultados e aumentando suas perdas. E suas ações entraram em colapso: sexta-feira (20), no fechamento, valia apenas 3,45 pence, ou seja, 0,0345 libras, em comparação com 1,2 libra no início de 2018.
Mas com a chegada do digital também à área do turismo, a agência começou a perder terreno e a não conseguir competir com os preços e a acessibilidade de outros operadores. O negócio que nasceu nas ruas de Leicestershire não resistiu à globalização.
Retorno as atividades
O operador turístico independente mais antigo do mundo, portanto, que encerraria quase dois séculos de atividade, continuará escrevendo sua história
Não será só a companhia aérea do Grupo Thomas Cook que será salva por outros investidores. A mais velha operadora do mundo também ressurgirá no mercado em breve, após ser adquirida pela Fosun Tourism, também proprietária do Club Med. A unidade de negócio da Thomas Cook, que anunciou falência em setembro deixando mais de 600 mil passageiros no chão e 2,5 mil funcionários desempregados, retornará ao mercado já no fim de 2019.
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