O Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas procedentes da prática, envolvimento, ou observação de modalidades esportivas. A prática é a execução da atividade em si, o envolvimento entende-se por atividades e serviços ligados objetivamente à organização e operacionalização, e por fim a observação, que é “a participação do turista como espectador, torcendo ou assistindo a apresentação de alguma modalidade esportiva” (BRASIL, 2010, p.23).
Atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).REGIÃO NORTE
O estado também é conhecido por ter um enorme potencial para a prática do mergulho, como em Capanema, município que fica 160 km distante da capital. Em outras regiões é possível encontrar lagos oriundos de escavações de calcário, transparentes e com profundidade de até 15 metros. Quem prefere windsurf pode se aventurar no mar ou nos rios paraenses, especialmente nas águas de Mosqueiro, Soure, Salvaterra, Salinas, Atalaia, Algodoal e Ajuruteua.
Surfe na pororoca
Macapá é a única capital brasileira que pertence aos dois hemisférios. É ali que você encontra a foz do rio Araguari, onde foi registrada uma das maiores ocorrências desse fenômeno conhecido mundialmente, a pororoca. E é ali onde você pode surfar nas ondas caudalosas e aventurar-se nas escuras águas amapaenses.
Há também trechos bem mais tranquilos, ótimos para a prática do kitesurfe e do windsurfe. O destino certo para os aventureiros acontece no período de maresia, durante as luas novas e cheias.
Trekking no Monte Roraima
O Monte Roraima é uma das montanhas mais antigas do planeta, tem cerca de 2 bilhões de anos e fica localizado na fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana. O lugar é único no mundo e atrai montanhistas de todos os cantos do planeta. Naquela região as montanhas não possuem cume, como é o caso do Roraima, que tem uma grande planície irregular no seu topo.
A montanha é extremamente grande, gigante, 10% fica localizado na Guiana, 5% no Brasil e 85% na Venezuela, onde também se encontra a única rampa de acesso a pé ao topo.
Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras
A pouco mais de 100 km de Manaus, a cidade é um dos mais procurados destinos de aventura e ecoturismo no Estado. Com mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos, grutas e cavernas, é o lugar ideal para a prática de esportes radicais como rapel, tirolesa, espeleologia, trilhas, caiaque e rafting.
Boia Cross em Manaus
O boia cross é uma atividade de descer rios sentado sobre uma boia e ‘remando’ com as próprias mãos. No Amazonas, a modalidade é praticada no Parque Municipal do Urubuí, no município de Presidente Figueiredo. As corredeiras do local são bastante utilizadas para a prática do boia cross entre março e julho, quando o nível do rio fica ideal para a prática do esporte.
Ecoturismo e aventura no coração de Rondônia
Localizada no centro geográfico do Estado, a cidade de Ji-Paraná tem uma ilha que lembra o formato de um coração. E é por ali que você pode alçar fortes emoções praticando esqui aquático, remo, nado e até mesmo a pesca esportiva. As águas dos rios Urupá e Machado vão recebê-lo muito bem.
Balonismo em Rio Branco
O balonismo possui quase dois séculos de existência. Física e química juntas nunca foram tão divertidas e facilmente entendidas. No Acre, a modalidade tem ganhado espaço desde 2012 com passeios turísticos, apreciação de geoglifos, além de uma aventura inesquecível que impulsiona a procura por turistas.
A natureza do Jalapão
Distante 190 km da capital do Tocantins, o Jalapão está em uma área de transição entre as vegetações de Cerrado e de Caatinga, apresentando rios de águas límpidas, cachoeiras com até 100m de largura, dunas de areia dourada, corredeiras e rochas de cores vivas e pulsantes.
O trekking em meio a trilhas conduz a cachoeiras, dunas perfeitas para curtir o pôr do sol e mirantes com vistas espetaculares. Já as corredeiras cristalinas do Rio Novo são perfeitas para fazer rafting e similares.
___________________________________________________________________________________________________________________
REGIÃO NORDESTE
Jericoacoara - CE
Jericoacoara é uma vila de pescadores linda e que mistura longas praias de areia fina com lagoas belíssimas e uma série de hotéis que vão de pousadas rústicas e tradicionais a resorts de luxo, onde geralmente ficam os gringos que vem dos quatro cantos do mundo para a prática do Kitesurf.
A praia de Jeri é a que tem a melhor estrutura tanto para a prática do esporte quanto para os comércios: hotéis e restaurantes.
A praia da Malhada é um pouco mais afastada, não possui tanta estrutura e é o canto dos surfistas por lá.
Mais ao sul, o estado de Pernambuco também oferece boas opções aos visitantes que procuram uma dose de adrenalina, principalmente para a prática do mergulho. A capital, Recife, possui cerca de 30 naufrágios como opções de mergulho, entre naturais e artificiais. Com profundidade de 6 a 48 metros, águas com temperatura média de 28°C e visibilidade acima dos 20 metros, as condições são perfeitas aos interessados em desbravar o mundo subaquático.
Outra opção é a ilha de Fernando de Noronha, destino turístico mais desejado pelos brasileiros, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Águas mornas e cristalinas, com visibilidade de até 50 metros e riquíssima fauna marinha, fazem do arquipélago um verdadeiro paraíso para praticantes de mergulho, sejam iniciantes ou mais experientes.
A praia de Maracaípe, a 76 km de Recife (PE), tem sido uma das escolhas preferidas dos surfistas no litoral pernambucano. As águas claras e ondas fortes fizeram o município entrar no calendário nacional e internacional do surfe. Outras sugestões são as praias de Cupe e Serrambi.
Já na capital baiana, Salvador, a prática de kitesurf tem sido o esporte preferido dos visitantes da Praia do Sesc, a 18 km do centro. Mais ao norte, os praticantes podem desfrutar de praias menos urbanas, como Guarajuba, que também é favorável para a prática de esportes como windsurf e surfe. Para os surfistas, outro pico é Itacaré, 234 km ao sul de Salvador. Tanto nas praias urbanas, quanto nas rurais do município, é possível praticar também stand-up paddle, wakeboard, windsurf, rafting, parapente, rapel, mountain bike e tirolesa, entre outros.
Uma das belezas do extremo sul da Bahia é o Parque Nacional de Abrolhos, um dos melhores lugares do Brasil para a prática do mergulho. O arquipélago fica 75 km da costa e apresenta uma diversidade de corais e espécies marinhas, além de naufrágios. Entre julho e novembro é possível observar baleias-jubarte.
___________________________________________________________________________________________________________________
REGIÃO CENTRO-OESTE
Bonito, no Mato Grosso do Sul é um local mágico, dentro do Pantanal e em que muitos turistas vão praticar rapel.
Um dos pontos mais famosos é o Abismo de Anhumas: um lago que só pode ser acessado com a prática do rapel e nesse caso são 72 metros de altura. Para os turistas menos aventureiros o indicado é nadar e flutuar nas águas cristalinas e cheia de peixes; seja na Gruta do Lago Azul ou Rio da Prata.
___________________________________________________________________________________________________________________
REGIÃO SUDESTE
Petar, São Paulo
Localizado no Estado de São Paulo, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um lugar maravilhoso, cheio de belas paisagens, cavernas e cachoeiras. Quem procura adrenalina certamente vai encontrar. Por lá é possível fazer rapel, inclusive em cavernas, atravessar pontes suspensas e praticar escalada. Depois, pode mergulhar em uma bela cachoeira para relaxar.
Na Cidade Maravilhosa, título do Rio de Janeiro, uma boa escolha para a prática do kite e do windsurf é visitar a lagoa do município de Araruama, a 108 km ao norte da capital, entre os meses de agosto e dezembro. A Lagoa de Araruama já foi sede do campeonato mundial de windsurf em 2013. Já a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, é o point do wakeboard no verão, atraindo, inclusive, atletas profissionais.
Para os surfistas, a sugestão é conhecer as grandes ondas em Itacoatiara, Niterói. Mais ao norte, Saquarema e Cabo Frio também são famosas para a atividade. Para os mergulhadores, a dica é Angra dos Reis. O município tem mais de 50 pontos de mergulho e é um lugar ideal para quem pretende iniciar no esporte.
___________________________________________________________________________________________________________________
REGIÃO SUL
Mergulhadores podem conferir as maravilhas da Ilha do Arvoredo, limite sul da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, onde é permitido o mergulho autônomo. Lá é possível observar naufrágios de barcos pequenos e canhões de antigas embarcações.
Foz de Iguaçu - PR
Muitos já conhecem Foz de Iguaçu pelas suas cataratas impressionantes claro e pelo Parque Nacional do Iguaçu mas poucos sabem que tem várias outras atividades por lá; como Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo, o marco das três fronteiras e também a prática de rafting. Há várias escolas que disponibilizam todo o material necessário para grupos de 5 ou 6 pessoas por barco e o passeio começa próximo das quedas d'água, ou seja, visão espetacular das cataratas e claro adrenalina garantida pelas corredeiras até ponto de água mais calmo.
___________________________________________________________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário