segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Destinos Turísticos Esportivos Brasileiros - Turismo Esportivo



Esportivo - Turismo de Esporte
O Brasil é repleto de paisagens lindas, diversas, com cultura e culinária própria nos quatro cantos do país. Aqueles que se consideram mais radicais e destemidos podem encontrar, um pouco por todo o país, uma vasta oferta de locais para praticar atividades que os levarão para lá das suas zonas de conforto, conseguindo, também, aproveitar as maravilhosas vistas. 

O Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas procedentes da prática, envolvimento, ou observação de modalidades esportivas. A prática é a execução da atividade em si, o envolvimento entende-se por atividades e serviços ligados objetivamente à organização e operacionalização, e por fim a observação, que é “a participação do turista como espectador, torcendo ou assistindo a apresentação de alguma modalidade esportiva” (BRASIL, 2010, p.23).

Atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006). 

___________________________________________________________________________________________________________________

REGIÃO NORTE

O Pará possui inúmeras obras-primas naturais que são verdadeiros convites para quem é apaixonado por mergulho, surfe e windsurf. A região é famosa pela pororoca, fenômeno resultante do encontro das águas do rio Amazonas com as águas do Oceano Atlântico. No rio que banha o município de São Domingos do Capim – a 150 km da capital, Belém –, é possível surfar em ondas de até 3,5 metros que duram até 40 minutos, formadas pela pororoca. Os melhores meses para aproveitar esse espetáculo são março, abril e setembro.

O estado também é conhecido por ter um enorme potencial para a prática do mergulho, como em Capanema, município que fica 160 km distante da capital. Em outras regiões é possível encontrar lagos oriundos de escavações de calcário, transparentes e com profundidade de até 15 metros. Quem prefere windsurf pode se aventurar no mar ou nos rios paraenses, especialmente nas águas de Mosqueiro, Soure, Salvaterra, Salinas, Atalaia, Algodoal e Ajuruteua.

Surfe na pororoca

Macapá é a única capital brasileira que pertence aos dois hemisférios. É ali que você encontra a foz do rio Araguari, onde foi registrada uma das maiores ocorrências desse fenômeno conhecido mundialmente, a pororoca. E é ali onde você pode surfar nas ondas caudalosas e aventurar-se nas escuras águas amapaenses.

Há também trechos bem mais tranquilos, ótimos para a prática do kitesurfe e do windsurfe. O destino certo para os aventureiros acontece no período de maresia, durante as luas novas e cheias.

Trekking no Monte Roraima

O Monte Roraima é uma das montanhas mais antigas do planeta, tem cerca de 2 bilhões de anos e fica localizado na fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana. O lugar é único no mundo e atrai montanhistas de todos os cantos do planeta. Naquela região as montanhas não possuem cume, como é o caso do Roraima, que tem uma grande planície irregular no seu topo.

A montanha é extremamente grande, gigante, 10% fica localizado na Guiana, 5% no Brasil e 85% na Venezuela, onde também se encontra a única rampa de acesso a pé ao topo. 

Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras

A pouco mais de 100 km de Manaus, a cidade é um dos mais procurados destinos de aventura e ecoturismo no Estado. Com mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos, grutas e cavernas, é o lugar ideal para a prática de esportes radicais como rapel, tirolesa, espeleologia, trilhas, caiaque e rafting.

Boia Cross em Manaus

O boia cross é uma atividade de descer rios sentado sobre uma boia e ‘remando’ com as próprias mãos. No Amazonas, a modalidade é praticada no Parque Municipal do Urubuí, no município de Presidente Figueiredo. As corredeiras do local são bastante utilizadas para a prática do boia cross entre março e julho, quando o nível do rio fica ideal para a prática do esporte.

Ecoturismo e aventura no coração de Rondônia

Localizada no centro geográfico do Estado, a cidade de Ji-Paraná tem uma ilha que lembra o formato de um coração. E é por ali que você pode alçar fortes emoções praticando esqui aquático, remo, nado e até mesmo a pesca esportiva. As águas dos rios Urupá e Machado vão recebê-lo muito bem.

Balonismo em Rio Branco

O balonismo possui quase dois séculos de existência. Física e química juntas nunca foram tão divertidas e facilmente entendidas. No Acre, a modalidade tem ganhado espaço desde 2012 com passeios turísticos, apreciação de geoglifos, além de uma aventura inesquecível que impulsiona a procura por turistas.

A natureza do Jalapão

Distante 190 km da capital do Tocantins, o Jalapão está em uma área de transição entre as vegetações de Cerrado e de Caatinga, apresentando rios de águas límpidas, cachoeiras com até 100m de largura, dunas de areia dourada, corredeiras e rochas de cores vivas e pulsantes.

O trekking em meio a trilhas conduz a cachoeiras, dunas perfeitas para curtir o pôr do sol e mirantes com vistas espetaculares. Já as corredeiras cristalinas do Rio Novo são perfeitas para fazer rafting e similares.

___________________________________________________________________________________________________________________

REGIÃO NORDESTE

O litoral nordestino reserva ótimas praias aos amantes de esportes aquáticos?. No Ceará, entre agosto e dezembro, os ventos na região ficam mais fortes e constantes, com velocidade média de 16 km/h, deixando o clima mais agradável e ideal para os esportes de vela, principalmente o kitesurf e o windsurf. A praia do Cumbuco, município de Caucaia, que fica a cerca de 30 km da capital, Fortaleza, é um dos destinos preferidos para quem procura condições perfeitas para esse tipo de esporte. Aos que preferem pegar onda, a Praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, a 100 km da capital, tem condições ideais para a prática do surfe entre setembro e fevereiro.

Jericoacoara - CE  

Jericoacoara é uma vila de pescadores linda e que mistura longas praias de areia fina com lagoas belíssimas e uma série de hotéis que vão de pousadas rústicas e tradicionais a resorts de luxo, onde geralmente ficam os gringos que vem dos quatro cantos do mundo para a prática do Kitesurf.

A praia de Jeri é a que tem a melhor estrutura tanto para a prática do esporte quanto para os comércios: hotéis e restaurantes.

A praia da Malhada é um pouco mais afastada, não possui tanta estrutura e é o canto dos surfistas por lá.

Mais ao sul, o estado de Pernambuco também oferece boas opções aos visitantes que procuram uma dose de adrenalina, principalmente para a prática do mergulho. A capital, Recife, possui cerca de 30 naufrágios como opções de mergulho, entre naturais e artificiais. Com profundidade de 6 a 48 metros, águas com temperatura média de 28°C e visibilidade acima dos 20 metros, as condições são perfeitas aos interessados em desbravar o mundo subaquático.

Outra opção é a ilha de Fernando de Noronha, destino turístico mais desejado pelos brasileiros, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Águas mornas e cristalinas, com visibilidade de até 50 metros e riquíssima fauna marinha, fazem do arquipélago um verdadeiro paraíso para praticantes de mergulho, sejam iniciantes ou mais experientes.

A praia de Maracaípe, a 76 km de Recife (PE), tem sido uma das escolhas preferidas dos surfistas no litoral pernambucano. As águas claras e ondas fortes fizeram o município entrar no calendário nacional e internacional do surfe. Outras sugestões são as praias de Cupe e Serrambi.

Já na capital baiana, Salvador, a prática de kitesurf tem sido o esporte preferido dos visitantes da Praia do Sesc, a 18 km do centro. Mais ao norte, os praticantes podem desfrutar de praias menos urbanas, como Guarajuba, que também é favorável para a prática de esportes como windsurf e surfe.  Para os surfistas, outro pico é Itacaré, 234 km ao sul de Salvador. Tanto nas praias urbanas, quanto nas rurais do município, é possível praticar também stand-up paddle, wakeboard, windsurf, rafting, parapente, rapel, mountain bike e tirolesa, entre outros.

Uma das belezas do extremo sul da Bahia é o Parque Nacional de Abrolhos, um dos melhores lugares do Brasil para a prática do mergulho. O arquipélago fica 75 km da costa e apresenta uma diversidade de corais e espécies marinhas, além de naufrágios. Entre julho e novembro é possível observar baleias-jubarte.

___________________________________________________________________________________________________________________

REGIÃO CENTRO-OESTE



Bonito - MS

Bonito, no Mato Grosso do Sul é um local mágico, dentro do Pantanal e em que muitos turistas vão praticar rapel.

Um dos pontos mais famosos é o Abismo de Anhumas: um lago que só pode ser acessado com a prática do rapel e nesse caso são 72 metros de altura. Para os turistas menos aventureiros o indicado é nadar e flutuar nas águas cristalinas e cheia de peixes; seja na Gruta do Lago Azul ou Rio da Prata. 


___________________________________________________________________________________________________________________

REGIÃO SUDESTE

São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo contam com inúmeras opções para os aficionados por esportes aquáticos. Se a pedida é pegar ondas no litoral paulista, o município de São Sebastião, que fica a 200 km da capital, tem diversas praias que se destacam pelos “tubos”. Guarujá, próximo a Santos, também é uma alternativa para os surfistas. Aos que curtem windsurf ou kitesurf, um dos pontos preferidos é Ilhabela, onde normalmente venta o ano inteiro. Já a galera do wakeboard pode desfrutar de locais no interior paulista, como Jaguariúna e Bragança Paulista.

Petar, São Paulo

Localizado no Estado de São Paulo, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um lugar maravilhoso, cheio de belas paisagens, cavernas e cachoeiras. Quem procura adrenalina certamente vai encontrar. Por lá é possível fazer rapel, inclusive em cavernas, atravessar pontes suspensas e praticar escalada. Depois, pode mergulhar em uma bela cachoeira para relaxar.

Na Cidade Maravilhosa, título do Rio de Janeiro, uma boa escolha para a prática do kite e do windsurf é visitar a lagoa do município de Araruama, a 108 km ao norte da capital, entre os meses de agosto e dezembro. A Lagoa de Araruama já foi sede do campeonato mundial de windsurf em 2013.  Já a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, é o point do wakeboard no verão, atraindo, inclusive, atletas profissionais.

Para os surfistas, a sugestão é conhecer as grandes ondas em Itacoatiara, Niterói. Mais ao norte, Saquarema e Cabo Frio também são famosas para a atividade. Para os mergulhadores, a dica é Angra dos Reis. O município tem mais de 50 pontos de mergulho e é um lugar ideal para quem pretende iniciar no esporte.

___________________________________________________________________________________________________________________

REGIÃO SUL

A região Sul tem atraído turistas e esportistas em busca das belezas naturais e das condições perfeitas para a prática de esportes aquáticos. Santa Catarina é uma das referências. As belas praias do município de Bombinhas, a 70 km ao norte de Florianópolis, atraem fãs do surfe e do stand up paddle (SUP). Ao sul da capital catarinense, Garopaba é uma boa escolha para quem curte mergulho, surfe, kitesurf, windsurf, caiaque ou até uma caminhada.

Mergulhadores podem conferir as maravilhas da Ilha do Arvoredo, limite sul da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, onde é permitido o mergulho autônomo. Lá é possível observar naufrágios de barcos pequenos e canhões de antigas embarcações.

Foz de Iguaçu - PR 

Muitos já conhecem Foz de Iguaçu pelas suas cataratas impressionantes claro e pelo Parque Nacional do Iguaçu mas poucos sabem que tem várias outras atividades por lá; como Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo, o marco das três fronteiras e também a prática de rafting. Há várias escolas que disponibilizam todo o material necessário para grupos de 5 ou 6 pessoas por barco e o passeio começa próximo das quedas d'água, ou seja, visão espetacular das cataratas e claro adrenalina garantida pelas corredeiras até ponto de água mais calmo.


___________________________________________________________________________________________________________________



0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.