terça-feira, 22 de setembro de 2020

Destinos espetaculares para fazer turismo cultural no Brasil



Uma das segmentações do turismo que é voltado para o conhecimento e a interação dos visitantes com a comunidade é o turismo cultural. Uma de suas possíveis atividades é a visitação aos patrimônios históricos, na qual geralmente é realizada através de um roteiro pelos lugares do início da construção das cidades. Nessa visita, os turistas entram em contato com a realidade local, conhecendo um pouco mais sobre os espaços e os aspectos culturais presentes na história local.

O turismo cultural está crescendo cada vez mais e se caracterizando como um dos roteiros preferidos dos turistas. 

Cada cidade possui suas características próprias e particularidades referentes aos seus hábitos e costumes, o que desperta a curiosidade e a atenção do turista em conhecer a história e a cultura de outras localidades. Sendo assim, esse tipo de prática do turismo cultural habitualmente inclui o centro histórico da localidade, e pode ser uma alternativa de diversificação do produto turístico.

Nosso país é rico em patrimônios histórico e cultural, que estão espalhados por todo o nosso território. Isso se traduz na possibilidade de diversos roteiros de turismo cultural no Brasil de Norte a Sul. Em várias localidades do Brasil, os centros históricos são utilizados como principais atrativos da cidade, e há a concentração do turismo nessas áreas.

Entre os destinos culturais mais famosos do país estão a Costa do Descobrimento, na Bahia, e o Circuito do Ouro e do Diamante, em Minas Gerais, que atraem milhões de turistas do Brasil e do mundo todos os anos. 

Blumenau — SC

Localizada na região do Vale do Itajaí, Blumenau é conhecida por sediar a famosa Oktoberfest — festa de origem alemã, também chamada de “festa da cerveja”. Mas não é só isso que atrai os turistas à cidade: ela também conta com parques, museus e centros culturais e históricos que mantêm as tradições europeias trazidas pelos imigrantes ao Brasil.

Diamantina – MG

Cercada por casarões coloniais e igrejas no estilo barroco, Diamantina é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO desde 2002. Com um ar tranquilo e ruas de pedra, o local abriga a famosa Estrada Real, além de grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas ao redor da cidade.

Gramado – RS

Considerado o quarto destino mais desejado do Brasil, Gramado abriga paisagens que mais parecem cenários de filmes. O local é um verdadeiro pedacinho da Europa no Sul do Brasil. Com suas inúmeras atrações, a cidade encanta visitantes do Brasil inteiro. As influências da colonização alemã e italiana são facilmente percebidas na fascinante arquitetura da cidade, assim como na culinária e na hospitalidade do povo.

Ouro Preto – MG

Uma cidade mineira famosa pela arquitetura colonial. Foi a primeira cidade brasileira a ser considerada patrimônio histórico pela UNESCO. A cidade contém vários pontos turísticos além das construções históricas, como: cachoeiras, parques estaduais, diversos museus, etc. E além de tudo isso é famosa pelo carnaval. Sem dúvida, uma cidade que vale a pena conhecer.

Petrópolis – RJ

A apenas 65 km do Rio, Petrópolis abriga inúmeras construções históricas. Uma das mais importantes é o Museu Imperial, a antiga residência da família real guarda mobiliário e joias de antigos membros da corte. Para visitar outras atrações no Centro da cidade, como a bela Catedral de São Pedro de Alcântara e casas de personalidades como Santos Dumont, Rui Barbosa e Princesa Isabel, vale apostar nos passeios de charrete, que foram adaptados e ganharam ares de carruagens. Comer bem, fazer compras e curtir a natureza também são bons programas para fazer na região serrana.

Pirenópolis — GO

Localizando-se no centro do Brasil, essa região traz características de todos os cantos do país: paisagens naturais cheias de cachoeiras, parques e reservas; chácaras e áreas rurais; museus e teatros; igrejas e eventos religiosos etc. É nesse cenário que ocorre a Festa do Divino Espírito Santo, na qual uma das atrações é uma apresentação teatral ao ar livre, representando uma batalha medieval entre cristãos e mouros.

Porto Velho — RO

Porto Velho se localiza no norte do Brasil, e com isso carrega muitos traços da cultura indígena. No entanto, essa é, também, uma região bastante rica em eventos religiosos. Este é o caso de Porto Velho, onde se localiza Jerusalém da Amazônia — a segunda maior cidade cenográfica do mundo —, palco de encenação de um dos grandes eventos culturais da região: a Paixão de Cristo, durante a Semana Santa.

Recife – PE

Conhecido por ser a capital do frevo, Recife possui uma história riquíssima. Para desvendar a histórica local, o ideal é caminhar pelo Recife Antigo, bairro que guarda construções imponentes de épocas passadas. Outro ponto forte é a diversidade cultural, o lugar consegue reunir um pouquinho de cada região do nordeste.

São Raimundo Nonato – PI

A cidade é porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade. O local possui vários atrativos, um dos principais é o monumental museu a céu aberto, cercado de belíssimas formações rochosas, onde é possível encontrar sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.

Rio de Janeiro – RJ

A Cultura se faz presente em todas as esquinas do Rio de Janeiro. São inúmeras salas de teatros, cinemas e espaços públicos. A região central da cidade é uma viagem ao Rio antigo, à arquitetura dos séculos passados é preservada até hoje, devido o tombamento de prédios históricos. O Centro ainda conta com o imponente Teatro Municipal, novo em folha após a última reforma e uma gama de atividades que agradam todos os gostos.

Salvador – BA

Além de ser a primeira capital do Brasil, Salvador é berço de grandes nomes do cenário artístico. Com destaque mundial, a cidade exala cultura e história em cada esquina. Suas famosas atrações turísticas são o bairro do Pelourinho, considerado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade e localiza-se na parte Alta da cidade. Para ir à parte Baixa, basta entrar em mais um cartão-postal: o Elevador Lacerda que faz a ligação entre as duas partes.

São Luís – MA

Com um belíssimo estilo arquitetônico, São Luís abriga mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande. Tombada pela UNESCO, boa parte do casario colonial datado dos séculos XVIII e XIX foi restaurada e remete os viajantes a uma viagem ao passado. Hoje, essas relíquias abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Com uma cultura rica, a cidade não é feita só de história, uma das festas mais famosas é a do Bumba-Meu-Boi que combina teatro, música e dança, atraindo milhares de pessoas todos os anos.

São Paulo –SP

A vida cultural de São Paulo é uma das mais animadas do país, são exposições, museus, bares, restaurantes com diferentes tipos de gastronomia, teatros, e cinemas. Além disso, a cidade guarda famosas igrejas como a Igreja da Sé e da Consolação e prédios antigos como o Teatro Municipal, a Estação da Luz e a Casa das Rosas.

Tiradentes – MG

Conhecida por ser a mais charmosa cidade histórica, Tiradentes é um patrimônio público da humanidade. A cidade que foi palco da Inconfidência Mineira é repleta de ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque que são expressões vivas do barroco. O cenário encantador que já foi locação para filmes, seriados e novelas, exibe uma imponente moldura que conserva até hoje o clima de vilarejo colonial. Tiradentes vem, a cada dia, deixando de ser um destino meramente histórico para se tornar um polo cultural. Há quase dez anos o local é pano de fundo de concorridos eventos, como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia.


O turista é um grande consumidor de bens e serviços; sua presença dinamiza os diversos setores da vida da cidade, gera riqueza e emprego e introduz novas modalidades no consumo e nos usos do solo urbano (restaurantes, hotéis, comércio turístico, estacionamento, etc).

É sempre enriquecedor poder ver com os seus próprios olhos um lugar um uma construção que tem tanta relevância para o país e para o mundo. Além da questão econômica, o fator cultural também é importante para o turismo. Um dos principais interesses do turista é viajar para conhecer a história, a cultura de outros lugares.




0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.