quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA - Turismo no Piauí



O Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. O território do parque está distribuído pelos municípios de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurgueia, Santa Luz e Tamboril do Piauí.

O parque, criado em 2 de outubro de 1998, tem como principais objetivos o resguarde de uma amostra significativa dos ecossistemas presentes no bioma de caatinga, que se encontra ainda bastante preservada no estado do Piauí, possuindo ainda grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico. Com uma área de 823 837 ha, Serra das Confusões é o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil. Sua administração está atualmente a cargo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Turismo

A serra que forma este parque e outros, como o parque nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, tem uma visão cinematográfica de um imenso vale que pode ser visto de pontos mais altos. Este vale era habitado por índios até a colonização portuguesa e desbravadores paulistas (bandeirantes). 

Estes desbravadores escravizaram, expulsaram os índios tupinambás desta região e formaram fazendas nestas terras. Até meados de 1950 ainda existiam índios localizados em pequenas famílias, segundo o morador da cidade de Caracol, sr. Antonio da Rocha Soares, que andava por estas terras quando jovem.

E assim como seu irmão e vizinho parque Serra da Capivara, o parque Serra das Confusões também possui pinturas rupestres espalhadas por sua grande área, representando o a dia a dia dos nossos antepassados.

Falta muito o que se explorar e catalogar, com descobertas que poderão a ser de uma riqueza arqueológica e histórica incalculável.

Mas o que já sabe é que na Serra das Confusões já foram descobertos mais de 150 sítios pré-históricos.

Neles estão pinturas rupestres e sepulturas humanas de mais 6 mil anos e ainda com características diferentes das que vemos na Serra da Capivara.

O nome “Serra das Confusões” se deu porque, dependendo da luminosidade, as serras podem apresentar cores que se alternam entre branco e vermelho, o que causa confusão. 

Atualmente, o Parque Nacional Serra da Capivara é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, título conferido pela Unesco em 1991, graças às centenas de sítios arqueológicos com pinturas e gravuras pré-históricas que contam detalhes da vida das antigas sociedades que ocuparam a região durante muitos milênios.

Atrações

Apenas seis pontos na área do parque podem ser visitados, com acesso a partir de duas entradas. Pela Portaria Caracol, a cerca de 20 quilômetros da cidade homônima, chega-se à Gruta do Riacho dos Bois, ao Baixão das Andorinhas, ao sítio de Moquém e aos mirantes da Janela dos Sertões e das Andorinhas. Já a Portaria dos Gerais (Portaria Japecanga), no município de Cristino Castro, faz a ligação com a Chapada dos Gerais.

Entre os atrativos estão as grutas, cavernas e formações rochosas. Apenas o Desfiladeiro das Andorinhas e a Gruta do Riacho dos Bois podem ser visitados em carro convencional ou a pé. As demais atrações (como Moquém e Chapada dos Gerais) requer a utilização de carro com tração nas quatro rodas. Para conhecer os atrativos do parque, é necessário estar acompanhado de um condutor credenciado pela Associação de Condutores do Parque Nacional da Serra das Confusões.


Atrativo Turístico

Diversas áreas são visitáveis, mas algumas delas requerem veículo com tração quatro por quatro. Os locais mais visitados são a Gruta do Riacho dos Bois e o mirante Janela do Sertão, mas o turista pode conversar com o condutor para conhecer outras atrações como o Baixão das Andorinhas e o Sítio Moquém. 

As diversas trilhas proporcionam pelo menos dois dias de visitação. Para entrar no parque também é necessária a presença de guia da Associação de Condutores do Parque Nacional da Serra das Confusões, que podem ser encontrados em Caracol.


Gruta do Riacho dos Bois

Um dos locais mais mágicos da unidade de conservação, a gruta foi escavada em rocha pelo riacho de mesmo nome, que nos dias atuais se apresenta seco quase todo o ano. São cerca de 3 quilômetros de extensão entre falésias e trechos completamente fechados, os quais em alguns pontos chegam a mais de 50 metros de altura.

Pedra do Guardião

Formação rochosa em arenito, comum no trecho do Parque dos arredores da cidade de Caracol, podendo ser vista de um dos principais mirantes da região.

As montanhas de arenito estão espalhadas por toda a Serra das Confusões com destaque para as que se situam nas proximidades do município de Caracol.

Serra das Andorinhas

Trecho das montanhas de arenito de grande porte mais conhecidas da unidade de conservação, com vegetação rasteira, devido ao solo rochoso o que facilita a visitação e o deslocamento.

Serra das Gerais

Trecho montanhoso mais distante dos núcleos urbanos, isolado de vegetação mais fechada. Favorece o encontro com a fauna nativa da caatinga.


Pintura rupestre na Serra das Confusões.

As datações encontradas nos carvões próximos aos sítios indicam que a ocupação da Serra das Confusões se deu posteriormente à Serra da Capivara, provavelmente pela dificuldade de acesso à região, mais acidentada, hipótese defendida pela Fundação Museu do Homem Americano e que encontra-se com pesquisas ainda em curso para sua comprovação.

Dentre os sítios de destaque das Confusões podemos destacar:

SÍTIO DE MOQUEM – Acessado através de veículos 4×4, apresenta boa variedade de pinturas em rocha e se situa próximo a belos mirantes da Serra das Confusões,

TOCA DO ALTO CAPIM – Localizada num grande paredão de arenito onde é possível acessar uma espécie de salão natural que exibe pinturas no teto e paredes, além de grafismos puros em linhas retas e formas circulares.

TOCA DO ENOQUE – Local em que foram encontradas duas sepulturas, uma individual com um esqueleto humano e uma segunda, coletiva, com 13 ossadas encontradas de adultos e crianças. Quase todos esqueletos encontrados exibiam adornos.

TOCA DO PINGA DO VELHO – Um dos sítios com maior concentração de pinturas em rocha de toda a Serra das Confusões.


Serviços Turísticos

NOME DA UNIDADE: Parque Nacional da Serra das Confusões

COORDENAÇÃO REGIONAL: CR5 – Parnaíba/PI

Email para divulgação: comunicacao@icmbio.gov.br

ENDEREÇO: Rua João Dias, 398, Centro - Caracol/PI - CEP: 64.795-000

Tel: (89) 3589-1208


Histórico

Este é o maior parque do Piauí e da região nordeste que conta com grandes belezas cênicas de alto valor histórico e cultural. Além de ser o sexto em extensão no país.

A colonização do Piauí deu-se do centro para o litoral. Os fazendeiros do São Francisco a procura de novas expansões para suas criações de gado, passaram a ocupar a área a partir de 1674, com cartas de sesmarias concedidas pelo governo de Pernambuco, terras situadas às margens do rio Gurguéia.

Um desses sesmeiros, Capitão Domingos Afonso Mafrense, conhecido como Domingos Sertão, fundou 30 fazendas de gado, tornando-se o mais proeminente colonizador da região. As fazendas foram legadas aos padres da Companhia de Jesus, que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da pecuária piauiense, que atingiu seu auge em meados do século XVIII. Nessa época, os rebanhos da região abasteciam todo o Nordeste. Com a expulsão dos jesuítas, as fazendas de Mafrense foram incorporadas à Coroa e entraram em declínio.

A região onde está localizado o Parque Nacional da Serra das Confusões abrigou populações que datam da pré-história, comprovadas pelos inúmeros sítios arqueológicos localizados principalmente no centro-norte, com 32 já cadastrados dos quais 13 encontram-se no interior da UC e os demais no seu entorno.

Nos sítios rupestres ocorrem registros figurativos de pinturas e gravuras, com representações de figuras de animais e humanas, tanto estáticas quanto de cenas do cotidiano.


Aspectos naturais

A UC está situada ao sul do estado do Piauí, na zona interfluvial entre as bacias hidrográficas dos rios Parnaíba e São Francisco. A região onde o Parque está inserido apresenta inúmeras cavernas de dimensões e formas consideráveis, tanto em comprimento quanto em altura, apresentando-se muitas vezes com lagos ou completamente secas. Apesar da vasta quantidade e diversidade de cavernas, estas ainda não foram estudadas ou cadastradas com maior profundidade.


Relevo e clima

A região é bastante quente. Seu clima é semi-árido. A temperatura média anual no sudeste do Piauí é elevada (28° C), sendo o mês mais frio junho, com temperatura média de 25°C, máxima de 35°C e mínima de 12°C. O início da estação das chuvas em outubro e novembro é o período mais quente do ano. Nesse período, a temperatura média é de 31°C, com máximas de 45°C.

Foram identificados os tipos de relevo que envolvem depressões periféricas, chapadões do Alto-Médio Parnaíba, planalto Oriental da Bacia do Maranhão-Piauí, baixos Planaltos do Médio-Baixo Parnaíba, tabuleiros Pré-Litorâneos e planície costeira.


Fauna e Flora

A UC abriga algumas espécies em extinção como a jacutinga, o veado-campeiro, o tatu-canastra, o  tamanduá-bandeira, o guariba-preto, e as onças parda e pintada.

Objetivos específicos da unidade A UC tem como objetivo proteger as espécies que constam na lista de extinção, assim como conservar a beleza cênica e os sítios arqueológicos.

Relatório Parcial da Pesquisa 

Onça-pintada ou jaguar (nome científico: Panthera onca) / Onça-parda ou puma (nome científico: Puma concolor)


Ingressos

Ainda não está aberto ao público, somente para cientistas com autorização do ICMBio. O Parque tem passado por reestruturações com a construção do centro de visitação e guaritas.


Localização

O Parna localiza-se no sudoeste do Piauí e abrange os municípios de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí.

Município: Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí A UC situa-se a uma distância de 620 Km de Teresina.


Como chegar

O acesso ao Parque Nacional da Serra das Confusões se faz pela cidade de Caracol, na divisa com a Bahia, distante cerca de 600 quilômetros da capital Teresina. Para chegar lá, siga pelas rodovias BR 343 e PI-140 (Transpiauí) até São Raimundo Nonato. Dali, são mais 80 quilômetros pela PI-144 até Caracol.

A partir de Teresina (PI) a melhor opção de acesso é pegar a BR-316 em direção ao sul, seguir pelas BR-343 e BR-230 até Floriano, cujo percurso é de 258 Km e, depois, pela PI-140 até Canto do Buriti (165 Km), segue pela BR-324 – PI-140 até São Raimundo Nonato (103 Km).

O percurso de Teresina a São Raimundo Nonato é feito em estrada asfaltada. De São Raimundo Nonato à sede da Unidade (na sede municipal de Caracol), o acesso é feito por uma estrada de terra e o percurso é de 96 Km.

Outra opção de acesso rodoviário é a partir de Petrolina (PE), cidade com aeroporto nacional. Seguir pela BA-235 até São Raimundo Nonato (341km de asfalto), em seguida por uma estrada de terra até a sede da Unidade no município de Caracol.

O centro urbano mais próximo do Parque é Caracol, que dista cerca de 10 km da guarita principal da Unidade. São Raimundo Nonato tem ligação com outras capitais por vias rodoviárias: a BR-020 em direção ao norte se liga a Fortaleza, para o sul se liga a Barreira (BA), e Brasília, sendo parte do trecho ainda não pavimentado.

O Parque Nacional da Serra das Confusões é a maior reserva de caatinga do Brasil e, além de ser um a área de preservação de fauna e flora, também possui inúmeras formações rochosas, cavernas, olhos d’água e sítios arqueológicos.

A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada, quase sem folhas.


Fonte:

https://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/caatinga/unidades-de-

conservacao-caatinga/2131-parna-da-serra-das-confusoes

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_Serra_das_Confus%C3%B5es


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.