O turismo científico, sub-dimensão do turismo cultural, é o deslocamento dentro do padrão turístico cuja motivação encontra-se no interesse ou na necessidade de realização de estudos e pesquisas científicas, portanto pode ser percebida como sendo a viagem de um cientista na busca de sua pesquisa de campo. É importante salientar que o comportamento preocupado em observar a realidade sem destruir o objeto de estudo ou altera-lo de forma predadora caracteriza-se como base para a sua efetiva realização.
O turismo científico é evidenciado por efetuar-se exclusivamente de forma individual ou em pequenos grupos. Podendo ocorrer em locais com uma complexa estrutura turística ou com a sua total inexistência, pois o seu foco sempre é aproximar-se do objeto de estudo excluindo o lazer e o repouso de forma parcial ou total.
Conceituação: Refere-se ao deslocamento temporário a uma determinada localidade, seja ela de apelo turístico ou não, cujo foco seja aquisição de conhecimento, realização de pesquisas e outras finalidades educacionais, com manifesta atuação no setor de pesquisa e desenvolvimento, para promover programas de pesquisa, transferência de tecnologia e mediação científica, a fim de fortalecer o desenvolvimento sustentável do turismo.
A consciência turística no turismo científico faz com que o pesquisador estabeleça um envolvimento sócio-econômico-cultural com a população à qual lhe dá apoio, criando um processo de sociabilização
Apesar de ainda não haver consenso sobre o termo, duas diretrizes são, segundo ele, consideradas fundamentais para caracterizar a prática. A primeira delas é que a atividade deve contar com a participação de instituições científicas, seja na produção do conteúdo que será compartilhado com os visitantes, seja na organização do roteiro. Além disso, também precisa fomentar o desenvolvimento das comunidades locais.
Na busca pelo entendimento e conceituação quanto ao que seja o Turismo Científico, suas especificações e demandas técnicas, nos deparamos com um segmento ainda pouco explorado no Brasil, que nem ao menos chega a ser considerado e classificado enquanto segmento.
Conceito que diz respeito a viagens e expedições realizadas com objetivos associados à ciência, a ideia de turismo científico remonta ao final do século XIX, quando expedições e estudos de campo passaram a integrar estratégias de pesquisa. Voltada a amadores, hoje envolve iniciativas para aprofundar o conhecimento sobre, por exemplo, o patrimônio histórico e geológico de determinada região, atividades para observação astronômica e da natureza e imersão em laboratórios.
“Uma iniciativa precursora do que hoje chamamos turismo científico foram as expedições de Charles Darwin [1809-1882], que embarcou em Plymouth, no Reino Unido, a bordo do navio Beagle em fevereiro de 1831 para uma viagem de quatro anos e nove meses, a fim de mapear a costa da América do Sul”
O Turismo Científico pretende o achegamento ao território de um novo perfil de turista mais específico e com interesses relacionados com todas as áreas científicas. Neste sentido, trata-se de um segmento do turismo de interesses especiais onde os produtos se coordenam co desenvolvimento de conhecimentos científicos, gerando oportunidades de apoio para as investigações, assim como transferência de conhecimento ao público não especialista.
.
Saiba Mais
Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico
Conheça o dicionário de turismólogia que reúne aproximadamente seis mil conceitos e explicações de verbetes, termos e expressões, inclusive alguns em língua estrangeira já incorporados ao nosso vocabulário, usados em atividades com elevado grau de inter-relacionamento e integração, como é o caso do turismo, atividades turísticas, gastronômicas e hoteleiras. Tem por objetivo auxiliar estudantes e pessoas que desempenham trabalhos profissionais ligados a elaboração, análise e acompanhamento de projetos relacionados com estas áreas de conhecimento.
Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.
0 comentários:
Postar um comentário