sexta-feira, 3 de julho de 2020

Segmentação Turística - Introdução aos segmentos



A segmentação constitui uma forma de organizar o turismo.

É uma estratégia para a estruturação de produtos e consolidação de roteiros e destinos, a partir dos elementos de identidade da oferta e também das
características e variáveis da demanda. Marcos Conceituais – Segmentação do Turismo, MTur, 2006.

A segmentação turística é um conceito fundamental para nortear as estratégias dos profissionais e influenciar especialistas. A relevância da segmentação está na capacidade de trazermos ao plano de ação todas as informações que conseguimos repertoriar com estudos quantitativos e qualitativos. De acordo com o Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio turístico, SEGMENTAÇÃO TURÍSTICA: É a distribuição do mercado em grupos homogêneos em função de algumas características que identificam seus componentes e usuários.

Para o Ministério do Turismo, a segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda.



Para aprofundar no conceito e aplicação das técnicas de segmentação turística, é preciso antes entender o que significa segmento. Segmento, do ponto de vista da demanda, é um grupo de clientes atuais e potenciais que compartilham as mesmas características, necessidades, comportamento de compra ou padrões de consumo.


A segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda
.
A partir da oferta, a segmentação define tipos de turismo cuja identidade pode ser conferida pela existência, em um território, de:
• atividades, práticas e tradições (agropecuária, pesca, esporte, manifestações culturais, manifestações de fé)
• aspectos e características (geográficas, históricas, arquitetônicas, urbanísticas, sociais)
• determinados serviços e infra-estrutura (de saúde, de educação, de eventos, de hospedagem, de lazer)

Com enfoque na demanda, a segmentação é definida pela identificação de certos grupos de consumidores caracterizados a partir das suas especificidades em relação a alguns fatores que determinam suas decisões, preferências e motivações, ou seja, a partir das características e das variáveis da demanda.

Os produtos e roteiros turísticos, de modo geral, são definidos com base na oferta (em relação à demanda), de modo a caracterizar segmentos ou tipos de turismo específicos. Assim, as características dos segmentos da oferta é que determinam a imagem do roteiro, ou seja, a sua identidade, e embasam a estruturação de produtos, sempre em função da demanda. Esta identidade, no entanto, não significa que o produto só pode apresentar e oferecer atividades relacionadas a apenas um segmento - de oferta ou de demanda.

Ao adotar a segmentação como estratégia, procurou-se organizar, primeiramente, os segmentos da oferta, sabendo-se que neste documento não se abarca o universo de que se constitui o turismo. Ainda porque novas denominações surgem a cada tempo, em decorrência da incessante e dinâmica busca de novas experiências, aliada às inovações tecnológicas e à criatividade dos operadores de mercado.

As definições ora apresentadas fundamentam-se no conceito de turismo estabelecido pela Organização Mundial de Turismo - OMT, adotado oficialmente pelo Brasil, que compreende “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.

Nesse processo de organização, o Turismo Social vem sendo tratado pelo Ministério do Turismo sob uma nova visão, como uma forma de se conduzir e praticar a atividade turística, visando promover a igualdade de oportunidades, sem discriminação, acessível a todos, de maneira solidária, em condições de respeito e sob os princípios da sustentabilidade e da ética. Portanto, as premissas, estratégias e ações definidas para o Turismo Social perpassam transversalmente todos os segmentos ou tipos de turismo, como forma de se promover a inclusão pela atividade turística.

Regimento Interno - MTur
Art. 63. À Coordenação de Segmentação de Oferta Turística compete:
I - elaborar e disseminar orientações acerca dos segmentos de oferta turística;
II - estimular o desenvolvimento dos segmentos turísticos, por meio da articulação com suas entidades representativas e órgãos relacionados;
III - apoiar e promover estudos e pesquisas sobre segmentos de oferta turística.


Ao adotar a segmentação como estratégia, o planejador deverá entender e organizar os segmentos da oferta, visando atingir a incessante e dinâmica busca de novas experiências dos turistas atuais.

É necessário entender quais os segmentos de oferta podem ser trabalhados em uma localidade, considerando a vocação e potencialidades do destino para determinado tipo de atividade/turismo que pode ser vivenciado. Assim, com o intuito de promover o entendimento e orientar o setor quanto a algumas terminologias, abordagens e delimitações da segmentação turística, a Mtur define segmento turístico da seguinte forma.

Segmentação do Turismo


Agroturismo - Segmento do Turismo LINK
Relativo às atividades desenvolvidas em propriedades rurais, com o objetivo de conhecer e/ou disseminar técnicas agropastoris. As instalações e equipamentos mantêm-se de forma original, tal qual utilizada pelos proprietários e trabalhadores e, se ampliadas para adicionalmente acomodarem os visitantes, deverão conservar as mesmas características arquitetônicas.

Ecoturismo "Turismo verde" - Segmento do Turismo LINK
Segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Esoturismo "Turismo Esotérico ou Místico" - Segmento do Turismo LINK
O Turismo Místico e o Turismo Esotérico caracterizam-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca da espiritualidade e do auto-conhecimento em práticas, crenças e rituais considerados alternativos. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006)

Turismo Cientifico - Segmento do Turismo LINK
Refere-se ao deslocamento temporário a uma determinada localidade, seja ela de apelo turístico ou não, cujo foco seja aquisição de conhecimento, realização de pesquisas e outras finalidades educacionais, com manifesta atuação no setor de pesquisa e desenvolvimento, para promover programas de pesquisa, transferência de tecnologia e mediação científica, a fim de fortalecer o desenvolvimento sustentável do turismo.

Turismo Cívico - Segmento do Turismo LINK
Deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação ou participação em eventos cívicos, que representem a situação presente ou a memória política e histórica de determinados locais. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006)

Turismo Cultural - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Aventura - Segmento do Turismo LINK
Movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Esporte - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Estudos e Intercâmbio - Segmento do Turismo LINK
Movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Evento - Segmento do Turismo LINK
Englobam as manifestações temporárias. Incluem-se nesta categoria os eventos religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, gastronômicos, exposições de arte, de artesanato e outros. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Negócio - Segmento do Turismo LINK
Compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Pesca - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006)

Turismo de Saúde - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Sol e Praia - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo de Mergulho - Segmento do Turismo
Dedicado à aqueles que tem interesse de descobrir o habitar de animais e a beleza do relevo de locais escondidos debaixo d’ água. Também há a prática de visitar navios ou até mesmo construções que foram submergidos.

Turismo Ecoliterário - Segmento do Turismo
Viagens cujos roteiros são inspirados nos enredos de obras literárias, no qual descrevem certas localidades rural ou urbana e os costume destas. A literatura  despertando o interesse do leitor em vivenciar as experiências vividas nos livros.

Turismo Étnico - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas decorrentes da vivência de experiências autênticas em contatos diretos com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo Gastronômico - Segmento do Turismo LINK
turismo orientado para a exploração do patrimônio gastronômico, pois se fomos analisar a gastronomia sempre vai fazer parte da cultura de determinado lugar porque a própria cultura se baseia nisso, na transmissão de crenças, costumes Tanto que muitos turistas não perdem a oportunidade de provar as maravilhas, as curiosidades e as peculiaridades que as cozinhas tradicionais têm a oferecer mundo a fora, no que também é conhecido como “Turismo Gourmet”.

Turismo Lgbt - Segmento do Turismo
Turismo Gay ou Turismo LGBT é uma forma de turismo dirigida à população gay, lésbica, bissexual e transexual (LGBT), Possui duas interpretações distintas. A primeira objetiva, o combate à homofobia, partindo do princípio que produtos e serviços específicos contribuem para maior visibilidade e aceitação. A segunda, incentiva a mesma iniciativa de existência de produtos e serviços específicos à comunidade LGBT.

Turismo Náutico - Segmento do Turismo LINK
Utilização de embarcações náuticas como finalidade da movimentação turística. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006)

Turismo no Espaço Rural - Segmento do Turismo
Todas as atividades praticadas no meio não urbano, que consiste de atividades de lazer no meio rural em várias modalidades definidas com base na oferta: Turismo Rural, Turismo Ecológico ou Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Saúde, Turismo Cultural, Turismo Esportivo, atividades estas que se complementam ou não.

Turismo Pedagógico "turismo educacional" - Segmento do Turismo LINK
Envolvem atividades ligada ao ensino. "consiste na organização de viagens culturais mediante o acompanhamento de professores especializados da própria instituição de ensino com programas e aulas e visitas a ponto de interesse para o desenvolvimento educacional dos estudantes"

Turismo Religioso - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados a religiões institucionalizadas. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo Rural - Segmento do Turismo LINK
Atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).

Turismo Social - Segmento do Turismo LINK
Forma de conduzir e praticar a atividade turística com vistas a promover a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão. Segmentação do Turismo: marcos conceituais (MTur, 2006).


Mario Beni afirma que existe uma grande diversidade de terminologias associadas à prática do Turismo (muitas são similares e se complementam) e diz que essa é “uma questão que requer muitos debates para a necessária classificação e catalogação conceitual dos tipos de turismo.” O autor, em sua obra Análise Estrutural do Turismo, classificou o Turismo em 52 segmentos! Desses, separamos alguns:

Turismo Ecológico, Turismo de Aventura, Turismo Cultural, Turismo Religioso, Turismo de Incentivos, Turismo de Megaeventos, Turismo de Saúde, Turismo da Terceira Idade, Turismo Alternativo, Turismo de Excentricidades, Turismo de Negócios, Enoturismo e Turismo de Experiência.

O Ministério do Turismo (2009, p.78) explica que “a segmentação deve considerar as diversas combinações possíveis entre esses fatores, para encontrar o público-alvo de maior potencial de consumo ou de maior rentabilidade para o destino e para os produtos oferecidos na localidade”. Assim, o conjunto das variáveis de cada critério pode levantar características dos turistas e indicar o segmento que melhor consumirá e se adaptará ao destino e, com isso, otimizar o uso dos produtos oferecidos, aumentando a receita gerada.

Lista de segmentos do mercado turístico

De acordo com a faixa etária De acordo com a distância do mercado consumidor De acordo com o meio de transporte
Turismo infantil
Turismo de juventude
Turismo da melhor idade

De acordo com a duração

Turismo de curta duração
Turismo de média duração
Turismo de longa duração

De acordo com a geografia do destino

Turismo de praia
Turismo de montanha
Turismo de campo
Turismo de neve

De acordo com a urbanização do destino

Turismo de metrópoles
Turismo de pequenas cidades
Turismo rural
Enoturismo
Agroturismo
Turismo de áreas naturais
Ecoturismo
Turismo de caça

De acordo com o nível de renda

Turismo popular
Turismo de classe média(Turismo de massa)
Turismo de luxo


Turismo local
Turismo regional
Turismo nacional
Turismo continental
Turismo intercontinental

De acordo com o tipo de grupo

Turismo individual
Turismo de casais
Turismo de famílias
Turismo de grupos
Turismo LGBT
Turismo de solteiro

De acordo com a motivação

Turismo de negócios
Turismo de compras (consumo)
Turismo de incentivo
Turismo de eventos
Turismo de lazer
Turismo balnear
Turismo de sol e mar
Turismo termal
Turismo náutico
Turismo de férias
Turismo de repouso
Turismo de saúde
Turismo médico
Turismo de montanha
Turismo desportivo
Turismo esportivo
Turismo de aventura
Turismo de pesca
Turismo aéreo
Turismo rodoviário
Turismo ferroviário
Turismo marítimo
Turismo fluvial ou lacustre
Turismo espacial
Cicloturismo

De acordo com sentido do fluxo turístico

Turismo emissivo
Turismo receptivo

De acordo com aspectos culturais

Turismo cultural
Turismo étnico
Turismo religioso
Turismo de peregrinação
Turismo histórico
Turismo educacional
Turismo científico
Turismo astronômico
Turismo espacial
Turismo ufológico
Turismo paleontológico
Turismo de congresso
Turismo de intercâmbio
Turismo gastronômico

Outros Segmento do Turismo
Turismo Ecoliterário
Turismo Filantrópico
Turismo LGBT
Turismo de Mergulho
Turismo Ornitológico
Turismo Cemiterial

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Turismo - Segmentação Turística I Turismo - Segmentação Turística II


Turismo - Segmentação Turística III Turismo - Segmentação Turística IV



Referências:

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação do Turismo: marcos conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 13. ed. São Paulo: Senac, 2008.


Saiba Mais

Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico

Conheça o dicionário de turismólogia que reúne aproximadamente seis mil conceitos e explicações de verbetes, termos e expressões, inclusive alguns em língua estrangeira já incorporados ao nosso vocabulário, usados em atividades com elevado grau de inter-relacionamento e integração, como é o caso do turismo, atividades turísticas, gastronômicas e hoteleiras. Tem por objetivo auxiliar estudantes e pessoas que desempenham trabalhos profissionais ligados a elaboração, análise e acompanhamento de projetos relacionados com estas áreas de conhecimento.

Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.

Cortesia: Divulgação de download Blog Dicionário de Turismo

 Baixe o PDF Google Drive & Mega Drive.
Download PDFAtualizado em 27/09/2021
URL direta do Arquivo - Link





0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.