Comemorada no próximo dia 29, data terá várias opções para acompanhar pela internet. Desde 1982, quando foi reconhecido pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco, o Dia Mundial da Dança é celebrado no dia 29 de abril. Como a pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de todo o mundo, várias entidades do segmento estão oferecendo atrações para comemorar a data. E são várias as possibilidades para quem gosta da arte, com shows que incluem o Bolshoi, o Grupo Corpo e a Escola Porto Iracema das Artes.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai mobilizar a comunidade da dança com uma programação que tem início no dia 27 de abril e que segue até 1º de maio. Nomes consagrados do gênero vão brilhar em aulas online de diferentes modalidades, oferecidas na página do Instagram da instituição (@escola_bolshoi). Ao vivo, nomes como Gustavo Côrtes, Jomar Mesquita, Jhean Alex e os ex-alunos da Escola Jovani Furlan (New York City Ballet) e Bruna Gaglianone (Teatro Bolshoi) mostrarão o melhor de suas habilidades.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai mobilizar a comunidade com atrações online. Crédito: Manuela Schneider
A participação é aberta e as dançarinas e dançarinos de plantão podem aproveitar para fazer uma aula junto com esses talentos, que fazem a diferença no cenário mundial, com carisma e, acima de tudo, profissionalismo. Veja a programação abaixo:
Dia 27.04, às 10h - Gustavo Côrtes, Diretor do Grupo Sarandeiros | Dança Brasileira
Dia 28.04, às 14h - Jomar Mesquita, Diretor da Mimulus Cia. de Dança | Dança a Dois
Dia 29.04, às 10h - Jovani Furlan, Solista do New York City Ballet | Dança Clássica
Dia 30.04, às 14h - Jhean Alex, Diretor artístico do Raça Cia. de Dança | Jazz Dance
Dia 1º .05, às 10h, Bruna Gaglianone, Solista do Teatro Bolshoi de de Moscou | Dança Clássica
A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Em 2020, a instituição completa 20 anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.
Atualmente, a Escola Bolshoi educa 250 alunos dos cursos técnicos e básico em dança clássica. A instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos do curso técnico.
SEMANA DA DANÇA NO CEARÁ - O Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, promove anualmente a Semana da Dança para comemorar o Dia Internacional. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a programação será toda on-line e gratuita (Confira aqui: http://semanadadanca.com). Além disso, a Escola disponibilizou, por meio da plataforma online Embarcação das Artes, uma lista com dicas de espetáculos e aulas sobre dança para assistir sem sair de casa. (Confira aqui).
GRUPO CORPO - O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do País, compartilhou vários espetáculos para esse momento de quarentena, disponibilizando, a cada semana, dois espetáculos na íntegra. Os vídeos podem ser acessados aqui.
Apresentação "O Corpo”, com música de Arnaldo Antunes e coreografia de Rodrigo Pederneiras. Crédito: divulgação
As apresentações desta semana são “Benguelê”, com trilha de João Bosco, e “O Corpo”, com música de Arnaldo Antunes e coreografia de Rodrigo Pederneiras. Os vídeos estão disponíveis no Vimeo de 27 de abril a 3 de maio. É preciso fazer login em sua conta, selecionar um dos vídeos contemplados na promoção e clicar em “alugar”, sem preencher dados de cartão de crédito. No campo “aplicar código promocional”, digite: grupocorpo45anos.
Por Rafael Brais
Edição: André Martins
Fonte: turismo.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário