O Parque Nacional Los Glaciares localiza-se na região da Patagônia Argentina no sudoeste da Província de Santa Cruz, Argentina, sendo o segundo maior do país. O parque foi instituído pelo governo em 1937, e batizado Los Glaciares pois a área do parque nacional abriga inúmeros glaciares (os maiores do mundo, excetuando-se os da Antártida).
O parque é limitado a oeste pela fronteira chileno-argentina entre os paralelos 49º 15´ e 50º 50´ Sul (desde o Cerro Chaltén até ao Cerro Stokes) abarcando parte do Campos de Gelo Sul e todos os glaciares que descem destes até ao lado oriental.
O exuberante Lago Argentino localiza-se no Parque Nacional Los Glaciares e em seu entorno encontram-se o Glaciar Perito Moreno (o mais famoso), o Glaciar Spegazzini, o Glaciar Upsala e o Glaciar Onelli.
Da sua fauna destacam-se o condor, o puma, o huemul (cervo andino), o guanaco, o nandu-de-darwin, o culpeo e o touro selvagem.
Em termos de flora encontram-se árvores da família Nothofagus como a lenga, o ñire e o coihue e também coníferas como o cipreste-da-patagónia, sendo importante também a presença de um arbusto de frutos saborosos o berberis buxifolia. A zona oriental do parque é maioritariamente estepe onde predominam o neneo, o coirón, a llareta e la jara.
Patrimônio Mundial - UNESCO
Em 1981 passou a integrar a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
“ Por el reconocimiento colectivo de la Comunidad de Naciones expresado en los artículos de la convención del Patrimonio Mundial EL PARQUE NACIONAL LOS GLACIARES ha sido inscripto en la lista del PATRIMONIO NATURAL MUNDIAL.
Estos glaciares, generados hace siglos y aún milenios en las crestas de las montañas, son testimonio remanente de enormes masas idénticas que dominaron parte del planeta durante los últimos dos millones de años y que presenciaron el fantástico episodio del nacimiento de la humanidad.
Que el hombre sepa preservar este sitio y más aún, preservarse a sí mismo para que las generaciones futuras puedan contemplar este relicto de la edad del hielo. Octubre de 1981.
PERITO MORENO
A principal atração do Parque é o Glaciar Perito Moreno. Ele é considerado a terceira maior área congelada do planeta e único em todo mundo que não perde tamanho com o passar dos anos, com uma taxa de crescimento de cerca de 2 metros por dia!
Seu tamanho impressiona, já que são mais de 250 quilômetros quadrados de glaciar. Para conhecer tal espaço, o parque disponibiliza diversos quilômetros de passarelas que te levam até uma distância segura do glaciar. A caminhada é supertranquila e a estrutura impecável.
Outro jeito de conhecer o Glaciar Perito Moreno é através de um passeio de barco. Nesse roteiro, os visitantes conseguem chegar bem próximo à geleira, escutar o estrondo das placas de gelo se desprendendo da massa congelada, além de ter um guia turístico junto para contar curiosidades.
Para os mais aventureiros, é possível fazer um trekking no Perito Moreno, ou seja, andar em cima da geleira. Existem duas possibilidades de trilha que variam a intensidade, sendo a mais longa de três horas e meia. O visitante pode passar por túneis de gelo e conseguir beber wisky com gelo retirado diretamente do glaciar!
GLACIAR UPSALA
A segunda maior geleira da América do Sul é conhecida como Glaciar Upsala e, assim como os anteriores, está localizado dentro do Parque Nacional dos Glaciais. O glaciar possui cerca de 800 quilômetros quadrados de área e é uma das visões mais fantásticas de todo o parque.
Ao contrário do Glaciar Perito Moreno, que é possível observar através de passarelas e mirantes, só é possível conhecer o Glaciar Upsala [junto com o Spegazzini] através de um passeio de barco. Um mesmo roteiro engloba todos os glaciares do parque, sendo uma boa opção para quem está sem tempo e precisa conhecer tudo em um só dia.
RIOS DE HIELO
O tradicional passeio de navegação na Lagoa Argentina, possui duração de 6 horas e passa por duas geleiras grandiosas do parque. O passeio leva esse nome por que o Lago Argentino abriga inúmeras geleiras que se despendem dos glaciares e ficam boiando pelo lago. No passeio, os catamarãs percorrem uma extensa área da lagoa e visita os glaciares Upsala e Spegazzini.
Rios de Hielo - El Calafate
Saídas - Dias ímpares (exceto dia 25/12).
Saída: 7h.
Duração: 7h a 8h (cerca de 5h de navegação).
Dificuldade: Baixa.
Local: Lago Argentino, Glaciar Upsala e Glaciar Spegazzini.
Por ser um passeio de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.
COMO CHEGAR NO PERITO MORENO
O Perito Moreno fica a 80km de El Calafate por uma estrada quase reta em meio o estepe que vai se transformando em bosques patagônicos caracterizados pelas árvores baixinhas, como as lengas e ñires, e suas flores de cores intensas. Chegando no Parque Los Glaciales, a estrada já fica bem diferente, repleta de curvas que vão descendo rumo ao magnífico Perito Moreno. Na verdade, o Perito Moreno e magnifico de qualquer ângulo!
1. CARRO
A partir de El Calafate, a viagem pela RP11 dura mais ou menos 1h. Dentro do parque, aproveite e pare no primeiro estacionamento, no Canal de los Témpanos, e depois siga até o próximo estacionamento no topo das plataformas.
2. ÔNIBUS
Tem um ônibus que sai da rodoviária de El Calafate pela companhia Taqsa às 9h e volta às 17:30 por 300 pesos argentinos (ago/18).
3. VAN (TRANSFER)
Você pode agendar uma van que vai buscar no hostel / hotel e depois buscar no Parque para fazer o caminho de volta. Agende a van no seu hostel / hostel ou qualquer agência de El Calafate. A van é coletiva, portanto mais barata.
4. EXCURSÃO
Existe a opção de fazer todo o passeio guiado pelas plataformas com guia bilíngue pelas. A agência busca e devolve no hotel/ hostel e o guia acompanha desde a saída de El Calafate. Essa opção e interessante para quer entender e explorar melhor o Perito Moreno. Na agência Brasileiros em Ushuaia você agenda e paga em reais e eles falam português. Nessa opção você ainda pode fazer o Mini Trekking ou o Big Ice.
0 comentários:
Postar um comentário