domingo, 5 de janeiro de 2020

Turismo Praia das Falésias, Marataízes ES



Marataízes é um município localizado no litoral sul do estado do Espírito Santo, no Brasil. Faz divisa com Itapemirim, Presidente Kennedy e é banhado pelo Oceano Atlântico.

O sul do Município de Marataízes apresenta uma paisagem singular, de beleza cênica notável composta por feições geomorfológicas denominadas falésias. A falésia é uma paisagem composta por grandes afloramentos rochosos verticais que sofreram erosão marinha e encontra-se posicionada junto a praia atual ou à dunas sub-atuais

Esse Patrimônio Geológico é definido como o conjunto de recursos naturais não renováveis de valor
científico, cultural e educativo, sejam formações e estruturas geológicas, formas do terreno ou ocorrências paleontológicas e mineralógicas, que permitam reconhecer, estudar e interpretar a evolução da historia geológica da Terra e os processos atuantes.

Apesar de próxima do centro é pouca procurada pelos turistas por falta de estrutura adequada para atender aos que procuram a região para passar o dia e não fazer parte do roteiro central das praias urbanas. Geralmente é frequentada pelos moradores e pescadores da região, a área das falésias não é urbanizada. Estando em Marataízes, a praia é uma parada obrigatória para contemplar e admirar o ambiente em contato com a natureza e vislumbrar uma das regiões mais linda do sul do Espírito Santo.



Atrações
Conhecida como Pérola Capixaba, Marataízes é famosa por seus mais de 25 km de litoral, além de paisagens cercadas por falésias e extensas plantações de abacaxi. 

Pontos turísticos e históricos
Marataízes destaca-se no sul do estado do Espírito Santo por ser uma cidade conhecida por suas praias e belezas naturais, sendo conhecida como a Pérola Capixaba, recebendo em especial no período de verão inúmeros turistas de diversas localidades, o turismo é fator de extrema importância para o município assim como a agricultura. Após o projeto de recuperação da praia central, a cidade ganhou três piers sendo um deles, um dos pontos turísticos da cidade, pela sua beleza e vista da orla de dia ou a noite, o pier da praia central tornou-se cartão postal da cidade.

Outro ponto turístico da cidade é a Lagoa do Siri, rodeada de quiosques e palco de diversos eventos musicais e esportivos no verão, tem em suas proximidades alguns campings, destacando-se o Camping do Siri, um dos maiores campings do Brasil, com uma estrutura moderna conta além do próprio local para barracas e acampamento, com chalés, e serviço de hotelaria, além de restaurante, bar e atividades de recreação para crianças e adultos, shows, e extensa área verde além de saída para a praia, tendo uma infraestrutura de uma pequena cidade dentro da cidade.

Localizado na Barra de Itapemirim, o Palácio das Águias é um dos principais pontos históricos da cidade, construído na metade do século XIX sua arquitetura possui um estilo colonial português, nas suas dependências, havia dois leões de mármore, duas águias como adornos no alto do palácio, vitrais franceses e seu interior todo em madeira europeia. O Palácio das Águias após anos de abandono, passou por restaurações que o deixaram como novo, recebendo alguns eventos culturais, além da visitação aberta ao público, todo seu entorno passou por obras, onde conta com uma pequena praça e um bonito porto de madeira as margens do rio Itapemirim onde deságua no oceano. O local que tem vista para a ponte do pontal, tem do outro lado um pier que liga a uma pequena ilha, chamada ilha de Itaputera.

O Monumento Natural Municipal das Falésias de Marataízes ) é um monumento natural municipal do estado do Espírito Santo , Brasil.

As falésias são feições geomorfológicas destrutivas que apresentam-se em constante processo
de erosão regressiva, este fato atesta a fragilidade e vulnerabilidade destas feições. Os Indicadores desta erosão são as voçorrocas e ravinas na borda da falésia, os afloramentos naturais e os acúmulos de massas desmoronadas/desabadas na base das falésias.

O conjunto paisagístico das falésias apresenta alta geodiversidade. A geodiversidade é uma qualidade relacionada a diversidade de atributos abióticos encontrados no ambiente. Estas partes “não-vivas” do ambiente têm valores significantes, e muitos aspectos da geodiversidade são da mesma maneira sensíveis a perturbações como a biodiversidade.

Praias e Pontos turísticos
Essa região é oficialmente conhecida como Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, e se estende ao longo da rodovia com várias praias e algumas poucas comunidades.

Passando pela Lagoa do Siri e também pelo Camping do Siri, a primeira praia das falésias é a Praia das Pitas, seguida da Praia da Rosa, do Cação, das Falésias e dos Quartéis. Mais para frente, há ainda uma boa quantidade de falésias e praias até a Lagoa Boa Vista, outro lugar que parece ser muito bonito de se visitar, mas que não chegamos a ir.

As falésias se estendem por uns 5 a 6 Km, intercaladas por algumas entradas para as praias que citamos antes. A maioria delas possui ao menos um quiosque, com venda de bebidas e petiscos. A Praia dos Quartéis oferece sombra de barraca de palha, já outras têm castanheiras e barracas de praia.

Praia das Falésias ou Caculagem
Se você procura um lugar para contemplar a natureza, a Praia das Falésias, também conhecida por Praia da Caculagem pelos nativos, é o lugar certo.


Os paredões de falésias proporcionam uma visão encantadora do lugar, ideal para presenciar o nascer ou o pôr do sol.

A praia não oferece muita estrutura aos visitantes, portanto é recomendável levar alimentos e outros itens necessários para o conforto do passeio.


Praia das Pitas
A paria é quase deserta em baixa temporada e possui um mar azul de águas calmas e areia amarelada e firme.

Ao lado esquerdo um pequeno canal que se encontra com o mar e apresenta águas mornas, claras e tranquilas; ideal para crianças. Ao redor da praia observa-se vegetação nativa e falésias que encantam com sua altura e cores.

A Praia das Pitas é separada da Praia da Rosa por uma falésia, e faz parte do percurso da Caminhada Litorânea, que esse ano está na sua 14ª edição. A caminhada será realizada no dia 19 de janeiro, e o ponto de encontro será as 6h10 no Restaurante Samburá, na Praia da Colônia, em Marataízes.

Praia do Siri
Muito movimentada, com estrutura de restaurantes, quiosques e barracas. Localiza-se junto à Lagoa do Siri.

Águas calmas, areia dourada e coqueiros fazem parte do cenário deslumbrante da Lagoa do Siri, um dos pontos mais agitados e procurados em Marataízes no verão.

Localizado no centro da cidade, o lugar conta com uma ótima estrutura de quiosques e atrai jovens, famílias e os aventureiros que buscam por passeios de caiaque ou trilhas pelo manguezal.

Praia dos Cações
Localizada em um vilarejo ao sul de Marataízes, logo após a Lagoa do Siri, a Praia dos Cações é um lugar tranquilo e simples, pacato e sem quiosques.


Habitada principalmente por pescadores, é possível ver diversos barquinhos atracados na areia ou no mar, conferindo um clima ainda mais bucólico à praia.

Piscinas naturais de águas cristalinas formam-se com a baixa da maré e é possível observar siris, caranguejos e outras espécies marinhas.


Praia da Rosa
Ótimo para ir com a família, a Praia da Rosa tem um mar calmo e árvores, que proporcionam uma agradável sombra em dias ensolarados.

Com quiosques e uma longa faixa de areia, os visitantes procuram o lugar para relaxar e ficar longe do agito em temporadas, já que não é um destino muito badalado na cidade.





Praia de Marataízes
Preferida pelos turistas por sua localização e águas tranquilas e esverdeadas. Localiza-se no centro da cidade, e sua orla conta com quiosques e diversas opções de restaurantes. Além de hotéis e pousadas nas proximidades. Durante a noite, os banhistas migram das areias para os barzinhos da orla. Sendo assim, também, uma ótima opção para a programação noturna.


Ruínas do Trapiche 
Parte do patrimônio arquitetônico de Marataízes, o Trapiche foi construído pelo Barão de Itapemirim entre 1860 e 1883 para armazenar produtos agrícolas e oferecer suporte para exportação e importação. Hoje, em ruínas, o local é ponto de visitação na cidade por seu valor histórico e cultural.

Entre outros locais históricos de Marataízes estão o Palácio das Águias, do século XIX e a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, do século XVIII.

Conheça mais praias de Marataízes neste link.


Aspectos naturais
Pedra Azul
Vai passar mais que um fim de semana na cidade e está buscando outras opções do que fazer em Marataízes? Que tal conhecer o Parque Estadual Pedra Azul? Pedra Azul fica localizado em Domingos Martins, município vizinho. Partindo de Marataízes, o trajeto dura menos que 2h30 de carro.

O ponto turístico é um dos mais famosos do Espírito Santo e, faz parte da chamada Rota do Lagarto.

No parque, você poderá contemplar a Pedra Azul, a Pedra do Lagarto e toda a natureza exuberante da região.


Relevo e clima
A geografia de Marataízes se caracteriza por florestas tropicais costeiras próximas ao mar. O município é banhado pelo Oceano Atlântico tendo também porções de lagoas de água doce.

História 
O Monumento Natural Falésias de Marataízes foi criado pelo decreto municipal 193/2008, de 1 de dezembro de 2008. É administrado pela secretaria municipal de meio ambiente. Tornou-se parte do Corredor Ecológico da Mata Atlântica Central , criado em 2002. Em 2010, após a aprovação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o município aprovou um terminal de embarque de minério de ferro. a ser construído na zona tampão do monumento. As falésias estão a cerca de 5 quilômetros (3,1 milhas) do local do porto. Em janeiro de 2011, foi relatado que um mirante e memorial seriam instalados ao lado da Rodovia do Sol, com uma exibição sobre a história da região.

Histórico
Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam o sul do Espírito Santo foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, esta era ocupada pela tribo tupi dos temiminós. Marataízes partilha sua origem histórica com o município de Itapemirim, cujo povoamento europeu se iniciou em 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu fazenda perto da foz do Rio Itapemirim. Em 1700, chegaram, da Bahia, Domingos Freitas Bueno Caxangá, Pedro Silveira e outros, que se ocuparam da cultura da cana-de-açúcar, dando continuidade à construção do povoado.

Em 1771, quando os índios puris atacaram as Minas do Castelo (atual município de Castelo), seus moradores se refugiaram na foz do rio Itapemirim, fundando, naquele local, a Freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio, hoje Barra do Itapemirim. Devido às facilidades de transporte e à segurança oferecida pelo ancoradouro interno a pequenas embarcações, a Freguesia progrediu rapidamente. Foi, sem dúvida, o ponto de partida de toda a colonização do Sul do Espírito Santo. O Porto da Barra do Itapemirim era a porta de saída de produtos da terra e a entrada dos primeiros colonizadores. Pela Barra do Itapemirim, entraram homens e as máquinas, o progresso, a civilização, a cultura e a arte. Pelo porto, entraram os vagões da estrada de ferro e saiu toda a produção de açúcar, aguardente e café, que, já em 1852, era superior a 100 000 arrobas, ou seja, 1 500 toneladas.

Em 1996, Marataízes se emancipou, se tornando um município independente.

Localização
O Monumento Natural Falésias de Marataízes fica no município de Marataízes , Espírito Santo. Possui uma área de 42,20 hectares (104,3 acres).  O monumento, no sul do município, protege uma paisagem de falésias de grande beleza cênica ao longo da praia. As falésias, feitos de mudstone , arenito e conglomerado sedimentos do Mioceno , estão constantemente a ser erodida. [3] As falésias têm até 30 metros de altura e se estendem da região de Boa Vista do Sul até a Praia dos Cações. A erosão causou rachaduras e voçorocas nas falésias e massas de rochas caídas estão em sua base.

Como chegar
Ssaindo de Marataízes sentido Cachoeiro de Itapemirim, a 100m do Posto Ipiranga, entrar no Trevo à esquerda, na direção ao Camping Siri. Seguir em frente, e depois de passar pelo Quiosque das Pitas e pela Praia dos Cações, entrar na primeira rua de terra à esquerda da rodovia (em direção a Presidente Kennedy)


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.