quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Os cânions do Viana - Turismo em Bom Jesus PI



Bom Jesus é um município brasileiro do estado do Piauí. Localizada a 635 km da capital Teresina,. A partir da década de 1990 a cidade recebe produtores de grãos do Sul do Brasil, Uruguai e Paraguai para cultivo de soja nos cerrados do Piauí, principalmente em Bom Jesus e Uruçuí, o que fez a região despontar desde então economicamente. O “boom” turístico se deu por conta dos Cânions do Viana e por ser nas proximidade do Parque Nacional da Serra das Confusões (Caracol)

Como a maioria dos municípios do Vale do Gurguéia, detém grande reserva de água no subsolo e diversos poços. Em Bom Jesus existem duas grandes comemorações religiosas: a primeira acontece no dia primeiro de janeiro em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Boa Sentença e a segunda é a festa de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade, realizada em setembro. O local, com 28 mil habitantes, é um dos maiores produtores de arroz do Piauí.

Os habitantes se chamam bom-jesuenses. A cidade possui uma rede hoteleira de qualidade e acostumada a receber visitantes de todas as localidades do Brasil. Podemos dizer que Bom Jesus é a maior cidade universitária do Sul do Piauí e redondezas, possui duas universidades públicas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além de várias faculdades privadas.



Turismo

Os cânions do Viana colocaram Bom Jesus no mapa do turismo brasileiro. Inclusive, fez com que a cidade elevasse de categoria nesse mapa.  O apresentador  Luciano Huck comentou os cânions; “Um dos lugares mais bonitos que fui na vida. Em sua passada por lá gravando o programa Caldeirão do Huck com o Whindersson Nunes, artista natural de Bom Jesus, no Rally Sertões.

E embora ainda pouco conhecidos até mesmo pelos piauienses, não deixam de ser um lugar já descoberto por outros brasileiros. Eles têm recebido turistas, principalmente, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Maranhão. E o conhecimento em torno desse turismo não tem ficado só pelo Brasil. Os cânions do Viana foram mais uma vez, em 2019, circuito do famoso internacionalmente Rally dos Sertões, competição que agrega participantes de várias partes do mundo.



Atrativo Turístico: Os cânions do Viana

Cânions do Viana fica localizado na zona rural da cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí.
(ou Paredões, como também são conhecidos na região) compreendem inúmeras formações rochosas que impressionam pelas formas, cores e grandiosidade.

A localidade que fica a 29,9 km e 52 min via BR-135/BR-235 da sede do município que dispõe de grande potencial turístico, contando com os paredões (cânions) e a gruta, esta onde existe uma imagem de Nossa Senhora, sendo ponto visitado pela população local, área urbana de Bom Jesus.

Assim que se chega neles, você percorre 21 km de cânions, deslumbrando toda a paisagem que surge. Logo depois são mais 27 km, também por entre cânions, até chegar na entrada onde fica a chamada gruta do Viana. No total, todo o percurso pelos cânions dura 5 horas. Isso porque o passeio se dá pela área que já foi mapeada, que dá uns 30 km. 
Para percorrer os desfiladeiros dos cânions, é necessário ter a companhia de um guia turístico.

Foto: Lucas Pinhel

Caso você vá de carro próprio, sendo que o mais recomendado é um 4x4, contrate um guia por meio das agências de turismo em Bom Jesus. O valor custa em média R$110,00.
Como chegar:  Mapa Google LINK - Mapa Wikiloc LINK


Parque ambiental Salão da Serra em Bom Jesus - PI
Com 575 hectares de área, o parque será composto pelas encostas e chapada da Serra de Bom Jesus, com vegetação típica do Cerrado, e preservando as nascentes dos córregos Grotão, Cedro e Palmeira. 
Com área de 352,05 hectares e perímetro de 9.795,72 metros, o local apresenta além da beleza cênica da serra que emoldura a cidade, as nascentes dos córregos Grotão, Cedro e Palmeira, que foram fundamentais para a localização do município de Bom Jesus quando da chegada dos seus primeiros habitantes.

O Local é composto por um conjunto de encostas, incluindo o alto de uma chapada com vegetação típica do cerrado no entorno da Serra. No local, também é realizado há cerca de 12 anos a encenação da Paixão de Cristo, sendo uma das principais atrações religiosas da região, e muito apreciado pela população.

Corrente dos Matões:

Localizado a 50 km da sede do município de Bom Jesus, Piauí, o Corrente dos Matões reserva aos turistas lugares impressionantes.

Paisagens belíssimas, aves nativas e banhos maravilhosos.

Ao longo do Riacho Corrente dos Matões existem mais de 10 opções de banho. Um espetáculo da natureza. O que levar e usar: Roupas Leves e Tênis Antiderrapante, Protetor Solar, Repelente e Boné.
.


Parque Nacional da Serra das Confusões (Caracol)
O parque nacional da Serra das Confusões é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. 
Criado em 2 de outubro de 1998, tem como principais objetivos o resguarde de uma amostra significativa dos ecossistemas presentes no bioma de caatinga, que se encontra ainda bastante preservada no estado do Piauí, possuindo ainda grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico. Com uma área de 823 837 ha, Serra das Confusões é o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil. Sua administração está atualmente a cargo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo, com inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, inclusive apresentando litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural. Ela é assim denominada por mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia. O parque tem vários tipos de vegetação e clima.
O clima da região é tropical megatérmico e semi-árido. Apresenta relevo bastante dissecado com formações rochosas peculiares, fazendo parte da zona interfluvial entre as bacias hidrográficas dos rios Parnaíba e São Francisco. Entre a cidade os Cânions e o parque, o percurso leva 4 h 32 min (177 km)

Encenação da Paixão de Cristo:
O teatro a céu aberto do Salão da Serra sedia a peça Paixão de Cristo, tradicional espetáculo da cidade de Bom Jesus. O espetáculo acontece há 15 anos no teatro natural no Salão da Serra.
Há 15 anos o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, na cidade de Bom Jesus, emociona o público que se desloca até o teatro natural no Salão da Serra para assistir à apresentação a céu aberto. 

A maior parte do elenco da Paixão de Cristo é formado por jovens da cidade de Bom Jesus, que recebem aulas permanentes de teatro, rabeca e dança. A cidade ganhou em 2018 seu primeiro teatro, o Alard, e há três anos o Centro Cultural Mestre Joaquim Carlota, construídos pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura/SECULT.


Ponto TurísticoCatedral de N.Sra.das Mercês:
A devoção à virgem Maria com o título de Nossa Senhora das Mercês é popular também em diversas comunidades e paróquias espalhadas por dezenas de municípios piauienses.
A maior dessas festas acontece no município de Bom Jesus, no Centro-Sul piauiense, onde há uma catedral dedicada à Nossa Senhora das Mercês, padroeira da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. 
O início das Festividades, a animação começa com as novenas que antecedem nas ruas, bairros e Paróquias da cidade de Bom Jesus-PI, as quais foram entregues aos responsáveis em torno de 26 imagens em tamanho pequeno, a Bandeira do Divino, pequenos cofres para ofertas e roteiros oracionais. A intenção é suscitar nos habitantes da cidade para que se sintam motivados à vivência com mais fervor a devoção a Nossa Senhora com o título de Nossa Senhora das Mercês, mantendo viva a tradição desta cultura enraizada pelos Padres Mercedários na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia-PI.  

Atrações

O maior rally das Américas - Sertões "Antigo Rally dos Sertões"
Sertões 2019 - Bom Jesus: Etapa Cânions do Viana - O Sertões promove a economia e divulga as belezas das cidades por onde passa. 
O grande objetivo do Sertões é retribuir o carinho e a atenção com que a população sertaneja recebe pilotos e equipes. As iniciativas de engajamento com as cidades anfitriãs começam pelo projeto social da prova, Saúde e Alegria no Sertões, que leva atendimento médico gratuito e especializado para cada uma das cidades por onde passou.
O projeto Social do Sertões, S.A.S., é provavelmente o mais abrangente entre todas as ações sociais ligadas ao esporte no país. Mais de 60 médicos voluntários viajam acompanhando a prova em quatro carretas ambulatório. Eles atendem a população nas especialidades de oftalmologia pediátrica (óculos para as crianças), ginecologia, oncologia, dermatologia e odontologia. Em casos de pacientes mais graves o S.A.S. continua com o tratamento depois da prova através da telemedicina. O projeto é apoiado pelo Hospital Albert Einstein e pela farmacêutica Roche.

Etapa Cânions do Viana - Bom Jesus (PI)



Cultura

O Festival de Rabecas de Bom Jesus realizado no sul do Piauí, evento que mantem a tradição da rabeca e proporciona o encontro entre diferentes gerações de músicos que tocam o instrumento. É também em Bom Jesus que está a primeira orquestra de rabecas do Brasil, formada por jovens da rede pública. O festival de rabecas nasceu com o intuito de preservar e difundir a tradição do instrumento tocado a mais de 300 anos no Piauí. O festival que celebra a rabeca, instrumento da família das cordas e semelhante ao violino.

Serviços Turísticos
Central de Turismo de Bom Jesus, pelo e-mail comturbomjesuspi@gmail.com ou pelo telefone(whats) 89 98116-2740. 

Aspectos naturais
Uma região com grande potencial turístico, com seus Cânions, banhos, cerrados, e sua história. Foram mapeados a Lagoa do Morro D’água e os banhos da Barra do Correntinho, os dois pontos agora no roteiro turístico de Bom Jesus. Ótimos pontos para banho, relaxar e aproveitar a natureza. Para quem gosta de observar a natureza, é perfeito. No Morro D’água existe uma linda lagoa de águas cristalinas, um verdadeiro encanto.

Geografia - Relevo e clima
Localiza-se a uma latitude 09º04'28" sul e a uma longitude 44º21'31" oeste. Possui uma área de 5.469 km². A uma altitude média de 277 metros acima do nível do mar, o município possui um relevo bastante irregular, em grampe parte formado por chapadas de altitude e pequenos planaltos, nos quais situam-se as principais áreas de cultivo do milho e da soja[7]. O relevo do perímetro urbano é bastante acidentado, apresentado grande ladeiras e encostas. Na região, o principal recurso hídrico provém do Rio Gurgueia, importante afluente do Rio Parnaíba e principal rio da mesorregião do sudoeste piauiense.

Possui um clima tropical com características sazonais e maior concentração pluviométrica nas estações primavera-verão. Estando na mesorregião ecológica dos cerrados piauienses, o município apresenta temperaturas relativamente estáveis, porém bastante sensíveis à mudanças bruscas, o que faz do município o recordista na lista de temperaturas mais elevadas em todo o Brasil. A temperatura média compensada anual é de aproximadamente 28 °C

Localizada na região do Vale do Rio Gurgueia, a cidade é muito rica em água subterrânea. Os poços jorrantes (a água sai sem precisar de bombeamento) são abundantes. A precipitação pluviométrica média é de 900 a 1200 milímetros por ano. Entretanto, localizada a 635 km da capital Teresina, Bom Jesus apresenta alguns problemas naturais de cidades pequenas que, de repente, passam por um processo de crescimento acelerado.

Fauna e flora
Dentre as espécies registradas encontra-se: zabelê (Crypturellus noctivagus zabele), jacutinga (Pipile jacutinga), veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus), tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus), guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul), sagui-da-serra (Callithrix flaviceps), onça-parda (Felis concolor) e onça-pintada (Panthera onca); todas, espécies ameaçadas de extinção.

Histórico


História
No início do século XIX (1801), chegou e fixou residência o Senhor Nicolau Barreiros, devoto do Senhor Bom Jesus da Boa Sentença. Com sua visão profética, ergueu para honra do Santo, uma Capela de Palha às Margens do Riacho Grotão, um pouco afastado da confluência com o Rio Gurgueia por ser uma área de topografia alta, portanto isenta das Inundação do Rio Gurguéia. A este local denominou de Buritizinho, motivado pela existência de um tipo de palmeira chamada buriti próximo ao local escolhido para construção da capela (hoje local onde se encontra construída a Igreja Matriz). Em seguida iniciou a celebrar Novena em homenagem a Bom Jesus da Boa Sentença, imediatamente os festejos atingiu grande quantidade de Romeiro, com isso havendo um grande desenvolvimento comercial e consequentemente a fixação de famílias no entorno da capela. Antes de falecer, Nicolau fez doação de uma posse de terra para formação do patrimônio.

Com a rápida ascensão de destaque do aglomerado de residências ao redor da capela, já no ano de 1804 foi criado um comando militar para manutenção da ordem pública. Portanto, da iniciativa e visão deste profético senhor, nasceu a cidade de Bom Jesus, que recebeu este nome em homenagem ao senhor Bom Jesus da Boa Sentença, que hoje representa um eixo em torno do qual gira a economia agrícola de todo sudoeste piauiense. Dizem os historiadores que Nicolau Barreiros (ou Barrente) era de família humilde, até mesmo descendente direto de Escravo africanos – fato que sem dúvida demonstra a dignidade desse digno fundador de Bom Jesus.

No final do século XX, no ano de 1996 tem início o desbravamento do cerrado da Serra do Quilombo para produção de soja. Já no ano de 1998 o prefeito Adelmar Benvindo realiza a 1ª festa do arroz na Serra do Quilombo com o objetivo de divulgar a produção e atrair investidores para a região. O plano deu certo, conseguindo energia elétrica (60 km), construção da ladeira de acesso à serra e isenção do ITBI para os produtores que viesse a se estabelecer como proprietários. Em 2005, a Serra do Quilombo tornou-se o maior centro de produção de soja do sudoeste piauiense, contribuindo fundamentalmente para o desenvolvimento do município nos setores de comércio, indústria e serviços.

Localização
Localizada na região dos cerrados piauienses, a cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão na área agrícola. A cidade se localiza a 635 km Teresina.

Como chegar
Saindo de Teresina, por via terrestre, a ida até Bom Jesus se dá pela BR-135.

O município possui também um pequeno aeroporto e de pouca estrutura, só recebe aviões de pequeno porte. Se quiser ir em voo comercial, o aeroporto mais próximo fica em Barreiras, na Bahia, localizada a 500 km de Bom Jesus. 

Fonte:
http://www.bomjesus.pi.gov.br/
http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/caatinga/unidades-de-conservacao-caatinga/2131-parna-da-serra-das-confusoes
https://www.tevejopelomundo.com.br/canions-do-viana-piaui/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Jesus_(Piau%C3%AD)

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.