sábado, 30 de novembro de 2019

Turismo Porto de Galinhas - Pontos Turísticos Ipojuca - PE



Porto de Galinhas é uma praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, no Brasil. Considerada um dos cartões postais do estado, essa bela cidade costuma receber um grande número de turistas todos os anos. De clima agradável e diversos atrativos naturais, é um dos destinos mais procurados de Pernambuco. Dentre suas belezas naturais se destaca a Praia de Porto de Galinhas, uma das mais famosas da região. A região possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Toda a região é muito frequentada por turistas e surfistas de diversas nacionalidades, sendo eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas.

O município se destaca por possuir o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, impulsionado principalmente pelo turismo no seu litoral, com praias internacionalmente conhecidas, como: Porto de Galinhas, Cupe, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi. O local ainda possui um dos principais portos público do nordeste e um dos mais tecnologicamente avançados do país, abrangendo em seu território o maior estaleiro do hemisfério sul, o Estaleiro Atlântico Sul, responsável pela construção de navios petroleiros, gaseiros, conteineiros, de perfuração e plataformas offshore.


Turismo

À cerca de 1 hora da Capital pernambucana, a região de Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca, e abriga praias belíssimas brasileiras. Recifes de corais protegem grande parte das prais de Porto de Galinhas que formam belas piscinas naturais com águas cristalinas que proporcionam mergulhos incríveis aos visitantes.

A principal característica turística do município não poderia deixar de ser a praia mundialmente famosa de Porto de Galinhas, eleita dez vezes consecutivas a "melhor opção de praia do Brasil" pela revista Viagem & Turismo. Sua principal atração são as piscinas naturais visitadas por milhares de turistas anualmente. Entre os muitos pontos históricos, encontra-se o Convento de Santo Antônio, fundado em 1606 e tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1937. Ele representa um grande marco do povoamento do município.
E a chaminé do extinto vulcão em Camela.

Atrativos Turísticos

PRAIAS
Praia da Gamboa
Seu nome deriva do tupi e significa águas tranquilas. É exatamente isso que o visitante encontra ao longo dos seus 1500 m de praia. Além da areia clara e coqueiros em toda sua o extensão, os arrecifes formam uma grande piscina natural que proporciona um banho em águas calmas e pouco profundas, numa praia semi-deserta. Dela se avista o Porto de Suape e para foz do Rio Ipojuca. O acesso deve ser feito de buggy ou a pé a partir da praia de Muro Alto.

A Praia de Camboa é perfeita para quem quer um ambiente mais reservado. Por ficar a cerca de 13 quilômetros da vila, ela acaba sendo menos visitada que as mais próximas da vila principal. Camboa é repleta de coqueirais, com águas mornas e calmas (o que para alguns pode não ser interessante, mas para quem busca tranquilidade é uma ótima pedida).

Praia de Muro Alto
A praia de Muro Alto tem 2,5 mil metros e seu nome deriva das falésias de cerca de 3 m que formam um paredão em boa parte de sua extensão. Possui arrecifes em toda sua dimensão que formam piscinas de águas calmas e mornas.
O seu acesso é feito por estrada asfaltada a partir do Posto da Policia Rodoviária na PE 09. Após o resort Nanai o trajeto deve ser feito de buggy ou a pé. Pode-se também chegar a ela a partir da Praia de Cupe andando a pé pela areia.

Essa é considerada um das praias mais paradisíacas de Pernambuco, formada por um paredão de areia, coqueiros e uma parcela protegida da Mata Atlântica. É nessa praia que existe a piscina mais profunda da região de Porto de Galinhas, com 10 metros de profundidade. É nessa praia que está instalado o complexo de resorts, hotéis e residenciais de alta qualidade que atraem turistas do mundo todo.

Praia de Cupe
Está localizada ao norte da Vila de Porto de Galinhas e é mais uma opção de lazer para quem visita a localidade.

São 4,5 mil metros de praia em torno do Pontal do Cupe, onde existem arrecifes que formam piscinas boas para banho. Nos trechos sem arrecifes, a praia tem muitas vezes ondas fortes e exige atenção redobrada dos banhistas. Por isso alguns surfistas costumam pegar ondas no local.

A Praia do Cupe concentra a maior parte dos hotéis e pousadas, diversos situados na beira mar.

Praia de Porto de Galinhas
Considerada 10 vezes a praia mais bonita do Brasil, a praia da vila de Porto de Galinhas é muito badalada no verão e é o ponto de partida para os passeios de jangadas que levam até as belíssimas piscinas naturais, que ficam somente a cinco minutos da praia. Ela tem as águas muito tranquilas, cristalinas e são perfeitas para curtir com a família e amigos.

É a praia do Nordeste mais conhecida no sul do Brasil e adquiriu fama internacional. São 4 km de praia de areia branca e batida, coqueiros, águas transparentes e mornas. Suas piscinas naturais oferecem, além do banho, a possibilidade de apreciar seus peixes coloridos. É a praia da moda e vem conseguindo conviver com a fama e o crescimento urbano. O crescimento turístico de Porto de Galinhas, obrigou os poderes públicos a dotá-la de infra-estrutura conveniente para atender a todos com o conforto necessário de dia e de noite.



Praia de Maracaípe
Praia de Maracaípe é conhecida como o paraíso dos surfistas, pois ele já entrou para o calendário nacional e internacional do surf em decorrência de suas águas claras e ondas fortes. É por isso perigosa para banho. Seu clima é jovem e descontraído. Maracaípe conquista o visitante por sua beleza natural e extensa rede de coqueiros.

O acesso por carro é possível através de uma estrada que acompanha a areia da Praia em quase toda sua extensão até a Vila de Todos os Santos onde se encontram bares e restaurantes, praticamente, a beira mar. Uma das regiões mais belas e menos exploradas de Porto de Galinhas, é onde acontece o encontro do rio e do mar. Não há como chegar lá de carro, apenas caminhando, e é até por isso que é uma área mais tranquila e com poucos turistas.

Praia da Enseadinha
A Praia de Enseadinha fica do outro lado do Pontal de Maracaípe e tem características semelhantes: arrecifes de corais, ondas fracas, vegetação de mangues.

É, em geral, uma praia deserta. Vale um passeio em grupo. Na maré baixa é possível atravessar a pé do Pontal até a Praia de Enseadinha.

Além desta forma de acesso a única outra possibilidade é a caminhada a pé partir da Praia de Serrambi.


Ponta e Praia de Serrambi
O nome desta praia surgiu a partir de um marisco que existia em abundancia chamado “Cernambi”. É uma praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. Existem 2 hotéis e 6 pousadas. Veja a busca de hotéis e pousadas.

O mar de Serrambi durante algum tempo esteve sob a mira dos caça-tesouros. Acreditou-se que, após quase 300 anos, tivesse sido encontrada uma das maiores preciosidades portuguesas naufragada na região. Em 1726, o Galeão Santa Rosa teria afundado no litoral sul pernambucano com uma carga de ouro avaliada entre R$ 1 bilhão a R$ 1,5 bilhão. Atualmente essa possibilidade parece ter sido descartada pois as peças encontradas nos destroços do navio se assemelham mais com as de um antigo veleiro de carga.

Praia de Cacimbas
Tem uma larga faixa de areia. É uma praia boa para banho nas marés baixas.

Apresenta uma formação rochosa rebaixada com a forma de uma cacimba com 50 m de largura e 1,5 km de extensão que deu origem ao nome do local.

Dentro, na maré alta, há uma piscina natural e pequenas grutas.

A região é ideal para quem busca um banho calmo. Possui um belo coqueiral.



Praia de Toquinho
É uma praia de areia fina e batida que fica quase numa península com ondas fortes do lado do oceano e águas calmas do lado do Rio Sirinha em que possibilita ancoradouros particulares de barcos.

A praia possui uma barreira de recifes semelhante à da praia de Muro Alto e que permite o encontro das águas do rio Sirinhaem com o mar. Possui também um belo coqueiral.

O acesso é através de uma estrada de terra a partir de Serrambi. Um condomínio fechado dificulta o acesso à praia, que é quase privativa do condomínio.


Outras Atrações

Igreja Nossa Senhora do Ó
A igreja tem esse nome por causa do padre Teixeira do Ó, responsável por construir a pequena capela cristã que acabou atraindo vários moradores para a região.

A história conta que a igreja mantinha uma imagem de Nossa Senhora grávida e, por isso, também é conhecida por Nossa Senhora do Parto.

Por não acharem que era possível a Virgem Maria estar grávida, fieis esconderam a imagem, que foi encontrada quase 200 anos depois.


Convento de Santo Antônio (Ipojuca)
O Convento de Santo Antônio, localizado no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, é um dos mais antigos do Brasil e foi fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época, Ministro Provincial da Custódia Franciscana. É considerado como um bem do patrimônio artístico e histórico, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1937.

Consta que naquele ano do século XVII, frei Leonardo, ao desempenhar pela segunda vez a direção da Província Franciscana do Brasil, promoveu a fundação simultânea dos conventos franciscanos do Rio de Janeiro, Recife e Ipojuca. Devido a importância religiosa do convento de Ipojuca, este foi alvo, durante décadas, de muitas romarias, representando um grande marco do povoamento do município. Dentre os frades mais ilustres falecidos no convento, esta o pernambucano João de Santa Ângela (-/1756), autor de quatro teses em latim, todas impressas em Lisboa, nos campos da lógica, física, metafísica e teologia.

Lendas: O convento é o único que possui a imagem de Jesus crucificado com as mãos para o alto, em uma cruz sem emendas. Saiba Mais


Engenho de açúcar
Uma usina (do francês usine), engenho de açúcar ou simplesmente engenho (do latim ingeniu) é, stricto sensu, a moenda de cana-de-açúcar. Lato sensu, designa todo o estabelecimento agroindustrial especializado na transformação da cana-sacarina em açúcar, melaço, aguardente de cana e etanol.

Engenho Gaipió
Um dos principais da região, o Engenho Gaipió está localizado na zona rural ipojucana e foi, por muito tempo, o lar de importantes personalidades de Pernambuco, como o ex-governador Ambrósio Machado da Cunha Cavalcanti. A casa-grande, construída em 1863, preserva os móveis ao estilo neoclássico e a decoração típica da sociedade do século XIX.

Engenho Canoas
O Engenho de Canoas foi um dos mais importantes do estado, onde são produzidos até hoje mel, rapadura e cachaça de forma artesanal. No espaço, acontecem todos os anos, no dia 12 de junho, a Festa de Santo Antônio, uma comemoração em homenagem ao santo padroeiro, que reúne fiéis de várias partes do país.

Engenho Massangana
Próximo a Ipojuca, localizado no Cabo de Santo Agostinho, o Engenho Massangana é um dos encantadores conjuntos arquitetônicos do século XIX. A propriedade apresenta um museu de móveis datado do mesmo período, situado no prédio principal, e a capela barroca de São Mateus. Nesses espaços, o escritor Joaquim Nabuco viveu boa parte de infância e iniciou sua luta abolicionista.

Passeio de Jangada
O passeio de jangada até as piscinas naturais é o mais procurado pelos visitantes. O horário de saída varia conforme a tábua de maré, portanto, é possível se ter uma previsão da saída, mas o horário exato só será anunciado no dia do passeio. A maré precisa estar abaixo de 0.5, caso contrário a visibilidade fica prejudicada. Confira aqui a tabela da tábua das marés. O melhor horário para ir até às piscinas naturais é 2 horas antes até 2 horas depois da maré mais baixa. O ponto de encontro com o jangadeiro será na praia central da Vila de Porto de Galinhas (só chegar lá que você já vai ver as jangadas dispostas uma ao lado da outra). As piscinas se formam próximas à areia, de modo que, na maré baixa é possível chegar caminhando em algumas delas.

No centro da Vila (na própria Praia da Vila), a Prefeitura de Ipojuca faculta aos turistas a opção de ir caminhando até algumas das piscinas naturais, gratuitamente. É preciso pegar uma senha e um guia acompanha um grupo de turistas. O tempo de permanência nas piscinas é limitado e a visita é somente contemplativa.

Passeio de bugue (buggy)
O segundo passeio mais procurado em Porto de Galinhas é o passeio de bugue, chamado de “ponta a ponta”.

O passeio (até 4 pessoas) dura em média de 6 horas e o bugueiro busca os passageiros nas pousadas/hotéis e de lá parte segue até a Praia de Muro Alto. Outras paradas são na Praia do Cupe e no Pontal do Maracaípe.

Assim, o roteiro do passeio de contempla as praias de Muro Alto, Cupe, da Vila e Maracaípe.


Gastronomia
A culinária de Ipojuca - PE foi influenciada diretamente pelas culturas europeia, africana e indígena. Diversas receitas originais provenientes de outros continentes foram adaptadas com ingredientes encontrados com facilidade na região, resultando em combinações únicas de sabores, cores e aromas.
São imperdíveis os pratos à base de peixes e crustáceos, além da tradicional carne de sol, carne de bode, queijo de coalho e a tapioca, que fica ainda mais saborosa acompanhada de um refrescante caldo de cana. E, para a sobremesa, as mais famosas iguarias pernambucanas: o Bolo Souza Leão e o Bolo de Rolo, reconhecidos como Patrimônio Imaterial do Estado.

Refinado e símbolo da cidade, o restaurante Beijupira tem em seu menu pratos premiados e famosos no mundo todo, que misturam frutas locais e pescados, com um design criativo e divertido. Um de seus pratos mais famosos é o Camarulu, que leva na receita camarão com mel de engenho e arroz com maracujá, uma experiência e tanto. A decoração é inspirada no clima local, feita com palha, barro, madeira, objetos rústicos da região, que combinam perfeitamente com o clima de praia do nordeste, já que ele fica à poucos metros do mar. Rua Beijupira, 90| Tel.: (82) 3298-6520 | Site

Vida noturna em Porto de Galinhas
A vida noturna em Porto de Galinhas oferece opções para todos os gostos. Para aqueles que curtem uma balada, a Birosca da Cachaça e a boate Lua Morena são ótimas opções, muito recomendadas por quem frequenta o local.

Calçadão
Chamada de Calçadão pelos nativos, a rua que tem acesso restrito a veículos é o “point” da vila. O lugar tem várias lojas, restaurantes e agências turísticas, e costuma ficar movimentado à noite. É um bom lugar para ver gente, comprar algumas lembranças para dar aos amigos e tirar fotos.

Além disso, caminhar pelas ruas da cidade e pelo centrinho à noite é sempre uma ótima opção, até mesmo porque a feira de artesanato atrai inúmeros visitantes após o pôr do sol, quando o clima está mais fresco e perfeito para caminhadas na cidade.


Cultura
A cidade possui diversos grupos culturais que seguem da cultura popular a cultura de massa, espalhados pelos bairros de: Nossa senhora do Ó, Ipojuca Sede, Camela, Serrambi, Porto de Galinhas e Maracaipe. A cultura do Município é vasta em sua diversidade com grupos de Maracatu, Orquestra de Frevo, Peixe-Boi-Maracatu, Ciranda, Coco, Quadrilha Junina, grupo de dança popular, etc...

Cultura Popular: Okun Jambá, Alfaias da Praia, Orquestra-Frevarte, Peixe Boi, Ciranda de Caicó, Coco de Dona Madá, Junina Flor do São João, Junina Quentão, Grupo Albatroz, Espaço Criativo.

Cultura de Massa: Nostra-Rua, Quadro em Branco, Despertarte, Kit-Dance, Malokas do Litoral, Lobos do Passinho.



Aspectos naturais

O Projeto Hippocampus é um centro ambiental que busca preservar e pesquisar sobre a vida dos cavalos-marinhos. O projeto já conseguiu levar mais de 100 mil filhotes de cavalos-marinhos para a natureza e oferece visitas guiadas com biólogos e veterinários.

Sala de Exposição
A sala de visitação do Projeto Hippocampus exibe aquários com cavalos-marinhos oriundos de ambientes naturais e espécimes nascidos e crescidos em nosso laboratório, além de outros peixes e invertebrados representantes da fauna marinha pernambucana. Nesse espaço, você visualiza os animais, realiza uma visitação com guia e assiste um pequeno vídeo Institucional (6 min) falando sobre a vida dos cavalos-marinhos.  Site - Saiba Mais

Relevo e clima
O relevo do município é composto por mar de morros.

O município tem clima tropical, do tipo Am, com verão quentes, cujas máximas podem alcançar os 35 °C. O inverno é chuvoso e ameno, com mínimas que descem a 16 °C em alguns dias. O município registra em média 2 144 mm de precipitação anualmente. A temperatura média é de 24,8 °C.

Fauna e flora
A vegetação é composta por mata atlântica.

Histórico
Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, que muitas vezes chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas-d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas. A partir do início da década de 1990, tornou-se um polo turístico. Isto gerou danos à vida marinha na região, obrigando o controle da atividade dos turistas a partir de 2014.

Ipojuca  é um município de Pernambuco, que pertencente à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião de Suape. É um dos integrantes da Região Metropolitana do Recife, distando cerca de 40 quilômetros ao sul da capital pernambucana.  A cidade de Ipojuca se destaca por possuir o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, impulsionado principalmente pelo turismo no seu litoral, com praias internacionalmente conhecidas, como: Porto de Galinhas, Cupe, Muro Alto, Maracaípe e Serrambí. Ainda possui um dos principais portos público do nordeste e um dos mais tecnologicamente avançados do país, abrangendo em seu território o maior estaleiro do hemisfério sul, o Estaleiro Atlântico Sul, responsável pela construção de navios petroleiros, gaseiros, conteineiros, de perfuração e plataformas offshore. Quando os holandeses invadiram Pernambuco, no século XVII, já havia diversos engenhos estabelecidos na região. Este local participou da resistência aos holandeses, sob a liderança do capitão-mor Amador de Araújo, em uma luta iniciada em 17 de julho de 1645. Dessa forma, Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do sistema colonial. Com dois portos - Suape e Porto de Galinhas - além da maior várzea de massapê da região, Ipojuca fazia parte do comércio colonial triangular. Porto de Galinhas ganhou esse nome porque era assim que eram comumente chamados os escravos chegados da África, naquele período. O nome do município é uma referência ao Rio Ipojuca, que banha seu território.

Localização
Localizada no município de Ipojuca e a 50 km de Recife, Porto de Galinhas é o principal pólo turístico do litoral sul de Pernambuco. 

Como chegar
Saia de Recife ou do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes por um trecho movimentado e duplicado da BR-101. Antes de Cabo de Santo Agostinho, pegue a PE-009 (duplicada e pedagiada) até Nossa Senhora do Ó, passando pela região do Porto de Suape. De Nossa Senhora do Ó até Porto de Galinhas são 11 km em pista simples em ótimas condições.

De Carro:
De Recife o principal acesso é pela BR-101, onde se pega a PE-060 até Ipojuca. A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, então, a BR-009, que passa próximo da praia de Muro Alto, Cupe e vai até o centro de Porto de Galinhas. Saindo do sul, o acesso se dá pela BR-101 e pela PE-060.

De Ônibus:
Ônibus para Porto de Galinhas saem da frente do Aeroporto Internacional do Recife e também do TIP (rodoviária) em vários horários. O trajeto entre o aeroporto e Porto de Galinhas é feito em ônibus tipo executivo, pela Viação Cruzeiro, que faz várias paradas do caminho (R$ 11).

Não há rodoviária em Porto de Galinhas e o desembarque do ônibus é feito próximo ao posto de gasolina. Converse com o motorista para saber qual é o ponto de descida mais próximo de sua pousada ou hotel.

De Avião:
Porto de Galinhas fica situado no litoral norte do Brasil, a quase 70 km de Recife, a capital do estado de Pernambuco. O aeroporto mais próximo é chamado de Gilberto Freyre, localizado em Recife, mais conhecido como Guararapes. E pode-se chegar a esse aeroporto de qualquer outro estado do Brasil.

Fonte:
https://www.ipojuca.pe.gov.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ipojuca

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.