Aparecida é conhecida como a capital da fé. Uma das maiores Basílica Católicas do Mundo, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Aparecida é conhecida como a capital da fé. Este nome lhe foi dado quando três pescadores acharam em suas redes de pesca a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que anos mais tarde se tornaria a padroeira do Brasil. Durante muito tempo, a cidade pertenceu ao município de Guaratinguetá. Aparecida é conhecida mundialmente e recebe anualmente pessoas vindas de todas regiões brasileiras com o intuito de fazer romarias, pedidos e agradecimentos a Santa. A Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Basílica Velha) foi inaugurada em 1745. A Matriz passou por várias reformas que foram registradas com datas cravadas em suas paredes externas. Com sua arquitetura barroca, a Basílica Matriz é conhecida pelos Pelegrino como a casa de Nossa Senhora Aparecida. Missa Ao VIVO link
A Basílica Nacional de Aparecida (Basílica Nova) começou a ser construída em novembro de 1955, mas só foi inaugurada em julho de 1980 quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. A Basílica Nova comporta até 75 mil pessoas, sendo considerada uma das maiores Basílicas Católica do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano. Dos sete milhões de romeiros que visitam, anualmente, Aparecida, grande parte passa pela Sala das Promessas do Santuário de Nossa Senhora da Aparecida. São milhões de gestos de louvor, de gratidão e de suplica a Nossa Senhora Aparecida, o Perpétuo Socorro do povo brasileiro. Sala das Promessas, complemento da Igreja Nova, muito visitada pelos romeiros; ela encontra-se no subsolo da Basílica. Sala das velas é acesa em um espaço especial, dentro do Santuário, chamado de "Capela das Velas". Uma forma de agradecer o favor recebido é acender a "Vela do Tamanho" e colocá-la nos suportes próprios, transformando a sala numa enorme "chama". Peregrinações com as estações da Via Sacra no Morro do Cruzeiro com 680 metros de altura oferece uma excelente vista da cidade e parte da região. O local é arborizado com gigantescas árvores, no percurso há 13 capelas em estilo neoclássico, antigas, que abrigam os passos da Via Sacra.
Cidade de Aparecida (São Paulo) É um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Paraíba Paulista, a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 170 km. Ocupa uma área de 121,076 km², sendo que 5,7 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2019 era de 36 157 habitantes. A cidade é popularmente denominada Aparecida do Norte em razão da construção da Estrada de Ferro do Norte (depois Estrada de Ferro Central do Brasil) na segunda metade do século XIX
Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida
A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. É a maior catedral do mundo, visto que a Basílica Vaticana não é uma catedral. Também é o maior espaço religioso do país, com mais de 143 mil m² de área construída ao longo de todo o Santuário.
A estrutura foi solenemente consagrada em 4 de julho de 1980, pelo Papa João Paulo II, quando ele visitou o Brasil pela primeira vez. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elevou a nova basílica a Santuário Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas pelos romeiros. Já recebeu a visita de três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
Em novembro de 2016, por decreto do Papa Francisco, a basílica foi elevada à dignidade de igreja-catedral da Arquidiocese de Aparecida, título transferido da igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá. O santuário é visitado anualmente por aproximadamente 12 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil. Em 2017, o santuário registrou 13 milhões de visitantes, o maior de sua história.
História
A Basílica Nova é a terceira igreja que foi construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A primeira foi iniciada em 1741 e inaugurada a 26 de julho de 1745; a segunda foi iniciada em 1844 e inaugurada em 24 de junho de 1888. O Santuário Nacional de Nossa Senhora é dirigido e administrado pelos Missionários Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor, desde 1894.
Em meados da década de 1940, os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos por redentoristas, perceberam a necessidade de se erigir um novo templo para devoção do povo para com Nossa Senhora da Conceição Aparecida: era preciso um espaço mais amplo, que comportasse mais pessoas. Dessa necessidade, surgiu a ideia de se construir não uma qualquer igreja maior, mas uma basílica. Benedito Calixto Neto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto, que foi pedido em forma de cruz grega. Em 1945, o então cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta levou ao Vaticano o projeto da, então, futura basílica, que foi julgado como brilhante pela comissão examinadora.
Também conhecida por "Basílica Nova", está construída sobre o Morro das Pitas, teve sua terraplanagem iniciada em 1952 e terminada em 1954. Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955,[5] pela Nave Norte, e seguiu para a construção da Torre Brasília que teve sua estrutura metálica doada pelo então presidente, Juscelino Kubitschek.
Terminada a torre, as obras seguiram para a cúpula central, depois, já em meados de 1972, para a Capela das Velas e para a Nave Sul, passando depois para as Naves Oeste e Leste, e as alas intermediárias, finalmente. A torre da Benedito Calixto de Jesus Neto.
Há uma passarela, denominada "Passarela da Fé", que faz ligação entre a igreja velha e a basílica ao qual possui 392 m de extensão, onde há fiéis que esse trecho percorrem de joelhos.
Honrarias
A Basílica de Aparecida, por três vezes, recebeu a Rosa de Ouro, uma das mais antigas e nobres condecorações papais.
A primeira, pelo Papa Paulo VI, em 1967, por ocasião do jubileu de 250 anos do aparecimento da imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sendo a entrega feita a 15 de agosto daquele ano.
A segunda, foi abençoada pelo Papa Bento XVI, em 18 de março de 2007, Domingo Lætare, e entregue a 12 de maio do mesmo ano, por ocasião de sua visita ao Brasil.
A terceira, foi dada pelo Papa Francisco, em 09 de outubro de 2017, pelo jubileu de 300 anos da aparição da imagem.
Infraestrutura
O Santuário Nacional possui uma ampla e completa rede de infraestrutura para receber tantas pessoas no decorrer dos dias e festas.
Achados e perdidos
Os objetos perdidos são encaminhados para a Secretaria Pastoral ou para a Central de Informações, onde poderão ser retiradas com prévia consulta. Quanto às pessoas que se perdem de seus acompanhantes ou grupos, existe o Ponto de Encontro, que dispõe de funcionários treinados e de um sistema de som. Entretanto, o Santuário orienta as pessoas no sentido de se organizarem a nível de família ou romaria e adotarem o Ponto de Encontro como referência comum; orienta também no sentido de visitas com crianças e idosos: identificá-los com um cartão contendo telefone de contato e informações que possam ser relevantes.
Acessibilidade
O Santuário Nacional dispõe de rampas de acesso ao templo e ao subsolo, elevadores para a visita do Mirante da Torre Brasília, pisos e rampas emborrachados e antiderrapantes, 58 vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, os banheiros possuem entrada independente para acompanhantes de pessoas com deficiência, 45 cadeiras especiais, corrimãos em duas alturas.
Ambulatório médico
Ao lado leste da Basílica, próximo à Passarela, existe um ambulatório para assistência de emergência ou de urgência, é um serviço gratuito e conta com médicos, enfermeiras e atendentes.
Centro de apoio ao Romeiro
Popularmente conhecido como Shoppinho, foi planejado para proporcionar comodidade, lazer e acolhimento. Possui uma grande praça de alimentação com vários tipos de restaurantes, 380 lojas em 36.000 m², quiosques, fraldário, caixas bancários, bebedouros, aquário, ponto de encontro e parque de diversões.
Estacionamento
O Santuário possui um pátio de estacionamento com capacidade para 2000 ônibus e 3000 automóveis particulares, e dispõe de socorro mecânico e seguro contra furto ou roubo de veículos, mas não se responsabiliza por pertences deixados no veículo.
Fraldário
Para favorecer as mães com crianças pequenas, a Basílica oferece dois fraldários. Um deles se encontra no subsolo e contém 10 berços e 16 trocadores e atende cerca de 300 crianças por dia. O outro está localizado no Centro de Apoio, na asa sul, e possui micro-ondas, duchas higiênicas, trocadores, aquecedores de mamadeiras entre outros serviços gratuitos.
Segurança patrimonial
A fim de proporcionar uma visita tranquila e segura, o Santuário conta com cerca de 200 agentes de segurança. 400 policiais militares, em média, reforçam em épocas especiais. Com um moderno sistema de câmeras, 48 equipamentos fixos e oito móveis, com monitoramento 24 horas/dia, interno e externo, observam a Basílica. Também viaturas e motocicletas que fazem rondas diuturnas, dentro dos muros do Santuário Nacional, colaboram com a vigilância.
Utilidades
No subsolo da Basílica, encontra-se a Sala das Promessas, o fraldário, banheiros, água potável, Capela dos Batizados, Salão dos Romeiros (espaço para refeições) e marcação de missas. Na Torre Brasília, o mirante (100m de altura), o Museu Nossa Senhora Aparecida e a central de informações. No Centro de Apoio, o ponto de encontro e central de informações. No setor externo, a Sala de Imprensa, a sala dos motoristas, a segurança patrimonial e o ambulatório.
Horário de Funcionamento do Museu
O Museu funciona de segunda a sexta, nos horários das 9h às 16h30. Aos sábados, o horário é das 7h às 18h e aos domingo é das 7h às 16h30.
Ingressos: Os ingressos custam R$10,00 para visita apenas ao Museu e R$15,00 para o Museu e para o Mirante e a Cúpula da Basílica Nova. Estudantes pagam meia entrada. Os ingressos podem ser comprados na hora, porém, se estiver muito cheio, será preciso agendar a visitação no site oficial.
Bondinho para ver o santuário de cima
Lá em cima, existe um mirante que você consegue visualizar toda cidade. Ele fica na mesma altura que o mirante da torre.
Horário de Funcionamento do Bondinho: O Bondinho funciona todos os dias das 9 horas da manhã até as 04:30 da tarde.
Ingressos: Os Ingressos para o bondinho podem ser comprados diretamente no local. O valor é de R$24,00 reais para adultos e R$12,00 para crianças de 6 a 12 anos ou idosos maiores de 60 anos.
Tal status se deve à importância cultural e histórica herdada do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, consolidada pela construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, erguida em estilo neoclássico.
A gama do Santuário Nacional abrange a Passarela da Fé, que tem 389 metros de comprimento e 35 metros de altura, liga a Basílica Velha ao novo templo e foi inaugurada em 1972; o aquário, com espécies tanto de água doce quanto salgada; o Centro de Apoio ao Romeiro, que é constituído por uma praça de alimentação e cerca de 380 lojas e está situado no estacionamento da basílica; e o bondinho da cidade, que liga a Basílica, na chamada Estação Santuário, ao alto do Morro do Cruzeiro, com uma extensão de aproximadamente 1 170 metros sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra e um desnível de 115 metros, tendo sido inaugurado em 25 de junho de 2014. O Morro do Cruzeiro é equipado com um mirante de 30 metros de altura em seu topo, também inaugurado em 2014, sendo marcado por esculturas que representam as estações da Via Sacra. Imagem: Bondinho de Aparecida, inaugurado em 25 de junho de 2014, com a Basílica e a cidade ao fundo.
Além do Santuário Nacional, o complexo turístico do município abriga ainda marcos como o Porto Itaguaçu, que foi estruturado em 1997 e marca o trecho do Rio Paraíba do Sul onde a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada; a Basílica Velha, com sua arquitetura barroca, que foi inaugurada em 1888 em substituição à primeira capela que abrigou a representação (esta construída em 1734); o Seminário Missionário Bom Jesus, construído no final do século XIX como um grande centro de formação religiosa, tendo abrigado os papas João Paulo II e Bento XVI durante suas estadias em Aparecida; e a Igreja São Benedito, inaugurada em 1918. O Mirante da Santa, situado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, tem 17,6 metros de altura e é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo.
Conforme já citado, a população municipal de cerca de 36 mil habitantes pode superar a marca de 140 mil em períodos festivos e com a ocorrência de festas religiosas. Dentre os eventos realizados na cidade, integrados ou não com as atividades do Santuário, cabem ser ressaltados o Encontro de Reis, em janeiro; o Carnaval, organizado em fevereiro ou março, com desfiles dos blocos carnavalescos da cidade e espetáculos musicais com bandas regionais; as celebrações da Semana Santa; a Festa de São Benedito, que é realizada desde o começo do século XX, em abril, com missas e procissões pelas ruas da cidade e gincanas envolvendo a comunidade e as escolas; o dia do Sertanejo, em maio, com celebrações religiosas especiais e espetáculos musicais com duplas sertanejas em homenagem às caravanas de viajantes com violeiros; e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em ocasião de seu dia comemorativo, em 12 de outubro, marcada por missas especiais e pela procissão do Porto Itaguaçu até a Basílica antes de amanhecer.
Feriados
Em Aparecida há quatro feriados municipais e oito feriados nacionais, além dos pontos facultativos. Os feriados municipais são a Sexta-Feira Santa, que em 2019 é celebrada no dia 19 de abril; o dia de São Benedito, em 28 de abril; o dia da Consciência Negra, em 20 de novembro; e o dia do aniversário da cidade, em 17 de dezembro. De acordo com a lei federal nº 9.093, aprovada em 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo quatro feriados municipais com âmbito religioso, já incluída a Sexta-Feira Santa.
Atrativos e eventos
Aparecida é um dos municípios paulistas considerados "estâncias turísticas" pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, garantindo uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de "Estância Turística", termo pelo qual passou a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.Tal status se deve à importância cultural e histórica herdada do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, consolidada pela construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, erguida em estilo neoclássico.
A gama do Santuário Nacional abrange a Passarela da Fé, que tem 389 metros de comprimento e 35 metros de altura, liga a Basílica Velha ao novo templo e foi inaugurada em 1972; o aquário, com espécies tanto de água doce quanto salgada; o Centro de Apoio ao Romeiro, que é constituído por uma praça de alimentação e cerca de 380 lojas e está situado no estacionamento da basílica; e o bondinho da cidade, que liga a Basílica, na chamada Estação Santuário, ao alto do Morro do Cruzeiro, com uma extensão de aproximadamente 1 170 metros sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra e um desnível de 115 metros, tendo sido inaugurado em 25 de junho de 2014. O Morro do Cruzeiro é equipado com um mirante de 30 metros de altura em seu topo, também inaugurado em 2014, sendo marcado por esculturas que representam as estações da Via Sacra. Imagem: Bondinho de Aparecida, inaugurado em 25 de junho de 2014, com a Basílica e a cidade ao fundo.
Além do Santuário Nacional, o complexo turístico do município abriga ainda marcos como o Porto Itaguaçu, que foi estruturado em 1997 e marca o trecho do Rio Paraíba do Sul onde a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada; a Basílica Velha, com sua arquitetura barroca, que foi inaugurada em 1888 em substituição à primeira capela que abrigou a representação (esta construída em 1734); o Seminário Missionário Bom Jesus, construído no final do século XIX como um grande centro de formação religiosa, tendo abrigado os papas João Paulo II e Bento XVI durante suas estadias em Aparecida; e a Igreja São Benedito, inaugurada em 1918. O Mirante da Santa, situado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, tem 17,6 metros de altura e é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo.
Conforme já citado, a população municipal de cerca de 36 mil habitantes pode superar a marca de 140 mil em períodos festivos e com a ocorrência de festas religiosas. Dentre os eventos realizados na cidade, integrados ou não com as atividades do Santuário, cabem ser ressaltados o Encontro de Reis, em janeiro; o Carnaval, organizado em fevereiro ou março, com desfiles dos blocos carnavalescos da cidade e espetáculos musicais com bandas regionais; as celebrações da Semana Santa; a Festa de São Benedito, que é realizada desde o começo do século XX, em abril, com missas e procissões pelas ruas da cidade e gincanas envolvendo a comunidade e as escolas; o dia do Sertanejo, em maio, com celebrações religiosas especiais e espetáculos musicais com duplas sertanejas em homenagem às caravanas de viajantes com violeiros; e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em ocasião de seu dia comemorativo, em 12 de outubro, marcada por missas especiais e pela procissão do Porto Itaguaçu até a Basílica antes de amanhecer.
Feriados
Em Aparecida há quatro feriados municipais e oito feriados nacionais, além dos pontos facultativos. Os feriados municipais são a Sexta-Feira Santa, que em 2019 é celebrada no dia 19 de abril; o dia de São Benedito, em 28 de abril; o dia da Consciência Negra, em 20 de novembro; e o dia do aniversário da cidade, em 17 de dezembro. De acordo com a lei federal nº 9.093, aprovada em 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo quatro feriados municipais com âmbito religioso, já incluída a Sexta-Feira Santa.
Pontos Turísticos
Santuário Nacional – Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Matriz Basílica – Marco religioso da cidade, a igreja, construída em 1745, em estilo barroco foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Passa por um minucioso processo de restauração que está lhe devolvendo suas características originais. É um dos monumentos mais visitados de Aparecida e considerado um símbolo de fé pelos devotos.
Morro do Cruzeiro – Ponto de peregrinação do município, marcado por esculturas que representam as estações da Via Sacra. Um dos mais belos atrativos da cidade, de onde se tem uma magnífica vista do Santuário Nacional.
Porto Itaguaçu – O local marca o ponto, no Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. O visitante pode ainda fazer um passeio de barco pelo rio.
Teleférico – Liga a parte baixa onde está localizado o Santuário Nacional à parte alta onde está localizada a Basílica Velha e vice versa.
Memorial Redentorista e Padre Vítor Coelho – Criado em 1910, o Memorial Redentorista resgata a história desta importante missão de fé, abrigando um museu, a Capela Memorial Redentorista e a Capela em homenagem ao Padre Vítor, conhecido como Apóstolo do Rádio, cujo processo de beatificação encontra-se em andamento.
Mirante das Pedras – Localiza-se no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80 m de altura.
Aquário – Com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta inclusive com uma piscina de tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.
Igreja de São Benedito – Palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do Vale do Paraíba, a igreja em homenagem ao padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas. O templo foi construído em 1918 e é decorado com anjos esculpidos pelo artista Chico Santeiro.
Seminário Bom Jesus – Criado para ser um grande centro de formação religiosa, o Santuário Bom Jesus ganhou destaque como atrativo turístico após hospedar Madre Paulina e os papas João Paulo II e Bento XVI. O magnífico edifício, erguido em 1895 em estilo.
Igreja de São Geraldo – Localizada na entrada do Porto Itaguaçu foi construída em 1926 e abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida por muitos anos.
Centro de Apoio ao Romeiro – Foi projetado para oferecer comodidade e conforto às compras e lazer dos romeiros, possui uma grande praça de alimentação e mais 380 lojas, onde se podem comprar todos os tipos de lembranças. Está localizado dentro do estacionamento do Santuário Nacional.
Passarela da Fé – Com seus 389 metros de comprimento e 35 de altura, a passarela que une a Matriz Basílica e o Santuário Nacional é um marco de Aparecida. Inaugurada em 1972, é ponto de visitação obrigatório na cidade.
Feira Livre – Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é um atrativo à parte na cidade, onde se pode encontrar de tudo um pouco, de artigos religiosos a lembranças do município.
Presépio – Localizado ao lado do Estacionamento do Santuário Nacional, abriga esculturas que reproduzem importantes fatos histórico-religiosos do nascimento de Jesus Cristo e outras representações, como o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas.
Mirante da Santa – Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, com 17,6 metros de altura, é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo.
Secretaria de Pastoral
Atendimento
Segunda a Sexta-feira: 7h às 18h
Sábado e Domingo: 6h às 18h
pastoral@santuarionacional.com
Marcação de Missa
Segunda a Sexta-feira: 8h às 17h30
Sábado e Domingo: 7h às 17h30
atendimento@santuarionacional.com
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta - 5h às 22h
Sábado abre 5h e fecha no domingo às 21h
(24h de sábado para domingo)
Horário de Missa
Segunda a sexta-feira:
6h45 | 9h | 10h30 | 12h | 16h | 18h
Terça-feira
16h - Missa da Saúde (Transmitida pelo Santuário ao Vivo)
Sábado:
6h30 | 9h | 10h30 | 12h | 16h | 18h | 20h
18h - Missa pela causa de Beatificação do Pe. Vitor
Domingo:
5h30 | 8h | 10h | 12h | 14h | 16h | 18h
OBS: A missa das 9h, acontece no Altar Central e as demais na Capela São José. Mas em virtude do movimento, poderá ocorrer a mudança de local.
Bênçãos: (ao final de todas as missas)
Horário da Consagração à Nossa Senhora
Segunda a Sexta-feira - 15h (Transmitido pela Rádio Aparecida e Santuário ao Vivo)
Mais informações:
(12) 3104-1694
Fontes:
https://www.a12.com/santuario/pastoral
http://www.aparecida.sp.gov.br/paginas/pontos_turisticos
0 comentários:
Postar um comentário