segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Alto de Santa Rita de Cássia - Turismo Santa Cruz - RN



A cidade de Santa Cruz é famosa no Rio Grande do Norte pelo turismo religioso devido ao Alto de Santa Rita de Cássia, um santuário com um monumento de 56 metros em homenagem à padroeira que é considerado a maior imagem católica do mundo. Mas o município - que fica a 115 quilômetros da capital, Natal - tem outros atrativos além do religioso.

A atividade do turismo religioso é o principal elo de desenvolvimento econômico da cidade. Desde a sua inauguração, o Alto de Santa Rita tem registrado mais de 100 mil visitas, chegando a contabilizar, em média, três mil visitantes a cada fim de semana. Número que triplica em datas especiais do calendário religioso, como Semana Santa e Natal. 

A Estátua de Santa Rita de Cássia está localizada no complexo turístico religioso localizado às margens da BR-226, no município de Santa Cruz, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É a maior estátua religiosa "católica" construída em concreto armado do mundo, superando a marca do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros.

Historia
A Estátua de Santa Rita de Cássia está localizada nas proximidades da BR-226 no município de Santa Cruz no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. A imagem tem um resplendor de 8 metros, com o corpo da Santa em concreto de 42 metros, sobre um pedestal de 6 metros, totalizando 56 metros. A estátua é significativamente maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro,que mede 38 m (incluindo o pedestal), maior que Estátua de São Francisco em Canindé no estado do Ceará, que mede 30,25 m e também maior que o Cristo de la Concordia, na Bolívia, que mede 40,44 (incluindo o pedestal).

É a maior estátua católica do mundo cuja estrutura é suportada por uma parede de concreto com apenas 8 cm de espessura em toda a sua extensão. A construção foi iniciada em novembro de 2007 e custou mais de R$ 6 milhões. A inauguração do monumento foi em 26 de junho de 2010 .

Os fundadores da cidade construíram a primeira capela em homenagem à Santa Rita de Cássia em 1825 e desde então ela é padroeira da cidade. A estátua faz parte do Santuário de Santa Rita de Cássia, administrado pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, na Arquidiocese de Natal. Com a construção desse ponto turístico a cidade começa a ser conhecida e assim atrai cada vez mais turistas. Anualmente, em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, mais de 60 mil pessoas costumam vir para a cidade em peregrinação.


Teleférico
Após a inauguração do Santuário, o Governo do Rio Grande do Norte projetou a construção de um teleférico ligando a Igreja Matriz de Santa Cruz ao Santuário de Santa Rita de Cássia. projeto para 2010.


Romarias de Santa Cruz RN


Romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos.

Romaria da Gratidão: Romaria no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, em que simboliza a celebração da elevação do terminal turístico-religioso Alto de Santa Rita em Santuário Católico, no dia 12 de Outubro, em comunhão com os festejos dedicados à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil;

Romaria de Santa Rita de Cássia: Durante os festejos da padroeira de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, entre os dias 13 e 22 de maio, com os grandes dias de movimentação aos domingos e no dia da padroeira, Santa Rita de Cássia, em 22 de maio, encerrando com uma procissão de 100 mil pessoas;



Santa Rita de Cássia: “O que é impossível aos homens é possível a Deus”

História de Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia, filha de Antonio Lotti e Amata Ferri Lotti nasceu em Roccaporena em 1381. Desde criança, a santa demonstrava seu desejo de viver uma vida em Cristo, acreditava no Amor pela Sagrada Família e, por isso, almejava constituir uma família. Seu pai, um juiz de paz, arrumou um casamento entre classes para a filha. No entanto, a moça acreditava que deveria casar por amor.

Conheceu nos mercados um homem, que salvou uma criança. Dias mais tarde o encontrou na casa de sua amiga Mancini, e o reconheceu: era Paulo. Paulo também se apaixonou por ela, contudo era filho de Ferdinando Mancini - um dos cavaleiros mais ricos e poderosos da região, que gostaria que seus filhos fizessem casamentos que favorecessem os negócios da família. Ela pediu a intercessão de Jesus, que seu amor fosse possível. Esse é o primeiro milagre: Santa Rita e Paulo casaram-se, mesmo vindo de classes distintas.

Teve uma vida conjugal difícil, devido aos hábitos da nova família e ao caráter violento do marido. Com seu empenho e orações, conseguiu convertê-lo. Viveram anos como camponeses. Após a morte do marido, vítima de assassinato, por traição do chefe do feudo. O pai de Paulo, Ferdinando Mancini, o sogro de Santa Rita levou os garotos, para lhes ensinar a batalhar, a fim de, posteriormente, vingarem a morte do pai. Na hora da batalha, foram pegos em emboscada. Com o objetivo de protegê-los, a santa os enviou para um convento distante. Contudo, as freiras abrigavam leprosos, que transmitiram sua doença aos filhos da Santa, os quais não sobreviveram.

Viúva e sem os filhos, manifesta a vontade de ingressar no mosteiro das irmãs Agostinianas, que só aceitavam jovens solteiras. Ficou muito tempo refugiada na casa dos sogros. Ainda assim, começou a cuidar de doentes de lepra e a curar enfermos.

Então, numa noite, Santa Rita dormia, quando ouviu uma voz chamando: Rita. Rita. Rita.

Ela abriu a porta e estavam ali, São Francisco, São Nicolau e São João Batista. Eles pediram que ela os seguisse e depois de andarem pelas ruas, os santos desapareceram e Rita sentiu um suave empurrão. Ela caiu em êxtase e, quando voltou a si, estava dentro do mosteiro, estando este com as portas trancadas. Então as freiras não lhe puderam negar a entrada. Rita viveu ali por quarenta anos.

Cinco meses antes da morte de Rita, um dia de inverno com a temperatura rígida e um manto de neve cobria tudo, uma parente lhe foi visitar e antes de ir embora perguntou à Santa se Ela desejava alguma coisa, Rita respondeu que teria desejado uma rosa da sua horta. Quando voltou a Roccaporena a parente foi à horta e grande foi a sua surpresa quando viu uma belíssima rosa, a colheu e a levou a Rita.

Assim Santa Rita foi denominada a Santa da “Rosa” e dos impossíveis. Santa Rita antes de fechar os olhos para sempre, teve a visão de Jesus e da Virgem Maria que a convidavam no Paraíso. Uma monja viu a sua alma subir ao céu acompanhada de Anjos e contemporaneamente os sinos da igreja começaram a tocar sozinhos, enquanto um perfume suavíssimo se espalhou por todo o Mosteiro e do seu quarto viram uma luz luminosa como se fosse entrado o Sol. Era o dia 22 de Maio de 1447. Santa Rita de Cássia foi beatificada 180 anos depois da sua subida aos céus e proclamada Santa após 453 anos da sua morte.

Esta foi um exemplo de vida religiosa, com suas orações e suas mortificações. Ela se devotou especialmente a cuidar de irmãs doentes e a aconselhar pecadores. Por 14 anos, até sua morte, trouxe na testa um estigma, associando-se, assim, à paixão de Cristo.

São-lhe atribuídos tantos e tão extraordinários milagres que é tida como "advogada das causas perdidas e a santa do impossível". É também protetora absoluta das mães e esposas que sofrem pelos maus-tratos dos maridos.

Cidade
Santa Cruz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se a 114 km da capital do estado Natal, a qual se liga através da BR-226. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 39 355[5] habitantes. Abriga a Estátua de Santa Rita de Cássia, maior estátua religiosa da América Latina.

Além da imagem, o complexo “Alto de Santa Rita” conta com capela, auditório para 225 pessoas, restaurante, lanchonete, banheiros, estacionamento e salas para pequenos socorros. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz.

Como o pátio tem capacidade para 2 mil pessoas, os párocos da cidade estiveram orientando os fiéis da cidade a darem lugar para os romeiros no primeiro dia dos festejos. Para acolher com segurança os visitantes, uma estrutura foi montada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu).

A vegetação é formada pela caatinga hipoxerófila, com plantas de pequeno porte, resistentes à seca, algumas apresentando espinhos. Entre as espécies mais encontradas estão o angico, a aroeira, a braúna, a catingueira, o juazeiro, o mandacaru, o marmeleiro e o umbuzeiro.

O clima de Santa Cruz é semiárido quente, com temperatura média anual de 24,8 °C


Gastronomia
A culinária potiguar ou culinária do Rio Grande do Norte (ou ainda culinária norte-rio-grandense) influenciada pela colonização portuguesa e pela cultura indígena está basicamente divida em duas partes: a dos frutos do mar (pelo fato do estado estar localizado no litoral e pela sua localização geográfica privilegiada) e a dos produtos da terra (aquelas que derivam da atividade pecuária), sem falar dos pratos feitos com produtos da terra como a tapioca, milho verde, coco, etc. e do sucos e doces de frutas tropicais como manga, maracujá, mamão, caju, cajá, mangaba, entre outras.

Comidas típicas

A linguiça do sertão é bem típica na cidade Santa Cruz do interior no Nordeste. Ela é amplamente fabricada e consumida, mas somente em restaurantes menores você conseguirá experimentá-la. Ela possui um sabor bem diferenciado da linguiça convencional e também é feita artesanalmente.

Doces
Os doces típicos regionais de fabricação caseira: doce de leite, de coco verde, de frutas tropicais (caju, goiaba, manga, banana, mamão). Encontrado em todas as regiões do Estado.

Clima

A parte interiorana do Estado apresenta uma média de temperatura mais elevada (algo em torno de 26°C a 29°C), e os índices pluviométricos na região são baixos e não superam os 800 mm ao ano.

O clima de Santa Cruz é semiárido quente, com temperatura média anual de 24,8 °C e baixo índice pluviométrico, cuja média é de apenas 532 milímetros (mm) anuais, sendo março e abril os meses de maior precipitação. Nos meses mais quentes, as temperaturas máximas chegam a 31 °C durante o dia, enquanto na época mais fria as mínimas podem ficar abaixo dos 20 °C.


Projetos em andamento...

Implantação do Teleférico

O teleférico fará parte do complexo Alto de Santa Rita, que oferece ainda auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A cidade será a primeira a possuir esse tipo de bondinho no RN, que já pode ser transportado da Suíça, país de sua fabricação, ao Rio Grande do Norte.

O teleférico do município de Santa Cruz. “Santa Cruz é um dos destinos religiosos mais procurados do Estado, graças à maior imagem católica do mundo que temos o orgulho de abrigar. O teleférico vai potencializar essa atividade turística, movimentando a economia de toda a região”,



Fontes:
https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/rio-grande-do-norte/atrativos/santa-cruz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Cruz_(Rio_Grande_do_Norte)
http://www.riograndedonorte.net/conheca-o-projeto-do-teleferico-de-santa-cruz/
http://japinaweb.com/governo-quita-valor-para-compra-do-teleferico-de-santa-cruz-rn/

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.