sábado, 3 de agosto de 2019

Motivações para o turismo



O turismo visa uma inter-relação do homem, com o meio onde vive, sua cultura e seus valores, pois ao desprezar essa relação, quebra-se o encanto e o prazer de se consumir turismo.

O turismo é uma atividade que envolve a produção e consumo de bens e serviços em quase todos os lugares do mundo, envolvendo a economia local, fazendo elevar a circulação de dinheiro/divisas, trazendo uma melhoria na qualidade de vida da população local, pois todos os que viajam, seja lá pôr qual motivo ou objetivos, realizam um deslocamento físico e espacial e este é revertido em gastos e lucros.

O turismo também envolve diversas motivações de viagens. Há aqueles que viajam em busca de novos conhecimentos, de descanso, de cura, de negócios, etc. Há também os que viajam sozinhos, em grupos. Todo esse processo requer que o destino turístico esteja preparado para recebê-lo de maneira eficiente, com qualidade e profissionalismo.
O turismo é uma atividade de prestação de serviços, que movimenta outros setores da nossa economia, que dinamiza a localidade, valoriza as manifestações culturais e faz ressurgir outras, na decorrência, em alguns casos, da atividade turística, gera empregos diretos e indiretos. Quando a atividade turística se desenvolve, outras atividades econômicas crescem paralelamente.

Não devemos considerar o turismo como um comércio, pois com esse pensamento pode-se cometer crimes contra a humanidade e a natureza, pois o turismo visa muito mais o realizar sonhos e desejos de paz, harmonia e felicidade do turista, do que só visar lucro. Andrade (1998), diz que: “Antes de qualquer disposição teórica a respeito do turismo, do turista, dos recursos humanos e dos equipamentos considerados turísticos, deve-se estabelecer o seguinte princípio: o homem, o espaço e o tempo constituem os três pré-requisitos para qualquer reflexão equilibrada a respeito do fenômeno, cuja anatomia conjuntural e sintônica compõe-se de modo compulsório, porque sem sua tríplice existência e sua permanente concorrência não há possibilidade alguma de existir lógica e ontologicamente, qualquer manifestação do fenômeno turístico”.

Percebe-se que há a necessidade de se analisar os locais turísticos. Esses irão despertar o desejo de consumo. Por isso, é necessário que haja uma preocupação nos locais turísticos, de reciclagem e redimensionamento, de maneira constante, para manter e/ou melhorar suas possibilidades nas dimensões de recepção, ocupação, entretenimento e prestação de assistência eficiente a todos os visitantes que chegarem para usufruir de seus potenciais naturais ou artificiais, por desejo ou necessidade.
Deve-se levar em conta que não se estando modernos ou atualizados no que diz respeito a equipamentos turísticos, pode-se não ter um receptivo bem aproveitado. Levando o homem turista a não permanecer um tempo maior nessa localidade e/ou região turística.

Andrade (1998), afirma que: “O setor turístico oferece oportunidades de boas alternativas aos empresários que nele investem ou desejam investir, desde que planejem com critério e se estabeleçam em locais convenientes, tanto pela qualidade da oferta e sua especificidade quanto pelo volume da demanda. O sucesso, no entanto, depende muito da qualificação do potencial, dos equipamentos e dos serviços oferecidos ou à disposição do público”.

O turismo tem uma visão de negócio positivo e lucrativo, que envolve dinheiro/divisas para o mercado interno. Mas, também busca sempre a qualidade, a mãode-obra especializada, os equipamentos modernos e atualizados. Os empresários que desejem permanecer no mercado devem ter a preocupação em planejar, selecionar o ramo de sua atividade, ter uma boa administração e uma visão de que as pessoas que viajam, procuram sempre utilizar equipamentos comerciais do setor turístico. O que vem favorecer e garantir o sucesso dos meios de hospedagem, alimentação, entretenimento, lazer. Pois os turistas, viajantes, os clientes, desejam sentir-se entre amigos, pessoas que possam lhes proporcionar: segurança e conforto, para sentirem-se como se estivessem em suas residências, podendo assim descansar, distrair, e relaxar. Assim sendo, temos o turismo como uma atividade que pode unir e reunir pessoas de diferentes culturas, classes sociais, mas que buscam o mesmo desejo, a mesma motivação. A de buscar novos conhecimentos, buscar cura física e/ou espiritual, descanso ou até mesmo por política.

Andrade (1998), diz: “As modalidades turísticas existem porque há valores inerentes às formas convencionais e às realidades intrínsecas da própria maneira de ser do turismo. No entanto, as diversas motivações de viagens e, consequentemente, os diversos tipos de turismo existem por causa da diversidade de modos de educação, da desigualdade de níveis pessoais, grupais e do próprio poder aquisitivo, além da diversificação etária, das oportunidades e das necessidades atendíveis”.
O fenômeno turismo desencadeia diversos tipos de turismo e motivações: o de férias (busca-se o lazer), o cultural (novos conhecimentos), de negócios (novos empreendimentos), desportivo (representação em competições esportivas), saúde (cura), religioso (paz espiritual) e etc. Esses diversos tipos de turismo ou motivações turísticas estabelece-se pelas diferentes culturas, educação e atém mesmo pelo poder aquisitivo dos turistas. Mas que favorece a diversidade de atividades turísticas que devem estar bem planejadas, a fim de receber os diferentes grupos e públicos.

A beleza do turismo está em estabelecer essa relação de maneira profissional, capaz de atender a diferentes motivos de viagens e realizar de modo eficiente a essas expectativas. Os turistas que viajam por férias, buscam um repouso a que fazem juz, pois trabalharam ou estudaram e nesse momento merecem usufruir desse descanso de maneira a realizarem seus desejos de lazer e prazer, recuperando-se e recompondo suas energias para que no retorno, possam contribuir positivamente em suas atividades profissionais ou educacionais. Os que viajam em busca de satisfação cultural, encontram nas emoções artísticas, científicas, de formação e de informação, o objetivo para sua realização interior. Pois o turismo cultural se expressa pela motivação do viajante em conhecer, pesquisar e analisar dados de diversas culturas e lugares. Esse turismo pode ser científico ou um turismo de congresso ou de convenções, pois são caracterizados pelos interesses pessoais para com as
fontes e os objetos das ciências, os objetivos profissionais-culturais, técnico-operacional, de aperfeiçoamento ou atualização.

Os que viajam a negócios, utilizam os meios de hospedagens, de alimentação e de lazer, para conhecer novos mercados, estabelecer relações comerciais, adquirir novas tecnologias. Isso favorece a atividade turística, pois a demanda é significativa e constante. Os turistas desportivos exercem atividades específicas, pois suas viagens destinamse ao acompanhamento, desempenho e participação em eventos desportivo, em seu país e/ou outros países. Os turistas da saúde buscam um melhor funcionamento do seu físico e psíquico. Utilizam a atividade turística geralmente em estâncias climáticas e hidrominerais. Essa demanda é estável nos receptivos durante quase todo o ano, pois esses turistas se apegam a essas localidades por receberem atenção, carinho, sossego e amizade. O turista religioso, viaja para uma satisfação espiritual, expressando sentimentos místicos, de fé, de esperança e caridade, relacionadas a religiões. Eles podem fazer turismo de forma individual ou em grupo, irá variar de acordo com os objetivos religiosos. O homem que é um ser que vive em busca constante interior, de felicidade, de intelectualidade e até mesmo por puro desejo de consumo, consegue reunir uma variedade de motivações para consumir turismo. Com isso é necessário que o homem tenha junto a suas motivações, o desejo de preservação e conservação do produto turístico, para que não só ele, mas outros possam realizar os seus desejos nessas localidades turísticas.
O desejo de evasão do homem é prioridade para a realização de novas conquistas em diversos lugares, por vontade própria, por seu interesse, seu tempo disponível e sua situação financeira. No desejo de conquistas, o homem consegue livrar-se do ambiente em que vive e buscar de forma temporária ou até definitiva outros ambientes que o faça ter paz e felicidade.

A necessidade de evasão, se realiza na busca que o homem tem de trocar o seu ambiente, de conquistar novas relações sociais, conhecer novos amigos, de crescer interiormente, de dinamizar sua vida, de promover mudança em sua vida ou mesmo quando ele (homem) sente que precisa de uma reciclagem de valores, conceitos ou estratégias de vida.
O espírito de aventura é outra motivação que o homem utiliza para buscar inovações em seus programas, fazendo com que o seu espírito aventureiro encontre diferenciadas atividades, mas com segurança e responsabilidade.A aquisição de status, é uma motivação que merece atenção. O turismo não é uma prática constante na vida de todas as pessoas. Por isso em determinadas ocasiões pode vir a ser uma maneira de conseguir uma colocação melhor na vida profissional e até mesmo pessoal.

A necessidade de tranquilidade. O turismo vive e sobrevive por si só de maneira a proporcionar paz, tranquilidade, felicidade. Andrade (1998) mesmo diz: “é a própria indústria da paz e do bem-estar”. Não há turismo na insegurança, nem nos temores políticos, naturais, em regiões onde ocorra intranquilidade e inquietação. A motivação cultural - o turismo integra pessoas e as faz participar de maneira ativa e passiva de um processo cultural em diversos países e lugares. O homem no seu desejo e na sua necessidade de adquirir e transmitir cultura, utiliza de modo positivo a atividade turística para a realização do seu desejo cultural, devendo preservar, observar e respeitar as diferentes culturas, para que não haja problemas de aceitação, tornando-se difícil a existência de aculturação.
A motivação comercial - o desejo do homem em possuir, adquirir, consumir melhores bens, o leva a situações diversas, que de acordo com a sua necessidade de aquisição, o faz viajar para apenas fazer compras, adquirir o que a localidade turística pode oferecer de souvenirs, trabalhos artesanais ou produtos regionais, que venham comprovar a existência de sua viagem.

A OMT (Organização Mundial de Turismo), conceitua o turismo como “qualquer deslocamento voluntário e temporário do homem para fora de sua residência habitual por uma razão diferente que a de exercer uma atividade remunerada. Esse período fora do domicílio habitual dever[a ser superior a 24 horas, simplificando, pelo menos um pernoite e um período máximo de até 90 dias. Contrariamente, segundo a OMT, a pessoa efetuaria apenas uma viagem recreacional”.
Percebe-se em uma visão simples, que o turismo, possa ser uma simples deslocamento do homem para fora de sua residência, por um determinado espaço de tempo, não sendo inferior à 24h e nem superior à 90 dias. Analisa-se então, que turismo deve ser mais abrangente, pois envolve desejos, motivações, equipamentos turísticos, desenvolvimento e crescimento sócio-econômico-cultural de uma localidade. Portanto, deve ser visto como uma atividade capaz de melhorar as condições de vida de uma comunidade, valorizar sua cultura e preservar o meio que nela existe. O turismo é um
fenômeno econômico, que se bem planejado e organizado, eleva a auto-estima e gera empregos de forma compensatória. Portanto, é preciso preocupar-se em realizar os desejos dos turistas de maneira eficaz e satisfatória dentro do prazo que for estabelecido de permanência.

Andrade (1998), diz: “Assim, analisadas as modalidades e definidos os tipos de turismo, faz-se necessário uma reflexão, ainda que rápida, a respeito do conjunto de formas através das quais as pessoas exercem as várias modalidades e os diferentes tipos de turismo. Segundo as sistematizações existentes, aceitas pelos estudiosos e especialistas, existem as seguintes formas de turismo: turismo individual, turismo organizado, turismo social, turismo intensivo ou estacionário, turismo extensivo e turismo itinerante”.
As motivações para se fazer turismo são muitas, diferem de pessoas, de grupos, mas tem um sentimento positivo, valoriza, personaliza, diferencia e estrutura o homem em sua vida. Pois, no momento em que realiza seus desejos e anseios, o homem sente-se feliz e já planeja novas viagens em busca de novas realizações.
Andrade (1998), afirma: “Possuidor de desejos, dotado de vontade livre e com possibilidades de satisfazer suas curiosidades e necessidades naturais, o homem sempre procura responder às estimulações e às motivações externas que o convidam ou impelem a ações diversas daquelas nas quais se empenha, de modo costumeiro ou quase permanente.
O cotidiano pode ser muito bom e excepcionalmente proveitoso, mas também cansativo e saturante, a ponto de levar indivíduos e grupos à procura dos mais diversos substitutivos - mesmo que temporários -, de variáveis e de alternativas diversas, em busca de sua felicidade ou de alguma coisa que possa representá-la”. O dia-a-dia do homem, seus problemas, sua adversidade e suas lutas por conquistas, o faz sentir-se cansado, exausto, responsável por sua existência, sua origem e causas. Tudo isso o leva a esquecer-se de que ele também faz parte de um universo que pode lhe proporcionar paz, felicidade e ritmar suas ações para alcançar seus desejos e metas.

O turismo é um segmento sério e desejável, que une e reúne grupos que buscam diversos objetivos e desejos em diversos locais turísticos. Esses locais, que detêm vocação turística, de acordo com os valores e/ou os objetivos de quem os analisa, sofrem a infelicidade de um estigma (eu, como turista, que destruo e não valorizo e descaracterizo a localidade visitada) ou a felicidade de uma benção (eu, como turista que preservo, respeito e valorizo a localidade visitada), em geral não apresentam grandes índices de progresso em sua capacidade receptiva, nem seus dirigentes demonstram disposições de aumentá-la, afim de preservar as tradicionais sistemáticas de relação entre oferta e demanda e não correr o risco com o crescimento excessivo da oferta. Essa visão pouco ampla e abrangente do setor empresaria (em consequência da incapacidade ou descaso do poder público para com o turismo), faz com que o turista e o próprio morador da localidade em muitos casos percam a vontade de preservar e respeitar a sua localidade, que é um produto turístico.
Não pode o turismo ser visto só como fonte de renda. Mas sim, como um segmento econômico, capaz de fazer crescer o mercado produtor, gerando novos empregos, mais oportunidades, proporcionando às localidades turísticas, crescimento e desenvolvimento sustentável. Pois só assim, o turista poderá estabelecer uma relação fiel, duradoura e feliz com o lugar/lugares, que conseguem atender de forma eficaz e profissional todos os seus desejos e aspirações.

Por: Djanira Nunes Barbosa
Faculdade Machado de Assis
Santa Cruz - Rio de Janeiro - RJ.

BIBLIOGRAFIA:
ANDRADE, José Vicente de. Turismo Fundamentos e Dimensões: Belo Horizonte, Ática,
 1998.
OMT. Desenvolvimento de Turismo Sustentável: Manual para Organizadores Locais. 1. Ed. Brasília:
Embratur, 1998.

Postagens Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
  • Ficha catalográfica para livros e afins do Turismo

    Ficha Catalográfica - Livros e afins do Turismo| Uma ficha catalográfica é um registro bibliográfico padronizado que contém informações descritivas sobre uma obra, incluindo autor, título,...
  • Estação Ecológica da Serra das Araras | Parques do Brasil

    Na borda norte do Pantanal matogrossense existe um corredor de montanhas de topos planos formado há milhões de anos: a Província Serrana. Num pequeno trecho desta serra, entre os municípios de Porto...
  • Parques nacionais do Brasil - (Parques, Florestas e Reservas naturais do Brasil.)

    O Brasil possui, atualmente, 73 parques nacionais, uma das categorias de unidades de conservação de proteção integral da natureza definidas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da...
  • Livros de Turismo - Biblioteca Digital

    Biblioteca digital Livros de Turismo - Blog de TurismoBiblioteca digital (também conhecida como biblioteca online, biblioteca eletrônica, ou mediateca, é a biblioteca constituída por documentos...
  • Glossário de Termos TURISMÓLOGO

    Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área do turismo? Então consulte o nosso glossário!Glossário de Termos AcadêmicoGlossário de Termos AcessibilidadeGlossário de Termos Alfabeto...
  • Conceitos e Definiçoes do Turismo - Blog Ciência do Turismo

    Para padronizar o uso de alguns dos termos e melhorar o entendimento sobre todos os processos, disponibilizamos este post com os Conceitos e Definições mais relevantes no turismo. Continue a leitura...
  • Turismo - Filmes para inspirar sua próxima viagem. dica da Equipe Ciências turismo

     Os filmes sempre nos inspiram e nos influenciam, até porque a vida imita a arte. Quando se trata de viagem, a vontade de fazer as malas e sair correndo é ainda maior, porque além de um bom...
  • Saudação de boas-vindas em diferentes idiomas ao Blog Ciência do Turismo

     Seja muito bem-vindo ao nosso local de trabalho! Que suas experiências profissionais sejam tão produtivas quanto a aventura e qualidade de vida que terá aqui conosco. No Blog disponibilizaremos...
  • Contado Ciência do Turismo

     Se você deseja entrar em contato com o Blog Ciência do Turismo para sugestões de pauta, propostas comerciais e quaisquer outros assuntos relacionados ao site. Fique à vontade, a casa é...
  • Grupo no WhatsApp - CIÊNCIA DO TURISMO BLOG ( código QR)

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do TurismoBlog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo! Quem somos...

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!Guiados pelo objetivo em comum de disseminar o conhecimento, especialmente no contexto universitário, a fim de transcender os limites epistêmicos e...
  • Florianópolis - Beleza singular Brasileira. Turismo Santa Catarina Br

    Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas...
  • Parque Nacional do Superagui - Turismo em Guaraqueçaba PR

    Localizado no litoral paranaense, o Parque Nacional do Superagui protege belíssimas paisagens de restinga, manguezal e floresta, emolduradas ao longe pelas montanhas da Serra do Mar, de um lado, e...
  • O que é Circuito turístico? - Estudo do Turismo (Circuitos Turísticos)

    Os Circuitos Turísticos são entidades sem fins lucrativos que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo. Cabe aos Circuitos Turísticos o papel de articular as entidades públicas,...
  • Comitê Global de Crise da OMT discute reativação do turismo mundial

    Governo Federal participa, de forma online e presencial, da 113ª Reunião do Conselho Executivo da OMT. O Ministério do Turismo e a Embratur participaram, nesta segunda e terça-feira (18 e 19.01), da...
  • Parque Nacional do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu PR

    Criado em 1939 e dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes de vários lugares do...
  • MTur estuda criação da primeira Escola Nacional de Turismo em Alagoas

    A convite da prefeitura de Maceió, comitiva da Pasta esteve na capital alagoana para discutir o formato e a operacionalização do empreendimento. A primeira Escola de Turismo do Brasil deve ser...
  • Parque Nacional Viruá - Turismo em Caracaraí RR

    O Parque Nacional do Viruá foi criado em 29 de abril de 1998, em atendimento a compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica. Localizado no município de Caracaraí,...
  • Políticas Públicas em Turismo - O papel do setor público no desenvolvimento turístico.

    O turismo é um setor bastante amplo e multidisciplinar, por isso necessita de ações que visem a seu desenvolvimento coerente e adequado, por vez, almejado intrinsecamente de um planejamento perspicaz...
  • Trabalho de Campo - Estudo do Turismo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.

    Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho...
  • Brasil - Índice de atividades turísticas cresce 7,6% em novembro, aponta IBGE

    Alta na movimentação econômica do setor é registrada pelo sétimo mês consecutivo no país. Nove das 12 unidades da Federação onde o índice é investigado apresentaram alta. O índice de...
  • Fundamentos do Lazer - A relação entre turismo e lazer

    O lazer é um dos fatores ma1s constantes que tem influenciado no desenvolvimento social da humanidade. O Lazer, que vem do latim ‘licere’ – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como...
  • MTur lança cartilha com os principais programas e benefícios ofertados pela Pasta

    Documento digital tem o objetivo de ampliar o acesso às informações e a adesão dos prestadores de serviços turísticos. A fim de facilitar o acesso e o entendimento dos prestadores de serviços...
  • Parque Nacional Restinga de Jurubatiba - Turismo em Macaé RJ

    O Parque Nacional da Restinga da Jurubatiba (ou PARNA de Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema...
  • Turismo de Negócios - Vantagens e orientações

    O turismo de negócios pode ser considerado um conceito relativamente novo. Afinal, há alguns anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. Entretanto, para as indústrias de hotelaria,...
  • Governo recebe propostas para concessão de parques do Sul com investimentos de R$ 260 milhões

    O Governo Federal abriu, nesta segunda-feira (11.01), seis propostas de empresas interessadas na concessão dos Parques Nacionais de Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC). Com um lance mínimo de...
  • Destinos Turísticos Esportivos Brasileiros - Turismo Esportivo

    Esportivo - Turismo de EsporteO Brasil é repleto de paisagens lindas, diversas, com cultura e culinária própria nos quatro cantos do país. Aqueles que se consideram mais radicais e destemidos podem...
  • Parque Nacional do Itatiaia - Turismo em Itatiaia RJ

    O Parque Nacional do Itatiaia faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade...
  • Turismo Esportivo: Renda, Educação e Lazer

    Analisar o homem e seus movimentos seja pelo lado de deslocamento como pela realização de atividades físicas, em qualquer circunstância pode ser um instigante e expressivo exercício na busca pela...
  • Turismo e Gestão Ambiental - Ações "socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas".

    A proteção do meio ambiente tornou-se um dos grandes desafios atualmente para todos os setores, e a atividade turística por ser uma prestadora de serviços, geradora de impactos positivos quanto...
  • A potencialidade do Brasil em turismo de natureza - “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”

     “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”, reforça ministro do Turismo. Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Gilson Machado destacou a abundância de destinos de...
  • Ministério do Turismo e UFT vão ofertar capacitação para Guias de Turismo em atrativos culturais

    Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins vão ofertar capacitação gratuita para Guias de Turismo que atuam nos 10 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país e no Distrito...
  • Parque Nacional do Alto Cariri - Turismo em Guaratinga

    O Parque Nacional do Alto Cariri é um parque nacional brasileiro, localizado na Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 19.264 hectares, protegendo remanescentes de Mata Atlântica da...
  • Estudo do turismo - Abordagens básicas

    Uma preocupação bastante atual é a problemática que envolve as variáveis ambiente e sociedade. A idealização de qualquer projeto seja de construir hotéis, resorts, até mesmo projetos de abordagem...
  • Floresta Nacional do Aripuanã - Turismo no Mato Grosso

    A floresta está no bioma amazônico. Possui grande riqueza biológica, com pelo menos três espécies de primatas e duas de aves descobertas na década anterior à sua criação. A vegetação é principalmente...
  • Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba PARNA - Turismo no Piauí PI

    O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaiba preserva uma rica fauna dentro de extensa região, ainda remota do nosso país. É uma das maiores e mais conservadas extensões de cerrado do Brasil, três...
  • Parque Nacional Grande Sertão Veredas "O Oásis do Sertão" - Turismo em Chapada Gaúcha

    O Parque Nacional Grande Sertão Veredas tem uma área de 230.854,42 hectares. O Parque foi criado em maio de 2004, e o nome é uma homenagem a uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o...
  • Parque Nacional de Ilha Grande - Turismo no Paraná e Mato Grosso do Sul

    O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Seu território abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná,...
  • Formula Hubbart - Seu hotel gera lucro? Gestão Hoteleira

    A Fórmula de Hubbart possui uma abordagem que permite ser utilizada no cálculo da tarifa média de quartos em empresas hoteleiras. É considerada uma abordagem de baixo para cima para preços de quartos...
  • Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim - Turismo em Governador Celso Ramos SC

    A lha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina e pertence ao município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Nela está localizada a...
  • Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA - Turismo no Piauí

    O Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. O território do parque...
  • Parque Nacional da Serra das Lontras - Turismo na Bahia

    O Parque Nacional da Serra das Lontras é um parque nacional (PARNA) brasileiro, localizado no estado da Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 11.343,69 hectares protegendo...
  • Trem turístico centenário volta a ligar cidades históricas no litoral paranaense

    Após 3 décadas sem operar, atração retoma as atividades adotando todos os protocolos de biossegurança. Trem Caiçara é a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no país. Crédito: Divulgação...
  • Nova low cost entra com pedido para operar voos regionais no Brasil

    Nella Linhas Aéreas pretende atuar em regiões não alcançadas pela malha tradicional e deve começar a voar no primeiro semestre de 2021. A companhia Nella Linhas Aérea busca, junto à ANAC, iniciar...
  • Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna - O "REI" dos hoteleiros

    Na história da moderna hospitalidade e gestão hoteleira, ninguém se igualou a César Ritz. De um começo pouco promissor, Ritz alcançou o topo da indústria hoteleira e depois a transformou. Introduziu...
  • Código Numérico IATA, Código ICAO e País de Origem - Lista de companhias aéreas em atividade

    Esta é uma lista de companhias aéreas em atividade, incluindo seu código IATA.Os indicativos são códigos usados ​​pelas companhias aéreas para identificação em comunicações de rádio, horários,...
  • O que é milha de viagem - Quanto vale uma milha em reais - Turismo

     Milhas aéreas: o que são?- Milha é o nome que as companhias aéreas dão à pontuação gerada por seus programas de fidelidade, que foram criados para estreitar o relacionamento entre as empresas e...
  • Segmentação do Turismo Náutico - Subsegmentação por Tipo - Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre, Turismo Marítimo

    O mistério das águas oceânicas (motivação de muitos turistas na escolha desse tipo de viagem), a complexidade do mercado, a qualidade no atendimento visando sempre a excelência, a ludicidade a bordo...
  • Ministério do Turismo vai ofertar capacitação para guias turísticos " Guia de Turismo"

    Qualificação é voltada para guias regionais e tem como foco atrativos culturais e naturais de todas as regiões do país. São mais de 21.600 guias regionais em todo o país que atuam no receptivo e...
  • Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Turismo no Rio Grande do Sul

    O Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul, que deles...
  • Parque Nacional da Furna Feia (Parna)- Turismo no Rio Grande do Norte

    O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Rio Grande do Norte, na Mesorregião do Oeste Potiguar e Microrregião de...
  • Parque Ecológico Capitólio - Cascata Eco Parque - Turismo em Minas Gerais

    Capitólio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos por conta de suas belas cachoeiras e rios de...
  • Turismo Étnico - Desenvolvido a partir do enaltecimento da cultura

    O turista que o pratica é um indivíduo que busca conhecimentos relacionados ao legado cultural do homem em diferentes épocas e manifestações. Assim sendo, o turismo étnico é uma subdivisão do turismo...
  • Sítio Arqueológico Pedra do Ingá - Turismo em Paraíba

    Itacoatiaras do Rio Ingá (PB) A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha,...
  • Parque Estadual do Ibitipoca - Turismo em Minas Gerais

    Um dos parques mais visitados de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb) recebe milhares de turistas anualmente que buscam conhecer o encanto de suas cachoeiras, trilhas, picos, piscinas...
  • Sabores de Norte a Sul para fazer Turismo Gastronômico no Brasil - O prazer de comer bem

    Associar o deleite gastronômico com a possibilidade de conhecer outros lugares e culturas acabou resultando numa fórmula tão bem sucedida que deu origem a um novo segmento do mercado turístico...
  • São Paulo se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo

    Ao longo das últimas décadas o mundo passou por diversas transformações, dentre as quais se destacaram as de cunho social, econômico e tecnológico. O fenômeno de globalização, que se consolidou como...
  • Com novo formato, rally Sertões 2020 foca no social e adia expedições

    Largada será em Mogi Guaçu (SP) no próximo sábado (31.10) e chegada em Barreirinhas (MA), no dia 07.11 - Por causa da pandemia de coronavírus, o Sertões 2020, o maior rally das Américas, traz...
  • Termos Técnicos do meio Turístico - Dicionário de Turismo - 3T oficial

    Dicionário de Turismo. Termos Técnicos do meio Turístico. 3T oficialConceito Definições Siglas & Tipologias.Aplicações em Gestão de Turismo.Autor: Luis Falcão.Nº de...
  • Aqui tem Quilombo: passeio virtual pela Cidade Baixa

    Originalmente previsto para ocorrer no 1° Semestre de 2020, como parte integrante das comemorações da Virada Sustentável, o roteiro "Aqui tem quilombo" agora está reformulado. Propomos um passeio...
  • Destinos de Pesca Esportiva - Principais pontos de pesca esportiva no Brasil

    O turismo de pesca vem sendo importante no cenário do turismo nacional (Brasil), pois além de movimentar a economia, tem trazido benefícios como o estímulo à pesca esportiva (pesque e solte) e a...
  • Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque - Turismo no Amapá

    O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) é uma Unidade de Conservação (UC) brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído...
  • Turismo antirracista na prática: conheça a iniciativa que resgata a história afro-brasileira

    Enraizado em nossa cultura e sociedade, ainda que mais da metade da população seja representada por negros e negras, o racismo está aí. Velado, muitas vezes ignorado. Mas basta você se colocar no...
  • Por economia e menos burocracia, Ministério do Turismo digitaliza mais de 40 serviços

    Em todo o setor público federal, mil serviços ficaram mais acessíveis à população de forma on-lineEm um esforço de facilitar a consulta e de popularizar o acesso on-line, o Ministério do Turismo já...
  • Parceria entre MTur e Organização das Cooperativas Brasileiras visa ampliação da rede do Fungetur

    Com o foco na atração e credenciamento de novas cooperativas de crédito junto ao Ministério do Turismo, OCB lança cartilha online com informações sobre o FundoCom o objetivo de ampliar a participação...
  • Experiência brasileira de turismo sustentável é reconhecida pelo G20

    Pousada Uacari, do Amazonas, é um dos destaques de iniciativas modelo para o desenvolvimento comunitário inclusivo por meio do turismo. Cinco bangalôs que flutuam sobre as águas do rio Solimões no...
  • VII Jornada de Estudos Turísticos UERN - Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19

    Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 será realizada a VII Jornada de Estudos Turísticos, com o tema: "Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19” organizada pelo...
  • MTur vai criar TV Turismo para qualificar e capacitar profissionais do setor

    Canal irá possibilitar o desenvolvimento da carreira de profissionais, além de aprimorar a oferta de serviços e o atendimento a turistas no país. Ideia é capacitar profissionais do Turismo com cursos...
  • “A regulamentação dos turismólogos está na pauta”, diz secretário

     Durante o Abav Collab, William França pontuou medidas do MTur e reforçou o papel da profissão para a retomadaDurante evento virtual, MTur ouviu o pleito de turismólogos e garantiu que está...
  • Brasil terá portal de investimentos em turismo até o final do ano, afirma Ministério do Turismo

    Em live na ABAV Collab, secretário de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur destacou as ações da Pasta para a retomada do setorO secretário Nacional de Atração de Investimentos,...
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
Previous Next